Postagens relacionadas

Recent

domingo, 20 de janeiro de 2019

Jovens Titãs: História, formações e grupos relacionados

Essa postagem atrasou bastante, era pra ter sido publicada quando a série dos Titãs estreou nos Estados Unidos. Mas agora que saiu na Netflix resolvi dar continuidade a ela para quem quiser saber um pouco mais sobre a equipe.

O início
Os primórdios do que seriam os Jovens Titãs vieram nos anos 60.
Em The Brave and the Bold #54, de julho de 1964, Dick Grayson (o Robin), Wally West (o Kid Flash) e Garth (o Aqualad) são convidados pelos adultos de uma cidadezinha chamada Hatton Corners para ensinar boas maneiras aos jovens. Seria uma simples palestra, mas quando os três estão lá a cidade é atacada pelo vilão Senhor Ciclone.
Após derrotarem o inimigo, os três percebem que aquela união de forças foi muito boa e dão o primeiro passo para a formação de um time. Vale lembrar que em momento algum o nome "Titãs" foi usado nesse começo.

Um ano depois, na The Brave and the Bold #60 os Novos Titãs são apresentados oficialmente como um time. A revista já inclui a primeira personagem criada exclusivamente para o time: Donna Troy, a Moça Maravilha. Como ela nunca havia aparecido antes em qualquer publicação foi preciso recontar futuramente que ela se aliou aos outros heróis logo depois do incidente em Hatton Corners. Para não fugir do que já vinham fazendo, criaram uma ligação de Donna com a Mulher-Maravilha.

Em 1966 o time ganha sua própria revistinha, a Teen Titans, e em 1968 um novo membro é inserido: Roy Harper, o Ricardito, fechando a lista de membros fundadores. Ele foi considerado fundador pela importância que desempenhou no período em que esteve presente 

Como você deve ter percebido, até aqui os heróis eram apenas os sidekicks ou versões jovens de heróis já consagrados da DC. Essa era a fórmula até então. Conforme os personagens foram ganhando sucesso isso foi mudando.

Em 1970 a equipe recebeu mais reforços, só que dessa vez uma mistura de personagens que já eram publicados com personagens criados exclusivamente para a equipe. 
Um milionário chamado Loren Jupiter ofereceu uma proposta de financiar equipes com heróis juvenis e os Titãs aceitaram, o que os levaram a encontrar mais pessoas na mesma causa.
Rapina e Columba (que já existiam desde 1968) entraram primeiro, junto com a estreante Lilith, enquanto perseguiam um criminoso em comum. No mesmo ano de 70, só que algumas edições depois, a equipe encontra o boxeador de rua Mal Duncan, que também entra para a equipe querendo ajudar. E um ano depois eles encontram o homem das cavernas Gnarrk, que fica no time por um tempo. Essa equipe ficaria sem modificações até 1977, quando a namorada de Mal, a Abelha, entra na equipe, assim como uma jovem bizarra que se intitulava Filha do Coringa. Ainda durante a década de 70, a Aquagirl ajudou bastante a equipe por estar sempre com o namorado Garth, então uma ganha um cargo como membro honorário.
E com essa formação fechamos o primeiro período dos Jovens Titãs, o time que ficou conhecido como "equipe original".

JOVENS TITÃS "ORIGINAIS"
ROBIN
(Dick Grayson)
KID FLASH
(Wally West)
AQUALAD
(Garth)
MOÇA-MARAVILHA
(Donna Troy)
RICARDITO
(Roy Harper)
LILITH
RAPINA
(Hank Hall)
COLUMBA
(Don Hall)
GNARRK
(John Gnaark)
GUARDIÃO
(Mal Duncan)
ABELHA

(Kareen Beecher)
FILHA DO CORINGA
(Duela Dent)


Nesse período os titãs enfrentaram um grande problema. Enquanto tentavam combater uma ameaça eles acabaram provocando a morte de um homem, o que fez todos eles abandonarem suas carreiras de heróis por um período. Eles só voltaram quando foram inocentados, mesmo assim Rapina e Columba nunca voltaram para a equipe.
Também nesse período, especificamente em 1977 na edição #50 da Teen Titans, surge uma ramificação do time: os Jovens Titãs da Costa Oeste. Foi formado por Lilith para enfrentar um inimigo pessoal seu. Ela liderava e o time tinha ainda na composição: Rapina, Columba e Gnaark do time original, além dos novatos Águia Dourada, Bat-Girl e, direto da Patrulha do Destino, o Rapaz-Fera. 
Essa motivação um tanto mesquinha fez os Titãs da Costa Oeste se tornarem rivais dos membros remanescentes dos Jovens Titãs, pelo menos por um tempo. Depois que o problema foi resolvido Lilith abandonou o time e Rapina ficou na liderança, só que ele era péssimo nisso e o time se desfez.
Na mesma época o time original dos Jovens Titãs também se desfez.

Novos Jovens Titãs
O retorno veio em 1980 com os Novos Jovens Titãs. Isso aconteceu porque uma jovem chamada Ravena apareceu com um pedido de ajuda, já que seu pai (um demônio de outra dimensão chamado Trigon) estava perseguindo-a e ameaçava toda a Terra. Ela praticamente manipula os jovens heróis para que se juntem no combate contra Trigon.
Apenas três dos cinco fundadores retornaram para essa nova formação, sendo eles Robin, Kid Flash e Moça-Maravilha. O Rapaz-Fera sai da Patrulha do Destino e é reapresentado como membro dos Titãs, agora se chamando de Mutano. Ciborgue também entra para o time e esse protótipo de equipe encontra a princesa alienígena Estelar, que aceita se juntar a eles. Esses são considerados os membros fundadores dos Novos Jovens Titãs.
Em 1983 mais dois membros entram e um deles tem uma história curiosa. Uma propaganda para alertar as crianças sobre o perigo das drogas iria usar os Jovens Titãs como personagens, devido a popularidade, e seriam publicados pela Keebler, a segunda maior produtora de biscoito dos Estados Unidos. Porém o Robin, e só o Robin, era licenciado pela Nabisco (a maior produtora de biscoitos) porque ele já pertencia aos produtos do desenho dos Super Amigos. Então criaram o Protetor, um herói que lembra bastante o Robin e existiu apenas para substituí-lo naquela publicidade.
O segundo membro foi a Terra e já veremos sua importância nisso tudo.

NOVOS JOVENS TITÃS
ROBIN
(DICK GRAYSON)
KID FLASH
(Wally West)
MOÇA-MARAVILHA
(Donna Troy)
MUTANO
(Garfield Logan)
RAVENA
(Rachel Roth)
ESTELAR
(Koriand'r)
CIBORGUE
(Vic Stone)
TERRA
(Danny Chase)
PROTETOR
(Jason Hart)

É também em 1980 que temos a primeira aparição da Torre Titã. Ela foi construída por Silas Stone como um presente para o filho, o Ciborgue, em uma forma de compensar a culpa que sentia por transformá-lo em metade máquina. A Torre Titã é um elemento muito presente nas histórias, pois é o quartel-general do grupo e onde acontece grande parte das interações entre personagens.
Os anos 80 trouxeram mais maturidade aos quadrinhos e isso afetou até mesmo os Titãs. Foi aqui que eles pararam de enfrentar inimigos mais bobinhos para finalmente encararem ameaças mais sérias, como o próprio demônio Trigon. Ao lado de Trigon, outro dos maiores inimigos dos titãs é o Exterminador e foi aqui que ele surgiu também, mostrando aos titãs o que era um vilão de verdade.
Antes de falarmos mais dele, vale lembrar que dois membros entraram no time em 1984, enquanto Dick Grayson aposentou o manto de Robin e Wally deixou de ser o Kid Flash (ele viria a virar o Flash um pouco depois).

Agora podemos voltar ao Exterminador, que nos traz uma das grandes histórias dos titãs: O Contrato de Judas. Uma história em quatro partes publicada em 1984 revela que Terra era na verdade uma espiã implantada no time. Ela trabalhava para o Exterminador e não era só isso, também tinha um romance com ele. O fato do Exterminador ser um homem de meia-idade e Terra ter dezesseis anos foi bem controverso na época. Mas enfim, Terra passa para Slade todas as informações sobre como derrotar os titãs e, um por um, o Exterminador consegue o que queria. Ele só não conseguiu capturar Dick Grayson.
Adeline, a ex-esposa de Slade, encontra Dick e lhe passa todas as informações sobre o vilão. Disposto a resgatar seus amigos, Dick sai da aposentadoria, mas se sente velho demais para usar o uniforme de Robin, então surge com uma nova identidade: Asa Noturna. Lembram-se o que eu disse sobre maturidade? Essa é uma das maiores provas. O filho de Adeline com Slade, Joseph, também está disposto a ajudar. Ele é nomeado um titã também e seria chamado de Jericó.
Os dois conseguem encontrar os titãs e derrotar Slade (que ficou um pouco abalado de ter que enfrentar o próprio filho). Mas, no meio disso, Terra fica fora de controle e acaba desabando todo o local em que estavam, morrendo no processo.

Depois dessa aventura trágica a equipe foi reformulada e ganha os seguintes membros: 

JOVENS TITÃS (reforços)
JERICÓ
(Joseph Wilson)
ROBIN
(Jason Todd)
PANTHRA
(Rosabelle Mendez)
ESTRELA VERMELHA
(Leonid Kovar)
KOLE
(Kole Weathers)
BEBÊ GNU
FANTASMA



Jericó acabaria se tornando um inimigo futuramente. Aqui termina os Novos Jovens Titãs como conhecemos e já veremos o porquê.

Pós-Crise
Em 1985 tivemos um evento que atingiu todo o universo DC, a Crise nas Infinitas Terras, que marcou várias reestruturações em muitas equipes. Inclusive vários membros dessa última tabela de reforços que coloquei morreram no evento. Logo depois veio a Zero Hora, que chegou bagunçando ainda mais as linhas do tempo. Nessa fase o Asa Noturna abandonou a equipe, deixando a liderança com Roy Harper, que agora se chamava Arsenal. Ele submeteu a equipe ao governo americano, em troca de terem suas pendências perdoadas (como destruição de cidades ao combater vilões, por exemplo). A equipe foi quase toda refeita:

JOVENS TITÃS (equipe do Arsenal)
ARSENAL
(Roy Harper)
IMPULSO
(Bart Allen)
LANTERNA VERDE
(Kyle Rayner)
SUPERGIRL
(Matrix)
TERRA
(Tara Markov)*
DETONADOR
(Grant Emerson)
DEVASTADORA
(Rose Wilson)
MINION
(Jarras Minion)
MIRAGEM
(Miriam Delgado)
*Essa Terra era uma impostora disfarçada.
Mas essa formação não durou muito, já que o governo cortou o financiamento da equipe e ela se desfez completamente.

Em 1999 houve um retorno da equipe, agora chamados apenas de Titãs, pois estavam velhos demais para o "Jovens" no começo. Os membros mais antigos vieram com seus novos codinomes: Dick como Asa Noturna, Wally como Flash, Garth como Tempest, e Donna como Troia. E alguns mais novos retornaram, como Estelar, Mutano e Ciborgue, além de termos membros estreantes no time:

TITÃS
ASA NOTURNA
(Dick Grayson)
FLASH
(Wally West)
TEMPEST
(Garth)
TROIA
(Donna Troy)
FLECHA VERMELHA
(Roy Harper)
ESTELAR
(Koriand'r)
RAVENA
(Rachel Roth)
MUTANO
(Garfield Logan)
CIBORGUE
(Vic Stone)
ARGENTA
(Antonia Monetti)
JESSE QUICK

(Jesse Chambers)
DETONADOR
(Grant Emerson)
 
Nessa mesma época uma equipe chamada Justiça Jovem foi criada pelos heróis da nova geração.
Nessa época Jason Todd já havia morrido no clássico Batman: Morte em Família e foi substituído pelo terceiro Robin, Tim Drake. Ele, Superboy, a nova Moça-Maravilha, Impulso, Segredo e Flechete formam a Justiça Jovem original.
Titãs e Justiça Jovem viram alvos de uma androide que havia acabado de chegar à Terra: Brainiac 8, também conhecida como Indigo. Esse evento foi publicado com o nome de Dia de Formatura e marcou os times para sempre. Indigo acaba invadindo os Laboratórios S.T.A.R., soltando um Superman robô que não funcionava bem (e por isso agia buscando apenas morte e destruição). Nos confrontos com o robô, Lilith e Donna Troy morrem, abalando a todos. Por isso Asa Noturna decide decretar o fim dos Titãs e a Justiça Jovem faz o mesmo, com todos se separando.

Uns anos depois do Dia de Formatura, Estelar, Ciborgue e Mutano resolvem recriar os Jovens Titãs. De 2003 a 2011 vários novos jovens heróis foram recrutados para o time, criando a maior formação que ele já teve. Ela junta até mesmo membros que foram da Justiça Jovem:

JOVENS TITÃS (pós-Dia de Graduação)
ROBIN
(Tim Drake)
MOÇA-MARAVILHA
(Cassandra Sandsmark)

SUPERBOY
(Kon-El)
AQUAGIRL
(Lorena Marquez)
RICARDITA
(Mia Dearden)
MISS MARTE
(M'gann M'orzz)
GRANADA
(Amy Allen)
BESOURO AZUL
(Jaime Reyes)
SUPER-CHOQUE
(Virgil Hawkins)
SOLSTÍCIO
(Kiran Singh)
SUPERGIRL
(Kara Zor-El)
LABAREDA
(Bette Kane)
OSÍRIS
(Amon Tomaz)
JOVEM FRANKENSTEIN
KID ETERNIDADE
(Christopher Freeman)
KID DEMÔNIO
(Eddie Bloomberg)
PEQUENA BARDA
MOLÉCULA
ENIGMA
ZATARA
(Zachary Zatara)
REBENTO
(Luke O'Brien)
RAPINA
(Holly Granger)
COLUMBA
(Dawn Granger)
GARRA
PODEROSO
MÁS Y MENOS
Marvin White
Wendy Harris

ROBIN
(Damian Wayne)


Podemos observar algumas coisas interessantes aqui. Estão praticamente recriando um time que parece ser o reflexo juvenil dos heróis consagrados, meio que voltando às raízes do que eram os Jovens Titãs. Inclusive alguns heróis, como Capitão Átomo e Caçador de Marte, ganharam sidekicks no time. Grande parte ali foi só para fazer volume mesmo, visto que nem possuem tanto desenvolvimento (nem os nomes verdadeiros foram revelados).
Mesmo sendo um dos últimos a entrar o time, Damian Wayne assume a liderança por um breve período que vai desde a saída de Tim Drake até o fim da equipe.
Nessa época os Titãs ganham grande foco e público por conta da estreia do desenho animado na Cartoon Network, que foi um baita sucesso. Vários dos heróis aí em cima ganharam uma versão no desenho, mesmo que um pouco modificada.
O contrário aconteceu também, mas não com esse desenho animado e sim com outro bem mais antigo: Super Amigos. Lembram-se daqueles dois jovens que apareciam de vez em quando com um cachorro? Marvin e Wendy foram criados para o desenho e agora recebem suas versões nos quadrinhos. Eles tomavam conta da Torre Titã.

Em 2010, uma revista especial chamada Titans Villains for Hire apresentou a criação de um novo time de vilões. O Exterminador recruta alguns vilões e cria um grupo de mercenários de alta letalidade. Uma prova dessa letalidade é que, logo na primeira missão, eles matam Ryan Choi, o Eléktron. Depois ainda são contratados para matar Lex Luthor.
Nessa fase o Arsenal já estava numa fase bem ruim. Ele havia perdido o braço e estava indo de mal a pior por conta do uso de drogas, até se tornar quase um vilão e entrar para o grupo também. Outro ex-titã também entrou para o time, Osíris. No final ele fica assim:

TITÃS VILÕES DE ALUGUEL
EXTERMINADOR
(Slade Wilson)
LINCE
(Jade Nguyen)
TATUADO
(Mark Richards)
ÍGNEA
(Carla Moretti)
ARSENAL
(Roy Harper)
 OSÍRIS
Amon Tomaz

Novos 52
Como vocês devem saber, em 2011 a DC realizou um reboot em suas histórias. Tudo que existiu antes disso deveria ser esquecido. Os Jovens Titãs, é claro, foram refeitos e tiveram uma formação nova, agora liderados por Tim Drake (com o nome de Robin Vermelho) e sem qualquer um dos membros clássicos. Isso até 2013, quando em Teen Titans Vol 4 #23 Ravena e Mutano entram para  equipe de novo. Esses dois últimos voltam bem diferentes, já que nos Novos 52 Ravena usa um uniforme com algumas penas e um visual que lembra mais um corvo mesmo, enquanto Mutano agora está com os poderes ampliados e não é mais verde, e sim vermelho. Inclusive todo o visual da equipe puxa bastante para o vermelho, mas provavelmente sem significado específico.
Vale lembrar ainda que, nos Novos 52, o Ciborgue é um membro fundador da Liga da Justiça, ganhando uma cadeira fixa por lá e por isso se desvincula completamente dos Titãs.
Alguns outros personagens, mesmo que sua história possa ter sido reconstruída nesse novo reboot, continuaram na formação da equipe, como Cassandra Sandsmark e o Superboy. Portanto o time se fecha assim:

JOVENS TITÃS (Novos 52)
ROBIN VERMELHO
(Tim Drake)
KID FLASH
(Bart Allen)
MOÇA-MARAVILHA
(Cassandra Sandsmark)
SUPERBOY
(Kon-El)
MUTANO
(Garfield Logan)
RAVENA
(Rachel Roth)
CASAMATA
(Miguel Barragan)
PODEROSA
(Tanya Spears)
SOLSTÍCIO
(Kiran Singh)
RASTEJADORA
(Caline Patterson)
QUIMERA
(Ra’ut L’lwer)
SUPERBOY
(Jon Lane Kent)

Essa fase teve bastante reconhecimento pela representatividade ao apresentar um membro assumidamente homossexual, o Casamata, e a nova versão da Poderosa, que é negra. Foi tão representativo que teve até um "membro especial": Danny, a Rua, que era exatamente isso, uma rua com consciência própria.
Assim como um surgimento rápido, a equipe acabou cedo. Até porque eventos maiores apareceram para corrigir a bagunça sem sentido que foi os Novos 52.
Havia muitas inconsistências nesse período, em algumas histórias eram mencionados que outras versões dos Titãs nunca existiram, mas escritores em outras histórias acabavam citando eventos dessas outras formações. Era uma grande falta de organização, como se todos os escritores estivessem fazendo o que quisessem sem se darem conta de que estavam em um universo compartilhado.

Alguns anos depois a DC começou a trazer coisas do passado de volta. Ela restabeleceu o multiverso na saga Convergência e em Titans Hunt contou a história de que Lilith havia apagado a memória de todo mundo, fazendo-os esquecer de que aquele time lá dos anos 60 havia existido. Quando isso é desfeito, toda essa história que lemos até aqui volta a fazer parte da cronologia oficial.

DC Rebirth
Esse novo quase-reboot da DC de 2016 mostra as consequências do que os Novos 52 trouxeram.
Agora existem duas equipes:


Asa Noturna lidera os Titãs, uma equipe com membros mais velhos e que remonta aos tempos clássicos que o nome carrega. O reencontro entre eles é bem emocionante, afinal estamos falando de uma equipe de amigos de longa data.

TITÃS (na edição #1)
ASA NOTURNA
(Dick Grayson)
DONNA TROY
FLASH
(Wally West)
TEMPEST
(Garth)
ARSENAL
(Roy Harper)
LILITH

Os Jovens Titãs, liderados com mãos de ferro por Damian Wayne (o novo Robin), carregam de fato o legado do time trazendo de volta membros importantes (como Ravena, Estelar e Mutano) além de completos novatos da editora, como a Crush (a filha do Lobo) e Jon Kent (o filho do Superman).

JOVENS TITÃS (na edição #1)
ROBIN
(Damian Wayne)
ESTELAR
(Koriand'r)
RAVENA
(Rachel Roth)
MUTANO
(Garfield Logan)
SUPERBOY
(Jon Kent)
AQUALAD
(Jackson Hyde)
KID FLASH
(Wally West)
FLECHA VERMELHA
(Emiko Queen)
CRUSH
(Xiomara Rojas)
DJINN

ROUNDHOUSE
(William Wu)



Durante algumas publicações do Exterminador vimos sua relação com seus filhos e sua vontade de ressuscitar um deles, Grant. Nesse período o Wally West original surge, pois foi dito que esteve preso na Força de Aceleração. Vocês se lembram do Wally West negro (vou chamar de Wally II) que surgiu nos Novos 52 e até serviu de inspiração para a série de TV? Pois bem, na época ele era mesmo o Wally, porém o Rebirth estabelece que isso foi só uma grande confusão, onde, além de terem o mesmo nome, até as mães tinham nomes iguais. O Wally original (que vou chamar de Wally I) havia sido apenas esquecido por causa de algum evento misterioso e agora estava de volta. O Exterminador vê que pode salvar os filhos usando os poderes dele. A partir daí os Titãs, Jovens Titãs e o Exterminador participam de um crossover publicado em 2017 chamado Contrato de Lázaro.

E então, novamente, o Exterminador formou sua própria versão dos Titãs, contando com seus filhos e antigos aliados:

TITÃS DO EXTERMINADOR
EXTERMINADOR
(Slade Wilson)
JERICÓ
(Joseph Wilson)
DEVASTADORA
(Rose Wilson)
TERRA
(Tara Markov)
PODEROSA
(Tanya Spears)
Wally West

No decorrer e conclusão dessa história muita coisa muda. Ravena, Mutano, Estelar e Aqualad saem dos Jovens Titãs, sendo que os dois primeiros se juntam aos Titãs logo em seguida. Jon também deixa o time. Wally II sai dos Jovens Titãs, depois entra para o time do Exterminador e logo depois acaba voltando ao original.
Atualmente o time de Damian conta apenas com Wally II, Crush, Djinn e Roundhouse. Eles são considerados a atual encarnação dos Jovens Titãs.
Já nos Titãs, aquela formação foi vista na edição #1 da revista título. Lá pra #9 temos a introdução de mais um membro clássico: a Abelha. E em uma edição especial temos o retorno de Ravena e Mutano ao grupo, como citei uns parágrafos acima, e também temos a entrada da Miss Marte e da Aço, fechando a nova formação. Em fevereiro de 2019 será lançada a edição #31, com a história em que Kyle Rayner, o Lanterna Verde, também entra para os Titãs. Portanto, além dos seis que estão na tabela lá em cima, temos ainda:

TITÃS (novos membros)
ABELHA
(Kareen Beecher-Duncan)
MISS MARTE
(M'gann M'orzz)
AÇO
(Natasha Irons)
MUTANO
(Garfield Logan)
RAVENA
(Rachel Roth)
LANTERNA VERDE
(Kyle Rayner)

É aqui onde paramos, por enquanto.

Ainda estou pensando em como vou fazer com alguns outros grupos relacionados com histórias paralelas, como a Justiça Jovem, mas por enquanto é isso.

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Como que você colocou essas bordas azuis claros em volta da foto dos personagens? Estou tentando fazer isso a tempos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma tabela normal (se você ainda não souber fazer, recomendo ver esse site http://www.clem.ufba.br/tuts/html/c09.htm), eu só adicionei uma cor ao fundo (bgcolor=######) e tirei a borda (border=0).

      Excluir