Postagens relacionadas

Recent

sábado, 6 de abril de 2019

Os deuses que dão poderes aos personagens de Shazam

Alguns dos personagens que compõem o mundo de Shazam ganham seus poderes graças à uma ligação com várias entidades, deuses ou seres. E os nomes desses seres criam o acrônimo que forma o nome do personagem.
Nessa postagem vou comentar de todos que possuem isso!

SHAZAM


Salomão
Dos que dão poder ao Shazam, Salomão é o único que não vem da mitologia greco-romana. Segundo a Bíblia, Salomão foi um rei de Israel que recebeu de Deus uma sabedoria ilimitada, maior que a de qualquer outro humano. Esse foi seu diferencial como rei, era tão sábio que resolvia todos os problemas dos súditos. Fornece a Sabedoria da Salomão.


Hércules
Esse não preciso nem dizer muito, né? Hércules é o nome que os romanos deram ao herói mitológico grego Héracles, filho de Zeus (Júpiter, para os romanos) com uma mortal chamada Alcmene. Sua principal habilidade era uma força sobre-humana que o permitiu derrotar vários monstros com os próprios punhos. Por isso é esse o atributo que ele fornece, a Força de Hércules.



Atlas
Atlas era um dos titãs, as criaturas colossais que habitaram a Terra em seus primórdios. Os deuses liderados por Zeus destronaram os titãs de controle do mundo e os mandaram para o Tártaro (algo próximo do que conhecemos como inferno). Só que Zeus escolheu algo diferente para Atlas, obrigando-o a segurar os céus. É isso mesmo. Atlas é quem mantém o céu suspenso acima de nós, segundo a mitologia grega. Fornece o Vigor de Atlas.



Zeus
O principal deus da mitologia grega, rei do Olimpo, o lar das divindades. Era extremamente poderoso. Os gregos antigos acreditavam que ele era o responsável por tempestades de raios, furacões, chuvas e outras forças poderosas da natureza. Fornece o Poder de Zeus, o poder de disparar raios.


Aquiles 
Aquiles não era um deus e sim um semideus. Sua mãe, que era uma deusa, fez um procedimento para deixá-lo imortal banhando-o em um rio, porém não percebeu que não molhou o calcanhar dele (que era por onde ela estava segurando). Assim, Aquiles não morria de ferimentos em nenhuma parte do corpo, mas seu calcanhar era o ponto fraco. Essa quase imortalidade o tornou um bravo guerreiro, por isso ele fornece a Coragem de Aquiles.


Mercúrio
Mercúrio é a versão romana do deus grego Hermes. Era o deus mensageiro, capaz de voar em alta velocidade graças à suas sandálias com asas. É óbvio que ele iria fornecer a Velocidade de Mercúrio.


MARY MARVEL



Nas versões modernas os poderes da Mary Marvel vêm das mesmas fontes do Shazam, só que no original (lá da Fawcett Comics, antes de irem para a DC) os poderes dela vinham de outras divindades:

Selene
Selene é uma deusa mais antiga da mitologia grega, onde era reconhecida como deusa da lua. Em versões mais modernas, Selene foi sendo substituída aos poucos por uma nova deusa da lua, Artémis. Fornece o Vigor de Selene.


Hipólita
Hipólita era a rainha das amazonas, um grupo composto somente por mulheres guerreiras e que vivia em uma ilha isolada do mundo chamada Temiscira. É curioso que no universo DC a Hipólita é mãe da Mulher-Maravilha. Fornece a Força de Hipólita.


Ariadne
Ariadne era filha do Rei Minos, o sujeito que tinha o Minotauro no labirinto. Ela se apaixonou por Teseu, um príncipe ateniense que seria enviado para ser devorado pelo Minotauro, então ajudou seu amado lhe dando uma espada e um fio que ficava amarrado no início do labirinto. Com a espada Teseu matou o monstro e seguindo o fio ele achou o caminho de volta no labirinto. Fornecia a Coragem de Ariadne.
Posteriormente, Ariadne foi substituída por Artémis, a mesma deusa da Lua e da caça que citei ali em cima.


Zéfiro
Na mitologia grega existem quatro deuses do vento, um para cada direção (norte, sul, leste, oeste). Zéfiro era o deus do vento do Oeste. Fornece a Velocidade de Zéfiro, que também implica em um poder de voo.


Aurora
Era a deusa grega do amanhecer, por isso usamos o nome "aurora" hoje em dia. Fornecia a Beleza de Aurora.
Depois também foi substituída, essa por Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza (o que faz mais sentido).


Minerva
Minerva é a versão romana da deusa grega Atena, conhecida como deusa da inteligência, sabedoria, conhecimento e estratégia. Fornece a Sabedoria de Minerva.




ADÃO NEGRO


Como Teth-Adam, o Adão Negro, surgiu no Egito Antigo e seus deuses eram do panteão egípcio.

Shu
É um dos deuses primordiais egípcios, responsável por separar a terra e o céu. Fornece a Resistência de Shu.


Hórus
Hórus é filho de Osíris e Íris. É um deus com cabeça de falcão com uma das histórias mais trágicas, porém heroica, da mitologia egípcia. Ele teria sido o responsável por matar o temível deus Seth, vingando a morte de seu pai. Fornece a Velocidade de Hórus.


Amon
Foi um dos principais deuses egípcios, responsável pelos ventos, embora esse poder fosse aumentado conforme ele se tornava mais cultuado. Fornece a Força de Amon.


Zehuti
Zehuti é um dos nomes do deus Toth, a divindade com cabeça de íbis (um pássaro muito comum do Egito) e deus do conhecimento. Fornece a Sabedoria de Zehuti.


Aton
O Egito Antigo era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses. Porém um faraó chamado Aquenaton, uma vez, tentou implantar a crença em um deus só, Aton. Então Aton não era o deus de alguma coisa, mas sim o único deus, segundo acreditava. Fornece o Poder de Aton.


Mehen
Os egípcios acreditavam que o Sol nascendo e se pondo era o deus Rá lutando contra um monstro chamado Apófis. E Mehen era uma serpente divina que protegia Rá nesse combate eterno. Fornece a Coragem de Mehen.


SABBAC


Sabbac é um dos vilões do Shazam. Possui os poderes (e a aparência) derivada de demônios, obtidos por meio de seus trabalhos com ocultismo.

Satã
No geral, "Satan" significa "inimigo", e o termo agora sempre é associado ao Diabo cristão, que seria o imperador supremo do Inferno. Nomes como Satã, Satanás e Diabo são apenas "apelidos" para Lúcifer, um anjo expulso dos Céus por tentar ser maior que Deus, segundo a Bíblia. Para Sabbac ele fornece a Força de Satã.


Aim
Existe um compêndio religioso antigo chamado Goetia, onde estão listados os 72 Demônios que Salomão "catalogou". Aim está presente nele como um Duque do Inferno. Fornece a Invulnerabilidade de Aim.


Belial
Surgiu como um deus dos cananeus, um povo que habitou o território de Israel. Como aconteceu várias outras vezes, os hebreus enxergavam os deuses de outros povos como monstros horríveis, e assim Belial se tornou um demônio no judaísmo e, posteriormente, no cristianismo. Fornece a Sabedoria maligna de Belial.


Belzebu
Belzebu é outro exemplo do que aconteceu com Belial. Ele é a mistura do deus cananeu Baal e do deus fenício Zebub, que com o tempo foram considerados pelos hebreus como um só até por fim serem interpretados como um demônio. Às vezes Belzebu é considerado outro nome para o Diabo. No livro do século 19 Dictionnaire Infernal, de onde peguei as ilustrações desses demônios, Belzebu aparece como uma mosca por conta de seu apelido famoso: O Senhor das Moscas. Fornece os Poderes de fogo de Belzebu.


Asmodeus
Asmodeus, na Goetia, é um dos 9 reis do Inferno, um cargo abaixo somente de Lúcifer. Em outras fontes religiosas ele é um demônio do pecado da Luxúria. Fornece a Coragem de Asmodeus.


Craeteis 
Curiosamente não encontrei referências para esse nome, apesar dele me soar bem familiar. Fornece o Voo de Craeteis.

IBAC


Ibac era um criminoso comum que fez um pacto com o Diabo para obter poderes baseados em personalidades cruéis da história.

Ivan, o Terrível
Ivan foi o primeiro czar (imperador) do que hoje conhecemos como Rússia. Muitas fontes dizem que ele era um bom diplomata e bom chefe de estado, porém o apelido "O Terrível" veio de seus acessos constantes de raiva. Ele poderia estar tranquilo e, do nada, ficava furioso e atacava os outros. Em um desses ataques de fúria ele acabou matando seu filho. Fornece o Terror de Ivan, que é a habilidade de inspirar medo.


Bórgia
Se você já jogou Assassins Creed: Brotherhood sabe de quem estamos falando. Mas vale lembrar que nem tudo no jogo é verdade. César Bórgia era um nobre italiano que viveu na época do Renascimento e esteve envolvido nos vários conflitos entre famílias dos territórios que hoje formam a Itália. Um de seus atos mais notórios foi ter prendido Leonardo da Vinci, obrigando-o a construir armas. Fornece a Astúcia de Bórgia.


Átila, o Huno
Átila foi o líder dos hunos, um povo bárbaro que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e pedaços da Ásia, ameaçando muitas vezes o Império Romano. Sua ferocidade e crueldade o fizeram ser conhecido como o Flagelo de Deus, um instrumento que Deus tinha colocado na Terra para punir as pessoas. Fornece a Ferocidade de Átila.


Calígula
Calígula foi um imperador romano que se tornou notório por sua promiscuidade. Segundo algumas fontes ele era bem sádico, gostava de realizar grandes festas cheias de sexo e bebidas, embora alguns historiadores acreditam que essas histórias foram exageradas com o tempo. Fornece a Crueldade de Calígula


Como lembrado por um leitor, esqueci de citar dois personagens:

MAGO SHAZAM


O Mago Shazam é mais antigo que muitas civilizações, então seus poderes não poderiam vir dos deuses conhecidos. Na verdade eles vêm de deuses esquecidos pela humanidade que eram venerados muitos milênios atrás. Esses deuses foram criados nos quadrinhos e não possuem ligação com nenhuma divindade histórica. Para invocá-los, o Mago grita VLAREM (um anagrama de SHAZAM), que vem de:

  • A Força de Voldar
  • A Sabedoria de Lumian
  • A Velocidade de Arel
  • O Poder de Ribalvei
  • A Coragem de Elbiam
  • A Resistência de Marzosh

CAPITÃO CORISCO

Na Terra-256 existe uma versão alternativa do Shazam chamado Capitão Corisco (no original se chama Captain Thunder), cujo nome verdadeiro é William "Billy" Fawcett (uma homenagem à Fawcett Comics, a editora que criou o personagem Capitão Marvel/Shazam). Para se transformar ele grita THUNDER, invocando os Sete Poderes Espirituais. Eles não são espíritos vindos de alguma mitologia real, são criações da editora mesmo, e representam conceitos naturais. Por não serem nomes próprios alguns deles se perdem na tradução, então vou deixar entre parênteses o nome original de cada um. São eles: 

  • O Poder de Tornado (Tornado)
  • A Velocidade da Lebre (Hare)
  • A Coragem de Uncas (Uncas foi o chefe de uma tribo nativo-americana)
  • A Sabedoria da Natureza (Nature)
  • A Resistência do Diamante (Diamond)
  • O Voo da Águia (Eagle) 
  • A Tenacidade do Carneiro (Ram)


Recebi uma sugestão muito legal nos comentários e vou adicionar aqui como uma curiosidade, porque o personagem não é da mitologia do Shazam e sim das edições pré-Crise da DC. 

ZHA-VAM


Zha-Vam é uma criação dos deuses do Olimpo, feito para ser um rival do Superman. Ele apareceu em três edições em 1967 e depois nunca mais nem ouvimos o seu nome. Na capa de uma das revistas vemos que o nome ZHAVAM tem os poderes divididos igual ao Shazam, da seguinte forma:

Poder de raios de Zeus
Força de Hércules
Invulnerabilidade de Aquiles
Poder de fogo de Vulcano
Habilidade de arquearia de Apolo
Velocidade de Mercúrio

Daí restam explicar dois:

Vulcano
Vulcano é o nome romano do deus grego Hefesto, deus da metalurgia. Ele era o ferreiro dos deuses, responsável por criações fantásticas como os raios de Zeus e outras armas divinas. Por conta das forjas ele também está muito relacionado ao fogo, não é à toa que seu nome deu origem ao nome vulcão.


Apolo
Apolo era o deus grego do Sol. Na mitologia ele é um excelente arqueiro, assim como a irmã, Artémis. Mas era melhor nas artes como música e poesia, por isso é mais representado com instrumentos musicais do que com um arco.


Porém tem mais. Ele usa um cinto com várias letras e, ao apertar alguma delas, recebe um poder especial. As conhecidas são as seguintes em ordem alfabética:

C de Ciclope
Esse poder lhe dá um único olho capaz de disparar raios laser. Ciclopes eram criaturas que se pareciam com humanos gigantes, mas que tinham apenas um olho.


G de Górgona
Transforma Zha-Vam em uma górgona. Na mitologia grega, as górgonas eram três irmãs amaldiçoadas que ficaram com a aparência misturada entre humano e cobra, com várias serpentes como cabelo. A Medusa é a mais famosa delas. Inclusive, nessa forma, Zha-Vam ganha o poder de petrificar pessoas.


I de Íris
Permite a Zha-Vam criar arcos especiais para prender seus inimigos. Íris era a deusa grega responsável pelo fenômeno que, em sua homenagem, chamamos de arco-íris.


J de Jasão
Jasão foi um dos maiores heróis e aventureiros da mitologia grega. Certa vez ele foi obrigado a plantar dentes de dragão, de onde brotaram esqueletos guerreiros (essa cena ficou icônica no filme Jasão e os Argonautas de 1963). Ao apertar esse botão Zha-Vam ganha os mesmos dentes que pode plantar e gerar guerreiros e até dragões.


M de Morfeu e Marte
O M tem dois poderes. O primeiro é o de fazer as pessoas dormirem, com o poder de Morfeu, o deus grego do sono e dos sonhos. O outro são as habilidades de combate de Marte, que é a versão romana de Ares, o deus da guerra.


O de Órion
Esse poder gera um escudo impenetrável e que se expande rapidamente. É de natureza mágica, portanto o Superman não consegue destruí-lo simplesmente com seus poderes. Na mitologia grega, Órion era um caçador gigante e que se tornou lendário.


P de Plutão e Faetone
O P também desbloqueia dois poderes. Um é o poder de manipular a escuridão que vem de Plutão, que é a versão romana do deus grego Hades, o governante do reino dos mortos. O outro poder vem de Faetone (em inglês é Phaethon) e lhe permite criar calor infernal a partir da carruagem que carrega o Sol. Na mitologia, Faetonte é filho de Hélio (em algumas versões, de Apolo) e pediu ao pai para pilotar a carruagem que movia o Sol pelos céus. Só que a carruagem exigia muito poder e Faetonte começou a desviar das rotas, às vezes se aproximando demais do chão, então Zeus o fulminou com um raio para evitar um desastre.


S de Shiva
Shiva é uma deusa hindu, o que só mostra o quão maluco foi a criação desse personagem e como os escritores não se importavam muito com coerência naquela época. Ela é a deusa responsável pela destruição do mundo, para que depois ele seja reconstruído e o ciclo de renascimento da Terra aconteça sempre. Com esse poder Zha-Vam fica com quatro braços.


T de Titã
Transforma Zha-Vam num gigante, como eram os titãs da mitologia grega. Os titãs foram seres primordiais que surgiram com o universo e o reinaram por muito tempo, até seus filhos, os deuses, os destronarem.



_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

5 comentários:

  1. Ótima postagem, parabéns!

    Mas senti falta de alguns personagens que também poderiam ter entrado na lista, como o Mago Shazam, que gritava a palavra VLAREM!, acrônimo de outras deidades antigas, para se transformar no próprio Campeão da magia
    E também a versão alternativa de Billy Batson, o garoto William Fawcett, que gritava TROVÃO!, acrônimo de espíritos antigos, para se transformar no herói Capitão Trovão

    Pode até não haver muita fonte de matéria para algumas dessas entidades, mas já valeria muito pela curiosidade kk

    Mesmo assim, curti muito a postagem, como sempre
    Continue com ótimo trabalho
    Obrigado, até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do Mago Shazam está no rascunho da primeira versão que fiz dessa postagem, lá em 2017 (quando escrevi a lista de inimigos do Shazam). Mas tinha esquecido completamente dele quando fiz essa nova versão, obrigado por me lembrar!
      Essa versão alternativa eu não conhecia, vou pesquisar e atualizar a postagem!

      Excluir
    2. Obrigado por incluir a sugestão kk

      E o nome Corisco parece significar um tipo de raio natural que só se faz presente na atmosfera da Terra, ou algo assim
      Então o nome até tem a ver, só que não muito kkk
      A tradução pecou um pouco nessa hora, ficaria melhor como Capitão Trovão mesmo

      Suspeitei que não haveria muita fonte de pesquisa para essas últimas deidades, só não sabia que a própria editora as criou
      Haja imaginação para tanta mitologia dos quadrinhos! kk

      Obrigado pelo retorno, até mais o/

      Excluir
  2. Existe mais um personagem da DC que foi inspirado no Capitão Marvel e talvez possa ser mencionado aqui
    O nome dele é Zha-Vam, um vilão do Superman com poderes de divindades gregas e romanas
    Não é bem parte da Família Marvel ou da mitologia do Capitão Marvel, mas se for pesquisar a respeito, verá que a inspiração no herói é bem clara kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse personagem, mas gostei bastante do conceito. Vou adicionar ao post!

      Excluir