Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 27 de abril de 2021

Os Jutsus Secretos do Sharingan em Naruto


 Em Naruto existem alguns jutsus especiais chamados de Hijutsus, que significam exatamente "técnicas secretas". Elas normalmente são passadas entre grupos e principalmente entre famílias. Às vezes são apenas técnicas ensinadas (como os jutsus de sombra do clã Nara e as técnicas de controle mental do clã Yamanaka), outros precisam de um requisito, o que ajuda a manter a técnica dentro de um clã específico, como é o Punho Gentil (que depende do Byakugan do clã Hyuuga) e os jutsus do Sharingan, assuntos desse post.

Nessa postagem eu vou focar apenas nos jutsus secretos principais, não vou entrar em técnicas derivadas (como as modificações do Amaterasu e o jutsu Flecha de Indra, que depende do Susanoo).

TSUKUYOMI 

O Tsukuyomi coloca o alvo em um genjutsu extremamente poderoso. A sensação do alvo é de estar em um outro universo dentro do qual o usuário do jutsu controla absolutamente tudo, incluindo a passagem de tempo, por isso é uma técnica perfeita para conduzir torturas e interrogatórios, afinal dá para fazer a vítima passar por dias de tortura sendo que no mundo real apenas alguns minutos se passaram.

Não é necessariamente usado para tortura. Como contado em sua novel, Itachi já usou o Tsukuyomi para colocar sua namorada, Izumi, em uma ilusão onde ela viveu uma vida inteira e feliz sem perceber que aquele não era o mundo real. Quando Izumi morreu de velhice na ilusão, ela morreu na vida real também (mesmo que fosse jovem e saudável).

Somente Itachi foi visto usando essa técnica.


AMATERASU

O usuário deve ativar o Amaterasu olhando para um alvo com o Sharingan. Então esse alvo começa a pegar fogo imediatamente, queimando com chamas negras. Essas chamas são impossíveis de serem apagadas, mesmo que com jutsus de água ou vento, e o fogo nunca apaga sozinho por mais que o tempo passe, o único jeito de acabar com o Amaterasu é com o alvo sendo completamente queimado ou o usuário parando-o.

Dá para dizer que, quando se é atingido pelo Amaterasu, o único jeito de escapar é desprendendo a parte que está pegando fogo (como o Raikage que cortou o próprio braço que estava em chamas). Portanto, existe um único jeito de escapar do Amaterasu e é evitando que ele te pegue, seja com supervelocidade ou com jutsus de teletransporte.

Já foi usado por Itachi e Sasuke.


SUSANOO

O Susanoo original se forma como um ser feito inteiramente de chakra sólido em volta do usuário, oferecendo proteção completa e perfeita, além de ter os seus próprios ataques e permitir que o usuário continue usando jutsus normalmente sem se preocupar com defesa própria.

Quem consegue dominar essa técnica pode ir muito além. É possível manifestar apenas alguns pedaços somente, como as costelas em torno do próprio corpo (para uma proteção completa sem perder agilidade por ficar gigante), braços gigantes e mais. Também é possível criar o Susanoo em outro lugar que não seja em volta de si mesmo, permitindo que ele ande livre e que o usuário faça outros movimentos. Madara mostrou-se capaz de invocar mais quem Susanoo utilizando clones como base.

Já foi usado por Madara, Itachi, Sasuke, Indra, Kakashi, Shisui (só em filler) e Hagoromo (também só em filler). 


KAMUI

O Kamui permite que o usuário se conecte com uma dimensão própria (que, por motivos óbvios, chamamos apenas de dimensão do Kamui), podendo transportar para lá a si mesmo ou qualquer objeto que ele foque o olhar. E somente o usuário pode trazer de volta o que transportou. Essa dimensão é quase toda escura e repleta de grandes cubos.

Qualquer pessoa que vá para a dimensão do Kamui se torna irrastreável, seu chakra some da dimensão comum. Obito conseguia usar essa técnica para transportar partes do próprio corpo e trazê-las de volta com tanta velocidade que dava o efeito de que ele estava atravessando objetos como se fosse intangível.

Somente os olhos de Obito desenvolveram o Kamui, então ele podia usar e Kakashi também (que estava com um de seus olhos). 


KOTOAMATSUKAMI 

O Kotoamatsukami é a técnica de controle mental mais poderosa que existe, pois ela é realmente um controle e não simplesmente uma ilusão para manipulação. Esse jutsu implanta memórias falsas na vítima, assim como várias sugestões, então a pessoa faz o que o usuário lhe ordenou acreditando que aquilo é o que ela realmente quer. Ou seja, a vítima é quem decide fazer tudo que está fazendo, por isso ninguém consegue identificar que ela está sendo manipulada.

Somente os olhos de Shisui desenvolveram essa técnica. Então somente Shisui e Danzou (que implantou um de seus olhos em si mesmo) a usaram.


IZANAGI

O Izanagi é uma das técnicas mais poderosas que existe porque ela muda pequenas partes da realidade como o usuário quiser. Imagine um genjutsu, o usuário consegue criar uma ilusão e controlar tudo o que acontece nela, já o Izanami faz exatamente o mesmo, só que com a realidade e não com uma ilusão.

Por tudo isso é uma excelente técnica para o usuário escapar da morte certa, como quando Obito a utilizou para fugir da técnica final de Konan. Porém existe um preço por esses segundos de controle sobre a realidade: usar essa técnica faz com que o olho do Sharingan utilizado fique permanentemente cego. Então é algo a se pensar bem. 

Madara e Obito já a utilizaram. Danzou também, mas com os muitos olhos que tinha implantado nos braços, por isso não tinha pena de usar o Izanagi.


IZANAMI

O Izanami tem um funcionamento complexo então vamos passo a passo. O usuário precisa primeiro escolher um momento e memorizar quais eram as sensações que ele estava sentindo nesse exato ponto. Depois, quando ele quiser fechar a técnica, deve relembrar essas sensações. E, com isso, escolhe um alvo. Com a técnica fechada, o alvo passa a viver um loop eterno dentro da própria cabeça e que ocorre começando no primeiro ponto e terminando no segundo, só para recomeçar exatamente como era.

Essa técnica é basicamente um genjutsu eterno, muito mais poderoso que o Tsukuyomi pois, além de impenetrável, ele afeta os sentidos do alvo e consegue transferir todos os danos, começando tudo de novo depois. 

Existe um único jeito de escapar e tem a ver com sua história. O Izanami foi criado para punir os Uchiha que usassem o Izanagi indiscriminadamente e terminassem por usá-lo contra outro Uchiha. Não importa o quanto a pessoa use o Izanagi para mudar a realidade para uma versão mais favorável, ele sempre irá retornar ao ponto de origem do ciclo. E ele só poderá sair de lá quando perceber o que fez e entender que o propósito desses jutsus não é seguir um caminho mesquinho. Assim, é possível sair do Izanami quando a vítima entende o que fez e deixa de fugir, ou seja, aceita o seu próprio destino.

Assim como o Izanagi um uso dessa técnica custa a visão de um Sharingan. Somente Itachi foi capaz de usá-la. Em um filler do anime uma personagem chamada Naori Uchiha também foi capaz de usar o Izanami.



_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Muito boa postagem, mas ali vc diz que o Izanami é um genjutsu impossível de se escapar.
    Só que não é bem assim. O Itachi (ou o próprio Kabuto, não lembro bem) explica que a vítima é capaz de escapar do ciclo infinito se puder reconhecer os resultados reais das suas ações e aceitar o seu destino.
    Essa é pelo menos uma maneira de se escapar do Izanami.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado, vou alterar o post. Obrigado pela ajuda!

      Excluir