Postagens relacionadas

Recent

sábado, 27 de março de 2021

Demônios vs Diabos: Os Corruptores em Dungeons and Dragons



Estava prestes a fazer uma lista sobre os corruptores mais poderosos na quinta edição de Dungeons and Dragons até perceber que teria muito conteúdo e que poderia ficar muito confuso para uma coisa só, então resolvi preparar uma postagem de introdução porque esse grupo de monstros é muito amplo e complexo.

A primeira coisa que eu quero comentar é que existem diferentes tipos de corruptores, que são nativos de lugares diferentes dos planos e incorporam características conflitantes, por esse motivo vale explicar cada um separadamente.

Os Demônios são nativos do Abismo, um plano extremamente perigoso e bagunçado. São caóticos e maus, isso significa que eles não possuem uma organização natural, funcionam apenas como destruidores imparáveis e personificações do caos. A única coisa que eles respeitam é o poder, então só seguirão os mais fortes em combate e só podem ser controlados por meio de força bruta, agindo sem estratégia ou hierarquia. Podem não ser tão inteligentes quanto os diabos, mas são astutos e traiçoeiros.

Os seres supremos entre eles são os Lordes Demônios, criaturas com poder absurdamente grande que governam sobre os lacaios com tirania e agressividade. Esses lordes ainda brigam entre si, pois cada um quer ter domínio absoluto sobre o Abismo.

As aparências dos demônios remetem muito mais a selvageria e primitividade. Alguns exemplos de demônios são os goristros, barlguras e os hezrou.

Um balor, um dos tipos mais poderosos de demônio

Os Diabos são nativos dos Nove Infernos. Eles são leais e maus, ou seja, malignos por natureza, porém seguem uma disciplina, que é a hierarquia entre todos desse tipo. Isso torna os diabos muito mais organizados que os demônios, especialistas em táticas e estratégias de guerra e que se movem nos outros mundos com muito mais cuidado. Preferem realizar pactos com outros seres para corrompê-los, então (normalmente) quando você vê um personagem que fez um pacto maligno ele foi feito com um diabo.

Ao contrário do anárquico Abismo, os Nove Infernos são muito bem organizados e possuem uma hierarquia bem definida. Então os diabos a obedecem cegamente, mesmo que alguns não concordem. Acima de todos existem os arquidiabos (duques e arquiduques dos infernos), depois vêm os diabos maiores, depois os diabos menores e, por fim, os lemures, que são os minions mais comuns e fracos.

Futuramente vou fazer uma postagem sobre os Nove Infernos descrevendo cada um direitinho, por enquanto vale dizer que alguns dos arquiduques são os mais poderosos diabos, como Zariel, Asmodeus, Baalzabu e Mephsitopheles. Alguns exemplos de diabos maiores e menores são: os diabos dos ossos, diabos das correntes e diabos barbados. 
 
Um diabo barbado

 
Demônios e diabos estão há incontáveis anos na chamada Guerra de Sangue, um conflito entre planos que parece interminável. Uma das maneiras de obter poder para a guerra é coletando almas de mortais, por isso corromper criaturas vivas é tão importante para ambos os lados.


E existem os Yugoloths, que são neutros e maus, aparecendo como uma força intermediária entre demônios e diabos. Eles não possuem um lar próprio nem ideais, por isso não se agrupam, nem formam alianças, apenas agem como mercenários lutando individualmente por qualquer um dos lados motivados apenas por interesse próprio. Entre os yugoloths há diversas subdivisões, cada uma mais bizarra que as outras. Uma grande maioria é selvagem, porém há os mais cultos, como os arcanaloths, que são guardiões de conhecimento.

Um mezzoloth, espécie de yugoloth.

Por fim temos os corruptores que não se encaixam nas classificações anteriores. Nem preciso dizer que há as mais variadas criaturas aqui, alguns animalescos como os pesadelos e os cães infernais, e os humanoides, como os cambions, os súcubos e incubos.

Uma cambion, corruptor sem classificação.

É isso, nas próximas postagens vou rankear todos os três tipos (e os sem classificação também) do mais fraco ao mais forte. Por quem devo começar?

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário