Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 9 de julho de 2019

Família e amigos do Superman - Personagens da DC Comics - Parte 58

Eu quis trazer nessa postagem aqueles personagens que circundam o Superman e estão sempre em suas histórias, inclusive nas adaptações para séries, animações e filmes. E são personagens que muitas vezes nem percebemos que estão lá ou que vieram dos quadrinhos. O foco também é para aqueles que não são heróis, então não é exatamente o grupo conhecido como Família Superman (por isso não teremos Aço, Supergirl, etc.)
Alguns animais da Família Superman (Beppo o Super-Macaco, Cometa o Super-Cavalo e Streaky o Super-Gato) estão na parte 43.
Os pais biológicos de Clark não estarão nessa lista e sim numa de kryptonianos que sairá futuramente.


LOIS LANE
Lois Lane é filha do General Sam Lane, então sua criação foi bem complicada, embora tenha gerado bons resultados. Tornou Lois uma mulher corajosa e que sabe se virar sozinha. Por isso se tornou uma repórter investigativa que já se meteu em várias aventuras, sempre entrando em lugares proibidos ou muito perigosos atrás das notícias, o que faz ela colecionar inimigos também. Ela ganhou o prêmio Pullitzer por uma matéria relatando a primeira vez que encontrou o Superman, um dia que marcou também o início do romance entre os dois. Lois é uma das poucas que conhece a identidade secreta do Superman, afinal esteve ao lado do herói até nos momentos mais difíceis. Publicamente, é casada com Clark e os dois tiveram um filho.

SUPERBOY
Jonathan Samuel Kent, ou só Jon, é o filho de Clark e Lois. Sua história é bem confusa, já que ele nasceu de uma versão de seus pais que, na verdade, eram do universo pré-Flashpoint e estavam vivendo no universo atual (ou seja, havia um Superman do universo atual e um do universo anterior, pai de Jon). Mas o casal de fundiu com sua versão atual e agora tudo está normal. Jon herdou todos os poderes do pai e mais uma habilidade um tanto instável, a de absorver energia solar não só para alimentar seus outros poderes mas também para expelir na forma de raios, quase como se seu corpo se tornasse uma bomba. Ele foi "recrutado" por Damian Wayne, o Robin e filho do Batman, para ajudá-lo em algumas missões, criando uma equipe chamada de Super-Filhos.

JONATHAN KENT
Jonathan Kent cresceu na fazenda de sua família em Smallville. Perdeu a mãe muito cedo, então cresceu apenas com o pais e os irmãos. Alistou-se e lutou na Segunda Guerra Mundial, até que foi capturado por soldados japoneses e mantido em cativeiro por um bom tempo. Quando foi resgatado recebeu autorização para voltar para casa. Algum tempo depois de retornar ele começou um relacionamento com Martha, com quem ficaria até o presente. Os dois adotaram Kal-El quando sua nave caiu na fazenda e o criaram como um filho, com Jonathan sendo o principal responsável por vários ensinamentos morais que tornaram o Superman um herói ideal.

MARTHA KENT
Martha Clark também cresceu em Smallville, onde conheceu e se apaixonou por Jonathan ainda na juventude. Porém ele foi para a guerra e ela continuou sua vida, se casando com um homem rico chamado Daniel. Um pouco depois que Jonathan voltou, Daniel morreu de câncer e, como sabia que os dois se gostavam, abençoou a união dos dois sabendo que Martha seria feliz. Ela se casou e adotou o sobrenome Kent, recusou o dinheiro de Daniel e passou a viver na fazenda. Martha foi essencial para que o Superman se tornasse o que é, pois toda a sua bondade e respeito vieram das lições dela, algo que transcende até o herói e representa Clark na vida normal também.

JIMMY OLSEN
Jimmy Olsen construiu sua carreira no Planeta Diário. Ainda no colégio ele se tornou estagiário do jornal, depois foi crescendo até virar repórter e fotógrafo na equipe composta por ele, Clark e Lois sob ordens de Perry White. Sua corrida atrás de fotos do Superman fez com que ele e o herói se tornassem amigos bem próximos, ao mesmo tempo que Jimmy também é muito amigo de Clark no jornal. Ele até criou um relógio que emite um som que só o Superman pode ouvir, o que se tornou um tipo de Bat-Sinal do herói de Metrópolis. Uma de suas fotos mais famosas é a da capa do Superman rasgada e balançando ao vento após a morte do herói na batalha contra o Apocalipse.

PERRY WHITE
Perry White cresceu em um bairro pobre, no Beco do Suicídio, em Metropólis. Ele foi o único amigo de infância que Lex Luthor teve, mas essa amizade se desfez com o tempo. Começou sua carreira no mundo do jornalismo como um ajudante que simplesmente fazia cópias do jornal, que já se chamava Planeta Diário nessa época. Depois se tornou repórter e, com o passar dos anos, foi subindo seu cargo, por fim chegando a editor-chefe. É uma pessoa enérgica e está sempre atrás de um furo de notícias, o que o leva a gritar frequentemente com seus repórteres, em especial Lois Lane e Clark Kent. Inclusive foi Perry quem deu a primeira oportunidade no jornal a esses dois. Lois o considera parte da família, colocando-o ao lado de seus pais quando ela se casou com Clark.
LANA LANG
Lana Lang era uma amiga de infância de Clark. Os dois namoraram quando eram jovens, momento em que ela descobriu os poderes dele por conta de situações inesperadas, já que Clark descobriu alguns desses poderes quando os dois deram o primeiro beijo. Por consequência, Lana foi uma das primeiras pessoas a saber que Clark era o Superman. Depois de se formar e criar uma carreira como mulher de negócios ela reencontrou com Pete Ross, que também cresceu com ela Smallville. Pete nunca escondeu seu amor, ela apenas recuou no começo até perceber que o amigo estava realmente apaixonado. Os dois permaneceram casados por um tempo e tiveram um filho chamado Clark Ross, até se separarem anos depois.

PETE ROSS
Peter "Pete" Ross foi outro amigo de infância de Clark, entretanto, ao contrário da sua futura esposa Lana, ele não sabia do segredo do Superman. Lex Luthor, quando concorreu a Presidência dos Estados Unidos, chamou Pete para ser seu vice-presidente e os dois venceram. Nesse período o vilão Manchester Black revelou que Clark era o Superman para Lex, como parte de um joguete, já que depois iria apagar a memória do presidente. Ao saber disso, Lex contou o segredo para Pete, como forma de mantê-lo. Porém Pete ficou do lado do amigo de infância e se recusou a repassar o segredo de volta à Lex (depois que este teve a memória apagada). Quando Lex sofreu um impeachment, Pete assumiu a presidência do país, só que renunciou pouco depois.

BIBBO BIBBOWSKI
Bibbo Bibbowski já foi um lutador de boxe no passado, mas sua carreira foi curta e ele acabou trabalhando como estivador. Passava seus dias bebendo no Ás de Paus, um bar no Beco do Suicídio, que foi onde encontrou o Superman pela primeira vez. Bibbo se tornou o maior fã do herói. Certa vez ele encontrou um bilhete de loteria premiado, o que lhe deu um dinheiro suficiente para comprar o Às de Paus e ajudar algumas pessoas do Beco. Isso mostra que, apesar da aparência bruta, de ser brigão e rude, ele tem um bom coração, ainda mais motivado pelo seu ídolo. Ele até já tentou se vestir como Superman, de forma improvisada, depois da morte do herói.

CAT GRANT
Catherine "Cat" Grant começou a fazer sucesso com sua coluna de fofocas no Planeta Diário, até que foi chamada para ter seu próprio programa de TV, o "The Cat Grant Show". Foi nele que o Superman, em uma atitude bem rara, decidiu ser entrevistado, porém a conversa foi interrompida quando o herói recebeu o sinal de uma criatura atacando os Estados Unidos (sem saber que era o Apocalipse e que aquela batalha que estava por vir iria lhe matar). Cat já foi assessora de imprensa do Presidente Luthor e sofreu bastante nas mãos de vilões do Superman, não só por estar indiretamente ligada a ele, como também por já ter namorado um desses vilões. O caso mais trágico foi quando seu filho pequeno, Adam, foi assassinado por um robô defeituoso do Homem-Brinquedo junto com várias outras crianças.


_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. É ótimo ver como os aliados do Superman são tão importantes pra ele ao mesmo tempo que são transformados positivamente por causa dele
    E bom saber que haverá uma segunda parte só com Kryptonianos, assim não confunde mesmo haha

    Bom trabalho, até!

    ResponderExcluir
  2. o superboy não deveria ir pra uma lista dos titãs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Superboy ainda não fez parte dos Titãs, a única equipe dele foi a dos Super-Filhos mesmo. Eu resolvi deixar ele nessa por ser filho do Superman, um familiar muito próximo.
      O Superboy dos Titãs é outro personagem com o mesmo nome de herói, e é um clone do Superman.

      Excluir