Postagens relacionadas

Recent

sábado, 4 de setembro de 2021

História e poderes dos Dez Anéis do Mandarim na Marvel


 Os Dez Anéis surgiram pela primeira vez em 1964, junto com a estreia do Mandarim, afinal já apareceram nos dedos do vilão do Homem de Ferro. Inicialmente não havia explicação sobre a origem desses anéis, dentro daquele contexto de misticismo oriental era fácil acreditar que eram simplesmente artefatos mágicos.

Porém, em 2012, em mais uma história do Homem de Ferro a origem dos anéis foi revelada. Na verdade, eles são artefatos alienígenas com tecnologia avançadíssima.

Tudo começa com uma raça alienígena chamada makluan, formada por seres reptilianos que lembram bastante os dragões das lendas na Terra. Inclusive, a introdução dessa raça não só tirou o misticismo dos anéis, como também de mais um vilão do Homem de Ferro: o Fin Fang Foom. Inicialmente ele era realmente um dragão oriental, porém depois foi descrito como um alienígena com forma que nós reconhecemos como dragão.


Enfim, esses makluans tinham uma tecnologia que os permitiam colocar seres em um estado de fantasma para depois aprisioná-los em artefatos. Os dez anéis são artefatos como esse, mas que abrigam os fantasmas de grandes guerreiros, por isso são fontes de imenso poder. Normalmente eram usados como fonte de energia para naves, e é aí que entramos na história que conhecemos.

Os dez anéis que o Mandarim usa foram encontrados por ele em uma nave makluan que caiu na Terra. Mas ele não simplesmente os pegou e usou, afinal ele é um gênio em questões de tecnologia. O Mandarim foi capaz de adaptar os anéis para serem usados por humanos e para obedecer a todas as suas ordens, ainda assim outras pessoas os usaram com o passar do tempo (como veremos). Tudo isso depois de matar o makluan da nave.

Mas nem sempre foi o Mandarim que usou os anéis. Um vilão do Homem de Ferro chamado Registrador 451 conseguiu transmitir uma frequência que afetou os anéis. E aí veio uma revelação nova: cada anel tem uma inteligência artificial criada pelos makluans e foi isso que o 451 conseguiu atingir. Assim, os anéis fugiram de onde estavam sendo guardados e procuraram novos hospedeiros. Vou deixar cada um bem claro mais abaixo. Malekith foi um dos que recebeu um desses anéis e depois foi atrás dos outros nove, tornando-se um dos poucos que já empunhou todos os anéis ao mesmo tempo.

Na data dessa postagem eu ainda não vi o filme Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis, onde esses artefatos terão participação essencial, e pretendo fazer uma atualização nessa postagem assim que assistir. Por enquanto quero comentar algo breve: vimos que no filme os anéis não serão só itens que ficam nos dedos, eles aparecem usados mais como braceletes e até mesmo flutuando próximo ao usuário. Isso faz bastante sentido, afinal, ao que tudo indica, foi o Mandarim dos quadrinhos que adaptou a tecnologia para o formato de anéis. Eles podem muito bem ter outros formatos e quem sabe o filme explique isso.


Vamos agora conhecer cada anel, seu nome "oficial", seus poderes e quem já os usou além do Mandarim. As imagens podem ser redundantes com o que está escrito, é porque eu usei elas em um post na nossa página do Instagram (inclusive, nos siga por lá!).

RECRIADOR

Anel de Reorganização de Matéria

Posição: polegar direito

Poder: manipular átomos e moléculas, o que permite ao usuário controlar qualquer substância, além de poder transformar um elemento em outro livremente.

Quem já usou: um homem de nome desconhecido que usou o poder desse anel para tornar-se líder da cidade criada pelo Mandarim e da máfia chinesa, usando o nome de Lorde Recriador.


INFLUENTE

Anel de Feixe de Impacto

Posição: indicador direito

Poder: emite disparos de energia concussiva, do tipo que não destrói ou queima, apenas causa um impacto. Também emite rajadas sonoras.

Quem já usou: Colin Sixty, um clone criado pela Ideias Mecânicas Avançadas.


RODOPIO

Posição: médio direito

Poder: esse anel cria vórtices de vento com vários usos possíveis, como para ataque ou para defesa (defletindo objetos). Pode ainda ser usado para levitar coisas, pessoas e o próprio usuário.

Quem já usou: o anel foi parar nas mãos de Alec Eiffel, um francês adepto do fascismo.


ESPECTRAL

Posição: anelar direito

Poder: esse anel emite um raio que destrói todas as ligações entre moléculas de qualquer estrutura atingida, transformando o alvo em um punhado de átomos, ou seja, desintegrando-o.

Quem já usou: foi o primeiro anel a ir direto para Melekith, o Maldito, o elfo negro inimigo do Thor. Quando ele teve acesso a esse poder logo quis pegar todos os demais anéis.


NOCTÍGENO

Posição: mínimo direito

Poder: permite o controle de escuridão. Não foi confirmado, mas baseado no uso de poderes semelhantes por outras pessoas, acredita-se que esse anel controla energia da Dimensão Negra.

Quem já usou: um inumano chamado Vic Kohl.


DEMONÍACO

Posição: polegar esquerdo

Poder: permite o controle sobre todo o tipo de radiação eletromagnética, o que envolve a luz visível, infravermelho, ultravioleta e mais. Com isso é possível criar ilusões, lançar feixes de luz, etc.. O anel também tem outros poderes, como controlar campos eletromagnéticos (ganhando poderes iguais ao do Magnético, por exemplo) e até controlar a gravidade.

