Postagens relacionadas

Recent

sábado, 13 de novembro de 2021

Individualidade do Cogumelo - A Ciência dos Animes


Mês passado eu fiz mais uma postagem na série sobre a Ciência de Fullmetal Alchemist e foi quando decidi que uma vez por mês eu faria um post parecido. Será uma nova série chamada A Ciência dos Animes. Sugestões de temas futuros serão muito bem-vindas!

Apesar de estar bem longe da minha área de atuação, eu gosto de estudar sobre cogumelos. Eles são estruturas muito interessantes e, por isso, decidi comentar sobre eles no contexto de Boku no Hero Academia. Comecei a pensar nisso quando fiz a postagem sobre equipamentos heroicos. Então, nessa primeira parte da Ciência dos Animes, vou falar sobre a ciência da individualidade Cogumelo (Mushroom)!

Kinoko Komori possui uma individualidade chamada Cogumelo (Mushroom) que a permite gerar cogumelos em qualquer tipo de superfície, incluindo seres vivos. E ela fez o seu dever de casa, estudou muito bem vários tipos de cogumelos para poder extrair o máximo dessa habilidade.

Cogumelos são fungos. E fungos são seres vivos bem exóticos: apesar de serem feitos de células organizadas, eles não são nem animais, nem plantas, na verdade formam um reino separado chamado Reino Fungi. Existem fungos que são simplesmente seres unicelulares, outros formam estruturas maiores (como os cogumelos), o dado que temos atualmente é de que foram classificados apenas 5% de todos os fungos existentes, o que indica uma variedade ainda maior esperando para ser descoberta.

Por falar em tamanho, sabiam que o maior ser vivo do planeta é um fungo? Encontrado em uma floresta no Oregon, Estados Unidos, um fungo da espécie Armillaria solidipes está espalhado por uma área de 8,9 km², o que dá aproximadamente a área de 1220 campos de futebol, pesando mais de 600 toneladas. Outro fato curioso é que a idade estimada dele pode chegar há 8 mil anos de vida!


Não conseguimos ver esse gigante por completo porque os fungos não necessariamente estão sempre visíveis. Eles se espalham com uma coisa chamada micélio, que são vários fiapos capazes de se alastrar por debaixo da terra procurando por nutrientes para absorver. Vez ou outra pedaços acabam se manifestando para fora (que são os cogumelos, já vou falar sobre eles), mas a maior parte está enterrada, sugando nutrientes nas raízes de árvores, por isso muitos fungos são considerados problemáticos em plantações. Para falar a verdade, grande maioria dos fungos é parasita, precisam ficar associados a algum outro organismo para sobreviverem e isso normalmente faz mal ao hospedeiro.


Aliás, o mofo (ou bolor) também é causado por fungos, tinha esquecido de comentar isso. Já viu alguma coisa mofando? Sabe aqueles fiapos esbranquiçados? Esse é o micélio. O bolor muitas vezes é indesejado, aparece em lugares úmidos e escuros, porém a humanidade aprendeu a usá-lo a seu favor: vários alimentos, em especial queijos (como gorgonzola, roquefort, etc.), são feitos permitindo que bolores cresçam neles para que suas substâncias adicionem propriedades novas ao alimento, como sabor. É claro que isso é resultado de anos de prática e testes, não devemos sair por aí comendo qualquer comida bolorenta, porque isso pode fazer muito mal. Os fungos de bolor são de um tipo diferente, que não gera o renomado cogumelo. O cogumelo nada mais é que uma estrutura que apenas alguns fungos criam como parte da sua reprodução.


Como seres complexos, até a reprodução deles é bem elaborada. Eles podem se reproduzir de maneira sexuada (ou seja, com interação entre mais que um indivíduo compartilhando material genético) ou de maneira assexuada (reproduzindo-se sozinho), algumas espécies podem até fazer os dois. Independente do método, essa reprodução normalmente acontece por meio de esporos, que são células equipadas com estruturas de proteção, lançadas pelos fungos para se espalharem por aí. Quando um esporo cai em um lugar adequado, ele começa a gerar mais um fungo. A individualidade de Kinoko vai nessa linha, é dito que seu poder é o de gerar esporos pelo corpo, ela não escolhe um lugar e faz crescer um cogumelo nele, por isso os cogumelos crescem descontroladamente ao seu redor. Às vezes isso pode afetar até seus aliados, o que é um efeito colateral muito perigoso desse poder.

