;

sexta-feira, 24 de março de 2017

Os 10 melhores arcos de história em Naruto

Com o anime terminando essa semana, vou homenagear Naruto com uma série de postagens especiais! Essa é a primeira!

Antes, queria dizer que alguns arcos muito bons tiveram que ficar de fora. Vou citar dois deles nessa lista e há ainda o arco de busca pela Tsunade, que eu acho muito bom também. Mas fazer o que né, são apenas 10...

Com vocês, os 10 melhores arcos de história em Naruto!


10ARCO DA QUARTA GRANDE GUERRA: CLÍMAX


Mangá: capítulos 560 até 639
Anime: episódios 322 até 375 (Shippuden), com alguns fillers no meio

Eu já disse nesse blog mais de uma vez que não curti muito os rumos que Naruto tomou perto do seu final. Mesmo assim vale mostrar aqui que esse arco inserido dentro da saga da Quarta Grande Guerra Shinobi merece destaque, porque ele é realmente bom. Esse aqui está localizado depois do "Confrontação" (que também é bom, seria o número 11 nessa lista, é aquele onde a Aliança Shinobi enfrenta ninjas lendários revividos) e o arco Nascimento do Jinchuuriki de Onze Caldas (onde o Obito invoca o Dez Caudas e renasce o Madara, seria o 12º nessa lista). É nesse arco onde Kurama e Naruto finalmente ficam viram aliados, o Time Sete se reúne novamente, onde vemos os atuais kages lutando e, melhor ainda, os antigos Hokages em ação! Sem palavras. Ah, eu poderia citar outras cenas mas vou finalizar lembrando-os de uma: Itachi e Sasuke se despedindo definitivamente...

9ARCO DA BATALHA ENTRE IRMÃOS


Mangá: capítulos 343 até 412
Anime: episódios 113 até 143

Lembro de pegar minha edição diversas vezes só para ver esses capítulos novamente. É aqui onde o Sasuke mata o Orochimaru e resolve ir atrás de seu irmão em busca de vingança, recrutando uma das equipes que mais gosto, o Time Hebi (depois chamado de Time Taka), com Juugo, Karin e Suigetsu. A busca por esses três membros é bem interessante, mostrando um pouco mais das instalações e bases que Orochimaru criou e sobre seus planos sobre experimentos em humanos com o selo amaldiçoado. Além de que o time possui uma dinâmica muito boa. E no fim tem uma das maiores, mais incríveis e mais importantes batalhas do anime inteiro: Sasuke vs Itachi. Todos sabemos que Sasuke não tinha chances e que ele só venceu porque Itachi estava morrendo, mas ainda assim o nível da luta é impressionante. O final é incrivelmente tocante ainda por cima.

8ARCO DA REUNIÃO DOS KAGES


Mangá: capítulos 454 até 483.
Anime: episódios 197 até 214 (Shippuden)

Até então a imagem dos Kages era envolta em mistério, sabíamos apenas que eram bem poderosos e foi só nesse arco que os conhecemos. Eu achei fantástico que de uma vez nos apresentaram os shinobi mais poderosos que cada aldeia e seus guarda-costas também muito fortes, porque, como eu já disse aqui no blog algumas vezes, adoro essa apresentação de múltiplos personagens (veja o tanto de listas de personagens que eu faço, e eu não faço ideia do motivo de gostar tanto disso). Muita gente reclama dizendo que esse arco mostrou que os Kages são fracos e isso os tirou do status de indestrutíveis que tinham antes. Eu discordo, considero os arcos da guerra bem mais degradantes para esses personagens. Colocar o Sasuke para enfrentar os Kages foi demais, então vimos seus poderes e seus ideais, tudo de uma forma muito coerente. Esse arco abrange ainda a sensacional luta do Sasuke contra o Danzou e o Kisame enfrentando Kira A e Killer Bee.

7ARCO DO GALANTE JIRAIYA


Mangá: capítulos 368 até 383
Anime: episódios 127 até 133

Um arco bem curtinho mas muito marcante. Ele começa com Jiraiya se infiltrando na Aldeia da Chuva para obter informações sobre o líder da Akatsuki. Nós ficamos tocados pelos flashbacks do passado de Jiraiya treinando os três órfãos daquela aldeia, Nagato, Yahiko e Konan. Esse é, aliás, o melhor flashback de todos e por mim renderia um novo anime spin-off que poderia ser incrível! Porém nem tudo são flores e esse arco ganha o título de mais emocionante, seja por essas lembranças ou pelo fato de que o Jiraiya MORRE! É uma luta bonita de se ver, com ele suportando bravamente os seis corpos de Pain de uma vez. E o fim é bem triste, com a morte mais "chorável" de todo o animangá.

