Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Amazonas de Temiscira - Personagens da DC Comics - Parte 64

Procurei colocar algumas amazonas que trazem mais informações sobre a história, costumes ou eventos especiais do povo, por isso tive que recorrer a algumas representantes bem antigas. O grupo teve algumas modificações, afinal existe nos quadrinhos há bastante tempo (é da Pré-Crise, até), então algumas vezes escolhi apenas uma história para a personagem, a mais importante, enquanto para outras tive que comentar as versões que existem.

RAINHA HIPÓLITA
Hipólita foi criada pelos deuses usando as almas de todas as mulheres que foram mortas pelas mãos de homens. Os deuses colocaram essas almas no fundo do Mar Egeu, na Grécia, e da lama saíram as primeiras amazonas, sendo que Hipólita foi a primeira a sair. Todas as amazonas foram agraciadas com presentes das deusas, como a inteligência de Atena e as habilidades de caça de Artémis. Ela e sua irmã Antíope deveriam dividir o governo do reino como duas rainhas em harmonia, porém quando a irmã foi embora, Hipólita se tornou a única rainha de Temiscira. Após fazer uma filha do barro os deuses lhe deram vida, gerando Diana, que se tornaria a Mulher-Maravilha. Em outras versões da história, Diana nasceu de um relacionamento de Hipólita com o deus supremo Zeus.

ANTÍOPE
Antíope foi a segunda a sair da lama do Mar Egeu, depois de Hipólita. Na verdade, por conta da criação, Antíope é considerada irmã gêmea de Hipólita. Três mil anos atrás, os heróis Héracles e Teseu, com seus exércitos, se aproveitaram e embriagaram as amazonas, as estupraram e destruíram sua cidade. Antíope reuniu algumas amazonas para buscar vingança, iniciando uma campanha bem violenta que matou muitas pessoas pela Grécia. Hipólita foi contra, então houve um rompimento entre as duas, com Antíope deixando para trás o símbolo de sua governança. Após longas campanhas, Antíope morreu e as amazonas que foram com ela se estabeleceram nos desertos do Egito, fundando o grupo conhecido como Amazonas de Bana-Mighdall.

PHILLIPUS
Philippus era uma oficial dos exércitos de Egera, a primeira capitã da guarda real de Temiscira. Quando Egera se sacrificou heroicamente para salvar seu povo, Philippus foi bem afetada, começando por mudar completamente seus pensamentos em favor do heroísmo. E também herdou o posto de capitã, o que a tornou a pessoa mais próxima, como protetora, amiga e conselheira, da Rainha Hipólita. Ao mesmo tempo também é a general de mais alto nível das amazonas. Por ser a melhor lutadora da ilha foi a escolhida por Hipólita treinar sua filha, Diana, antes desta se tornar uma heroína conhecida.

HESSIA
Hessia era a melhor curandeira entre as amazonas, conhecedora de cristais e rituais regenerativos. Enquanto ainda estava em Temiscira ela era uma grande amiga de Diana. Não fica muito claro se foi por escolha própria ou não, mas ela saiu de Temiscira em determinado momento, embora seja insinuado que ela pode ter sido banida. Passou a viver em Londres, adotando uma vida normal dando aulas de artes marciais. Quando o Superman foi infectado pelo vírus Apocalipse e se tornou um monstro, Diana foi ajudada por Hessia, que voltou a ativa, usando sua armadura especial e armas de combate.

MENALIPPE
Menalippe é a principal sacerdotisa das amazonas. E também é a oráculo de Temiscira, o que a torna a principal mensageira para transmitir os comunicados dos deuses do Monte Olimpo. Conforme as amazonas se isolaram do mundo e até mesmo dos deuses, Menalippe foi a única que continuou em comunicação com as divindades. Além de tudo isso é um tipo de conselheira para a Rainha Hipólita.

IO
Io é, além de uma guerreira, a responsável pelas forjas de Temiscira, criando armas e armaduras para suas companheiras. Ela construiu duas armas de propriedades opostas: o raio de cura púrpura que regenera quem é atingido e uma arma com laser desintegrador. Por conta do poder destrutivo e mortal dessa segunda, ela prefere ser lembrada e conhecida apenas pelo raio de cura. Quando Diana ainda vivia entre as amazonas, Io tinha uma paixão secreta por ela. Também participou da competição para se tornar a próxima Mulher-Maravilha, chegando entre as finalistas.

PENTHESILEA
Penthesilea é irmã de Hipólita. Na linha do tempo comum, muitos séculos atrás, liderou as amazonas na Guerra de Troia e morreu como uma heroína lutando contra o lendário Aquiles em campo de batalha. Na linha do tempo do Flashpoint, ela era uma das generais da Rainha Diana e, secretamente, estava envolvida em um romance com o Mestre dos Oceanos. Foi uma das responsáveis pela guerra entre amazonas e atlanteanos, orquestrada com o Mestre dos Oceanos para que Diana e Aquaman se matassem e eles dois pudessem se erguer como os novos líderes.

PÍTIA
Pítia é uma das guerreiras mais reconhecidas, enfrentando diversas guerras pelas amazonas. Certa vez uma bebê foi encontrada pelas deidades marinhas após um naufrágio e Pítia se ofereceu para cuidar dela, gerando uma ligação telepática entre as duas. Essa criança é Julia Kapatelis, que se tornou amiga de Diana depois de adulta, enquanto vivia fora de Temiscira, pois teve de sair da ilha quando cresceu, tendo suas memórias apagadas. Pítia, inclusive, também não se lembrava, mas percebia a ligação entre as duas.

MAGALA
Magala era uma mulher das cavernas que foi assassinada por um homem. Gaia, a Mãe-Terra, pegou sua alma, sabendo que ela seria a primeira de muitas, e a colocou na lama do Mar Ageu quando as amazonas foram geradas. Magala manteve suas feições pré-históricas, embora tenha adquirido toda a habilidade social que as demais conterrâneas têm. Mesmo assim, tornou-se reclusa e passou a estudar magia, virando um tipo de eremita em Temiscira. Foi ela quem criou um espelho que, ao refletir a imagem de Diana quando esta era criança, tirou uma parte da alma da garota e, com isso, futuramente deu origem à Donna Troy.

HELLENE
Hellene era uma historiadora e membro de uma espécie de senado que as amazonas possuíam para decidir algumas leis do povo. Era uma ferrenha opositora da abertura de Temiscira para o mundo de fora, temendo pela segurança de suas companheiras. Era uma amiga próxima de Diana, que tentava convencê-la de que o mundo era seguro e que tinha pessoas boas. Infortunadamente, em sua primeira viagem diplomática aos Estados Unidos, Hellene foi assassinada pela Mulher-Leopardo. Esse foi um dos maiores choques nas relações das amazonas com o mundo exterior e na vida de Diana.





_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Senti falta da Nubia, a amazona negra que de vez em quando aparece substituindo a Diana como Mulher Maravilha. Ela vai aparecer em outra lista?
    E a fonte pra origem das personagens aqui é uma fonte atual dos quadrinhos? Ou mais antiga? Pq acabei me confundindo em alguns momentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a escrever o texto da Nubia aqui, mas na última hora eu troquei pela Hessia, porque achei melhor passar ela para a lista de aliados da Diana (já que ela já foi até uma Mulher-Maravilha também).
      Sobre a origem, eu acabei fazendo uma bagunça de linhas temporais. As últimas são praticamente todas pré-Crise, antes dos anos 70. Na Penthesileia eu tive que menciona a linha do Flashpoint porque é aonde ela tem mais destaque. Então ficou meio misturado, mas é porque as amazonas existem há muito tempo nos quadrinhos, muita coisa aconteceu. Acho que vou deixar isso mais claro no post.

      Excluir
    2. Achei confuso por causa do que foi dito sobre a Antíope liderar as Amazonas de Bana Mighdall, pra mim a líder sempre foi a Artemis, então suspeitei que provavelmente seria uma origem de outros tempos
      Por falar em Bana Mighdall, será que as personagens de lá rendem uma lista?
      Sempre tive curiosidade de saber mais sobre elas, inclusive o pq desse nome, Bana Mighdall, que até hoje desconheço o significado

      E é bom saber que a Núbia vai estar em outra lista de aliadas da WW, é uma personagem muito bonita e interessante, mas pouco aproveitada nos quadrinhos eu acho. Eu pesquisaria uma outra sucessora da Mulher Maravilha também chamada Orana, acho que pode chamar a atenção de quem não conhece essa personagem

      Parabéns pelo trabalho, fico ansioso por mais continuações!

      Excluir
    3. A Antíope não foi bem uma líder, foram as seguidoras dela que fundaram esse grupo das amazonas depois da sua morte. E isso foi séculos atrás, então acho que a Artemis só assumiu depois. Eu acho que não consigo juntar uma lista só com as amazonas de Bana-Mighdall porque não tem tantos membros conhecidos, então estou pensando se misturo elas com outro grupo (como outras amazonas), principalmente porque quero muito escrever sobre a Artemis.

      De nome não me lembro dessa Orana, vou pesquisar e tentar ler as histórias dela, obrigado pela dica!

      Excluir