Quem já usou: caiu em posse do clássico vilão do Quarteto Fantástico, o Toupeira.


INCANDESCENTE

Posição: indicador esquerdo

Poder: emite radiação infravermelha, que é basicamente energia capaz de aquecer tudo em que encosta. De maneira mais direta, lança um raio capaz de esquentar e queimar tudo que atinge.

Quem já usou: Abigail Burns era uma ativista inglesa que lutava para derrubar o capitalismo, então usou o anel para se tornar mais ativa e ser ouvida, virando a Perigo Vermelho.


MENTIROSO

Posição: médio esquerdo

Poder: dá a capacidade de controlar energias psiônicas, que o usuário pode usar para controlar mentes. Pode também mexer na mente para gerar os efeitos que quiser, gerando ilusões ao alterar os sentidos do alvo.

Quem já usou: Marc Kumar, que era noivo de Pepper Potts, odiava Tony por achar que ele fez sua noiva sofrer no passado, por isso foi escolhido por esse anel.


RELÂMPAGO

Posição: anelar esquerdo

Poder: dá controle sobre eletricidade e emite raios.

Quem já usou: foi parar na mão de um maestro e diretor da Brodway que ficou responsável por conduzir um musical sobre Tony Stark, mas que foi demitido após representar o industrial como um pervertido. Como vingança, o maestro usou o anel e adotou a identidade de Relâmpago Condutor.

ZERO

Posição: mínimo esquerdo

Poder: o usuário consegue controlar ondas de vento frio e com neve, podendo congelar os alvos e também prendê-los em blocos de gelo.

Quem já usou: Thomas Wilkins, um vilão do Homem de Ferro que age sob o nome de Endotérmico, e o motivo da escolha pelo anel foi o mesmo de outros: vingança.


_ _ _ _ _
 
Até a próxima postagem!

5 comentários:

  1. Que postagem dahora cara, parabéns! Também não assisti ao filme Shang Chi ainda, mas pretendo assistir logo. Espero que deem uma explicação pra origem dos anéis no filme ao menos parecida com a dos quadrinhos, mas já sei que vão precisar adaptar muita coisa de forma diferente.
    Inclusive acho que vão dar uma "nerfada" no poder do Mandarim, pra não ser apelativo demais contra um cara que apenas luta artes marciais (afinal já são poderes apelativos demais contra um cara que usa armadura! kkk)

    Complemente depois com os poderes apresentados no filme sim, vai ficar melhor ainda.
    Inclusive, já pensou em postar review dos filmes aqui no blog? Ou essa ideia não dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião de quem ainda não viu o filme, eu ainda acho muito difícil colocarem dragões gigantes e falantes nos filmes, parece surreal demais. E eu só vi o primeiro trailer, mas me pareceu que os anéis perderam a individualidade, eles são todos iguais (até nessa imagem que mandei). Eu sei que o visual deles é quadrinesco demais, mas confio na Marvel pra adaptar cada um da melhor forma.

      Sobre os reviews, eu já tentei postar algumas coisas aqui sobre filmes conforme eles vão lançando, mas não dá muito certo. Essas postagens têm um pico de visualização no lançamento, só que depois são esquecidas, acabam só ocupando o espaço das outras. Por isso ultimamente eu prefiro postar sobre informações, personagens, histórias, etc., que são postagens "sem data", que são relevantes a qualquer momento.

      Excluir
    2. Sem spoilers, mas depois de assistir Shang Chi percebe-se que a Marvel não quis arriscar explicar tanto sobre os poderes dos anéis nesse primeiro filme (o que pra mim é um pouquinho decepcionante kk). Mas vamos ver como serão os próximos filmes e descobertas. Com certeza vai ser mais a se adicionar em posts desse tipo!

      Sobre os coadjuvantes, só agora eu soube que o Shang Chi tem muito mais irmãos nos quadrinhos do que o filme mostra kkk Já serve pra uma possível lista de aliados no futuro.

      E sobre os reviews, eu entendo, faz sentido. E acho que está bom do jeito que está, os posts são bons de ler em qualquer data, seja agora ou daqui um ano kk.
      Caso pense em falar algo dos filmes, uma sugestão seria adaptar uma linha cronológica de acontecimentos (principalmente da Marvel, já que a DC anda devagar no seu universo compartilhado), que vive sendo atualizada e acho que não deixaria o post ficar abandonado por tanto tempo. O que acha?

      Excluir
    3. Você me lembrou que há muito tempo atrás eu fazia uma postagem sobre o universo do MCU e atualizava sempre que possível. Mas eu acabei esquecendo completamente dela hahaha
      É essa aqui (https://universoanimanga.blogspot.com/2016/01/guia-completo-para-todo-o-universo.html) e dá pra ver porque eu esqueci, ela não teve comentários, então eu quase nunca retornava nela para olhar. Parei no filme do Doutor Estranho!

      Ainda estou devendo a linha do tempo da Marvel nos quadrinhos, posso pensar em algo para os filmes também, porque eu realmente gostava de escrever sobre isso.

      Excluir
  2. Olha aí, é uma ideia boa que vc até já colocou em prática! kkk
    Vou dar uma olhada nesse guia depois com certeza

    ResponderExcluir