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terça-feira, 29 de outubro de 2019

Como fazer o Goblin Slayer no Dungeons and Dragons 5e

Se você joga RPG, mais especificamente Dungeons and Dragons (5ª edição), e está querendo fazer o Goblin Slayer como personagem jogável esse é um guia completo e detalhado para criá-lo a partir do nível 1 até o nível 8.
Eu não vou fazer até níveis mais altos porque não quero mais adiar essa postagem (ela já está a meses nos rascunhos), mas se muita gente se interessar posso fazer mais níveis depois.


Vou fazer bem passo a passo, assim mesmo que você não tenha muita experiência vai conseguir entender todas as habilidades do personagem!

RAÇA
Essa foi a escolha mais fácil e óbvia. O personagem será um humano, porém com um traço alternativo. O chamado Humano Variante dá +1 em dois atributos, proficiência em uma perícia e um talento logo no nível 1. Vou dizer o que escolher mais adiante.
Alguns mestres não aceitam o humano variante. Se você não puder usá-lo recomendo que comece com o humano normal e vá até o quarto nível de Patrulheiro, porque o talento que vamos pegar é bem importante logo no início.

CLASSES:
Fazer o Goblin Slayer com uma classe só seria impossível, então optei pelo multiclasse. A dúvida ficou entre começar como guerreiro ou patrulheiro, que são as classes que quero combinar. Em questão de dados de vida eles são idênticos, em proficiências dá quase na mesma, então são alguns detalhes que me fizeram escolher começar com patrulheiro e depois aprimorar com níveis de guerreiro. Como vou fazer o personagem até o nível 8, teremos um personagem Patrulheiro 3/Guerreiro 5.
Como eu disse antes, se não der para escolher Humano Variante faça um Patrulheiro até o nível 4 para pegar o talento mais rápido. 
Se multiclasse não for permitido, você pode escolher Guerreiro ou Patrulheiro, acho que ambas podem cumprir bem o papel do personagem.

ATRIBUTOS:
Vamos focar o personagem em Destreza e logo vocês verão o porquê. Para se tornar o mais geral possível, vou usar os valores padrão para atributos (15,14,13,12,10,8), mas se seu mestre quiser que você role os atributos, siga a ordem do maior para o menor como vou descrever.

Como vamos pegar níveis de Patrulheiro a destreza é importante, além de que o Guerreiro tem essa versatilidade também. Algumas das armas que vamos usar, como a espada curta, tem Acuidade (Finesse) como característica, o que significa que você pode rolar os ataques com um modificador de força ou destreza, basta escolher. Então ela ficará com o valor mais alto, 15. E terá o +1 da raça.
Para melhorar as habilidades de percepção e rastreamento, o próximo valor mais alto será em Sabedoria.
Depois, para dar mais resistência, vem Constituição com 13. Acho que fica legal colocar o outro +1 da raça aqui, assim o bônus de constituição fica em +2.
A ordem de Inteligência e Força não faz muita diferença aqui, porém acho interessante deixar o carisma baixo para representar a falta de habilidades sociais que o Goblin Slayer possui.

Então ficamos assim:
  • FORÇA: 12
  • DESTREZA: 16
  • CONSTITUIÇÃO: 14
  • INTELIGÊNCIA: 10
  • SABEDORIA: 14
  • CARISMA: 8
ANTECEDENTE
A escolha certa é o Herói do Povo, um herói reconhecido entre a população por proteger pessoas de monstros e criaturas do mau.
Esse antecedente dá alguns itens que veremos na sessão Equipamento, as perícias Adestrar animais e Sobrevivência, proficiência em Ferramentas de artesão e veículos terrestres.

ARMADURA
Essa parte será melhor você conversar com seu mestre. O Goblin Slayer não possui peças pesadas de armadura, mas sua placa de peito é bem visível. Porém essa armadura não vem no pacote inicial, por isso seria melhor você conversar com seu mestre se ele deixa trocar a armadura inicial por uma placa de peito (armadura média, temos proficiência). Ela fornece uma CA de 14 mais o modificador de destreza (máximo de +2).
Essa é a melhor armadura que se pode pegar sem receber algumas desvantagens, por isso talvez seu mestre encrenque um pouco com a ideia. Se ele não deixar, fique com a armadura de couro mesmo, que dá 12 mais o modificador de destreza.

EQUIPAMENTO:
O equipamento inicial que vem com o patrulheiro vai nos fornecer uma boa base. Eu vou ficar com o padrão porque o tesouro inicial é rolado no dado, então como vai variar muito essas dicas não serviriam.

As opções são as seguintes:
(a) camisão de malha ou (b) armadura de couro
  • Decidimos isso no tópico anterior Não escolhi o camisão de malha porque ele dá desvantagem em testes de Furtividade, algo bem ruim para o personagem.
(a) duas espadas curtas ou (b) duas armas simples corpo a corpo
  • Vamos ficar com as duas espadas curtas, pois são as mais úteis para combate em ambientes confinados como as tocas dos goblins. Além disso, não há outras armas simples que seriam de grande utilidade ao personagem.
(a) um pacote de explorador ou (b) um pacote de aventureiro
  • Vamos com o pacote do explorador.
Um arco longo e uma aljava com 20 flechas
  • Essencial para Goblin Slayer. O arco causa 1d8 de dano.

Então, no geral, o equipamento do personagem tem:
Armas:
  • Duas espadas curtas
  • Arco longo e 20 flechas
Itens: 
  • Ferramentas de artesão
  • Pote de ferro
  • Roupas comuns
  • Mochila
  • Pé de cabra
  • Martelo
  • 10 pítons
  • 10 tochas
  • Caixa de fogo 
  • 15 metros de corda
Dinheiro:
  • 10 po
Alimento:
  • 10 dias de ração
  • Cantil

Origem: classe, antecedente, pacote.


Na imagem que está na capa dessa postagem podemos ver os equipamentos do Goblin Slayer, se você quiser seguir ela à risca então vamos continuar aqui. Lembrando que para isso será preciso usar a opção Tesouro Inicial. No caso do patrulheiro se rola 5d4 e multiplica por 10, o que dá um mínimo de 50 peças de ouro e um máximo de 200. Recomendo fortemente, se for rolar o tesouro inicial, comprar as armas e armadura primeiro, depois pensar nesses itens extras. Lembrando que há ainda 10 peças de ouro pelo antecedente.
Se não quiser pode ir para a próxima sessão.

Da imagem já conseguimos o pote de ferro, a espada, o martelo, o cantil, as tochas e a corda. Essa é a lista de compras do que falta com os preços totais:
  • 4 adagas (8 po)
  • 1 machadinha (5 po)
  • 1 lanterna coberta (5 po)
  • Saco de dormir (1 po)
  • 2 garrafas de vidro (2 po)

Algumas coisas aí podem mesmo ficar de fora, como as garrafas, mas você que sabe. Alguns itens da imagem, como ganchos, não achei no Livro do Jogador, então não tem como determinar o preço. Converse com seu mestre para decidir isso.

Então é um gasto de 21 peças de ouro a mais para deixar o equipamento completo.

PERÍCIAS
Não é bom escolher primeiro a perícia extra que o Humano Variante dá, antes escolha entre as opções da classe, porque são mais limitadas. Abaixo eu coloquei todas que serão escolhidas:


  • Furtividade
  • Natureza
  • Percepção
  • Investigação
  • Adestrar animais
  • Sobrevivência

Origem: classe, antecedente, raça.

Tudo isso vai simular as habilidades do Goblin Slayer em rastrear goblins, investigar as cavernas e sobreviver nas jornadas.

TALENTOS 
Com o humano variante já começamos com um talento. O perfeito para o Goblin Slayer se chama Explorador de Masmorras. Dentro de uma masmorra/caverna/toca você ganha vantagem em testes de Investigação para achar passagens e portas secretas, pode encontrar armadilhas sem perder velocidade de exploração e ainda por cima ganha vantagem em testes para evitar ou resistir a armadilhas. Caso ainda caia nelas, você recebe só metade do dano. É perfeito para entrar nas tocas dos goblins.

Ao chegar no quarto nível de Guerreiro vem mais um talento. Aqui eu vou oferecer algumas opções, fica a seu critério escolher a que mais se adapta ao que o seu grupo pode estar precisando ou a situação da sua campanha:
Alerta: é bom para começar em primeiro no combate e não ser surpreendido.
Robusto: caso esteja precisando de mais pontos de vida.
Sentinela: ajuda a controlar a movimentação dos inimigos no combate.
Mestre do Escudo: como não cobrimos nenhuma vez o escudo do Goblin Slayer, pegar esse talento pode fazer isso.

Ah, na possibilidade de seu mestre não permitir talentos, use os incrementos de habilidade para aumentar principalmente a destreza, assim você melhora seus ataques e ainda torna a defesa mais alta.

Agora vamos ver como avançar o personagem e o que ele ganha em cada nível. Na cor normal do texto eu vou deixar o que a habilidade dá e em vermelho estão meus comentários:

NÍVEL 1: Patrulheiro 1

Inimigo Favorito: representa a experiência que o personagem tem em combater, caçar e rastrear certos tipos de criaturas. Normalmente você pode escolher entre bestas, constructos, etc., porém no nosso caso vamos escolher a versão alternativa: duas raças humanoides. A primeira, obviamente, é goblin e a segunda poder ser orc (ou qualquer outra que você achar mais justa)
Essa habilidade lhe dá vantagem em testes de Sobrevivência para rastrear goblins e orcs e em testes para se lembrar coisas sobre eles, além de lhe dar um idioma extra relacionado à espécie.


Explorador natural: vamos escolher o ambiente Floresta, que acho mais amplo para o Goblin Slayer. Isso significa que enquanto o personagem estiver numa floresta ele não pode se perder (só por algum efeito mágico), pode achar mais comida, está sempre em alerta, consegue saber o número exato de criaturas que estiver rastreando e mesmo que o terreno seja difícil isso não o atrasa. Se estiver sozinho ele ainda consegue ficar furtivo.

NÍVEL 2: Patrulheiro 2

Estilo de luta: se for usar as duas espadas ao mesmo tempo, escola Luta com duas armas, se for usar só uma escolha Duelismo. Ainda pode escolher Defensivo, que é bom também. Isso eu deixo livre.

Conjuração: Como vocês devem saber, o Goblin Slayer não costuma usar magias, então minha primeira recomendação seria simplesmente ignorar que seu personagem pode conjurar. Se você achar que isso o deixa muito fraco, cheque a lista de magias e procure algumas que se encaixam melhor ao cenário que está enfrentando.
Eu acho melhor deixar os espaços de magia para o Prontidão Primitiva que vem no próximo nível.


NÍVEL 3: Patrulheiro 3

Arquétipo de Patrulheiro: Aqui vai uma decisão muito importante. Existem boas opções em outros livros, como o Xanathar, mas como tem quem não deixe usar esses livros, vamos ficar com as opções do Livro do Jogador, além de que o arquétipo Caçador que tem nele é uma opção incrível.

Ainda no nível 3 você já ganha uma habilidade desse arquétipo:
Presa do Caçador: existem três opções e vamos escolher a seguinte:
  • Destruidor de Hordas: perfeito pro Goblin Slayer enfrentando vários goblins ao mesmo tempo. Com isso você consegue atacar uma criatura e, no mesmo turno, atacar outra que esteja próximo (1,5 m de distância) desse primeiro alvo. Fica perfeito com o arco e com o fato de goblins sempre atacarem em grupo.

Prontidão Primitiva: gastando uma ação e um nível de magia você consegue observar atentamente a sua volta para procurar outras criaturas. O alcance é de 1 milha (1,6 quilômetros) e dura 1 minuto de foco para cada nível de magia gasto.

Daqui pra frente pegaremos apenas níveis de Guerreiro, dando início ao multiclasse.

NÍVEL 4: Patrulheiro 3 / Guerreiro 1

Estilo de Luta: mais um estilo de luta, agora vamos escolher Arquearia, cobrindo as excelentes habilidades do Goblin Slayer com arco e flecha e também no arremesso de lanças, como já vimos que ele tem. Agora você tem +2 em ataques com armas a distância. É claro que você ainda pode escolher outro estilo, como decidimos lá no nível 2.

Retomar o Fôlego: Essa habilidade é como buscar uma última reserva de estamina no seu corpo. Quando chegar no seu turno, como uma ação bônus, você pode recuperar 1d10+nível de guerreiro de pontos de vida. Recupera com um descanso curto ou longo.

NÍVEL 5: Patrulheiro 3 / Guerreiro 2

Surto de Ação: Usando isso, você ganha uma ação extra no turno. Recupera com um descanso curto ou longo.

NÍVEL 6: Patrulheiro 3 / Guerreiro 3

Arquétipo Marcial: pensei bastante aqui, porque o Guerreiro é minha classe favorita e eu gosto bastante do arquétipo Mestre de Batalha, porém eu acredito que o estilo de combate do Goblin Slayer esteja longe das manobras elaboradas, então vamos ficar com o Campeão.
Já vem com uma habilidade ainda nesse nível:
  • Crítico Aprimorado: agora seus ataque são críticos se cair 19 ou 20 no dado.


NÍVEL 7: Patrulheiro 3 / Guerreiro 4

Talento ou Incremento de Habilidade: já discutido na sessão de Talentos.

NÍVEL 8: Patrulheiro 3 / Guerreiro 5

Ataque Extra: toda vez que você usar a ação Ataque no turno, você pode atacar uma segunda vez. É bem útil quando há mais de um inimigo, como são as hordas de goblins.



_ _ _ _ _ 

Bem, é isso. Espero que tenham gostado. Se usarem, contem nos comentários como ficou, sugestões de correções e melhorias são muito bem vindas. E não deixe de comentar que outro personagem você gostaria de ver adaptado.
Já estou pensando em fazer de um certo saiyajin enfurecido...

Até a próxima postagem!

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