Postagens relacionadas

Recent

sábado, 14 de setembro de 2019

Resumindo One Piece - Parte 1: Arco de Romance Dawn


Há alguns anos atrás, o rei dos piratas Gol D. Roger foi finalmente capturado e levado para ser executado em público. Antes de morrer, anunciou a todos que estavam ouvindo que ele havia deixado todo o seu tesouro em um único lugar e quem encontrá-lo poderia ficar com tudo, além de se tornar o novo rei dos piratas.


Anos depois, no bar da Makino da Vila Fucsia, um jovem de sete anos chamado Monkey D. Luffy passava os dias tentando impressionar o seu ídolo: Shanks, o Ruivo, um capitão pirata.
Certo dia, sem perceber do que se tratava, Luffy abre um baú do bando do Ruivo e come uma fruta esquisita que estava dentro dela. Na mesma ocasião um bandido chamado Higuma entra no bar procurando bebida e começa a provocar os membros do bando do Ruivo, até mesmo o capitão, que nem reagem. Quando o bandido vai embora, os piratas começam a rir da situação, enquanto Luffy fica furioso porque seu ídolo pareceu fraco e passou vergonha.
Ao tentar ir embora furioso, Luffy é segurado por Shanks, mas seu braço de estica anormalmente, deixando todos espantados. Quando Shanks entende o que houve ele explica que Luffy comeu uma Akuma no Mi, uma fruta que, segundo as lendas, possui o espírito de um demônio que entra no corpo de quem a comeu e lhe dá poderes, porém tira a capacidade de nadar. A fruta que Luffy comeu era a Gomu Gomu no Mi, que dá poderes de borracha.


No dia seguinte, Higuma volta e Luffy tentou enfrentá-lo, mas é facilmente derrotado. Dessa vez Shanks ficou irritado e, com seu imediato, derruba toda a gangue dos bandidos. Higuma, então, pega Luffy e corre para o mar, fugindo em um barquinho. Depois de jogar Luffy na água o bandido é devorado por um monstro marinho. Luffy realmente não consegue nadar e está prestes a ser devorado pelo monstro também, mas Shanks aparece a tempo de salvá-lo, perdendo um braço para a mordida da criatura. De uma forma até então misteriosa, Shanks ordena que o monstro vá embora e ele vai. Depois desse ato de bravura Luffy ganha certeza de que quer ser um pirata. E ainda mais: ser o rei dos piratas. 
  

Antes de partir da vila para voltar aos mares, Shanks dá a Luffy seu chapéu de palha e diz que, quando for mais velho e se tornar um grande pirata, ele poderia devolvê-lo.


Dez anos se passam e chegamos ao começo da história. Depois desse tempo todo treinando seus poderes, Luffy consegue derrotar o monstro marinho que arrancou o braço de Shanks e depois parte para sua primeira viagem. Mas um naufrágio o atinge e ele se esconde em um barril, que posteriormente é encontrado pela tripulação de Alvida, uma pirata mais conhecida por sua feiura. Luffy faz amizade com um jovem marujo chamado Coby, que é bem covarde, mas sonha em se tornar um marinheiro.
Ao perceber a determinação de Luffy, Coby fica inspirado e resolve se impor contra a tirania de Alvida, gritando para ela o que sempre quis sobre ser a pirata mais feia dos mares. Alvida fica furiosa e tenta atacá-lo, porém Luffy nocauteia a pirata facilmente.


Luffy e Coby fogem e partem para Shells Town, uma cidade que possui uma base da Marinha. Luffy espera encontrar lá um famoso caçador de piratas chamado Roronoa Zoro, conhecido como um monstro demoníaco, ao mesmo tempo em que pode entregar Coby em segurança para ele se alistar na Marinha.
O lugar é controlado pelo Capitão Morgan "O Braço de Machado", um marinheiro muito temido. Zoro foi capturado por ele e está amarrado em uma estaca. O filho mimado de Morgan, Helmeppo, gosta de provocar o caçador de piratas todo dia e foi ele quem colocou o castigo, assim como uma condição: se Zoro sobreviver um mês na estaca sem comida, ele seria solto.


Zoro foi capturado por defender uma menina chamada Rika do cachorro de Helmeppo. Todo dia Rika tenta alimentar Zoro com comida que ela mesma faz, mas ele se recusa, sempre aparentando ser um sujeito mal. Porém, no dia em que Luffy aparece, Helmeppo pega Rika tentando alimentar o prisioneiro. Ele morde os bolinhos de arroz da menina, diz que estão ruins e os joga na terra. Depois a humilha até que ela chore. Quando Luffy chega e faz a proposta a Zoro, este se recusa e diz apenas que precisa realizar seu sonho. Depois pede pede para Luffy lhe dar os bolinhos, mesmo sujos, os quais ele come (mesmo sendo bem ruins) e pede para dizer que estão deliciosos. Quando Luffy conta isso à Rika, ela fica bem feliz. Naquele momento Luffy e Coby percebem que Zoro não era tão mal como as histórias diziam. Momentos depois, eles são interrompidos por Helmeppo. Luffy, furioso, o acerta com um soco e Helmeppo foge fazendo ameaças de que contará para seu pai.


Ao perceber que Morgan é uma ameaça a todos na cidade (até mesmo seus subordinados), Luffy decide derrotá-lo. Ainda mais quando descobrem que o capitão pretende executar Zoro, apesar da promessa de que o soltaria. Luffy consegue invadir a base da Marinha e pegar de volta as três espadas de Zoro a tempo de impedir sua execução. Zoro, que estava disposto a morrer ali, relembra de seu passado e da promessa que fez à sua melhor amiga, agora falecida, de que se tornaria o melhor espadachim do mundo. Então ele decide lutar e, para a surpresa de todos, empunha as três espadas ao mesmo tempo (uma em cada mão e uma na boca). Depois que os marinheiros são derrotados, Zoro diz que entra para o bando de Luffy se este nunca interferir em seu sonho de se tornar o melhor espadachim. Luffy, contente, aceita os termos e ganha o primeiro membro de sua tripulação.


Luffy e Zoro derrotam Morgan e resgatam Coby, que havia sido feito refém por Helmeppo. A cidade, e até os marinheiros que eram oprimidos por Morgan, ficam muito agradecidos. Luffy, Zoro e Coby recebem um almoço de agradecimento na casa de Rika, porém os marinheiros dizem que eles precisam ir, pois ainda são piratas, embora nenhum deles tenha a intenção de prendê-los naquele momento. Coby decide ficar e expõe novamente sua vontade de se alistar na Marinha, então Luffy diz que um dia eles ainda irão se encontrar novamente.

Luffy e Zoro partem da cidade em um barco improvisado, despedindo-se dos moradores e marinheiros agradecidos.

Análise geral e consequências
Apesar de curto esse arco, como o primeiro, apresenta quase tudo sobre como será One Piece daqui para frente. Mostra que nem todos os piratas são ruins, que às vezes os marinheiros são os caras maus, retrata a opressão que os aldeões normais sofrem nas pequenas ilhas e cidades, entre outras coisas que ficarão mais claras nos capítulos seguintes. Nos aspectos mais gerais, vimos também como funcionam as akuma no mi e somos apresentados ao símbolo do legado pirata, o chapéu de palha, além de vermos quais as ambições de Luffy e Zoro.

Quanto os personagens há alguns que devem ser notados. Alvida voltará a aparecer, Helmeppo também, porém Coby é o mais importante entre os que aparecerão no futuro de novo. Guarde seu nome. Rika aparece no mangá em uma história de capa, agora ela trabalha como cozinheira na base da Marinha de Shells Town e parece que suas habilidades em cozinhar melhoraram bastante. Ah, e é claro, temos Shanks também, muito importante em todo o decorrer da história.

Por fim, um dos impactos maiores é que Luffy faz o seu primeiro movimento para ser reconhecido. Derrotar o Capitão Morgan não foi o suficiente para lhe render uma recompensa ainda, mas seu nome foi anotado pelos marinheiros.
E, é claro, outro grande impacto é a entrada de Zoro para o bando de Luffy, firmando uma amizade que talvez seja a mais forte entre os Piratas do Chapéu de Palha, provavelmente porque foi a primeira a ser formada.

Parte técnica
Saga: East Blue
Capítulos: 7 capítulos, do 1 ao 7
Episódios: 4 episódios, do 1 ao 4. Não há fillers.


_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Vai ser ótimo acompanhar essas postagens só pra relembrar One Piece desde o início haha
    E sim, continue informando as consequências também, servem muito bem como pontos chave para não se perder ao longo da história
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse post, já estou ansioso para ver sobre os próximos arcos

    ResponderExcluir