6ARCO DA INVASÃO À KONOHA


Mangá: capítulos 116 ao 138
Anime: episódios 68 até 80

Ah, esse arco é sensacional! Ele apresenta uma das minhas lutas favoritas: Terceiro Hokage vs Orochimaru. Admito que assistindo esses episódios e pela apresentação que deram ao Orochimaru eu achei que ele seria o vilão definitivo da série, ele era bom demais! E vínhamos criando toda uma atmosfera de mistério sobre os poderes do Terceiro Hokage e finalmente vê-lo em ação foi bom demais. Todo o cenário de guerra, a traição do Kabuto, ver os ANBU em ação, essa junção de coisas torna esse arco bem impactante. Uma das coisas que não gostei foi a introdução ruim do Primeiro e do Segundo Hokage, acho que naquela época Kishimoto não tinha ideia de como teria que deixá-los poderosos, porque nesses episódios fica parecendo que só o Quarto Hokage é imbatível. Mas ainda assim as batalhas são muito boas (lembram-se do Shukaku enfrentando o Naruto e Gamabunta?) e essa história está marcada na nossa memória.

5ARCO DA MISSÃO DE SUPRESSÃO DA AKATSUKI


Mangá: capítulos 311 até 342
Anime: episódios 72 até 88 (Shippuden) 
 
Esse arco é um dos meus favoritos porque dá destaque a um dos personagens que mais admiro, o Shikamaru. Caso o nome esquisito esteja te confundindo, esse é o arco onde enfrentam o Hidan e o Kakuzu. Aqui nós encontramos as lutas mais elaboradas e as melhores estratégias, afinal só algo assim para conseguir derrotar dois oponentes aparentemente imortais. Temos muito destaque no Time 10, o que é legal já que sai um pouco do foco no protagonismo do Naruto, embora ainda o vejamos em vários momentos do arco treinando seu Rasen-Shuriken para usá-lo na conclusão. A morte do Asuma é o ponto mais triste dessa história, foi algo inesperado, mas entendemos sua serventia para o desenrolar da história. O andamento por aqui não é como nos outros arcos, ao invés de lutas desenfreadas uma atrás da outra há momentos calmos e reflexivos, principalmente para adotarmos o luto junto com Shikamaru. É um arco lindo, vale muito ver mais de uma vez.

4ARCO DE RESGATE DO SASUKE


Mangá: capítulos 172 até 238
Anime: episódios 107 até 135 (Clássico)

Me lembro de ver as lutas desse arco assim que descobri como achá-las na internet, porém quase nunca conseguia ver os episódios inteiros. Minha felicidade foi grande quando o SBT chegou nessa parte (lembro que eles transmitiam até o fim do arco de invasão de Konoha, depois voltava tudo pro começo e ficava nesse ciclo por meses). As lutas são, novamente, o ponto alto do arco. A equipe de shinobi da Folha liderados por Shikamaru e depois com ajuda dos Irmãos da Areia contra o Quarteto do Som. Só pra ter uma ideia, nesse arco vemos: Chouji mostrando o quão poderoso pode ser, Neji lutando pela primeira vez contra um inimigo que sabe seu ponto fraco (por isso ele estava sem toda aquela confiança), Shikamaru mostrando mais uma vez sua inteligência e Kiba e Akamaru se fundindo pela primeira vez.  E tem ainda um dos meus personagens favoritos, Kimimaro. Nenhuma luta de taijutsu foi tão linda quanto ele enfrentando Rock Lee (que logo depois parte para o Punho Bêbado, deixando tudo mais legal). E quando a gente pensa que não pode ficar melhor o arco culmina na luta entre Sasuke e Naruto no Vale do Fim, uma das lutas mais fantásticas que o animangá já mostrou! Aqui é o fim definitivo da vida de Sasuke como ninja da Aldeia da Folha e marca o término da fase Clássica (os arcos e episódios seguintes são fillers). Um fim digno.

3ARCO DO PAÍS DAS ONDAS


Mangá: capítulos 1 até 33
Anime: episódios 1 até 19 (Clássico)

Entra aqui também os primeiros capítulos, com a formação do Time 7. Esse é provavelmente o arco que mais assisti, não só porque eu o tinha em DVD ou porque repetia mais que A Lagoa Azul na TV, e sim por ser fantástico! Nenhum outro ponto (nem mesmo o final) mostra uma relação de amizade entre Naruto e Sasuke mais do que aqui, nos momentos onde os dois treinam juntos e quando enfrentam Haku, onde vemos sacrifícios de quem menos esperávamos, Sasuke. Tem um momento que me deixa arrepiado sempre, quando os habitantes da aldeia deixam de bater a porta na cara do Inari e saem para enfrentar os bandidos, mostrando o poder da união. Sério, é muito triste ver a Sakura chorando sobre o corpo do Sasuke. E, no fim, a cena emocionante entre Zabuza se redimindo como vilão após a morte de Haku. O diálogo dele caído ao lado do corpo de seu seguidor é de derrubar algumas lágrimas, vimos que até o demônio mais cruel possui um coração. Nesse momento eu entendi os valores que Naruto queria passar: amizade, união, redenção e muito mais. São os valores que tornam o animangá tão bom!

2ARCO DE ATAQUE DO PAIN


Mangá: capítulos 413 até 453
Anime: episódios 152 até 175, com os episódios 170 e 171 sendo fillers

Para muitos o arco que marca o fim de Naruto (para essas pessoas o anime não deveria ter continuado) não poderia ser ruim. E ele não é. Ficamos vendo várias tentativas de destruir Konoha e então o Pain chega e faz isso em alguns episódios. Antes de usar o Chibaku Tensei pra abrir um rombo onde um dia foi a vila ele e seus corpos causaram muito mais estrago, chegando a matar o Kakashi (aquela cena onde o nosso coração parou). É aqui onde vemos a Hinata no seu melhor momento de toda a série, ao defender Naruto. E não tem como deixar de mencionar o final do arco, onde Naruto, que um dia foi rejeitado e hostilizado por todos, é erguido para o alto pelos habitantes da aldeia como um verdadeiro herói. Tem muitos momentos excelentes, por isso é um arco para se ver mais de uma vez e apreciar cada um deles!

1ARCO DO EXAME CHUUNIN


Mangá: capítulos 34 até 115
Anime: episódios 20 até 67 (Clássico)

Sim, o segundo arco da história é o melhor de todos. Podemos nos lembrar dele pela fase na floresta ou pela prova, mas todos sabemos que o que torna esse arco tão especial são os combates diretos. Primeiro, os demais personagens que tanto amamos, os novatos, são introduzidos e começamos a ter uma ideia de suas habilidades, até que finalmente eles são colocados para brigar e temos as melhores lutas do mangá/anime inteiro, como Rock Lee vs Gaara e Naruto vs Neji, além de momentos memoráveis como o fim de Neji vs Hinata, o próprio fim de Lee vs Gaara e o Sasuke usando o Chidori pela primeira vez (que culmina na aterrorizante cena do Gaara vendo seu sangue pela primeira vez). E temos ainda a primeira (e bizarra) aparição do Orochimaru! Se for falar de peso na história não posso esquecer de citar que foi aqui que tudo mudou, pois foi o momento onde Orochimaru atraiu Sasuke com suas promessas de poder, dando origem a todo o desenvolvimento de mais da metade da hstória! Esse arco é um dos que eu assisti mais de uma vez, dezenas talvez, seja ele por inteiro ou algumas lutas aleatórias. Só mais um detalhe que contou bastante nessa lista: ao ver esse arco não bate uma nostalgia da infância assistindo na TV?

_ _ _ _ _

E aí, o que acharam? Eu sei que essa lista tem muito da minha opinião pessoal, por isso gostaria de ler o que vocês têm a dizer também!

Até a próxima postagem!
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Ainda acho o arco de "supressão da Akatsuki" o melhor, lutas muito bem pensadas e tal.

    ResponderExcluir
  2. so senti falta do guerre mundial shinobi confronto

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Já está nos planos! Logo mais vai sair.

      Excluir
  4. faz o top dos seus persoangens favoritos

    ResponderExcluir