Voltando aos cogumelos, eles são chamados de esporocarpo (ou corpo frutífero), e é neles que ocorre a produção de esporos nos tipos de fungos que os possuem. Algumas dessas estruturas são comestíveis sem qualquer tipo de risco para animais, como os da família Tuberaceae (que geram as famosas trufas). Outros liberam substâncias capazes até de matar, ou de produzir alucinações, o que foi criado para afastar predadores, mas que os humanos se aproveitam justamente com o propósito de ter uma viagem alucinógena. Inclusive, a droga LSD é feita a partir de um fungo, o esporão-do-centeio (Claviceps purpurea).

Provavelmente o cogumelo mais notório que existe é o Amanita muscaria, que é aquele vermelho com pintas brancas, o famoso "cogumelo do Mario". Ele é do tipo de causa alucinações, então sabe-se lá o que acontecia de verdade com o Mario toda vez que ele pegava um desses.


Enfim, vamos voltar à Boku no Hero. Lembram-se dos itens que Kinoko usavam? Os borrifadores de água são úteis porque fungos crescem muito melhor em lugares úmidos, normalmente escuros também. Isso não é uma regra para todos, há fungos até em desertos. Para livrar seus aliados de acabarem sendo recheados de fungos, ela carrega também um spray antifúngico.


Alguns dos cogumelos que já vimos Kinoko criando:

Tricholoma equestre: conhecido popularmente como míscaro, era tido como um dos cogumelos mais saborosos que existem. Há histórias de que os cavaleiros medievais costumavam coletar todos para eles, deixando outros para os plebeus. Recentemente descobriu-se que ele pode ser tóxico.

Flammulina velutipes: é um cogumelo comestível, muito comum na culinária japonesa, onde é chamado de enokitake.

Coprinopsis atramentaria: conhecido como inky cap (traduzido literalmente como chapéu pintado), também é chamado de maldição do beberrão, pois, apesar de comestível, ele produz uma substância que reage com o álcool gerando efeitos terríveis, podendo chegar até a ataque cardíaco.

Schizophyllum commune: é um cogumelo muito usado na medicina tradicional, especialmente a chinesa.

Sparassis: uma família inteira de cogumelos que não possuem aquele formato convencional, eles lembram grandes esponjas onduladas, por isso são muito vendidos no Oriente.

Já vimos que, só com os cogumelos revelados, Kinoko poderia causar uma diversidade bem grande de efeitos. E eu poderia passar um tempão aqui descrevendo mais, só que eu acho que esse texto já está grande e nerd até demais, pode ser que eu tenha empolgado. Vou comentar apenas mais alguns bem legais:

Alguns cogumelos, como o Panellus stipticus, brilham no escuro, podendo ser usados como excelente forma de comunicação visual.


Os fungos do gênero Penicillium liberam uma substância química que mata vários tipos de bactérias. O cientista Alexander Fleming descobriu essa substância e passou a usá-la para tratar infecções, criando assim a penicilina, o primeiro antibiótico. Essa é, sem dúvidas, a maior descoberta da medicina, pois uma vastidão de doenças e problemas de saúde são causados por bactérias e o uso de antibióticos contribuiu para salvar um incontável número de pessoas. Se algum aliado de Kinoko estiver com uma infecção bacteriana, já tem como ser salvo.


Os do gênero Ophyocordyceps apresentam um dos mais bizarros comportamentos de todos: eles infectam artrópodes, como insetos, MEXEM NO SEU CÉREBRO, controlando o comportamento deles! Fazem isso para que os insetos cheguem em lugares onde a disseminação dos esporos seja mais fácil, ou seja, eles controlam seres vivos! Felizmente animais como mamíferos (e isso inclui os humanos) possuem um sistema nervoso complexo demais para ser controlado por fungos, então não teremos algo como The Last of Us... Mas numa obra de ficção como Boku no Hero seria bem possível, não acham?


Para finalizar mesmo, fiquem com uma coletânea de fungos belíssimos e um tanto esquisitos:



_ _ _ _ _

Se você gostou dessa série, comente temas para as próximas edições. Estou pensando em comentar na próxima sobre o treino em alta gravidade no planeta do Senhor Kaioh, em Dragon Ball. O que acham?

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário