Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 30 de julho de 2019

Classificação de espadas em One Piece

Em One Piece existem estudos muito precisos e abrangentes sobre espadas, o que movimenta um grande mercado de vendas dessas armas. Para algumas pessoas uma espada é mais do que um objeto, dependendo da história que ela possui.


Podemos começar separando "o joio do trigo". Por todo lado vemos espadas genéricas sendo usadas por soldados e piratas comuns, isso porque essas armas não possuem nenhuma especialidade. Provavelmente foram feitas aos montes de uma vez, um ritmo industrial que prefere a quantidade muito mais que a qualidade. Essas nunca ficam famosas, mesmo que façam algo impressionante. Lembre-se que foram lâminas comuns que mataram o Rei dos Piratas.

Nesse post eu vim falar de espadas especiais, aquelas que os estudiosos se deram ao trabalho de classificar. Essas armas são chamadas de meito, um nome que gera muita confusão por possuir muitos significados. Pode ser traduzido como "espada nomeada", uma espada com nome, entretanto isso gera tanta confusão que provavelmente não é o real significado. Afinal quantas espadas recebem nome e nem por isso são especiais.
Outra possível tradução é "espada famosa", o que faz mais sentido. As meito são lâminas especiais que são muito melhores em vários aspectos, como dureza, poder de corte e leveza, características essenciais em combate. Repare como preferi usar a palavra "lâmina" agora, porque com o passar do tempo o status de meito não foi dado somente a espadas.
Então, antes de irmos adiante, um resumo: meito é um status dado à algumas lâminas de melhor qualidade e poder que outras.
Ainda não sabemos a verdade sobre a criação dessas lâminas, a não ser algumas lendas desconexas. Provavelmente descobriremos algo no Arco de Wano e assim que houver informações veio aqui atualizar a postagem.
Agora sim vamos à classificação das meito, começando as menos especiais até as melhores. Repare como, conforme a qualidade aumenta, a quantidade diminui, tornando as lâminas mais poderosas cada vez mais raras.

Primeiro é bom comentar das que possuem classificação desconhecida.
Cavendish possui uma rapieira chamada Durandal, que é uma meito. Uma rapieira é uma espada de lâmina fina, leve e pontuda (a típica espada de pirata em filmes e na história real).


Outras duas meito são nodachis: espadas quase iguais à katanas, típicas de samurais, porém são bem mais longas (algumas têm quase a altura do samurai). Uma delas é a nodachi de Shiryu, chamada Raiu, que ainda promete mostrar muito do seu poder. A outra se chama Shirauo e pertence à Charlotte Amande, filha da Big Mom.

Raiu
Shirauo

Só até aqui já deu pra ver que entre as meito existem tipos diferentes de lâminas.

Wazamono
O tipo mais comum, tanto que nem sabemos ao certo seu número, mas que ainda assim são especiais, são as Wazamono.
A espada principal de Tashigi, Shigure, é uma Wazamono.


Porém a mais conhecida é a Sandai Kitetsu, uma das espadas da série Kitetsu, consideradas eternamente amaldiçoadas. Atualmente é uma das espadas do Zoro.



Ryo Wazamono
Um nível acima temos as Ryo Wazamono e já enxergamos uma maior exclusividade, já que foram feitas apenas 50 dessas.
Sabemos que Tashigi tem como objetivo pessoal tirar todas as meito das mãos de piratas e outros criminosos. Uma das lâminas que ela recuperou, chamada Yamaoroshi, é uma Ryo Wazamono.  Ela tem outra espada desse nível, a chamada Kashu, que ganhou após derrotar Mr. 11 da Baroque Works (o antigo dono dela).

Kashu

Zoro já teve uma Ryo Wazamono também, a que ele comprou junto com a Sandai Kitetsu em Loguetown. Batizada de Yubashiri, ela durou por bastante tempo, praticamente toda a jornada dos Piratas do Chapéu de Palha antes de irem ao Novo Mundo. Em Enies Lobby o marinheiro Shu, que comeu a fruta da ferrugem, usou seus poderes e fez Yubashiri enferrujar até se destruir.


Essas são as Ryo Wazamono conhecidas e, como podemos ver, agora existem menos que 50.

O Wazamono
Com apenas 21 em todo o mundo, a O Wazamono é o segundo rank mais alto de meito.

Duas das três atuais espadas de Zoro são desse nível. A mais especial para ele, Wado Ichimonji, pertencia à sua amiga de infância Kuina. Nós vimos que ela era bem especial quando Zoro enfrentou Mihawk. O maior espadachim do mundo, com apenas um golpe de sua espada, destruiu duas as três lâminas de Zoro. As duas eram espadas comuns e somente a Wado Ichimonji aguentou.



A outra é a Shusui, uma espada muito famosa considerada tesouro nacional em Wano e que era empunhada por ninguém menos que Ryuma, um dos samurais mais lendários da história. Zoro conseguiu essa espada depois que o próprio Ryuma (que era um zumbi) lhe deu, embora ninguém em Wano saiba dessa história e achem que foi Zoro quem a roubou da tumba do samurai, onde ela deveria estar. É de um subtipo chamado kokuto (de lâmina negra) e tem a habilidade especial de disparar rajadas cortantes de vento, como se o corte se propagasse pelo ar. Porém é uma espada que parece ter comportamento próprio, o que a torna bem difícil de ser usada por quem ela não achar digno.


Uma das espadas reveladas mais recentemente é a Nidai Kotetsu, também da série amaldiçoada. Essa foi fabricada por um ferreiro de Wano chamado Kotetsu e atualmente pertence à seu descendente, Tenguyama Hitetsu... até Luffy pegá-la para lutar e tratá-la como alguém que mal sabe manejar uma espada, deixando Zoro maluco.


Como era de se esperar, Wano, o país dos samurais, ia trazer mais espadas poderosas. Kozuki Oden, antigo governante de Wano, possuía duas katanas O Wazamono. A principal se chama Enma, uma arma que fica mais poderosa porque absorve o haki do usuário, então ela é extremamente difícil de ser empunhada. Não é qualquer um que consegue usá-la. Zoro, quando a pegou, teve seu haki sugado de uma forma que seu braço enfraqueceu na hora, mas ele conseguiu dominá-la e logo depois cortou um pedação de terra. É a única arma conhecida que pode ferir a pele impenetrável de Kaidou.


A espada secundária de Oden, usada junto com Enam, se chama Ame no Habakiri. Atualmente foi herdada pelo filho de Oden, Momonosuke. Ainda não sabemos o que ela pode fazer, porém já disseram que ela é capaz de "cortar os céus", seja lá o que isso signifique.


Saijo O Wazamono
E, então, o rank mais alto. São apenas 12 lâminas nesse nível e todas as conhecidas já mostram do que essa categoria é capaz.

Embora ainda não tenha sido vista, podemos seguir a lógica da nomenclatura na série Kitetsu: Sandai significa "terceiro", nidai significa "segundo", então a primeira deve ser a mais poderosa da série. De fato, a Shodai Kitetsu é uma Saijo O Wazamono e se as anteriores a ela já são poderosas, imagine essa. Como não poderia faltar, também é amaldiçoada.

Isso foi revelado recentemente: a naginata do Barba Branca é uma lâmina desse nível. Naginata é um tipo de bastão comprido com uma lâmina larga na ponta. A revelação foi surpreendente pois, apesar de termos visto vários tipos de lâmina, essa é a única meito que não é uma espada. Ela se chama Murakumogiri e aparentemente tem a habilidade de conduzir o poder da Gura Gura no Mi, a fruta dos terremotos. Atualmente está acima da lápide do Barba Branca.


Atualização importantíssima: descobrimos em um Vivre Card oficial (aquele conjunto de informações publicados por Oda) revelando que a espada de Gol D. Roger se chama Ace e pertence à essa categoria!



Deixei a melhor para o final.
A Yoru é descrita como a melhor espada do mundo. Não podemos confirmar isso e provavelmente esse título só vem porque quem a empunha é o melhor espadachim do mundo. Ainda assim é uma arma de respeito. Com ela é possível cortar grandes navios e fazer cortes que empurram ar comprimido na forma de lâminas de vento, além de muito mais que ainda veremos no futuro.


Acho difícil vermos todas as doze, até porque algumas delas podem nem existir mais.

Essa é classificação oficial de espadas com todas as catalogadas até então!

Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Muito bom! Faz um post explicando como os objetos (espadas principalmente) podem comer Akuma no Mi e utilizar seu poder.

    ResponderExcluir
  2. de acordo com vegapunk ja foi feito

    ResponderExcluir