Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Regras para a lista de personagens mais poderosos de Dragon Ball


Enfim está chegando a tão pedida/esperada lista com os 100 personagens mais poderosos de Dragon Ball!
Esse post é o número 999 do blog, por isso quis fazer algo especial para o post número mil.

Aqui vou explicar as regras para o post que virá a seguir, então é importante ler esse primeiro. Vamos lá.

Regras

1. Estou considerando personagens de todas as produções relacionadas à marca Dragon Ball, o que inclui filmes, OVAs (embora eles não tenham nos dado tantos personagens poderosos) e o tão polêmico Dragon Ball GT, além de fillers e especiais. A única exceção é os jogos.
        1.1. Não me importa se você gosta ou não do GT, o que importa é que ele foi oficial por anos e nos apresentou conceitos consideráveis, então vai estar aqui também. O único problema com DBGT é a dificuldade para estabelecer comparações, já que ficamos meio sem parâmetros. Vou tentar contornar esse problema da melhor forma que eu conseguir.

2. Considerei os personagens que são resultado da combinação de dois ou mais como personagens diferentes. Isso inclui fusões, absorções e coisas semelhantes. Transformações não configuram posições diferentes, então a posição onde, por exemplo, o Gohan estiver está contando suas formas de SSJ, SSJ2, a forma mística, etc.

3. Ainda com a regra anterior, a posição na lista leva em consideração o ápice do personagem. Isso vai além das obras, ou seja, se o ápice de um personagem só existe no mangá é de lá que vou considerar. Esse ápice pode ser um pico de poder, a transformação mais poderosa, etc. Se for algo que dura pouco (como um acúmulo de energia muito alto, porém muito curto) eu vou considerar e colocar algumas punições.

O Gohanks é maneiro, mas não estará na lista
4. Sobre os jogos. Isso foi uma coisa que me deu muita dor de cabeça. É meio difícil definir uma escala de poder em um jogo que depende em partes da habilidade do jogador. E também há um pouco da deturpação de personagens já estabelecidos. Por isso nenhum personagem exclusivo de jogos será adicionado à lista. As versões para jogos de personagens originais do mangá ou do anime não serão consideradas. Isso significa que a regra 3 não se aplica se a versão mais poderosa do personagem é no jogo. Por exemplo, se o Personagem X é original do anime e teve seu ápice de poder no jogo, eu iria considerar seu poder no anime, ignorando o jogo. Acredito que assim fica melhor, porque evita as bizarrices e deturpações que encontramos nos games (tipo um Broly SSJ4).
          4.1. Fusões e transformações exclusivas dos jogos também não são consideradas. Então, por mais legal que o visual seja, você não verá o Cell-X por aqui. Esqueça também Gohanks, Vegeks, etc. 
             4.2. Nos primórdios dessa lista eu cheguei a rankear alguns personagens de jogos, mas depois tirei. Tinha o Demigra, Mira, Towa e até a Androide 21.

5. Alguns personagens foram removidos por dificuldade de encaixá-los. 
          5.1. Personagens sem poder de combate ou destrutivo, como o Dende e o Kami Sama, não entram porque eles não conseguiriam enfrentar outros inimigos.
          5.2. Tirei também os dragões (Shenlong, Porunga, o Super Shenlong, etc.).
          5.3. Estou excluindo personagens que não são originais de Dragon Ball ou que entraram em crossovers, como Arale, Sun Wukong e Beelzebub (mesmo que todos eles tenham sido criados por Akira Toriyama).
          5.4. Por um momento cheguei a incluir um personagem só citado: Zalama. Ele parece ser assustadoramente poderoso, afinal criou as super dragon balls, o que certamente o colocaria no Top 5. Mas sem nem saber o que é esse ser, não vale colocá-lo.
          5.5. Algumas listas que vi por aí incluem os guarda-costas do Zen-oh. Resolvi não colocá-los por não ter certeza do seu nível de poder.

6. Pode acontecer aqui uma coisa que aconteceu enquanto eu fazia uma lista semelhante. O personagem X possui uma habilidade muito eficiente contra todos os inimigos, menos contra o personagem Y, que tem uma habilidade que o permite rebater o poder do X. Então, Y venceria X. Mas Y não é mais forte que um personagem Z. Se fossem colocados numa lista como essa a ordem seria: X, Z e Y. Não é justo Y estar na frente só porque possui um poder que o faz vencer um personagem em específico, sendo que ele perderia para qualquer outro. Lembrem-se disso.

7. Só porque um personagem está acima de outros, não significa que ele derrota todos abaixo. Ou seja, se o personagem está na posição 60 não quer dizer que ele derrota todos os trinta e nove abaixo dele. Fazer confrontos diretos assim exige uma análise mais detalhada.

8. O personagem em 100º lugar não é o mais fraco da franquia. Considere que a lista continua descendo a contagem, indo para 101, 102, etc. e eu só estou mostrando os cem primeiros.
Como é uma lista muito longa os personagens da base estão quase em pé de igualdade entre si. Nas posições mais baixas os personagens são tão parecidos em nível de poder que poderiam muito bem subir ou descer uns dois níveis sem qualquer grande modificação. Então considere que foram diferenciados apenas por pequenos detalhes.

9. Grande parte dos personagens do topo foram mostrados no último arco de Dragon Ball Super, o Torneio do Poder. Ele possui regras peculiares, como a vitória para quem jogar o inimigo para fora da arena e a proibição de matar. Muitos personagens se destacaram lá, mas só porque podiam jogar pessoas pra fora. E outros seguraram seu poder para não matar os inimigos. Então o torneio não fornece um comparativo tão bom assim.
Outra coisa sobre o torneio é que, teoricamente, lá teria os lutadores mais poderosos do universo, então essa lista ficaria cheia só com eles. Mas como há muitos personagens bem aleatórios e sem significado, vou remover a maioria deles e deixar só os com mais destaque.

10. A lista tem mais de 100 personagens. E não estou falando isso por causa das fusões e sim porque algumas posições possuem mais que um personagem. Foi o jeito mais justo que encontrei de me decidir sobre algumas comparações impossíveis de chegar a uma conclusão.

11. E talvez uma das coisas mais importantes: Dragon Ball é uma coisa imprevisível! Pode surgir uma transformação inesperada em um personagem que ficou numa posição baixa e de repente ele sobe pro Top 20. Pode surgir ainda um personagem que de repente já seja uma das cinco criaturas mais poderosas do universo.

12. É óbvio que eu vou esquecer algum personagem, por mais que minha pesquisa tenha sido longa. Caso realmente seja um personagem que mereça ser inserido vou colocar ele no lugar devido, mas sem mudar a colocação geral. Por exemplo, se surgir um personagem entre os lugares 15 e 16 esses dois não mudaram seus lugares, apenas vai surgir uma posição "15,5" entre eles.

Agora, alguns comentários aos fanboys:
Tenho anos de experiência em discussões sobre Dragon Ball, principalmente na internet. Fóruns de comunidades no Orkut, discussões da Wikia de Dragon Ball, Reddit, e atualmente grupos no Facebook. Já passei por tudo isso e sei bem como os fanboys de Dragon Ball formam uma típica espécie de debatedores. Existem aqueles que tentam debater, porém usam argumentos bem esquisitos como "Se tal personagem estivesse motivado ele ganharia" e ficam usando escalas como "destruidor de...". E tem aqueles que nem debatem, chegam na ofensa "Você assistiu errado", "Tá tudo errado isso aí".
Não estou dizendo que todo fã de Dragon Ball é assim, mas a grande maioria com que tive contato é.
A minha mensagem é que quero que vocês comentem a vontade. Pode xingar, pode argumentar, eu vou ler todos e talvez responda todos. Nunca elimino comentários, mesmo que sejam ofensas e críticas pesadas. Podem olhar a lista dos 100 mais poderosos de Naruto, está cheia de críticas e eu deixo todas lá.
Só que essas discussões sem argumentos não levam a nada e eu não vou mudar a lista só por um comentário odioso. Não adianta dizer que tá errado sem dizer aonde e porquê. Um comentário bem estruturado e com bons argumentos tem muito mais chance de me convencer ou fazer eu me lembrar de algo que tinha esquecido, e por isso eu mudaria a lista sem problemas.

Por enquanto é isso.

VEJA A LISTA >> clique aqui

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Olá Phos, achei legal as regras para a grande lista dos mais poderosos de DB. Enfim, eu sei que deve ser chato ter comentários não relacionados ao seu post, mas à outra coisa. Mas talvez você me ajude. Estou tentando criar um blog desde 2016, mas sempre alguma coisa me faz desistir, muitas vezes é o próprio nome. Vim pedir algumas dicas, como você fez o seu menu (ponto de interrogação não tá funcionando no teclado) com essas imagens das logotipos dos animes e tal, como conseguiu colocar aquele "Linkwitchin" (quando você posta um post, daí tem outros posts embaixo recomendados), Porque eu não consigo colocar isso no meu blog de jeito nenhum. Enfim, são só essas duas perguntas. Cara, acho o seu blog o máximo um dos melhores, suas escritas são incríveis, muito melhores que vários sites por aí, o mais incrível é que seu blog tem diversos temas diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem alguns blogs e sites que podem explicar bem melhor do que eu como fazer essas coisas, já que eu mesmo aprendi com eles. E nem precisa saber muito de programação, porque eles mostram os códigos para usar. Vou deixar alguns pra você:
      Para usar o Linkwithin: http://www.cbblogers.com/2014/04/colocar-postagens-relacionada-blog/
      Algumas dicas de menus:
      http://www.mundoblogger.com.br/2010/04/menu-com-galeria-de-imagens-em-destaque.html
      http://www.coisasdeblogueiras.com.br/tutoriais/menu-de-categorias-personalizado-no-blogger/

      Excluir