Os montros de Dungeons and Dragons são divididos por categorias e, na quinta edição, existem 14 diferentes tipos. Essa postagem serve como referência para quando eu fizer mais posts relacionados futuramente.
Vamos direto ao assunto:
ABERRAÇÃO
São criaturas que possuem origens misteriosas, a maioria deles vêm de outros mundos (realmente alienígenas), das profundezas do oceano ou dos interiores do planeta. O nome faz jus ao que são, porque normalmente são criaturas bem esquisitas.
Exemplos: Devoradores de Mente, Beholders e Flumphs.
Beholder |
BESTAS
Bestas são as criaturas mais próximas do que temos na vida real. Então aqui temos animais comuns, como vacas e cavalos, mas também dinossauros e bichos gigantes.
Exemplos: Ursos, javalis, macaco gigante e tiranossauro rex.
Javalis |
CELESTIAIS
São criaturas divinas, associadas à deuses ou aos planos celestiais. Alguns deles são os agentes de divindades nos planos materiais, carregando armas especiais ou poderes derivados. Por conta dessa proximidade com deuses pode ter certeza que todas as criaturas desse tipo são bem poderosas.
Exemplos: Pégasus, Planetares e Solares.
Solar |
CONSTRUCTOS
Constructos são seres criados artificialmente, utilizando magia ou apenas tecnologia. Normalmente são feitos de materiais inorgânicos, como metais e barro, embora também possa ser usado madeira e carne como matéria-prima. O fato de serem construídos não implica que sejam máquinas seguindo ordens de seu criador (alguns são, no entanto), há aqueles que recebem consciência própria também. Objetos inanimados trazidos à vida por magia também são considerados constructos
Exemplos: Golens e armaduras animadas.
Golem de Ferro |
CORRUPTORES
Como um oposto dos Celestiais, os corruptores são criaturas ligadas aos planos infernais. Como agentes dos senhores desses planos, corruptores normalmente fazem o mau e buscam corromper outras criaturas. Existem vários subtipos, como demônios e diabos.
Exemplos: Demônio dos Ossos, Demônios Barbados, Balores e Eríneas
Demônio do Abismo |
DRAGÕES
Os dragões são criaturas tão fenomenais e únicas que possuem uma categoria só para eles. Vivem por séculos, são extremamente inteligentes e sábios, possuem tanto poder que podem governar reinos inteiros, normalmente acumulam tesouros e guardam lugares muito importantes.
Exemplos: Dragão Vermelho, Dragão de Ouro e Dragão-Fada.
Dragão Azul |
ELEMENTAIS
São criaturas intimamente ligadas aos planos elementais, ou seja, que possuem ligação com elementos como fogo, água, terra e ar. Existem monstros que são feitos puramente desses elementos, os elementais, e também relacionados, como os gênios.
Exemplos: Elemental de Fogo, Djinni e Gárgolas
Elemental de Fogo |
FADAS
Criaturas que têm origem ou derivam de Feywild, um plano muito ligado à natureza. Então são criaturas intimimamente ligadas à aspectos da natureza, como árvores e rios.
Exemplos: Dríades e Sátiros.
Dríade |
GIGANTES
Não são simplesmente criaturas de tamanho avantajado, é uma categoria para monstros com dois braços e duas pernas, que andam de forma ereta e . Poderiam ser considerados humanoides (veja abaixo), se não fosse algumas leves mudanças, como os ettins, por exemplo, têm duas cabeças. Alguns gigantes são pouco inteligentes (trolls e ogros, por exemplo), já outros são extremamente organizados e possuem até talentos artísticos (como os gigantes de fogo e os de pedra).
Exemplos: Gigantes de Fogo, Gigantes de Gelo e Ogros
Gigante de Fogo |
HUMANOIDES
Os humanoides são os que possuem a classificação mais esquisita nesse meio. São criaturas que (com raras exceções) possuem dois braços, duas pernas, uma cabeça, são considerados racionais e normalmente se organizam em sociedade. É o tipo de monstro que os jogadores podem escolher como raças para seus personagens.
Exemplos: Humanos, Goblins, Elfos e Anões.
Humano |
MONSTRUOSIDADES
São criaturas da natureza (com isso quero dizer que não foram geradas por magia ou algum outro efeito), mas que estão distantes de serem animais normais. Essa categoria abrange praticamente todos os monstros que não se encaixam em outras, por isso é a maior de todas e também a mais diversificada.
Exemplos: Basiliscos, Centauros, Harpias e Hidras
Harpia |
MORTOS-VIVOS
O nome diz por si só, mas vale a explicação. Criaturas que foram trazidas de volta à vida por meio de magia ou qualquer outro efeito semelhante entram imediatamente na categoria de mortos-vivos (não importa o que era antes). Por exemplo, um humanoide morre e vira um zumbi, então ele se entra nessa categoria. São monstros considerados corrompidos.
Exemplos: Múmias, Fantasmas, Vampiros e Zumbis.
Zumbi |
LODOS
São criaturas sem forma definida, compostas inteiramente por meleca. Por conta disso alguns deles podem mudar de forma, gerar estruturas (como tentáculos) e até mesmo absorver coisas, inclusive outras criaturas.
Exemplos: Cubos Gelatinosos e Geleias Ocres.
Geleia Ocre |
PLANTAS
Não são exatamente qualquer tipo de planta, são vegetais que possuem vida e consciência de alguma forma. A maioria deles pode se mover, andar livremente e possuem habilidades adicionais, como crescer raízes, disparar espinhos e mais.
Exemplos: Treants e Fungos Violetas
Treant |
E é isso. Se você quiser ver algo mais sobre o mundo de Dungeons and Dragons basta pedir nos comentários!
Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário