Postagens relacionadas

Recent

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Os 14 tipos de Criaturas em Dungeons and Dragons

 Os montros de Dungeons and Dragons são divididos por categorias e, na quinta edição, existem 14 diferentes tipos. Essa postagem serve como referência para quando eu fizer mais posts relacionados futuramente.



Vamos direto ao assunto:

ABERRAÇÃO

São criaturas que possuem origens misteriosas, a maioria deles vêm de outros mundos (realmente alienígenas), das profundezas do oceano ou dos interiores do planeta. O nome faz jus ao que são, porque normalmente são criaturas bem esquisitas.

Exemplos: Devoradores de Mente, Beholders e Flumphs.

Beholder

BESTAS

Bestas são as criaturas mais próximas do que temos na vida real. Então aqui temos animais comuns, como vacas e cavalos, mas também dinossauros e bichos gigantes.

Exemplos: Ursos, javalis, macaco gigante e tiranossauro rex.

Javalis

CELESTIAIS

São criaturas divinas, associadas à deuses ou aos planos celestiais. Alguns deles são os agentes de divindades nos planos materiais, carregando armas especiais ou poderes derivados. Por conta dessa proximidade com deuses pode ter certeza que todas as criaturas desse tipo são bem poderosas.

Exemplos: Pégasus, Planetares e Solares. 

Solar

CONSTRUCTOS

Constructos são seres criados artificialmente, utilizando magia ou apenas tecnologia. Normalmente são feitos de materiais inorgânicos, como metais e barro, embora também possa ser usado madeira e carne como matéria-prima. O fato de serem construídos não implica que sejam máquinas seguindo ordens de seu criador (alguns são, no entanto), há aqueles que recebem consciência própria também. Objetos inanimados trazidos à vida por magia também são considerados constructos

Exemplos: Golens e armaduras animadas. 

Golem de Ferro

CORRUPTORES

Como um oposto dos Celestiais, os corruptores são criaturas ligadas aos planos infernais. Como agentes dos senhores desses planos, corruptores normalmente fazem o mau e buscam corromper outras criaturas. Existem vários subtipos, como demônios e diabos.

Exemplos: Demônio dos Ossos, Demônios Barbados, Balores e Eríneas

Demônio do Abismo

DRAGÕES

Os dragões são criaturas tão fenomenais e únicas que possuem uma categoria só para eles. Vivem por séculos, são extremamente inteligentes e sábios, possuem tanto poder que podem governar reinos inteiros, normalmente acumulam tesouros e guardam lugares muito importantes.

Exemplos: Dragão Vermelho, Dragão de Ouro e Dragão-Fada.

Dragão Azul

ELEMENTAIS

São criaturas intimamente ligadas aos planos elementais, ou seja, que possuem ligação com elementos como fogo, água, terra e ar. Existem monstros que são feitos puramente desses elementos, os elementais, e também relacionados, como os gênios.

Exemplos: Elemental de Fogo, Djinni e Gárgolas

Elemental de Fogo

FADAS

Criaturas que têm origem ou derivam de Feywild, um plano muito ligado à natureza. Então são criaturas intimimamente ligadas à aspectos da natureza, como árvores e rios.

Exemplos: Dríades e Sátiros.  

Dríade

GIGANTES

Não são simplesmente criaturas de tamanho avantajado, é uma categoria para monstros com dois braços e duas pernas, que andam de forma ereta e . Poderiam ser considerados humanoides (veja abaixo), se não fosse algumas leves mudanças, como os ettins, por exemplo, têm duas cabeças. Alguns gigantes são pouco inteligentes (trolls e ogros, por exemplo), já outros são extremamente organizados e possuem até talentos artísticos (como os gigantes de fogo e os de pedra).

Exemplos: Gigantes de Fogo, Gigantes de Gelo e Ogros

Gigante de Fogo

 HUMANOIDES

Os humanoides são os que possuem a classificação mais esquisita nesse meio. São criaturas que (com raras exceções) possuem dois braços, duas pernas, uma cabeça, são considerados racionais e normalmente se organizam em sociedade. É o tipo de monstro que os jogadores podem escolher como raças para seus personagens.

Exemplos: Humanos, Goblins, Elfos e Anões.

Humano

MONSTRUOSIDADES

São criaturas da natureza (com isso quero dizer que não foram geradas por magia ou algum outro efeito), mas que estão distantes de serem animais normais. Essa categoria abrange praticamente todos os monstros que não se encaixam em outras, por isso é a maior de todas e também a mais diversificada.

Exemplos: Basiliscos, Centauros, Harpias e Hidras

Harpia

MORTOS-VIVOS 

O nome diz por si só, mas vale a explicação. Criaturas que foram trazidas de volta à vida por meio de magia ou qualquer outro efeito semelhante entram imediatamente na categoria de mortos-vivos (não importa o que era antes). Por exemplo, um humanoide morre e vira um zumbi, então ele se entra nessa categoria. São monstros considerados corrompidos.

Exemplos: Múmias, Fantasmas, Vampiros e Zumbis.

Zumbi

LODOS

São criaturas sem forma definida, compostas inteiramente por meleca. Por conta disso alguns deles podem mudar de forma, gerar estruturas (como tentáculos) e até mesmo absorver coisas, inclusive outras criaturas.

Exemplos: Cubos Gelatinosos e Geleias Ocres. 

Geleia Ocre

PLANTAS

Não são exatamente qualquer tipo de planta, são vegetais que possuem vida e consciência de alguma forma. A maioria deles pode se mover, andar livremente e possuem habilidades adicionais, como crescer raízes, disparar espinhos e mais.

Exemplos: Treants e Fungos Violetas

Treant


E é isso. Se você quiser ver algo mais sobre o mundo de Dungeons and Dragons basta pedir nos comentários!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário