Postagens relacionadas

Recent

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aprendendo a criar mangás - Capítulo 2: História e Personagens

Essa série de postagens está sendo reinicializada a partir do capítulo 9, com mais detalhes! Clique para conferir.
 
_ _ _ _ _

Chegamos ao segundo capítulo das minhas aulas de como criar mangás. Antes de partir direto para o desenho, vamos primeiro criar a história do mangá.



História
Tudo começa com uma ideia. Escolha um assunto que você conheça bem, para não errar na hora de escrever. Exemplos: ninjas, samurais, shinigamis, caçadores, alquimistas, etc...
A partir disso pense onde a história vai se desenrolar. Na maioria das vezes, quando você escolhe o tipo já escolhe o lugar. Exemplos: ninjas = Japão Feudal, alquimistas = Idade Média. Mas você pode variar, colocando por exemplo ninjas nos tempos atuais, ou pessoas de tempos atuais no Japão Feudal.
Pense em várias possibilidades e junte todas as ideias que tiver para deixar seu mangá melhor de se ler. 
Para criar a história você deve pensar em um personagem protagonista. Toda a história deve girar em torno dele. Crie amigos para este protagonistas, e inimigos também. O principal antagonista deve persistir até o final, mas mesmo assim crie outros vilões para aumentar a história.
Um bom truque para deixar sua história interessante é colocar um mistério que faça as pessoas realmente pensarem e se corroerem para ler os próximos capítulos. Esse mistério pode ser desde uma relação amorosa até uma identidade secreta. Mas também evite enrolar demais ou deixar o enigma muito fácil de se resolver. Boas histórias de mangá devem conter vários gêneros, como comédia, ação, suspense, drama, romance. Isso torna o mangá bom de ser lido por todo o tipo de pessoa.
Outra coisa importante é para que você tome cuidado na hora de criar, procure não imitar ou deixar muito parecido com histórias que já foram lançadas. Quanto mais nova e inédita sua ideia, melhor.

Criando os Personagens
É a minha parte favorita na hora de criar um mangá. Desde pequeno eu sempre gostei de criar personagens, mesmo que fossem apenas por desenhar. Criatividade é a palavra-chave quando partimos para esta parte.
A maioria dos mangás segue um padrão de personagens, que mesmo repetitivo nunca cansa os leitores. Alguns deles são:

Um idiota
Geralmente é o protagonista. É o personagem que nunca aprende as lições, é desatento e não se dá bem com o sexo oposto, mas tem um ótimo coração, muita determinação e sempre arrasa com os inimigos. Ele é um dos responsáveis por adicionar comédia a história.
Exemplos: Naruto Uzumaki, Goku, Monkey D. Luffy.




Um cara sério
É um personagem forte, popular, sucesso, mas também é enfezado e na maioria das vezes é o rival do protagonista. É quase sempre sério, frio, inteligente e calmo. Mas sempre no final ele é superado pelo protagonista ou personagem idiota, que acaba mostrando que sua amizade e amor é melhor do que somente suas habilidades de combate.
Exemplos: Vegeta, Sasuke Uchiha, Uryuu Ishida, Shiryu de Dragão.




Uma garota forte e apaixonada
É definida pelo termo japonês "Tsundere". É uma personagem feminina que é muito apaixonada por um de seus amigos ou simplesmente apaixonada pela vida. Mas quando ficam irritadas (geralmente com o personagem idiota) saem distribuindo porrada.
Exemplos: Chi-Chi, Sakura Haruno, Winry Rockbell




Um vilão obcecado
Sempre tem que ter um vilão obcecado por algo. Geralmente seus objetivos são quase impossíveis, como imortalidade ou poder superior, além do clássico "dominar o mundo". Vilões se tornam conhecidos quando são únicos, tem algo que os torne singulares aos demais.
Exemplos: Orochimaru, Tobi, Pai, Freeza.




Um velho tarado tarado
É aquele personagem velhinho, que já passou a idade, mas é um grande tarado. Ficam as voltas procurando ganhar beijos e ver calcinhas ou garotas nuas. Na maioria das vezes apanham quando são pegos espionando. Mas por trás disso são grandes mestres e veteranos em diversos assuntos.
Exemplos: Jiraiya, Mestre Kame, General Grumman.





Mas lembre-se de que não é obrigatório ter cada um dos tipos acima, tudo depende de você.

Na hora de criar os personagens não tenham um favorito por enquanto, senão, inconscientemente você vai deixá-lo melhor que os outros (isso acontece direto comigo). Cuidado para não exagerar em um personagem e deixá-lo difícil demais de ser desenhado repetidas vezes. Faça roupas simples, sem muitos detalhes (a menos que você tenha paciência de redesenha-las a toda hora).
Por muitos motivos, trabalhar sozinho dá trabalho. Então se você puder chame um amigo com talento para desenho e peça para ele ajudá-lo, por que é uma coisa realmente difícil para uma pessoa só.
Cada personagem tem que ter uma personalidade própria e também algo que o deixe diferente dos outros. As roupas muitas vezes dizem como o personagem é. Personagens com roupas arrumadas, certinhas, indicam que ele é culto e inteligente. Roupas amarrotadas indicam que o personagem é desleixado. Roupas chamativas e coloridas indicam pessoas felizes (ou no caso das meninas uma pessoa exibida e esnobe). Enfim, preocupe-se com a roupa também.
O cabelo é extremamente importante em um personagem de mangá. Aposto que muitos otakus conheceriam vários personagens apenas por verem seus cabelos. Então, criar um cabelo único para seu personagem é bem legal. Isso fica como uma marca para ele. 
Dependendo do tipo de mangá que você vai criar, seus personagens terão habilidades especiais. Quando for distribuí-las pense bem em quem aplicar cada poder. Geralmente os personagens que são melhores amigos tem poderes que complementam uns aos outros. Não é preciso entregar todas as habilidades de uma vez, deixe que o personagem evolua com a história. Esse é outro ponto legal e importante dos mangás: o personagem cresce com o leitor.

Para poder começar a história seria ótimo que você já tenha ao menos 15 personagens prontos e que eles consigam manter um enredo. Com o tempo vá adicionando personagens novos.

Com as ideias em mente, no próximo capítulo eu ensinarei a desenhar os personagens.

Até a próxima postagem!

21 comentários:

  1. materia interessante ,estou esperando a continuaçao - 0 - e isso tb sempre acontece comigo sempre tenho um personagem favorito

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa matéria, tava precisando de ajuda para criar um personagem

    ResponderExcluir
  3. oi mestre tenho uma pergunta.
    Como posso criar nomes de personagens para meu mangá?
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do "mestre"! Bem, Tainá, eu posso fazer uma postagem de como nomear os personagens. Vou escrever e logo posto aqui, ok? Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
    2. Eu queria agradecer isso ajuda muito mas da pra trazer uma aula de como fazer paisagens para o mangá eu tenho muitos personagens mas eu preciso de ajuda para pois eu não sei fazer as paisagens

      Excluir
  4. Kra estou tentando escrever um mangá mais como começo ele?

    ResponderExcluir
  5. mestre eu n consigo ver o ensinamento 3 e tb acho q o senhor esqueceu de botar como fazer os corpos eu to tentando fazer meu livro e esse e o unico site q ensina direito pf me ajude

    ResponderExcluir
  6. mestr como faço pra criar uma pg de manga e como publicar na internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu quero avançar pra esta parte, mas não quero pular outras. E minha scanner tá ruim para eu poder continuar. Estou tentando resolver essas coisas.

      Excluir
  7. mestre, como é que faz um mangá no pc ???

    ResponderExcluir
  8. Olha, vou aqui expressar minha opinião, sobre a historia, achei que vc resumiu demais, poderia explicar melhor como planejar a trama, exemplos de tramas excepcionais desde mangás e animes até livros ou filmes que podem inspirar a pessoa, e como organizar cada coisa!

    E sobre a explicação sobre personagens não gostei, sinceramente. Não explicou nada de personalidade, arco de personagem ou interação, pra fugir dos clichês, falar que precisa de diferencial e não dizer nada pra diferencia-lo é complicado né? É igual explicar como andar de Skate falando o nome das manobras e pra evitar errar! Queria uma ajuda pra elaborar melhor a personalidade de meu personagem e etc... Ai chego aqui e vejo só isso! E por favor, herói idiota não! POR FAVOR NÃO ESPALHE MAIS DO QUE JÁ ESTÁ ESSE CÂNCER! Todos que estão hoje fazendo mangás amadores fazem isso! Já está mais do que clichê! Por favor, responda, mas não quero falar que está uma bosta, e sim falando que faltou explicação suficiente pra fazer uma boa trama e personagens!!!

    ResponderExcluir
  9. Valeu " Mestre " . Eu tenho um trabalho na escola que é pra fazer uma historia em quadrinho, Vou fazer um mangá bem pequeno, se vc tiver facebook, ADD lá Ruãn Ribeirõ. Pra eu ficar sabendo de tudo sobre o blog ! (:

    ResponderExcluir
  10. Queria saber como penso em reflexos de sombra,roupa e cabelo mestre
    Diz ai
    Vlw te admiro pelas postangens

    ResponderExcluir
  11. mestre eu sei desenha tenho bastante criatividade mas nao sei como começo minha historia me ajd

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o "grande testamento" que se deixou ficar por anonimo. O seu post foi bom mas resumio de mais,mestre.

    ResponderExcluir
  13. Mestre ,To criando um anime de ação é aventura , a historia gira em torno de varios personagens , dando atencão a todos eles da mesma forma sem ter um "protagonista" espesifico

    ResponderExcluir
  14. Oii alguma pessoa tem whatsapp para fazer um anime/manga comigo? Só para fazermos umas histórias bem legais como passa tem e taus... Se tiver whatsapp coloque seu número (Com o DDD) aí como reposta obrigado pela atenção ;)

    ResponderExcluir
  15. Nossa essa foi uma aula muito importante eu já tenho uns personagens e eu queria fazer um mangá envolvendo espadas e poderes mas pra isso eu preciso saber fazer as paisagens vc pode trazer uma aula e imagens de paisagens

    ResponderExcluir
  16. Nossa essa foi uma aula muito importante eu já tenho uns personagens e eu queria fazer um mangá envolvendo espadas e poderes mas pra isso eu preciso saber fazer as paisagens vc pode trazer uma aula e imagens de paisagens

    ResponderExcluir
  17. Nossa essa foi uma aula muito importante eu já tenho uns personagens e eu queria fazer um mangá envolvendo espadas e poderes mas pra isso eu preciso saber fazer as paisagens vc pode trazer uma aula e imagens de paisagens

    ResponderExcluir