Postagens relacionadas

Recent

sábado, 21 de setembro de 2019

Lu Bu vs Thor - As Lutas de Shuumatsu no Vakyrie/Record of Ragnarok

Shuumatsu no Vakyrie ou Shuumatsu no Walküre, ou ainda Record of Ragnarok, é um mangá bem interessante que comecei a ler recentemente.

A história é a seguinte: os deuses de vários panteões (como gregos, hindus, nórdicos, etc.) se reúnem a cada 1000 anos. Porém, dessa vez, eles decidem que querem acabar com a humanidade. Só que uma Valquíria invoca uma antiga lei que diz que os humanos podem se salvar se vencerem um torneio: um humano enfrenta um deus em uma batalha um contra um. São treze combates e o primeiro que vencer sete ganha. Se os deuses ganharem a humanidade é destruída, se os humanos ganharem eles podem continuar existindo. (Esse texto será repetido em toda postagem, caso haja novos leitores!).

Resolvi postar sobre ele para comentar cada uma das batalhas apresentadas. Vou falar principalmente sobre os lutadores e depois fazer um breve resumo do combate.
Ia fazer uma postagem de preparação, mas desisti. É melhor ir direto para o combate!



Vamos conhecer os combatentes:

THOR
Thor é do panteão nórdico, deus das tempestades.
A maioria de suas lendas é conhecida por causa das Eddas um conjunto de textos que relatam várias histórias da mitologia nórdica e germânica.
Thor é filho de Odin e quase sempre é descrito como um deus muito ligado à batalhas e poder, por isso muitos guerreiros usavam amuletos relacionados a ele como forma de proteção.
Entre os deuses ele era o principal combatente contra a ameaça dos gigantes. Thor não podia ver um gigante que já queria matá-lo, não importa se estivesse tentando ajudar.
Era bem bruto e muito selvagem em combate, bebia barris inteiros de cerveja e poderia comer uma vaca inteiro, tudo isso em uma só refeição.
Esse conjunto de coisas criou uma imagem bem imponente do deus, tanto que o mangá o coloca como o mais poderoso deus quando se trata de combate.

Segundo os textos, Thor tinha três artefatos mágicos: o Mjolnir, um martelo capaz de invocar tempestades; Járngreipr, luvas usadas para ajudar a empunhar a martelo; e Megingjord, um cinto que aumentava sua força física. No mangá, apenas os dois primeiros são mostrados. 
Mas o martelo acaba sendo o mais reconhecido de forma geral, principalmente porque os amuletos de guerreiro tinham o formato dele. Quando arremessado o Mjolnir volta para a mão de Thor.

Apesar de pinturas como essa (de Mårten Eskil Winge, 1872) e o herói da Marvel retratarem Thor como loiro, o da mitologia é descrito como ruivo, assim como o mangá mostra.

LU BU
Lu Bu foi um guerreiro chinês do século II. Outro nome aparece no mangá: Ryofu Housen. Essa é a versão japonesa do nome "Lu Bu".

A maior fonte da história de Lu Bu é uma história gigantesca chamada Romance dos Três Reinos, com mais de 120 capítulos. Como esse romance junta histórias reais com conceitos místicos e lendários fica difícil separar o que é verdade e o que é inventado em seus relatos.
Lu Bu lutou na época em que a China estava divida em três reinos que lutavam entre si constantemente. Nos campos de batalha ele se destacou até subir todos os níveis do exército, tornando-se general e senhor da guerra.

O mangá toma algumas liberdades para tornar a figura de Lu Bu bem mais majestosa. Cria a história de que ele teria viajado por todo o continente da Eurásia enfrentando todo o tipo de inimigos, de guerreiros até animais selvagens, em busca de um inimigo digno, que ele nunca achou.
Quando estava prestes a ser executado a história diz que ele chorou pedindo piedade, e o mangá reconta isso dizendo que na verdade as lágrimas vieram de um bocejo, pois ele estava entediado.

Nas histórias reais a alabarda de Lu Bu é reconhecida como diferente das outras. Ela seria absurdamente pesada, com cerca de 100 kg, ou seja, mais pesada que uma pessoa normal.
No mangá, Lu Bu passou incontáveis dias a procura de uma arma perfeita. Para a batalha contra Thor ele contou com a ajuda das valquírias: a alabarda que ele usa é, na verdade, a valquíria Randgriz transformada em arma por meio do poder que elas possuem (o Volund). Essa nova alabarda, chamada Perfuradora de Céus, por ser mágica consegue bater de frente com as armas dos deuses.

Seu cavalo também ganhou destaque nas histórias. Chamado de Chi Tu (ou Lebre Vermelha) o cavalo é descrito como extremamente rápido, resistente e que ajudava bastante Lu Bu em combate.

Não preciso dizer que, como vou descrever a luta, haverá spoilers, né? Caso queira continuar, saiba que eles vão do capítulo 2 até o 6.

A LUTA:

A luta começa bem equilibrada, para a surpresa de todos, afinal Lu Bu está conseguindo aguentar os ataques de um deus. Thor recorre a um movimento que não parece ser muito usado, que é empunhar o Mjolir com as duas mãos, mas mesmo assim seus ataques não são efetivos. E ainda pior: ele é ferido pela primeira vez no peito.
A alabarda de Lu Bu parece ser o grande trunfo do guerreiro até aquele momento, principalmente quando ele quebra uma luva do Thor com um único ataque. Até mesmo Guan Yu, um antigo guerreiro chinês que se tornou um deus, fica emocionado.
Fica pairando a dúvida se Thor seria capaz de erguer o Mjolnir sem uma das luvas, porém isso foi causado pelo que Zeus explica como sendo um entendimento errado da história. Na verdade as luvas servem para evitar que o Mjolnir desperte. E, agora, ele despertou. O martelo fica cheio de veias e emite tanto calor que derrete o chão supostamente indestrutível da arena.
Agora com o martelo a todo poder, Thor faz alguns ataques que Lu Bu consegue desviar, até um deles exigir que o guerreiro segure a arma. Ele consegue, mas suas pernas não suportam a força e se quebram. Mesmo sem poder andar ele ainda quer conseguir lutando. Então o seu cavalo, Lebre Vermelha, entra na arena. Lu Bu, montado, tem o cavalo como uma extensão de seu corpo.
O guerreiro muda o jeito de segurar sua arma, uma técnica chamada Devoradora de Céus e parte com seu cavalo para fazer seu ataque final contra o ataque mais poderoso de Thor. O choque dos poderes é imenso e termina com Lu Bu perdendo os dois braços. Sua alabarda também é destruída, matando Randgriz.
Para finalizar, Thor faz mais um ataque e arranca a cabeça do guerreiro. Lu Bu, antes de morrer, parecia contente com o desafio.

A luta toda durou 16 minutos e 28 segundos.
_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Boa noite. Começei a ler esse mangá por conta do blog de vocês!! Por favor continuem com a análise das lutas, são muito boas.

    ResponderExcluir