Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 28 de julho de 2022

10 curiosidades sobre Roy Mustang de Fullmetal Alchemist

 Na edição desse mês da série de 10 curiosidades eu quero falar sobre meu personagem favorito de Fullmetal Alchemist: Roy Mustang!


1. Seu nome tem ligação com xadrez

Roy costuma apelidar os seus aliados com nomes de peças de xadrez com significados próprios, como Fuery ser o "Peão" por ser o mais novo, Breda é a "Torre" pela sua força física e por aí vai. O nome Roy em francês significa "Rei", outra peça de xadrez, o que faz total sentido se pensarmos que Roy se consideraria o grande líder. Inclusive, Riza Hawkeye é chamada por ele de "Rainha". 

2. E o sobrenome é baseado em um avião

Já o sobrenome Mustang vem do avião P-51 Mustang, que foi o melhor avião americano (e talvez o melhor entre todos os países) da Segunda Guerra Mundial. Isso segue uma lógica da autora em nomear os soldados de Amestris com nomes baseados em armas ou veículos militares.


3. Ele não é de Xing

A maioria dos personagens em Amestris tem características europeias, especialmente alemãs, como os cabelos loiros e olhos claros. É por isso que muita gente acha que Roy é de Xing, já que ele tem as características dos xingeses: cabelo preto, pele muito branca e os olhos que são desenhados da mesma maneira que os olhos de Ling, por exemplo. Mas não há discussão: Roy definitivamente não é de Xing, ele é nascido e criado em Amestris.

4. Acha que cachorros seriam ótimos soldados

Um dos fatos mais aleatórios sobre Roy é que ele considera cachorros os melhores soldados possíveis, pois são criaturas justas, leais e que nunca reclamam sobre serem pagos.

5. No anime de 2003, Roy matou os pais de Winry

Todo mundo sabe que a adaptação de Fullmetal Alchemist para anime em 2003 tem um monte de diferenças do mangá, uma delas é crucial para a história de Roy. Nessa versão do anime, ele foi o responsável por matar os pais de Winry, que eram médicos de Amestris. A ordem partiu de Basque Grand e o motivo dado é que os Rockbell estavam cuidando não só de soldados de Amestris, mas também os de Ishval durante a guerra entre esses dois países. Apesar de ter concluído o trabalho, matando o casal com tiros, Roy sentiu-se mal por isso e foi um dos fatores para ele querer se tornar führer (assim não teria que obedecer ordens sem sentido como aquela). No mangá e no anime de 2009, o casal Rockbell foi morto por Scar.


6. Roy usa um tapa-olho no anime de 2003

Enquanto no mangá e no Brotherhood Roy fica cego após encarar o Portão da Verdade, o destino dos olhos dele é diferente no anime de 2003. Existe um personagem único dessa versão chamado Frank Archer, um militar que vira grande antagonista, e em determinado momento ele atira no olho de Roy, deixando-o permanentemente cego. É por isso que algumas imagens que você deve ter visto por aí mostra o personagem com um tapa-olho.


Isso nos leva à próxima curiosidade:

7. Ele lembra um coronel da vida real

Esse tapa-olho, o posto de coronel e o seu plano de depor o führer King Bradley fez com que surgisse uma comparação imediata de Roy com o Coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg. Esse coronel alemão foi pivô em um plano para matar o führer Adolf Hitler, que terminou com uma bomba deixada em uma maleta na sala de reunião com todos dentro. A bomba explodiu, mas Hitler sobreviveu (salvo por uma grossa mesa de madeira) e Stauffenberg foi descoberto, sendo executado por traição. Essa história ficou bem famosa com o filme Operação Valquíria, que é de onde veio a imagem abaixo, já que não há fotos de Stauffenberg com o tapa-olho, somente nessa versão onde é interpretado por Tom Cruise:


8. Seu cabelo reflete sua personalidade

Uma linguagem visual bem interessante com relação ao Mustang é sobre o seu cabelo. Repare como ele reflete a personalidade de Roy naquele momento. Por exemplo, quando ele está despojado o seu cabelo é bastante bagunçado, mas no seu maior momento de tristeza (no funeral de Hughes) veja como o cabelo está bastante ajeitado e quieto.


9. Não se casou com Riza

Hiromu Arakawa, a autora do mangá, revelou em um artbook que Roy e Riza não se casaram no final por uma questão de regras militares. Aparentemente essas normas ditam que pessoas em relacionamento não podem trabalhar como superior e subordinado, então eles precisariam escolher: ou se casavam ou continuavam trabalhando juntos.


10. Não virou führer porque era muito novo

Por mais que parecesse o final mais esperado para Roy ele se tornar führer (afinal esse era o seu sonho desde o começo) isso não aconteceu. A explicação da autora foi simples: ele era muito novo ainda. Ela ainda afirmou que com certeza Roy Mustang será führer em algum momento, é só uma questão de tempo. Será que um spin off de Fullmetal Alchemist nesse futuro seria interessante?


_ _ _ _ _ 


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário