;

domingo, 24 de abril de 2016

Lista de armas e itens do Universo Marvel - Itens mágicos, Parte 1

Na primeira postagem sobre armas e itens do Universo Marvel eu falei sobre tecnologias criadas pelos personagens. Se você ainda não viu, clique aqui.
Continuando, como prometido, aqui está a lista de itens mágicos!

Olho de Agamotto
Agamotto é uma entidade mística do Universo Marvel, um dos três que compõe o chamado "Vishanti". Existem três olhos de Agamotto, mas esse do qual estou falando em especial é chamado como se fosse único. Cada olho representa algo: Verdade, Poder e Presença. O Olho de Agamotto pertencente ao Doutor Estranho é o da Presença e é um de seus principais itens mágicos. Ele é capaz de revelar influências mágicas em coisas que parecem normais, sejam objetos, lugares ou pessoas, mostrando quem ou que foi afetado por alguma magia. O olho revela ainda o mundo mágico escondido dos humanos normais, por meio de uma "luz reveladora". Também é a chave para viajar entre dimensões e permanece com o mago até mesmo quando este entra em sua forma astral. Estranho ainda desenvolve uma forma de telepatia, porém mais fraca que a telepatia psíquica (como a do Professor Xavier, por exemplo).


Orbe de Agamotto
É uma das principais conexões com Agamotto. O orbe fica guardado em um baú dentro da Câmara das Sombras, um cômodo especial do Sanctum Sanctorum (casa do Doutor Estranho). Estranho costuma visitar essa sala quando precisa consultar o orbe, que é uma espécie de bola de cristal, pois mostra pequenas visões do futuro e também vários pontos do planeta (e talvez do universo) onde desastres podem estar acontecendo, como ataques de demônios ou quebras no equilíbrio mágico, por exemplo.


Manto da Levitação
Um dos itens mais curiosos do Doutor Estranho. Como o nome diz, ele permite que seu usuário levite e voe. Ele pode ainda transformar-se em outra peça de roupa, para disfarce. É capaz ainda de mover-se livremente, pois possui o que parece ser uma consciência própria, podendo também usar partes de si como se fossem mãos para agarrar seus alvos. Usar itens como esse ajuda o Doutor Estranho a economizar energia mística, pois não precisa ficar se preocupando em manter magias de voo enquanto usa o Manto da Levitação.


Varinha de Watoomb 
Assim como o Olho de Agamotto, a Varinha de Watoomb é o nome dado a um único objeto, sendo que há na verdade cinco Varinhas de Watoomb. Mas vamos falar da que foi mostrada em especial. Ela dá um poder imenso ao usuário, quase onipotência. Pode criar ataques, barreiras místicas, curar-se de qualquer ferimento, abrir portais para outros lugares do universo ou outras dimensões, controlar os elementos da natureza e localizar e observar qualquer pessoa em qualquer lugar, entre muitas outras capacidades. Ela não possui um dono específico (já foi usada até pelo Homem-Aranha e pelo Doutor Destino), mas atualmente está sob guarda do Doutor Estranho desde que foi quebrada por Dormammu e depois restaurada. Além dessa varinha, conhece-se apenas outras duas: uma está protegida por Tony e outra está com os piratas espaciais de Yondu.


Livro de Vishanti
Vishanti é o nome de uma trindade de entidades (Agamotto, Oshtur e Hoggoth), mas aparentemente eles não têm conexão com esse livro, que foi escrito na antiga Babilônia, milhares de anos atrás. Ele contém um número ilimitado de feitiços dos mais variados tipos. Eu digo que é um número ilimitado pois aparentemente o livro nunca termina, graças à mágica sempre haverá uma nova página para ser virada (embora haja um vilão chamado Kaluu que afirma ter decorado do livro). Por séculos o livro ficou protegido por um grande grifo (ser metade águia, metade leão), esperando para ser recuperado. Isso só aconteceu quando o Ancião foi até o local onde estava escondido, derrotou o grifo e pegou o livro. Muitos anos depois o Ancião presenteou seu pupilo, o Doutor Estranho, com ele. Estranho costuma consultá-lo quando precisa aprender uma magia nova, mas vale lembrar que todas as magias do livro podem ser usadas apenas para ajudar ou para defesa, nunca para causar mal ou atacar.


Corrente do Motoqueiro Fantasma
A principal e mais clássica arma do Motoqueiro Fantasma, seja ele Johnny Blaze ou Dan Ketch (sim, mais de uma pessoa já foi o Motoqueiro Fantasma). Ela é uma grande corrente escura com itens nas pontas, que variam de acordo com a edição. Normalmente há uma peça de metal em forma de pirâmide em um lado e uma forma cilíndrica no outro. Por isso ela pode ser usada para ferir seriamente ou apenas nocautear o alvo. Até aí ela seria uma corrente comum, mas agora vêm suas habilidades místicas. A corrente pode esticar indefinidamente, sendo capaz de seguir um alvo em movimento infinitamente (seu limite é desconhecido). Ela pode se mover de acordo com os comandos mentais do Motoqueiro. Quando girada em alta velocidade ela passa a cortar como uma serra, pode ficar rígida como um bastão e agir até como um laço. Por fim, ela pode ficar coberta de fogo do inferno (vou explicar melhor o que é no próximo item, se não esse fica muito comprido).


Escopeta de Fogo do Inferno
Outra arma do Motoqueiro Fantasma. Se parece com uma escopeta comum, exceto pelo fato de que é um pouco menor que o normal e que dispara chamas de fogo do inferno. O fogo do inferno não pode ser apagado, portanto só para quando termina de queimar todo o alvo. E além disso é capaz de queimar tanto o corpo quanto a alma da vítima. Essa escopeta possui munição infinita, nunca trava e recarrega instantaneamente, então pode dar diversos disparos contínuos indefinidamente. Quando Johnny Blaze perdeu seus poderes (o Espírito da Vingança saiu de seu corpo) ele ainda ficou em posse da escopeta e ela foi muito útil para que ele salvasse o mundo.


Gema de Cyttorak
Cyttorak é uma divindade mística do Universo Marvel. Sua gema fica na Terra e é usada como forma de canalizar seus poderes para outro ser. Normalmente Cyttorak escolhe um mortal para se tornar seu arauto e passa seus poderes a ele por meio da gema, tornando o escolhido extremamente poderoso. O avatar de Cyttorak mais famoso é o Fanático (ou Juggernaut, como preferir), que graças aos poderes da gema é um dos seres mais fortes do planeta, além de ser invulnerável a qualquer tipo de ataque físico e ataque mágico, sendo fraco apenas contra ataques mentais (mas para se defender disso ele usa seu capacete).


Anéis do Mandarim
Os anéis têm origem mística a partir de uma raça alienígena de dragões. Conta-se que cada anel possui o espírito de um guerreiro aprisionado. No total são dez anéis que já pertenceram a várias pessoas, separadamente, porém o vilão Mandarim já conseguiu obter todos para usá-los ao mesmo tempo. Cada um deles tem um poder, e são esses: manipular átomos e moléculas (podendo transmutar elementos químicos e manipulá-los), manipular o eletromagnetismo em várias formas, emitir raios concussivos (causam apenas impacto), emitir raios desintegradores, gerar e manipular o fogo, criar vórtices de vento devastadores, manipular uma forma misteriosa de escuridão, criar ilusões e manipular o pensamento dos outros, criar e manipular energia elétrica, emitir rajadas de raios congelantes.


Cajado do Absoluto
Pertence a uma personagem não tão conhecida do Universo Marvel, a Nico Minoru (também conhecida como Irmã Grimm). O Cajado do Absoluto pode ser invocado e manipulado por Nico em troca de um pouco de sangue, por isso ela tem que se cortar ou se ferir de alguma forma. Esse cajado é capaz de conjurar todo tipo de feitiço, porém ele possui uma condição: as palavras mágicas usadas para conjurar o feitiço não podem se repetir. Isso que torna as histórias de Nico mais divertidas, pois ela tem que se virar usando várias palavras e frases aleatórias para conjurar suas magias. Entre as usadas há palavras como "Lama", "Ajuda", frases como "O inverno está chegando" e até nomes como "Abraham Lincoln". Como eu disse, ela pode fazer qualquer coisa: causar dor, invocar morcegos, disparar bolas de fogo, transformar coisas ou pessoas, apagar memórias, etc., tornando-o Cajado do Absoluto um dos itens mais poderosos do universo.
 
 


_ _ _ _ _

Então, o que acharam? Logo mais saem os itens do Universo DC também!

Até a próxima postagem!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Os 5 melhores usuários do Elemento Água (Suiton) em Naruto

Já fiz para os melhores usuários de Fuuton e Raiton, agora é a vez dos melhores usuários de Suiton!

5º lugar: Mei Terumi

Não tenho muito a dizer sobre a Mei, afinal ela não mostrou uma vasta quantidade de jutsus de água (mas os que mostrou foram bons), afinal ela poderia usar lava e névoa ácida, então por que usar água, não é mesmo? Mei mostrou-se capaz de expelir bastante água, ou seja, ela não precisa estar perto da água para usar suas técnicas. Partindo disso podemos deduzir que suas técnicas são bem eficientes. Lutando ao lado do Quarto Raikage ela mostrou sua habilidade de criar um imenso dragão feito de água para combinar com as técnicas elétricas do aliado. Em sua luta contra Madara, Mei criou uma barreira de água capaz de barrar sua poderosa técnica de fogo. Foi descrito que para criar uma barreira com tal poder era preciso muitos ninjas ao mesmo tempo, mas Mei fez isso sozinha.


