Postagens relacionadas

Recent

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Por que só os Eldianos podem virar titãs?

Me deparei com as pessoas fazendo essa pergunta nas discussões sobre Shingeki no Kyojin e por isso resolvi escrever esse texto explicando com base no que já temos de informações do mangá. Como são informações do mangá, quem ainda está no anime pode tomar spoilers, então leia por sua conta e risco.

 

A primeira coisa que eu queria abordar é que, muito provavelmente, Shingeki no Kyojin não mantém uma grande fidelidade científica. Com isso eu quero dizer que não podemos usar a ciência para explicar as coisas que acontecem na série. Dizer que a capacidade de transformar-se é apenas uma característica genética que os eldianos herdam da mesma maneira que, por exemplo, a cor dos olhos, me parece muito rasa com base nas informações que temos, então vamos logo descartar isso como única explicação.

Com uma convicção bem grande eu digo que existe sim um elemento mágico em Shingeki no Kyojin. Para entender isso vamos revisitar a origem dos titãs.

Vemos no capítulo 122 que o poder dos titãs surgiu quando Ymir Fritz o encontrou sem querer ao cair em um buraco na base de uma árvore. Uma estrutura esquisita se fundiu com ela, dando-lhe o poder. Depois, as três filhas de Ymir foram forçadas a canibalizar a mãe para que herdassem o poder, o que acabou acontecendo. Assim, a capacidade de transformar-se em titã foi passado adiante até que várias pessoas o tinham em seus corpos. Reparem que aqui eu estou falando da capacidade de virar titã, e não do poder dos titãs transformadores (que eu explico melhor nessa outra postagem).

Ymir e os Nove Titãs

Por fim, todos que descenderam de Ymir e herdaram dela a capacidade de virar titã ficaram conhecidos como súditos de Ymir. Não podemos dizer que são exatamente uma família, pois se um súdito de Ymir tiver um filho com alguém que não o é a criança que nascer desse relacionamento também herda a habilidade. Ou seja, basta ter apenas um súdito de Ymir como antepassado que a pessoa ainda mantém a capacidade.

Até aqui poderíamos considerar isso uma questão puramente genética. Por exemplo, no nosso mundo real existem pessoas que carregam em seu código genético fragmentos de DNA dos neandertais, extintos há cerca de 28 mil anos. Porém, de volta à SNK, existe um algo a mais. É aí que entra o aspecto místico, algo que eu pretendo abordar melhor quando fizer uma postagem só sobre o assunto no futuro. Estou falando dos Caminhos.

Os Caminhos às vezes são visíveis como uma aurora

 Todos os súditos de Ymir estão conectados por canais místicos conhecidos como Caminhos. Uma noção disso ficou bem clara quando vimos que se um dos Nove Titãs Transformadores morre sem ser comido por outro titã o seu poder ressurge magicamente em outro súdito de Ymir. Na verdade, o que acontece é que o poder vai pelos caminhos até outro súdito. É como se todos eles estivessem conectados por uma rede mágica e invisível. Quando um súdito de Ymir vira titã o poder vai por esse caminho até ele, e é daí que vem a explicação de como a pessoa ganha massa do nada (afinal seu tamanho cresce várias vezes). Só esse fato de a pessoa ganhar massa a partir do nada já anula qualquer possibilidade de haver uma explicação científica, exigindo essa explicação mística

Como eu disse, quero falar sobre os Caminhos em um post único, assim poderei escrever bem mais e mais detalhado. (Atualização: a postagem está pronta, clique aqui para ver). Vamos voltar à pergunta.

A transformação em titã é permitida por essa conexão com os caminhos, que só existe entre os súditos de Ymir. OU SEJA: não são só os eldianos que podem se transformar em titãs, são apenas os súditos de Ymir, descendentes de Ymir Fritz. Como os súditos de Ymir, por questão de descendência, nascem entre os eldianos, acaba parecendo que eles são a mesma coisa, mas é importante notar que não são. Eu poderia resumir como "Todos os súditos de Ymir são eldianos, mas nem todos os eldianos são súditos de Ymir", só que essa frase não ia ser verdade.

Apesar de bem raro por conta do preconceito, existe a miscigenação de povos. Reiner Braun, por exemplo, é um súdito de Ymir (por isso pode se transformar no Encouraçado), mas somente um de seus pais é eldiano, enquanto o outro é marleyano. A mãe de Annie era de Marley, mas seu pai era eldiano e súdito de Ymir (por isso ela pode virar o Titã Fêmea). Então todos os titãs que nós vemos trabalhando para Marley possuem um súdito de Ymir em sua linhagem e não são necessariamente eldianos.

O debate se "súdito de Ymir" pode ser considerado uma raça, etnia, um povo é bem complexo, assim como temos problemas tentando definir raças entre humanos no mundo real, então não quero entrar nisso. Mas espero que a pergunta tenha sido pelo menos esclarecida. Vou resumir caso não tenha ficado muito claro:

Quem pode se transformar em titãs são os chamados súditos de Ymir, pessoas que descendem em qualquer nível da primeira pessoa a virar titã, Ymir Fritz. Todos eles são conectados por uma rede mística conhecida como Caminhos e isso permite que eles consigam transformar-se. Como Ymir e seus descendentes diretos eram eldianos a maioria dos que possuem a capacidade também são eldianos, mas essa não é uma regra.

Eu não quero usar exemplos com etnias do mundo real, então aqui vai um exemplo de Dragon Ball. Quem pode virar Super Saiyajin é quem descende dos saiyajins (a raça alienígena), não importa onde ele nasceu. Gohan é terráqueo, mas pode virar super saiyajin, assim como Goten e Trunks (todos nascidos na Terra, mas descendentes de saiyajins).

Então se a pessoa nasceu em Eldia, Marley ou na Ilha Paradis não importa, se ele é descendente de Ymir vai poder ser transformado em titã.

Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários!

Até a próxima postagem!


8 comentários:

  1. Cara, você esclareceu muito bem, ótima postagem!

    ResponderExcluir
  2. mas como é que surgem os titãs irracionais ,porquê que os súditos de ymir não se transformam em titãs quando são feridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os titãs irracionais vêm de súditos de Ymir normais que são transformados, só fica racional e pode voltar à forma humana alguém que foi transformado em um dos nove titãs originais.

      Excluir
    2. mas como eles surgem? como se transformam?

      Excluir
  3. Ué, e por que a irmã do Willy tybur era o Titã martelo de guerre se ela era marleyana? Isso quer dizer que os tybur são descendentes de ymir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma boa pergunta, fui checar no mangá para ter certeza. No capítulo 95 é dito que a família Tybur é eldiana e descendente de Ymir. Só que eles foram a primeira família nobre a se opor aos descendentes de Ymir, por isso eles foram aceitos como "marleyanos honorários", então basicamente eles só tinham o status, não eram de fato marleyanos.

      Excluir
  4. "Não são só os eldianos"...... "são apenas os suditos de Ymir"
    Decide ai amigo. É só um ou são os dois?????

    ResponderExcluir