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sábado, 5 de fevereiro de 2022

As Expansões de Domínio em Jujutsu Kaisen

 Essa postagem estava pronta há seis meses, perdida entre os rascunhos e eu esqueci de postar! Pelo menos deu tempo de fazer algumas atualizações.


Em Jujutsu Kaisen, as Espansões de Domínio são um tipo de técnica de barreira (logo eu faço uma postagem sobre isso também). É algo bastante avançado e que consome muito poder mágico do usuário, por isso só pode ser usada por alguns poucos feiticeiros e maldições e, até para eles, poucas vezes ao dia.

Com uma expansão de domínio o usuário consegue modificar o território a sua volta, gerando um cenário que o favoreça de alguma maneira. É como se você pudesse escolher o campo de batalha e, usando essa capacidade, escolhesse aquele que te dá uma clara vantagem contra seu adversário.

Na primeira vez que vemos essa habilidade, Satoru Gojo diz que as habilidades do usuário sempre ficam mais poderosas dentro de seu domínio, além de sempre acertarem o alvo. Depois vemos que isso nem sempre é verdade, é possível evitar o acerto automático usando algumas explosões de energia amaldiçoada.

Até onde sabemos há duas maneiras de se safar de um domínio. Quando um usuário invoca seu território ele pode reforçá-lo por dentro ou por fora; e quanto mais se reforça um mais o outro fica fraco. Então se estiver acontecendo uma batalha muito intensa do lado de dentro, o usuário vai preferir reforçá-la por lá, abrindo espaço para alguém tentar destruí-la pelo lado de fora.

A outra maneira de escapar é invocando seu próprio domínio, assim ele poderá anular ou destruir o domínio em que está envolto.


O gasto de energia amaldiçoada é o maior custo dessa técnica. Invocar uma expansão de domínio significa que o usuário vai gastar uma parte imensa de seu poder, ou seja, vai ter menos para usar em outras habilidades depois. Quando o domínio é desfeito, uma fraqueza atingirá o usuário, então ele fica vulnerável por um tempo. É dito que somente Satoru Gojo consegue invocar um domínio duas vezes ao dia, enquanto os demais sofrem para invocar apenas um e depois precisam de bastante tempo para regenerar.

Observação: algumas traduções de scans nomeiam como "Expansão Territorial", mas vamos seguir com os nomes oficiais aqui, então saibam que esses termos valem para a mesma coisa.

Vamos conhecer agora todos os domínios já mostrados:

Santuário Malevolente

O domínio do poderoso Sukuna é um dos mais apelões já mostrados. Ele invoca o que parece ser um santuário budista (só que todo desfigurado com símbolos demoníacos) e tudo na sua área é atingido: objetos inanimados são destruídos e seres com energia amaldiçoada são deixados em pedaços.

Esse domínio não tem uma barreira definida, então pode esquecer aquela fraqueza de quebrá-la para sair do território. Por outro lado, o alvo teria liberdade para fugir a qualquer momento. Eu digo "teria" porque há outros problemas: o domínio de Sukuna é o que tem o maior alcance de todos, vai até 200 metros do usuário, então o alvo teria que correr MUITO para fugir!


Vazio Infinito

O domínio usado por Satoru Gojo coloca o alvo em um lugar que parece o imensurável vazio do espaço. Quem estiver lá dentro é bombardeado por uma quantidade ilimitada de informação, então ele acaba sabendo de tudo e sentindo todos os sentimentos ao mesmo tempo, a um ponto que a mente e o corpo da pessoa não conseguem processar tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. Quando vimos o efeito pela perspectiva de alguém que o sofreu, deu a entender que a pessoa sente tudo e nada ao mesmo tempo, tamanha é a bagunça de informações chegando até ele.

O resultado que vem primeiro é uma paralisia, o alvo fica catatônico e não responde, em seguida ele acaba morrendo pela sobrecarga.


Jardim das Quimeras Sombrias

Megumi Fushiguro ainda está desenvolvendo esse domínio, por isso ainda vimos pouco do seu potencial. Aqui ele pode gerar um lugar dominado por sombras, o que implica que Megumi pode invocar seus shikigami à vontade, além de outras criaturas. Ele também pode se locomover dentro das sombras, tornando-se absurdamente rápido e impossível de ser atingido.


Horizonte do Skandha Cativante

Dagon possui um domínio que parece bastante calmo à primeira vista: uma praia tropical. Na verdade é o cenário perfeito para que vários de seus shikigami (na forma de peixes carnívoros) saiam das águas e ataquem seus alvos, lembrando que ataques dentro do domínio sempre acertam o alvo.


Montanha do Caixão de Ferro

O domínio da maldição Jogo é o interior de um vulcão ativo, o que já é quente o suficiente para queimar qualquer pessoa comum. Lá, ele consegue aumentar a temperatura para torrar até os mais resistentes, pode controlar jatos de lava e rochas incandescentes.


Prisão Mahayana

O principal poder de Mahito é o de modelar a alma de seus alvos (podendo desfigurar o corpo de alguém, por exemplo), só que para fazer isso ele precisa tocar na pessoa, o que complica bastante quando o alvo é alguém poderoso. Por isso esse domínio é feito para suprimir essa fraqueza.

O domínio coloca o alvo dentro de uma prisão formadas por várias mãos de energia e Mahito consegue usar sua transfiguração em quem estiver dentro dela, como se aquelas mãos fossem as suas próprias. Assim, além de ser impossível fugir, ele pode usar sua habilidade à vontade sem nem chegar perto.


Domínio do Cemitério

Esse domínio foi usado pela Maldição da Varíola. Ele invoca um caixão em torno do alvo, que é enterrado e depois tapado por uma grande rocha. E então começa uma contagem de três segundos, que é o tempo que o alvo tem para escapar. Se não conseguir, ele é afetado por varíola e consequentemente morrerá.


Sentença Mortal

O domínio de Hiromi Higuruma é o mais diferente, porque ele não só cria o cenário como toda uma ação. Em um lugar que parece um tribunal, surge um shikigami que age como juiz. O alvo aprisionado nesse domínio é julgado por todas as ações da sua vida, podendo ser considerado inocente ou culpado.

É impossível recorrer à violência dentro desse domínio, então quem está preso é obrigado a aguardar a sentença final, embora ele possa argumentar na sua tentativa de defesa, como um julgamento real.




Até a próxima postagem!

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