4º lugar: Zabuza Momochi

Zabuza foi o primeiro no mangá a mostrar habilidades com o elemento água e foi com um jutsu que nos deixou assustados logo no começo. Lembra-se da quantidade de selos que ele teve de fazer pra criar aquele dragão de água? Enquanto a maioria dos jutsus usa uns seis selos, essa técnica usa o maior número deles, incríveis 44 selos! Não dá pra esperar menos de um lendário Espadachim da Névoa. E por falar em névoa, Zabuza era especialista em criar uma névoa muito densa para agir invisível durante seus assassinatos silenciosos. Ele ainda mostrou a capacidade de criar vórtices e modelar a água para assumir formas, como o dragão já citado ou a sua própria (jutsu de clonagem de água). Há ainda seu jutsu de prisão de água capaz até de segurar o Kakashi por um tempo. Mas sabemos que Zabuza era bem mais eficiente com uma espada, por isso seu ninjutsu era bem restrito.



3º lugar: Gengetsu Hoozuki

Como o Segundo Mizukage, é de se esperar que Gengetsu Hoozuki seja um ótimo dominador do elemento água. Sua técnica mais característica com esse elemento ocorre quando ele simula uma arma de fogo com a mão (deixando a mão fechada, o dedo indicador apontado para frente e o polegar erguido) e pelo indicador ele disparar pequenas quantidades de água como se fossem munições de verdade, com alto poder perfurante. Não posso deixar de falar também da técnica principal de seu clã, a habilidade de transformar seu corpo de em líquido, podendo assim evitar ataques físicos, mudar de forma e escapar de qualquer limitação física, como grades. Gengetsu ainda possui outra técnica interessante: ele pode criar e disparar bolhas de sabão nem um pouco inofensivas, afinal seu impacto com o corpo do alvo pode ferir gravemente.


2º lugar: Kisame Hoshigaki


Eu juro que quis colocá-lo em primeiro, mas percebi que é porque ele teve muito mais exposição que o primeiro colocado (que, analisando depois, realmente possui melhores habilidades). Kisame mostrou desde sempre que era um bom espadachim, mas assim como Zabuza essa não era sua única habilidade. Ele já mostrou que é capaz de expelir grandes quantidades de água, o suficiente para criar ondas enormes. Em sua luta contra Killer Bee ele conseguiu criar um domo de água gigantesco, mostrando muito bem que consegue alterar o ambiente a sua volta para obter vantagem, afinal suas características de tubarão são obviamente mais eficientes na água. Ele também é capaz de criar prisões e tubarões feitos de água, com vários objetivos diferentes. Ah, ele não cria apenas um ou dois tubarões, quando necessário ele pode criar milhares deles! E além de criar vários, ele pode criar um tubarão gigante de água que é disparado na direção do inimigo, que se tentar atacar o bicho, a boca deste começa a engolir o chakra e absorve para si mesmo, tornando-o mais poderoso.

 

1º lugar: Tobirama Senju


Novamente fiquei muito em dúvida entre dois personagens para colocar em primeiro lugar. Tobirama ou Kisame? Eu acredito que foi o Tobirama, até porque dentro do universo de Naruto o Segundo Hokage já é conhecido como uma lenda na dominação de água, o melhor de todos. Muitos dos jutsus de água usados por personagens presentes nessa lista, e principalmente dos não presentes, com certeza foram criados por Tobirama. Ele também é capaz de criar água em grande quantidade, assim como Kisame, e também cuspir jatos de água em alta pressão que são capazes de cortar até grossos troncos de árvores, quem dirá outros shinobis. Lembram-se da técnica que o Zabuza usou 44 selos? Então, Tobirama fez a usou fazendo apenas um selo! Ironicamente, Tobirama é o único nessa lista que não nasceu no País da Água e é o melhor de todos no estilo.


_ _ _ _ _ 

E então, concordam com a ordem? Discordam? Deixe sua opinião!

Até a próxima postagem!

domingo, 17 de abril de 2016

Lista de armas e itens do Universo Marvel - Tecnologias, Parte 1

Essa é uma pequena lista com alguns dos itens especiais encontrados no Universo Marvel.
A categoria "Tecnologia" mostra coisas criadas por cientistas usando conceitos que podem ser explicados cientificamente (dentro do mundo dos quadrinhos, é claro).

Escudo do Capitão América
Durante a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos queriam criar uma arma diferente de tudo que já havia sido feito para lhes dar uma vantagem no confronto. O doutor Myron MacLain ficou responsável por isso. Mesmo com seus vastos conhecimentos em metalurgia, MacLain não conseguia sair do zero. Ele até conseguiu uma amostra de vibranium, mas não conseguia misturá-lo com outros metais de jeito nenhum. Após dias sem descansar ele foi atingido pela exaustão e dormiu no meio do trabalho. Enquanto ele dormia uma reação aconteceu e o vibranium se ligou com um metal desconhecido, formando a liga metálica mais poderosa que existe. Como ninguém acompanhou o processo ele jamais foi descoberto ou repetido novamente, tornando o escudo uma peça única. Bem, graças a essa liga o escudo é capaz de absorver todo o tipo de impacto e graças a essa absorção ele é inquebrável (embora ele já tenha quebrado em algumas histórias). E escudo foi estilizado como marca do patriotismo americano e dado ao Capitão América, tornando-se seu símbolo.


Armaduras do Homem de Ferro
Existem muitas versões de armaduras, por isso pretendo fazer uma postagem só sobre elas mais tarde. Por isso vou falar no geral. As armaduras cobrem todo o corpo do usuário com ligas de metais resistentes, como titânio, e isolantes térmicos, químicos e radioativos, protegendo-o de qualquer dano externo (seja altas temperaturas, radiação nociva, armas químicas, impactos, etc.), mas isso não é tudo. Ela é equipada com tecnologia de ponta e possui os mais diversos equipamentos. Partes da armadura se desdobram ou abrem para mostrar canhões, metralhadoras, disparadores de laser, raios ou munição não-letal, explosivos, mísseis, e tudo mais. Repulsores nas mãos e nos pés lhe permitem voar. Tudo isso, é claro, dependendo da versão, afinal algumas dessas armas podem sumir ou se tornarem mais avançadas conforme Tony faz melhorias nas armaduras. Elas ainda podem ser adaptadas para enfrentar inimigos específicos, como a armadura Hulkbuster feita para enfrentar o Hulk.



Disparadores de teia
Assim que começou a se preparar para ser um herói, Peter Parker usou o seu grande conhecimento científico e construiu um par de braceletes disparadores de um fluido, que ele também desenvolveu, muito similar aos que as aranhas produzem. Esses disparadores ficam em seus pulsos e possuem uma extensão até as palmas das mãos, onde há um botão. Ao pressionar esse botão com os dedos médio e anelar ele consegue disparar o fluido. Ah, o botão precisa de um tipo de pressão especial para disparar teia. Peter bolou isso para evitar que a teia fosse disparada sempre que segurasse algo ou desse um aperto de mão, por exemplo. O fluido disparado sai em uma pressão bem grande e pode atingir até dois quilômetros de distância (portanto essa é a extensão máxima da teia) e solidifica quando entra em contato com o ar, virando algo parecido com uma corda cheia de fibras. A teia aguenta quase 60 quilos por milímetro de seção transversal, ou seja, deve suportar pelo menos uma tonelada e meia, eu estimo, o que é aproximadamente o peso de um carro comum. Vale lembrar que o fluido fica em pequenos cartuchos que precisam ser trocados conforme vão acabando.


Braceletes da Viúva Negra
A Viúva Negra usou algo parecido no passado, mas a versão que conhecemos foi fornecida pela S.H.I.E.L.D.. Como o nome diz, é um bracelete. Ele é carregado com vários equipamentos que recebem nomes: possui o Beijo da Viúva, que dispara um gás capaz de nocautear qualquer um que respira-lo; o Ferrão da Viúva, um disparador de pequenos dispositivos que aplicam uma descarga de energia eletrostática, capazes de paralisar qualquer um; o Fio da Viúva, algo bem parecido com os disparadores de teia do Homem-Aranha, com as mesmas funções; além de outros equipamentos, como transmissores, GPS, porta munições e explosivos. Em algumas versões eles disparam como se fossem armas de fogo.


Arco, aljava e flechas do Gavião Arqueiro
Começando pelo arco, ele não possui nada de especial, apenas um sistema de mira com visor e apontador laser, mas isso qualquer arco (bem caro) pode ter. Isso mostra que o sucesso do Gavião vem de sua habilidade mesmo. Sua aljava é o segredo para seu jeito de lutar. Antes, falando das flechas, elas são exatamente iguais, com exceção da ponta. As flechas ficam guardadas na aljava em compartimentos muito bem planejados e o Gavião Arqueiro é capaz de controlar, com um dispositivo eletrônico no seu arco, que tipo de ponta ele quer. Com isso a aljava e seus dispositivos eletromecânicos escolhem a ponta e a encaixam no cabo, destacando-a para fora para que o Gavião as pegue. E são vários tipos de pontas, que definem a função da flecha. Alguns exemplos de flechas têm: gases com vários efeitos, emissor de som atordoante, emissor de luz cegante, bomba de ácido,  ganchos com cordas, disparadores de redes para captura, balão com substância pegajosa, entre muitas outras.


Traje do Homem-Formiga
Construído por Hank Pym como uma máquina para aplicar o efeito das partículas Pym em si mesmo com segurança, afinal usar as partículas a esmo podem tornar o usuário tão pequeno que deixa de existir, ou torna o processo irreversível. Usando essa roupa e ativando seu dispositivo Hank é capaz de encolher até o tamanho de um inseto. Além disso, há ainda o capacete projetado para controlar o efeito das partículas. Hank Pym usou uma inovadora tecnologia que ele mesmo criou nesse capacete, lhe permitindo emitir um tipo de onda mental semelhante ao usado pelas formigas para comunicação. Por isso, Hank é capaz de se comunicar com formigas usando o capacete.


Traje da Vespa
Também feito por Hank Pym, mas dessa vez para sua esposa, Janet (a Vespa). Utiliza o mesmo princípio de encolhimento a partir das partículas Pym. Esse traje foi equipado com duas tecnologias que o do Homem-Formiga não tem: primeiro, ele é capaz de disparar pequenas descargas elétricas que podem até nocautear quem for atingido, são como os ferrões da Vespa. E em segundo, há um espaço específico nas costas para que as asas biossintéticas de Janet (que foram implantadas nela por seu marido) fiquem para fora do traje sem nenhum impedimento.


Uniforme do Pantera Negra
Como parte da tradição em Wakanda, o uniforme de Pantera Negra é passado de pai para filho na sucessão real. Ele é feito de um tecido trançado com microfibras de vibranium, o que lhe concede a flexibilidade de um tecido comum com a resistência do vibranium, que é uma defesa quase absoluta, afinal o metal é capaz de absorver impactos, sendo capaz de evitar cortes ou perfurações com lâminas, para balas disparadas diretamente e também absorve golpes físicos. Essa energia absorvida pode ser canalizada para outras partes do corpo, como os punhos (para dar socos mais fortes) ou os pés (permitindo saltos altos e distantes). As garras são feitas de um tipo especial de vibranium, chamado de anti-metal, que é capaz de rasgar qualquer outro metal em nível molecular, por isso é capaz de cortar praticamente tudo.


Dispositivo de Voo do Falcão
O Pantera Negra, a pedido do Capitão América, fez para Sam Wilson (o Falcão) um dispositivo de voo composto por uma mochila com propulsores e um par de asas, tudo blindado com vibranium.  As asas são revestidas com isolantes térmicos e são bem articuladas, se adequando a qualquer tipo de movimento do braço de Sam. Também possuem células solares bem eficientes, por isso enquanto o Falcão voa com as asas abertas ele está sempre absorvendo energia solar e convertendo em energia elétrica para alimentar seu sistema. Além disso o equipamento vem com um visor especial equipado com visão infravermelha, noturna e de longo alcance.

Teleportador do Deadpool
Em algumas histórias Deadpool aparecia usando um teleportador no pulso que ninguém sabe quando, como e onde ele conseguiu. Ele usava para lutar e ganhar vantagem sobre os inimigos, mas justamente por tornar as coisas fáceis demais que ele parou de usar o aparelho.



 _ _ _ _ _

Na próxima parte eu vou dar um tempo nas tecnologias e pular para itens místicos. Aguarde!

Até a próxima postagem!

sábado, 16 de abril de 2016

Os Pokémons representados por conceitos científicos!

Você já deve ter visto por aí aquelas imagens onde quatro pokémons (Pikachu, Bulbasaur, Charmander e Squirtle) aparecem ao lado de equações. E então, quer saber o que são essas equações?
PS: Eu estava ansioso para usar meus conhecimentos científicos em alguma postagem nesse blog e finalmente aconteceu!!!
Ah, se você ainda estiver no ensino fundamental ou ensino médio não precisa de preocupar em entender como tudo isso funciona, afinal exige alguns conhecimentos que você só verá na faculdade (dependendo do curso, ainda).

Primeiro, o Pikachu:


Essas quatro equações são chamadas em conjunto de Equações de Maxwell. Elas descrevem todo o eletromagnetismo clássico, ou seja, são elas que explicam matematicamente como funcionam campos elétricos, campos magnéticos, a relação entre esses dois (campos eletromagnéticos), e por consequência conceitos como corrente elétrica, tensão elétrica, fluxo magnético, etc. De certa forma, tudo que um pokémon elétrico faz pode ser descrito por essas equações.

Agora o Bulbasaur:


A primeira é uma equação química que representa o processo de fotossíntese. A fotossíntese é o que faz as plantas ganharem energia, é a forma que elas "respiram". As folhas absorvem o gás dióxido de carbono do ar e as raízes absorvem a água da terra, e tudo isso reage com a ajuda da luz do Sol formando oxigênio e glicose.
A segunda equação é uma representação algébrica da proporção áurea. A natureza apresenta padrões bem interessantes e todos eles estão relacionados com o número 1,618. Por exemplo, se você medir sua altura dos pés a cabeça e dividir pela altura dos pés ao umbigo o resultado é esse número. Se medir do ombro até a ponta dos dedos e depois dividir pela medida do cotovelo até a ponta dos dedos, dá esse número também. O mesmo acontece com desenhos de folhas, tamanhos de árvores, etc.
A terceira é a Equação de Michaelis-Menten, que é uma das principais na cinética enzimática, que estuda a velocidade de reações que são catalisadas por enzimas. Calma, eu explico. Catalisar significa acelerar uma reação química sem participar dela. E é isso que as enzimas fazem. Se não existissem enzimas com certeza algumas reações que fazem nosso corpo funcionar demorariam dias, meses ou anos ou talvez nem acontecessem. Não só reações do nosso corpo, como também de todos os seres vivos.

O Charmander:


A primeira equação é a representação matemática da Primeira Lei da Termodinâmica. A termodinâmica descreve praticamente tudo que envolve calor (que é uma forma de energia) e essa lei nos diz que a energia não surge do nada, ela sempre vem de algum lugar. Ela deixa bem claro que a energia se conserva, ou seja, ela também não desaparece do nada.
A segunda mostra a equação da Energia Livre de Gibbs. Essa fórmula relaciona duas coisas importantes numa reação: a entalpia e a entropia. Esses dois conceitos são meio difíceis de explicar sem outros conhecimentos prévios, mas basta saber que a entalpia é a energia envolvida na reação e a entropia é o nível de desordem do sistema. Essa equação mostra se algo que acontece na natureza é reversível ou não. Por exemplo, a queima da madeira é irreversível, principalmente porque a entropia da madeira nunca é a mesma depois de queimada.
A terceira é a inequação de Clausius. Ela toca novamente no conceito de entropia, relacionando isso com o calor e a temperatura. Sim, calor e temperatura são duas coisas diferentes. Calor é uma forma de energia, por isso quando a temperatura está alta  dizemos "está calor", bem, estamos errados.
Obs: o sinal de maior ou igual () deveria estar ao contrário, mostrando um menor ou igual (), então não sei se a equação aí está errada ou é um caso especial.

As do Squirtle:


A primeira equação tem a ver com dinâmica dos fluidos, que estuda o movimento de fluidos (líquidos e gases). Mais especificamente, essa equação é uma forma de mostrar o Princípio de Bernoulli, que descreve como esses fluidos se comportam quando estão em movimento.
A segunda equação representa a força de pressão exercida por um fluido de acordo com a área da superfície em que ele se encontra. Esse princípio tem várias aplicações, mas a mais notável é na asa dos aviões. A pressão que o fluido (no caso, ar) exerce na superfície de baixo da asa é o que mantém o avião estabilizado no ar. E ainda por cima essa fórmula nos mostra o princípio de conservação de massa aplicado ao fluido.
E a terceira é uma das formas da Equação de Euler para fluidos, que descreve matematicamente o escoamento de líquidos ou gases baseando-se na conservação de momento, um conceito que reina o universo (junto com a conservação de energia).

_ _ _ _ _

Um jeito divertido de ensinar ciência. Gostaram?

Até a próxima postagem!

domingo, 3 de abril de 2016

Confira o elenco do filme live-action de Fullmetal Alchemist

Sim, Fullmetal Alchemist vai ganhar um filme com atores reais! Todos nós sabemos do perigo que são essas adaptações, mas é sempre bom manter a esperança.
Recentemente foi divulgado o elenco do filme. Veja: 

Yamada Ryosuke como Edrward Elric:


Honda Tsubasa como Winry Rockbell:


Dean Fujioka como Roy Mustang:


Sato Ryuta como Maes Hughes:


Oizumi You como Shou Tucker:


Matsuyuki Yasuko como Lust (Luxúria):


Uchyama Shinji como Gluttony (Gula):


Hongo Kanata como Envy (Inveja):


O filme deve sair em 2017!

Até a próxima postagem!

Grandes Duelos: Naruto vs One Piece

Estou voltando com a série de postagens sobre comparações entre personagens, edições, mangás, autores, séries...
Garanto-lhes minha imparcialidade e total respeito com os fatos.

Funciona assim. Escolho dois lados que serão oponentes. Eles serão avaliados em quatro quesitos que serão padronizados de acordo com o tipo de oponente. Por exemplo, para personagens haverá quesitos como habilidades, poderes, e para séries haverá quesitos como vendas e audiência, e assim vai.
O primeiro oponente é apresentado pelo texto em verde e o segundo em vermelho.

Os critérios para mangás são: história, vendas, universo e produtos (coisas que não são o mangá). E que fique claro que eu escolhi esses temas anos atrás, quando elaborei esse tipo de postagem. Acredito que eles englobam grandes características: "história" nos mostra qualidade do enredo do mangá; você pode pensar que "vendas" não importam, mas elas refletem a aceitação do público e a popularidade; "universo" nos mostra a capacidade criativa do autor e o quanto o mundo do mangá se expandiu; e "produtos" também reflete a popularidade, porém numa escala global (incluindo alguns países onde não é tão comum a venda de mangás). Pensei em avaliar ainda a qualidade do desenho, porém ambos passaram por uma evolução do traço tão grande que eu nem conseguiria avaliar por completo.



Para começar escolhi dois animes muito populares no mundo todo: Naruto e One Piece.

Naruto:
Segue a história do ninja Naruto, que quando criança teve um demônio aprisionado em seu corpo e por isso ele foi evitado por todos em sua vila. No decorrer da história Naruto aos poucos vai conquistando seu espaço com esforço, mostrando que sua dedicação e determinação podem lhe tornar um grande ninja, enquanto enfrenta pessoas que querem controlar o mundo.

One Piece:
A história segue o pirata Monkey D. Luffy e sua  tripulação em uma longa viagem para encontrar o One Piece, o maior e mais misterioso tesouro do mundo e que tornará quem o achar o novo Rei dos Piratas. O enredo progride mostrando aventuras dos personagens em diferentes lugares cheios de peculiaridades e novos personagens.



1. História

Naruto começou a ser publicado pela Weekly Shonen Jump em setembro de 1999. Seu criador, Masashi Kishimoto, baseou-se em um one-shot (mangá de um único capítulo) que havia publicado em 1997 em uma pequena revista japonesa chamada Akamaru Jump.
A história está cheia de lições de moral principalmente sobre o valor da amizade, o que é excelente e muito bem tratado com os personagens. As cenas de luta são incríveis e as habilidades são muito bem elaboradas até certo ponto. Elogio também os momentos engraçados da série.
Por outro lado a história é pouco rotativa, girando em torno apenas da busca de Naruto por Sasuke e as tentativas dos heróis de deter os vilões. A trama tem uma quantidade média de mistérios e está cheio de reviravoltas sem sentido (como novos poderes mirabolantes e vilões surgindo do nada).
Após 15 anos de publicação, em novembro de 2014, o mangá chegou ao fim (de forma previsível e um pouco decepcionante, para alguns) com um total exato de 700 capítulos e 72 volumes encadernados.

One Piece foi criado por Eiichiro Oda em 1997, mesmo ano em que começou a ser publicado pela Weekly Shonen Jump. 
One Piece trás a história individual de cada personagem de forma muito bem desenvolvida, a quantidade de mistérios é enorme e o enredo é muito envolvente. As batalhas e histórias contadas são admiradas por sua complexidade e genialidade com a qual foram feitas. Sem falar dos momentos épicos e emocionantes que existem aos montes.
A história é muito longa, o que pode deixar algumas pessoas com preguiça de lê-lo. Há uma quantidade grande de flashbacks que muitas vezes ocupam capítulos inteiros. Isso é muito ruim para quem acompanha semanalmente, porque às vezes o flashback acaba e a pessoa nem se lembra onde a história tinha parado.
O mangá tem quase 20 anos de publicação e conta atualmente (vide a data desta postagem) com 80 volumes encadernados e 819 capítulos e continua em publicação, sem previsão para término. Se considerarmos o ritmo que a história segue e a quantidade de coisas que faltam para ser resolvidas, podemos arriscar que haverão mais uns 500 capítulos.


Naruto esteve na estrada por 15 anos e emocionou muita gente, mas One Piece existe há 19 anos e ainda tem muito para caminhar. A história dos piratas é mais comovente, oferece melhores momentos de apreensão e comédia e é mais envolvente, já que Naruto, apesar dos seus muitos momentos emocionantes, peca bastante com uma história repetitiva na fase Shipuuden. Ponto para One Piece!


2. Vendas

Naruto está bem colocado entre os dez mangás mais vendidos de todos os tempos. Agora que ele está finalizado podemos contabilizar melhor. Em seus 15 anos de existência e 72 volumes diferentes, Naruto vendeu incríveis 220 milhões de cópias!

One Piece continua em lançamento, então suas vendas vão continuar crescendo e você precisará mais uma vez consultar a data dessa postagem, pois logo os dados daqui ficarão desatualizados. Até a data desta postagem, One Piece vendeu mais de 380 milhões de cópias!

 






Apesar de todo o sucesso de Naruto, é impossível competir com One Piece. Na verdade, nenhum outro mangá pode competir com One Piece nesse quesito. Afinal ele é o mangá mais vendido da história!

Nessa Naruto não teve nem chance. Ponto para One Piece!


