Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Referências de espionagem em Spy x Family

 Eu esqueci esse post! Ele estava pronto há dias e eu simplesmente esqueci de programar para publicar. Enfim, pelo menos vai sair a tempo da parte 2 do anime...


Seria bem repetitivo ficar falando aqui que Spy x Family possui várias referências do entretenimento, em especial outros animes como Dragon Ball e Naruto. Muitas sites já apontaram isso, mas eu quero fazer algo diferente. Sou um grande fã dos filmes e livros de espionagem e captei várias referências que vou trazer agora. Esse texto não vai ter só informação do anime, então quem não está lendo o mangá pode tomar spoilers, fiquem atentos.

Acho que as referências mais óbvias estão relacionadas ao espião mais famoso de todos os tempos: James Bond, o 007. Para quem não conhece: James Bond é um espião inglês que aparece nos livros do escritor Ian Fleming, ele pertence a uma agência secreta britânica e age sob o codinome de 007. Guardem esses nomes. Seus livros já foram adaptados para dezenas de filmes que popularizaram o personagem desde o século passado. Por ser tão popular, ele e seu universo são os mais referenciados em Spy x Family.


Podemos começar já citando o nome "original" de Anya enquanto ainda estava no laboratório: Cobaia 007, uma clara referência ao codinome do agente secreto.

O sobrenome Bond aparece várias vezes. O desenho favorito de Anya, Spy Wars, possui como protagonista um espião chamado Bondman. Existe um capítulo extra do mangá que mostra uma história do Bondman e ela traz mais referências, como as suas muitas amantes, a maioria delas começam como inimigas antes de caírem no seu charme. James Bond é um espião bastante sedutor,  ao ponto de existir um nome para suas amantes, as Bond Girls, e elas possuem a característica de ficarem com o protagonista apenas na história onde primeiro aparecem, depois elas nunca mais são vistas novamente. E isso acontece em Bondman, fica bem claro com uma tal de Princesa Honey que só aparece em um capítulo.


É disso tudo também que vem o nome do cachorro da família: Bond. Referência mais direta que essa impossível! Na verdade é possível, mas não foi exatamente no anime ou no mangá. Para comemorar o lançamento do blu-ray e DVD do anime foi lançado um pôster inspirado no estilo dos pôsteres antigos do 007:



James Bond possui um aliado conhecido apenas como Q, um inventor muito inteligente que cria todos os apetrechos especiais que Bond usa nas suas missões. Podemos ver algo parecido com isso no personagem Franky.

Indo para outras produções, vamos falar da fantástica série de filmes Missão Impossível. Eles são focados em Ethan Hunt, interpretado por Tom Cruise, e são mais focados na ação do que na espionagem em si, porém ainda estão dentro do gênero.


Twilight de Spy x Family é conhecido por seus mil rostos, disfarces perfeitos que ele assume usando máscaras (entre outras coisas). Essa pode ser uma referência direta a um dos apetrechos que viraram marca registrada de Missão Impossível: as máscaras de látex hiper-realistas que permitem ao espião se disfarçar perfeitamente de qualquer outra pessoa.


Por fim, uma referência bem sutil: no episódio 10 vemos uma cena com Damian e seus amigos imaginando que estão escalando um paredão de rochas avermelhadas. Essa cena é idêntica à abertura de Missão Impossível 2, como vocês podem ver abaixo:



Essas foram todas as que achei, você perceberam alguma extra?


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário