Postagens relacionadas

Recent

sábado, 18 de julho de 2020

As fraquezas dos heróis e vilões da Marvel e DC

Seguindo uma recomendação/pedido nos comentários, fiz essa lista com as fraquezas dos heróis e vilões da DC e da Marvel!

Eu não consegui encontrar um jeito simples de listas isso, então fui apenas escrevendo tudo que eu lembrava e colocando os exemplos que vinham à cabeça. Então se vocês se lembrarem de mais alguém que eu esqueci basta dizer nos comentários que eu vou adicionar!

Antes de ir para as mais detalhadas, é bom começar com uma muito importante:

No fundo, apenas humanos
Isso vale para heróis que, apesar de extremamente versados em combate, uso de armas e equipamentos, ainda são apenas humanos. Isso quer dizer que estão vulneráveis à doenças, cansaço, condições climáticas, danos regulares (facadas, tiros, pancadas, etc.), limitados às próprias capacidades físicas e mentais humanas e por aí vai.
É o caso de: Batman, Justiceiro, Asa Noturna, Rorschach, Lex Luthor, etc.


Vulnerabilidade a elementos e substâncias
Agora é hora das fraquezas que são elementos ou substâncias, reais ou fictícias:

Kryptonita
A fraqueza mais famosa de todas, a ponto de ser usada como sinônimo no mundo real: "essa é a minha kryptonita". É um mineral que só existia no planeta Krypton, mas que foi sendo removido de lá com o tempo e, depois, espalhou pelo universo assim que o planeta explodiu completamente. Ela faz com que os kryptonianos fiquem enfraquecidos, debilitados e, se estiverem com energia solar no corpo e ativado os poderes, estes irão parar de funcionar.
No Universo DC pré-Crise existem várias cores de kryptonita, cada uma com um efeito diferente. Porém, no universo atual, só a de cor verde é natural, embora alguns outros tipos tenham sido desenvolvidos artificalmente a partir dela.


Ferro
Os elfos negros em geral, até mesmo os mais poderosos deles como Malekith, são extremamente vulneráveis ao ferro.
A feiticeira Morgana le Fay (da Marvel) também já mostrou ser vulnerável ao ferro, o que pode ser uma referência às antigas lendas medievais sobre bruxas terem essa fraqueza.

Adamantium
Alguns personagens possuem invulnerabilidade contra tudo. Ou melhor, quase tudo, já que no Universo Marvel existe o adamantium e ele pode cortar qualquer coisa. Luke Cage, por exemplo, só não tem sua pele invulnerável justamente contra esse metal. Então, tecnicamente falando, todo mundo é vulnerável a um golpe de adamantium (a menos que você use adamantium como defesa).
Existem isótopos (variantes com pequenas mudanças na sua constituição, mas que ainda são o mesmo elemento) do adamantium que produzem efeitos diferentes no Wolverine, como por um exemplo um que o deixa extremamente tonto e desnorteado.
E, por um tempo, houve histórias em que o adamantium envenenava Wolverine a ponto de levá-lo até sua ruína.

Prata
A prata é uma fraqueza lendária, então personagens que vêm dessas lendas normalmente a possuem, como é o caso do Drácula (assim como os demais vampiros) e do Lobisomem. Nesses casos, objetos feitos de outros metais são incapazes de ferir tais criaturas, a menos que estejam cobertos com prata. Às vezes pode acontecer até da mínima presença do elemento causar debilidade ou doença.

Alho
Assim como a prata, o alho é outra fraqueza vinda das lendas e afeta os vampiros como se fosse veneno.

Água
Água pode deter, até certo ponto, muitos personagens baseados em equipamentos elétricos, como o Dínamo Escarlate. Com o passar do tempo ferramentas à prova d'água foram desenvolvidas, evitando essa vulnerabilidade.
Ainda assim, heróis puramente elétricos, como Electro, ainda têm água como ponto fraco. Ela também é um pouco nociva ao Homem-Areia, pois faz ele virar lama e dificulta sua liberdade de movimento.

Fogo
No Universo DC existe uma divergência grande sobre a relação entre fogo e os marcianos, como o Caçador de Marte. Nas histórias originais a vulnerabilidade era algo real, intrínseco à raça, e o fogo era capaz de fazer qualquer marciano perder completamente suas capacidades de mudar de forma (quase derretendo), ao mesmo tempo em que eles ficam eufóricos, incapacitados de raciocinar direito. Tanto é que a maioria dos inimigos do Caçador são baseados em fogo. Nas versões mais recentes é dito que o medo de fogo é apenas algo psicológico.
Venom, assim como todos da sua raça klyntar (e isso inclui a simbiose com hospedeiros, como o Carnificina, Toxina, etc.) também já mostraram vulnerabilidade ao fogo.
Seres baseados em planta, como o Monstro do Pântano, também são vulneráveis.


Madeira
O primeiro Lanterna Verde, Alan Scott, tirava seus poderes de uma fonte mágica, então não dependia do que futuramente seriam apresentadas como as fontes de energia da Tropa dos Lanternas Verdes. A fraqueza de Alan era madeira, material em que a sua energia não tinha efeito e que podia destruir as estruturas e construtos que constrói. Ele até tinha inimigos baseados nisso, como um que era apenas um sujeito normal com um taco de beisebol.

Amianto
O amianto (ou asbestos) foi um material muito usado no século passado por causa da sua capacidade de isolar o calor, impedindo ele de passar. Aqui no Brasil conhecemos bem as telhas de amianto, aquelas cinzas e lisas. Só que foi substituído aos poucos (ou deveria) depois que descobriram que ele é cancerígeno. Enfim, as chamas do Tocha Humana (tanto o original quanto o novo, do Quarteto) não conseguem penetrar amianto e são barrados por esse isolante térmico. Inclusive, surgiram inimigos deles baseados inteiramente no material, como o Homem-Amianto.

Materiais naturais
Antes das reformulações dos Novos 52, a Poderosa era vulnerável a materiais naturais não processados, ou seja, coisas encontradas na natureza que ainda não sofreram modificações humanas. O projétil de uma arma pode ter vindo de um minério de metal, só que passou por processos para transformá-lo naquilo, então tiros não perfuram sua pele. Mas um simples galho pode. Uma pedra lhe causa mais dano que um tiro. Era uma das fraquezas mais esquisitas dos quadrinhos, só que agora as fraquezas da Poderosa são iguais às do Superman.


Cloreto de etila
O Homem-Aranha tem algumas fraquezas naturais, como ser vulnerável ao efeito de gases e golpes comuns (até aí, quem nunca, não é mesmo?). Ele e os demais heróis com poderes de aranha compartilham uma fraqueza especial: cloreto de etila. É uma substância relativamente comum, presente em anestesias, tintas, cosméticos e mais coisas, incluindo alguns sprays contra insetos (que, provavelmente, é a origem que os roteiristas tiveram para escolher essa substância).

Cor amarela
Uma das fraquezas mais ridículas dos quadrinhos era a dos Lanternas Verdes modernos. Trocaram madeira pela cor amarela! Por um bom tempo todos os Lanternas Verdes não conseguiam usar o poder de seus anéis contra objetos amarelos. A explicação para isso é que, há incontáveis anos, os Guardiões aprisionaram a entidade do medo, Parallax (cuja cor no espectro de emoções é o amarelo), dentro da bateria que alimentava os Lanternas Verdes. Agora que Parallax já está fora da bateria essa fraqueza não existe mais.

Calor
Muito calor faz com que o Homem-Borracha fique molenga, impedindo qualquer mudança de forma e, caso já esteja transformado, essa forma se desfaz. O mesmo acontece com o Senhor Fantástico.
Já o Rino, na fase em que ao invés de uma armadura ele usava uma pele sintética revestindo todo o corpo, tinha problema com calor já que o traje não o deixava suar. O suor é um sistema do corpo para regular temperatura e, sem ele, Rino desmaiava.

Erva chinesa
Existe uma erva desconhecida que só existe na China e é o único ponto fraco de Fin Fang Foom, clássico inimigo do Thor e do Homem de Ferro. A erva faz Fin adormecer por longos períodos de tempo.

Sangue de anjo
No Universo Marvel o sangue de anjos tem poder curativo, exceto para a raça de mutantes de aparência demoníaca neyaphem, onde tem efeito contrário e machuca bastante. Alguns neyaphem conhecidos são Noturno e seu pai Azazel.

Táquions
O Doutor Manhattan pode ser um dos seres mais poderosos do universo e aparentemente indestrutível, mas até ele tem uma fraqueza. Na verdade, é algo que debilita seus poderes, não necessariamente o deixa mais fraco. As partículas conhecidas como táquions, se atingirem o Doutor, bagunçam completamente sua perceção, embaralhando o que ele vê e sente do presente, passado e futuro.

Radion
O radion é uma substância fictícia do Universo DC. É extremamente nocivo aos Novos Deuses, agindo praticamente como a kryptonita para os kryptonianos, por isso pode machucar severamente seres aparentemente indestrutíveis, como Darkseid.
Um caso bem famoso e recente foi quando Batman derrubou Darkseid após baleá-lo com uma munição feita de radion.


Vulnerabilidade a objetos específicos
Essa vai para alguns personagens cuja fraqueza está em um objeto específico, normalmente mágico.

Espada Muramasa
Por muito tempo o Wolverine parecia indestrutível graças ao seu fator de cura acelerado. A espada Muramasa, uma katana antiquíssima, tinha uma lâmina mágica capaz de cancelar esse fator, fazendo com que seus cortes demorassem muito mais para regenerarem. Assim, essa foi, por muito tempo, a única arma capaz de matar o Wolverine.
Atualmente a espada foi destruída, derretida para ser transformada em munição, mas não sabemos bem aonde isso foi parar.

Orbe de Rá
O Orbe de Rá é um item do Antigo Egito construído a partir de um meteorito. Sua radiação foi a responsável por criar o primeiro Metamorfo e, ao mesmo tempo, é a única coisa que pode pará-lo.

Vulnerabilidade à outros poderes

Magia
Magia pode afetar quase todos os seres no Universo DC e no Universo Marvel, porém alguns heróis são especificamente vulneráveis a ela. O Superman, por exemplo, aguenta socos de qualquer um, menos se a força do golpe vier de uma fonte mágica (como acontece com o Shazam).

Telepatia
O Fanático é conhecido como um ser imparável e sua única fraqueza está em receber ataques telepáticos. É por isso que ele usa um elmo gigantesco que protege seu cérebro de qualquer tentativa de invasão.

Mutantes do quantum juice
O quantum juice foi o apelido dado ao mutagênico que afetou diversas pessoas em Dakota City, dando superpoderes a alguns dos atingidos. O Super-Choque, que foi um dos que ganhou poderes, parece ser um pouco mais vulnerável às habilidades advindas do quantum juice do que a um superpoder normal. Por exemplo, ele é imune a eletricidade, mas uma pessoa que ganhou controle sobre choques também graças ao quantum juice conseguia eletrocutá-lo.


Dependência de equipamentos
Essa vai para personagens cujo ponto fraco é depender de algum ou alguns equipamentos. Para derrotá-los ou enfraquecê-los severamente basta remover esse(s) equipamento(s).

Dependência das armas
Heróis como o Arqueiro Verde e o Gavião Arqueiro podem se garantir no mano a mano, porém perdem a maior porcentagem de suas habilidades quando estão sem o arco e as flechas.
O mesmo acontece que o Capitão Bumerangue sem seus bumerangues, o Amarra sem suas cordas, o Flautista em a flauta e por aí vai.

Dependência de um traje
Às vezes, um traje faz o herói/vilão. Se você tirar isso dele, já era. É o caso de heróis como o Aço, o novo Besouro Azul, Gladiador Dourado e de vilões como o Arraia Negra e o Senhor Frio. Ainda poderia citar o Lex Luthor, porém já vimos ele causar muitos problemas só de terno e gravata.
O Homem de Ferro, obviamente, se encaixa aqui, mas quero falar dele mais pra frente em outra subcategoria.

Dependência de um item especial
Esse é até pior que o de perder armas. Enquanto o Amarra, após perder suas cordas, poderia tentar se virar procurando mais fios e cabos, alguns personagens dependem de um item único e especial, se não puderem tê-lo é o fim de verdade.
Todo Lanterna Verde torna-se um espécime normal se tiver o anel de energia retirado do seu dedo. Aliás, qualquer um que use tais anéis, como os lanternas de outras cores. Alguns ainda continuariam em vantagem por serem de espécies alienígenas naturalmente poderosas, como o gigantesco Kilowog, só que isso não vale para todos.
Nos primórdios de suas histórias, o Thor não podia ficar mais que um minuto sem tocar no martelo. Se ficasse, ele perdia todos os poderes e voltava à forma humana.
Outro bom exemplo é o Doutor Destino, que precisa de seu elmo para fazer magia.


Dependência da tecnologia
Depender demais de componentes eletrônicos e digitais pode ser uma fraqueza das grandes, visto que esses equipamentos podem ser desativados com o uso de ferramentas como um pulso eletromagnético, ou simplesmente podem ser invadidos e hackeados.
O Homem de Ferro, se tiver a armadura desativada, torna-se pior que um humano comum: vira um humano comum preso em algo que limita seus movimentos completamente. Ele pode cair enquanto estiver no voo, ser jogado na água para afogar, ser cozinhado dentro da armadura, etc.
Já o Ciborgue, como parte máquina, fica muito vulnerável se alguém o invadir, porque basicamente vai ser como se ele estivesse recebendo um controle mental. Mais ainda, um controle sobre partes específicas do corpo.
Essa fraqueza vale para todos que se baseiam unicamente em objetos tecnológicos, como: Abutre, Visão, Doutor Octopus

Dependência de forças ou energias externas
Essa vai para personagens que derivam seus poderes a partir do abastecimento constante de alguma energia ou força. É diferente do Superman, por exemplo, que pode absorver energia solar e depois ficar um tempo sem recarregar. Os personagens dessa subcategoria se tiverem o suprimento cortado, ficam sem poderes na mesma hora.
É o que acontece com o Nova e os membros da Tropa Nova, que ganham seus poderes por contra da chamada Força Nova, que é canalizada através de seus elmos. A Tropa dos Lanternas Verdes é quase igual, mas pelo menos eles mantém mais poder mesmo sem carregar com a bateria central.
Muitos personagens da Marvel drenam seus poderes da Força Negra que vem de outra dimensão, como é o caso do Manto.

Vulnerabilidades mais gerais

Necessidade de energia
Esse é um problema que deveria atingir uns 90% dos personagens de quadrinhos. De onde o Ciclope tira energia para os raios? Ou dos raios do Darkseid? Pelo menos uma grande porcentagem ainda o possui. Consiste na necessidade de energia que o personagem tem para continuar utilizando seus poderes.
O Superman, por exemplo, só ganha poderes graças à radiação do Sol, então precisa se expor a ela algumas vezes. Não é sempre porque suas células conseguem guardar o excesso para usar depois, mesmo assim o Superman ainda pode absorver em grandes quantidades para ficar ainda mais poderoso.
O Flash gasta muita energia para correr, então ele precisa estar constantemente repondo com comida.
E por aí vai.

Armas perfurantes
Ok, novamente isso é algo que pode machucar muitas pessoas. Mas essa é a maior fraqueza atualmente da Mulher-Maravilha. Ela aguenta muito bem golpes de concussão e impacto, porém perfurações tendem a ferir sua pele (por isso ela tenta ao máximo bloquear flechas e tiros com os braceletes).

Necessidade constante de água
Todo ser humano precisa de água para viver, mas o que estou falando aqui é daqueles que precisam estar em contato direto com água quase que constantemente para não morrerem.
É o caso de praticamente todos os heróis "submarinos" ou baseados em água, como Namor, Aquaman e o Homem-Anfíbio.
No caso específico do Namor, a falta de água não só o deixa enfraquecido como também faz com que ele comece a sofrer com mudanças de personalidade.


Dizer alguma palavra específica
Os heróis que recebem poderes do Mago Shazam, como o próprio Shazam e o Adão Negro, precisam dizer a palavra mágica SHAZAM para se transformarem. Quando a dizem novamente, voltam à sua forma humana. Sendo assim, se ficarem impossibilitados de falar eles serão humanos normais com fraquezas comuns. Caso já estejam transformados, o que é preciso fazer é simplesmente obrigá-los a dizer SHAZAM, que voltarão ao normal e ficarão vulneráveis.
O caso do Mr. Mxyzptlk é um pouco parecido. O único ponto fraco que tem é que ele volta para sua dimensão original caso alguém o faça pronunciar o próprio nome ao contrário. Um jeito de fazer isso é distrai-lo e fazê-lo ler algo onde o nome aparece ao contrário.

Não poder falar ou emitir sons
Zatanna, mesmo sendo absurdamente poderosa, ainda tem uma fraqueza bem simples. Como para conjurar suas magias ela precisa pronunciar palavras de trás para frente, basta deixá-la em silêncio que ela poderá fazer nada. Uma fita adesiva na boca e ela se torna uma humana incapaz de usar qualquer magia.
A Canário Negro o mutante Banshee possuem o poder de ampliar a potência de seus gritos, para isso precisam, primeiro, conseguir gritar. Então qualquer coisa que impeça a emissão, como uma simples dor de garganta, já é um problema.


Barulhos altos e poluição sonora
Por conta da sua audição aguçada, o Demolidor é extremamente sensível a qualquer som alto demais. A mistura desregulada de sons também é prejudicial, pois ele usa as vibrações para se localizar e quando está tudo misturado é impossível distinguir qualquer direção ou objeto próximo.
Venom e os klyntar são vulneráveis a ataques sônicos, fazendo eles largarem dos hospedeiros para fugirem.

Sobrecarga nos sentidos
Quase a mesma coisa que o item anterior, na verdade. Personagens com sentidos aguçados (audição, tato, olfato, etc.) ficam desnorteados e confusos quando há excesso de informação e seus receptores ficam lotados. A X-23 é muito afetada quando  há cheiros fortes, por exemplo, assim como o caso já citado do Demolidor com sua audição.

Falta de controle sobre o próprio poder
Alguns poderes são tão extremos que os seus usuários não conseguem controlá-los. Podemos colocar aqui praticamente todo personagem com poderes acima do normal, só que quero destacar alguns.
Dorothy Spinner, da Patrulha do Destino, consegue fazer coisas que ela imagina se tornarem reais, como seus amigos imaginários. Porém, às vezes, seu poder faz efeito mesmo quando ela não quer e coisas horríveis podem sair de sua mente para o mundo real.

Poderes que não "desligam"
Poderia entrar na subcategoria anterior, mas eu quis fazer essa separada porque nesse caso não é como se o poder fosse desregulado. A maior fraqueza de personagens como Ciclope, Vampira e Raio Negro está no fato de que seus poderes nunca desligam. O Ciclope está constantemente emitindo raios pelos olhos, então basta remover seus óculos que ele sequer poderá ficar de olhos abertos sem correr o risco de machucar aliados e destruir tudo a sua volta. A Vampira fica impedida de tocar em qualquer pessoa, impedindo que ela seja resgatada, por exemplo. Já o Raio Negro nunca pode falar, pois qualquer emissão de som que sai de sua boca é destrutiva.


Dependência de emoções
Essa vai para personagens com poderes que dependem do seu estado emocional e que isso acaba agindo como uma desvantagem na maioria das vezes.
A Magia, dos Novos Mutantes, pode expressar magias boas ou negativas dependendo de como está o seu humor. Tempestade e Homem de Gelo podem diminuir ou aumentar o alcance e potência dos poderes conforme o ânimo. No caso do Homem de Gelo, suas estruturas de gelo derretem bem mais rápido se ele estiver encarando incertezas, tristeza, coisa do tipo.

Fraquezas causadas por distúrbios e doenças
Muitas vezes o ponto fraco de um personagem não é derivado de uma condição do seu poder e sim do estado em que o próprio ser se encontra. Essa categoria é para heróis e vilões que ganharam vulnerabilidades por conta de fatores que podem afetar qualquer pessoa no mundo real. Incluí aqui doenças, distúrbios, fobias e semelhantes.

Alcoolismo
Tony Stark, o Homem de Ferro, tinha um vício em álcool muito conhecido, o que inspirou a história que é considerada a melhor do herói, O Diabo na Garrafa. Atualmente está recuperado.
Posteriormente Tony ajudou Carol Danvers, a Capitã Marvel, que também tinha problemas com álcool a ponto de entrar em batalhas contra vilões enquanto estava embriagada, se expondo a muito mais risco.
O Homem-Mariposa, das histórias de Watchmen, sofreu tanto com o alcoolismo que precisou ser internado. Esse foi mais um dos jeitos que Alan Moore, o autor das HQs, encontrou para destruir a imagem dos super-heróis como indivíduos perfeitos.


Vício em outras drogas
Nunca o debate sobre uso de drogas tinha sido levado tão a sério nos quadrinhos até 1971, quando a DC trouxe uma história mostrando Roy Harper (o clássico Ricardito, então chamado de Arsenal) viciado em heroína. O vício derrubou o herói por bastante tempo e marcou drasticamente a mudança daquele herói infantil em um adulto.
Não é preciso nem dizer que Bane deveria estar aqui. O vilão usa uma substância chamada "veneno" para aumentar sua força física, como se já não fosse forte o suficiente. Mesmo sendo uma pilha de músculos, Bane quebra o estereótipo, pois também é muito inteligente, o que o tornaria um vilão imparável (vide A Queda do Morcego, como ele derrotou o Batman). Entretanto, o abuso de veneno debilitou sua mente, deixando-o menos inteligente com o tempo.
Outros personagens que já passaram por problemas com drogas incluem: Batman, Cavaleiro da Lua, Patriota e o Fera.


Agora, alguns que foram debilitados por doenças.

Câncer
Um câncer sem tipo especificado foi a maior fraqueza do Capitão Marvel (Mar-Vell) original por muitos anos. Seus poderes conseguiram manter as células cancerígenas sob controle por muito tempo, prolongando um pouco mais sua vida, mas não foi o suficiente. A morte de Mar-Vell para o câncer é um marco dos quadrinhos.
Jane Foster, quando já era a nova Thor, já enfrentou um câncer de mama. John Constantine, por sua vez, teve um câncer de pulmão que gerou a história famosa por ter lhe dado imortalidade.


Problemas do coração
Wally West, inicialmente, tinha um problema do coração que ele descobriu quando ainda era o Kid Flash. Acabou tendo que usar um marca-passo por anos, mas atualmente está recuperado.

Estresse pós-traumático
A maior fraqueza de Jessica Jones veio de seu tempo mantida como prisioneira sob controle do Homem-Púrpura. Isso a impede de agir como heroína, fez com que ela desenvolvesse alcoolismo e abala constantemente o uso de sua superforça. Fez anos de tratamento para superar, então essa fraqueza não é tão presente atualmente.
Existem personagens que possuem estresse pós-traumático, porém isso não os abala e sim os motiva a continuarem lutando, como é o caso do Justiceiro e do Batman. Isso não indica que eles são mais fortes ou coisa do tipo, apenas que lidaram com o distúrbio de uma forma diferente, como acontece na vida real.


Há ainda alguns casos com problemas psicológicos que não necessariamente são distúrbios:

Desejo por perder
Thanos é praticamente invencível, principalmente quando está com as Joias do Infinito, porém já foi estabelecido que ele nunca se acha digno suficiente de vencer e conquistar o que quer, por isso acaba (sem nem perceber) sabotando os próprios planos inconscientemente. Comece a reparar nas histórias em como o motivo dele ser derrotado foi criado diretamente ou indiretamente por ele mesmo.
Também já foi abordado que o Charada possui o desejo de ser capturado. É por isso que ele manifesta o seu transtorno obsessivo por enigmas e pistas que, se forem resolvidas, levam até ele ou estragam o seu plano.

Insegurança
O Gladiador tem os poderes completamente dependentes de sua força de vontade e confiança em si mesmo. Se ele duvidar das capacidadesde de seus poderes, estes já nem farão efeito. Dois bons exemplos disso: uma vez quando o Senhor Fantástico conseguiu que o Gladiador ficasse inseguro e seus raios laser sequer machucaram o patriarca do Quarteto; e outra vez em que ele ficou tão inseguro e isso o deixou tão fraco que ele perdeu para o Míssil (dos X-Men).
Os poderes do Capitão Britânia estão diretamente ligados à sua autoconfiança também. Se ela for abalada, ele vai ficar cada vez mais fraco.

Fraquezas bem específicas
A última categoria é para fraquezas que são tão específicas que nem consegui colocar nas anteriores. Esse conceito é muito abordado com os poderes mutantes, porque eles já nascem com condições.

Nas suas primeiras histórias, a Mulher-Maravilha tinha uma vulnerabilidade bem peculiar: se seus pulsos fossem amarrados por um homem, ela perdia completamente os poderes e ficava bem fraca. Poderia ser qualquer corda, até a mais fraca possível. A explicação naquele universo era a chamada Lei de Afrodite, que enfraquecia a amazona que tivesse os braceletes unidos. Mas todo mundo sabia que isso era, na verdade, uma desculpa para deixar Diana amarrada. Isso surgiu por conta do seu criador, William Moulton Marston, que tinha uma obsessão em colocar elementos de bondage (prática que envolve amarração e restrição dos movimentos quase sempre com fins eróticos) em suas histórias.


O Quarteto Fantástico (Senhor Fantástico, Mulher-Invisível, Coisa e Tocha Humana) compartilha uma fraqueza: todos os membros precisam ficar consideravelmente próximos um do outro (de preferência no mesmo planeta, no mesmo universo). Se ficarem muito afastados os poderes vão enfraquecendo e sumindo.

A magia do Doutor Estranho não funciona muito bem contra coisas baseadas inteiramente em ciência, como robôs. Ele não poderia alterar um circuito eletrônico com magia, precisaria fazer algo externo para mexer com ele.

A Lince Negra não consegue respirar enquanto está atravessando algo sólido (atenção aqui: enquanto está atravessando, não quando está na forma intangível), por isso ela não pode ficar muito tempo dentro de uma parede, por exemplo, ou tentar atravessar algo muito grosso.

O Noturno precisa saber o lugar para onde vai teleportar, o que o impede de ir para lugares que nunca viu antes. Caso lembre-se do lugar, mas não como está agora, ele pode acabar surgindo dentro de um móvel (que não estava ali antes), por isso o ideal para ele é ir para um lugar em que consiga ver naquela mesma hora.

A ganha várias fraquezas quando entra na sua forma de areia. Água pode deixá-la lenta, vento muito forte dispersa sua poeira com facilidade e calor extremo a transforma gradualmente em vidro (o que limita seus movimentos).

A partir do momento em que pisa na Terra o Etrigan começa a ficar cada vez mais fraco conforme o tempo passa. Para recuperar as forças ele precisa voltar ao inferno, o que o impede de ficar muito tempo seguido entre os humanos.

Lilith Clay, dos Titãs, é uma telepata com um grande problema em mente: toda vez que ela faz uma ligação telepática com alguém (seja para mandar uma mensagem ou ler os pensamentos) ela fica com um breve resquício de personalidade e memórias do alvo. Com o tempo, sua cabeça fica lotada de memórias que nem são dela, além de traços de personalidade que afetam drasticamente a sua própria.

_ _ _ _ _

Como eu disse, provavelmente esqueci vários casos, então me lembrem aí nos comentários para que eu possa ir atualizando!

Até a próxima postagem!

5 comentários:

  1. PODIA FAZER UMA POSTAGEM SOBRE AS LUAS SUPERIORES E INFERIORES DE DEMON SLAYER

    ResponderExcluir
  2. A mulher maravilha também tinha uma fraqueza com o sangue de centauro e o senhor destino pelo amuleto de Anúbis

    ResponderExcluir
  3. Fala sobre os inimigos da liga da justiça sombria

    ResponderExcluir