3.O Universo

Naruto é um dos mangás que mais possui personagens. Segundo o serviço Wikia de Naruto, há 1036 personagens, incluindo os de fillers, filmes e OVAs. 
A história gira em um pedaço bem grande de um continente desconhecido, muito provavelmente nada baseado na realidade. Nesse pedaço há grandes países, sendo que cada um desses países possui pelo menos uma aldeia ninja. Não no mangá, mas nos filmes, já foi mostrado que esse mundo ninja possui uma pequena interação com o mundo exterior, como por exemplo quando artistas de cinema famosos contrataram os serviços dos ninjas para proteção.
Os sistema de governo de cada aldeia ninja é bem desenvolvido, seus líderes recebem o título de Kage e comandam a vila. Os países são chefiados por daymios, um conceito baseado na época em que o Japão era dividido dessa forma e quando também tinha ninjas de verdade.


Segundo a Wikia de One Piece há 832 personagens canônicos, ou seja, que pertencem ao mangá e ao anime. E são mais 230 personagens não-canônicos (que surgiram apenas no anime em episódios fillers ou em filmes).
One Piece se passa em um planeta inteiro com a geografia completamente diferente da que conhecemos. O único continente existente é uma faixa de terra que circunda o planeta. Maior parte desse planeta é coberto por grandes oceanos, onde a história se desenrola. Tirando o continente, as outras únicas partes secas são as centenas de ilhas espalhadas pelo mundo, cada uma com geografia, clima, paisagens, animais, plantas e tudo mais únicos.
Os sistemas jurídico e político de One Piece merecem destaque por serem complexos e bem elaborados, dando um tom bem sério a história quando preciso. Há um governo mundial que controla aparentemente quase tudo, menos, é claro, o que está nas mãos de piratas e reis. Há ainda uma marinha, piratas que caçam piratas, polícias e muitos outros conceitos interessantes. Outros sistemas de governo são explorados: ditaduras, reinados, impérios, etc.

Nessa categoria quase que houve um empate. Em número de personagens a diferença entre os dois é irrelevante, na parte sobre política os dois estão bem acirrados, mas One Piece tem uma leve vantagem por envolver política global, não apenas regional. Naruto ficou para trás novamente no seu mundo, pois é apenas um território pequeno se comparado ao planeta inteiro que Eiichiro Oda criou. Então podemos dizer que One Piece possui um universo bem mais amplo, mais desenvolvido e complexo. Mais um ponto para One Piece!

4. Produtos


Naruto ganhou uma adaptação para anime em 2002, com 220 episódios contando a primeira parte da história, que os fãs costumam chamar de "Naruto Clássico". A produção foi até 2007, onde de imediato foi renovado e no mesmo ano um novo anime continuou a história com sua parte 2, chamada "Naruto Shippuden". Essa segunda parte ainda está em desenvolvimento e conta com mais de 450 episódios, já situada no último arco da história do mangá. Baseado no universo de Naruto foram lançados ainda 11 filmes, 11 OVAs, duas séries spin-off, um jogo de cartas oficial e mais de 50 jogos de videogame, entre estes a famosa série Ultimate Ninja Storm que fez um sucesso tremendo e terá sua finalização esse ano. Isso sem falar de inúmeras figuras de ação. Uma peça teatral com os personagens do mangá estreou ano passado em uma turnê por algumas cidades japonesas e fez bastante sucesso.

One Piece foi adaptado pra anime em 1999 e possui (até a data) 731 episódios. E entre as demais mídias temos 13 filmes (contando o que irá estrear esse ano) e 3 OVAs. Existem ainda vários especiais mostrando os personagens em outras situações, como mafiosos, personagens mitológicos, etc. Considerando todas as plataformas de videogames, One Piece tem 35 jogos produzidos, sendo que a série Pirate Warriors é a que mais se destacou e é considerado seu maior sucesso.







Nesse ponto Naruto conseguiu deslanchar, conseguindo um alcance muito grande para seus produtos, o que levou seus produtores e fazer mais e mais. Eu nem tive tanto o que escrever na parte de One Piece. Arrisco dizer que a série Ultimate Ninja Storm é a melhor e mais famosa (contando apenas os baseados em animes) para videogames, talvez empatando apenas com a série Budokai Tenkaichi de Dragon Ball. Então, ponto para Naruto!

Chegamos ao final de mais um Grande Duelo, vamos ao resultado:

NARUTO 1 x 3 ONE PIECE


Isso não significa que um é melhor que o outro, afinal é uma questão de gosto e eu não posso avaliar gosto aqui! Esse resultado mostra apenas que One Piece é mais popular mundialmente falando e, principalmente, possui uma história e um universo muito amplo e bem escrito!

Estou aceitando sugestões para próximos duelos!

Até a próxima postagem!