Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Conan e seus aliados - Personagens da Marvel Comics: Parte 115

Parte 114 (Versões alternativas do Homem-Aranha) - Parte 116 (Inimigos do Conan)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com Conan e seus aliados!

Conan é um personagem criado na década de 30 por Robert E. Howard para revistinhas pulp. A Marvel Comics comprou os direitos de publicação anos depois e criou suas próprias histórias, absorvendo apenas alguns elementos do cânone de Howard. De 2000 a 2018, os direitos ficaram com a editora Dark Horse, só em 2019 voltou para a Marvel. Nessa postagem vou tentar focar o máximo no que sai do universo Marvel, mas não garanto que um detalhe ou outro acabem passando (afinal eu li quase tudo ao mesmo tempo há alguns anos).

Na linha do tempo, todas as histórias de Conan se passam na chamada Era Hiboriana, um período de tempo entre o momento em que Atlântida afundou e o início da Era do Bronze (onde a História humana como conhecemos começa).


CONAN

Conan nasceu no meio do campo de batalha durante uma guerra da sua tribo, o que já foi interpretado como um sinal sobre seu futuro. E, de fato, ele cresceu como um guerreiro e aventureiro formidável. Já foi mercenário, ladrão, pirata, gladiador e até rei, se aventurou em praticamente todos os territórios conhecidos da Era Hiboriana e enfrentou todo tipo de guerreiros, feiticeiros, demônios e até deuses. Apesar do comportamento selvagem em batalha, o que lhe rendeu o apelido de O Bárbaro, ele é um ótimo estrategista e comandante. Recentemente, após ser trazido aos dias atuais, juntou-se aos heróis modernos e chegou a liderar sua própria versão dos Vingadores, os Vingadores Selvagens, com Wolverine, Venom e outros.

RED SONJA

Sonja, aos 17 anos, teve toda a sua família assassinada por um grupo de mercenários e ainda foi estuprada pelo líder, sendo abandonada ao relento depois. Foi quando a deusa Scathach, com pena, deu à Sonja um aumento em suas habilidades físicas (força, velocidade e resistência) e uma aptidão formidável com a espada. Em troca disso ela deveria abdicar de qualquer amor, só podendo se relacionar (e até tocar em sua pele) com aquele lhe derrotar em combate. Na sua vida de aventuras ela fez parcerias com Conan em diversas vezes. Já foi para o futuro (os dias atuais) duas vezes, em uma delas aliou-se ao Homem-Aranha para enfrentar um poderoso feiticeiro que também havia avançado no tempo.

ZENÓBIA

Zenóbia era uma concubina do Rei da Nemédia quando viu Conan pela primeira vez e se apaixonou por ele imediatamente. Tempos depois, Conan se tornou Rei da Aquilônia e Zenóbia acabou descobrindo uma conspiração para destroná-lo. Sua ajuda foi fundamental para Conan, que depois também salvou sua vida. Gratos um ao outro, e também apaixonados, eles se casaram e ela se tornou Rainha Zenóbia da Aquilônia.

CONN

Conn é o filho de Conan e Zenóbia, o mais velho de mais duas crianças do casal. Conn cresceu sob forte disciplina do pai, apanhando de um cinto pesado quando o desobedecia e objeto do qual ele morria de medo. Anos depois, quando Conan descobriu que forças malignas ameaçavam seu reino, ele abdicou em favor do filho, que já era um guerreiro com experiência e já tinha até salvado a vida do pai. Assim, Conn tornou-se rei, mudando de nome para Conan II.

BÊLIT

Bêlit era filha de um rei e foi educada desde a infância pelo conselheiro N'Yaga, que era um xamã estrangeiro. Certa vez o reino foi atacado e Bêlit só sobreviveu porque fugiu com N'Yaga, que a levou para sua antiga tribo. Lá, Bêlit recebeu os mesmos treinamentos que os guerreiros locais, e logo ela se tornou uma combatente melhor que todos, o que a fez se tornar a líder da tribo. Depois ela transformou vários dos membros da tribo em piratas, fundando sua própria frota, época em que ela se tornou conhecida como Rainha da Costa Negra. Foi nessa época que ela conheceu Conan, que também agia como pirata, e este se tornou seu imediato por um tempo no lendário navio que ela era capitã, a Tigresa. Bêlit possui várias semelhanças com Conan, inclusive nas habilidades, por isso é considerada uma versão feminina dele.

VALERIA

Merina, que é seu nome de batismo, era filha de um mercador. Quando ela tinha sete anos, seu pai foi assassinado como punição por se aliar à Kirkos, o capitão de um grupo de piratas conhecido como Irmandade Vermelha. Na verdade, Kirkos era irmão do mercador, então ele decidiu se redimir adotando Merina, sua sobrinha. Nesse período, ela foi rebatizada como Valeria e aprendeu a lutar com espada, compensando sua falta de força com uma velocidade quase sobre-humana. Já adulta, tornou-se uma influente pirata da Irmandade, o que a levou a encontrar-se com Conan algumas vezes, sendo que os dois até se casaram sob uma lei tribal.

FAFNIR

Fafnir Hellhand, conhecido como O Vanir, nasceu em Vanaheim, o reino mais ao norte possível. Por se tratar de um lugar frio e cheio de vida selvagem, Fafnir cresceu sempre com a necessidade de se tornar forte, caso contrário morreria facilmente. Assim, tornou-se um guerreiro bravo e imenso, com força física capaz de rivalizar com a de Conan, ou até de superá-lo. Ele e Conan se aliaram várias vezes em períodos diferentes. Em certo período, perdeu um braço inteiro e teve um novo inserido no lugar, dado a ele por um demônio. O braço tinha vida própria e fazia o que queria, em troca dava mais força, vitalidade e até uma aparente imortalidade à Fafnir.

ZULA

Zula era o filho do chefe da tribo Zamballah. Certo dia, enquanto fazia o ritual que significava sua passagem para a vida adulta, sua tribo foi atacada e todos os homens adultos foram assassinados. Como Zula estava fora para o ritual, ele foi o único a escapar (com exceção das mulheres e crianças que foram levadas como escravos). Disposto a manter a honra de sua tribo viva, ele resolveu não ir atrás de vingança imediatamente, passando a viver como uma pessoa comum. Isso até ele ser capturado e vendido como escravo. Depois foi até levado para lutar em arenas de gladiadores Em algum período ele tornou-se versado em magia, chegou até a ter posse do poderoso livro mágico Darkhold. Nessa época ele se aliou ao Conan e a Red Sonja para enfrentar o primeiro vampiro, Varnae.

MAGO ESCARLATE

O Mago Escarlate foi um feiticeiro sem nome que se tornou o único a descobrir que o plano terrestre estava sendo ameaçado pelo demônio interplanar Kx'ulthuum, que queria invadir a Terra e conquistá-la. Então o Mago roubou a espada do demônio, seu item de maior poder, e a deixou perdida. Enquanto tentava fugir, acabou sendo capturado. A partir disso ele localizou Conan e começou a se comunicar com ele a partir de visões e aparições. Assim, Conan compreendeu a missão e foi atrás da espada. A partir daí os dois continuaram se ajudando.

CROM

Crom foi um dos primeiros seres humanoides com superpoderes que existiu. Ele tinha habilidades sobre-humanas e uma aparente imortalidade (ou uma longevidade incontável). Por isso foi chamado por uma tribo primitiva que precisava livrar-se do poderoso deus-alienígena Shuma-Gorath, e Crom conseguiu. A partir daí ele passou a ser considerado um deus por aquelas tribos, em especial as tribos cimerianas, seu nome perdurou por toda a Era Hiboriana como uma divindade patrona dos guerreiros e que se importava com a humanidade. Por conta disso, Crom foi o principal deus que Conan venerava e eles chegaram até a se encontrar fisicamente.


_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!


6 comentários:

  1. Dahora, não imaginava essa lista aqui tão cedo kk
    Nunca li histórias do Conan, mas o conceito de uma Era perdida é muito interessante pra mim. Queria saber se é explicado de forma mais exata em que período se passa a Era Hiboriana.
    Tipo, seria do afundamento de Atlântida até mais ou menos o surgimento de Babilônia (que é tida como uma das primeiras grandes civilizações)?
    E quanto tempo essa Era durou? Também é revelado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha lido sobre Conan há algum tempo porque meu pai é bastante fã, e recentemente li algumas histórias dele com os Vingadores Selvagens, foi aí que eu percebi que ele está realmente no universo Marvel como conhecemos. A minha dificuldade mesmo nessa postagem foi juntar o que era Marvel e o que era de fora, por isso achei que ia demorar até mais pra sair.

      Pelo que eu andei lendo e pesquisando, o Robert E. Howard nunca estipulou uma data precisa para a Era Hiboriana, tanto que alguns escritores e editores que vieram depois e pegaram para trabalhar com o Conan tentaram estipular datas, mas nunca chegaram a um consenso. Uma das datas que mais vi é que ela se passa há uns 12 mil anos atrás, que é mais ou menos o fim da pré-História (e surgimento das civilizações, como a Babilônia). A próxima lista que já está pronta é com inimigos do Conan, e lá aparecem alguns personagens com histórias de 13 mil anos atrás, então se fosse pra chutar eu diria que é por esse período.

      Eu acho interessante o autor nunca ter estipulado uma data, porque aí sempre ficará aquele quesito de "idade perdida", aumenta o mistério sobre tempos nunca registrados.

      Excluir
    2. Legal herdar esse gosto do seu pai! Será que ele aceita bem as mudanças que a Marvel faz com o Conan hoje em dia? kkk

      Entendi, realmente faz sentido não ter um período específico, deixa margem pra mais histórias. Eu já tentei criar uma linha do tempo da Marvel, mas depois que descobri sobre a longínqua Era Hiboriana acabei desanimando por não ter datas exatas kkk.

      Mas obrigado pela resposta! Vou aguardar pelas próximas listas do Conan só pela curiosidade.

      Excluir
    3. Meu pai nunca chegou perto dos quadrinhos, o Conan dele é o Schwarzenegger hahaha

      A Era Hiboriana me deixa bastante curioso porque é um cenário muito bom, eu vou continuar lendo e pesquisando e talvez faça uma postagem aqui.

      Excluir
  2. nunca tinha lido uma revista do Conan antes de assistir filmes do Conan na Tv. Dai vi as dferenças entre os filmes e os quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é curioso saber que várias dessas mudanças aconteceram porque o Arnold Schwarzenegger ainda estava no começo da carreira, não atuava bem e era mais conhecido por seus músculos, por isso o Conan é muito mais um brutamonte nos filmes, enquanto nos quadrinhos ele é bastante inteligente e cordial.

      Excluir