Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 12 de março de 2020

Outros Punhos de Ferro - Personagens da Marvel Comics - Parte 74



Lista com alguns dos detentores do poder do Punho de Ferro que já existiram!
Vocês vão reparar que alguns personagens ficam lembrados como o "primeiro Punho de Ferro...", mas que acabam sendo desmentidos. Isso porque durante os anos de publicação há os chamados "retcons", onde a história é reescrita. Aconteceu bastante quando Fan Fei, dos Vingadores da Pré-História, foi introduzida e mudou completamente a história dos Punhos de Ferro.

ORSON RANDALL
Orson Randall nasceu em K'un-Lun após seu pai e sua mãe (que estava grávida de 8 meses) caírem na cidade após um acidente com a máquina voadora deles. Orson foi treinado após seus pais morrerem e conseguiu conquistar o título de Punho de Ferro, saindo da cidade mística logo depois. Começou a se aventurar pelo mundo, como da vez em que lutou nos campos da Primeira Guerra Mundial. Ele prefere canalizar o chi do poder do Punho de Ferro não pelas mãos e sim em duas pistolas que sempre carrega consigo. Teve um pupilo chamado Wendell Rand (pai de Danny, atual Punho de Ferro), a quem contava várias histórias sobre K'un-Lun, o que inspiraria o jovem a procurá-la anos depois.

WU AO-SHI
Wu Ao-Shi, quando criança, roubava de mercadores para sobreviver. Certa vez ela foi pega e apanhou, porém Lei Kung (o lendário treinador de Punhos de Ferro) a salvou e a levou até K'un-Lun para aprender um pouco de disciplina. Desenvolveu-se tanto no treinamento que acabou se tornando o Punho de Ferro. Isso tudo por volta de 1540, o que a tornava a primeira mulher a conseguir o poder (até ser revelado que Fan Fei foi uma Punho de Ferro 1 milhão de anos atrás). Porém ela se apaixonou por um pescador e descobriu que não poderia ficar com ele, então abandonou K'un-Lun para viver seu amor. Após isso se tornou líder de um grupo de piratas e se tornou uma heroína de alguns povos, sempre recebendo dinheiro em troca dos combates que entrava para livrar as aldeias de criminosos.

FONGJI WU
Fongji Wu é filha de uma nativa de K'un-Lun com um homem de fora. Yu-Ti, o mentor da cidade, teve premonições sobre uma garota ruiva de olhos verdes controlando o poder da Força Fênix, então ele acreditou que essa pessoa era Fongji (lembra também a Jean Grey, que surgiria depois). Ela foi treinada e recebeu o poder do Punho de Ferro como forma de controlar a Força Fênix, e assim que a entidade chegou Fongji conseguiu não só absorvê-la como também controlá-la perfeitamente. Dotada do poder da Força Fênix e do Punho de Ferro ela adquiriu a chamada consciência cósmica, tendo conhecimento quase onisciente, e depois disso decidiu ir para o espaço para nunca mais voltar.

PEI
Pei é a pessoa mais jovem a conseguir o poder do Punho de Ferro. Ela ainda adquiriu um poder extra de reviver as reencarnações anteriores do dragão Shou-Lao. Sem controlar muito bem esses poderes, foi preciso que Danny Rand (o atual Punho de Ferro) a treinasse, ao mesmo tempo em que ela tinha que lidar com os problemas da escola comum.

BEI BANG WAN
Bei Bang Wan é nativo da China no século 19. Assim que ganhou o poder do Punho de Ferro ele fez algo que nenhum outro fez, ao invés de ampliar suas habilidades físicas ele melhorou seu intelecto. Para defender seu país dos colonizadores britânicos e franceses, Bei Bang bolou um plano de combate para os chineses. Só que tudo deu errado, os chineses perderam (essa foi a chamada Segunda Guerra do Ópio) e Bei Bang foi levado preso para a Índia. A partir daí se envolveu em vários outros combates para poder escapar e até depois da fuga.

QUAN YAOZU
Quan Yaozu morava em K'un-Lun e foi o escolhido para ser o campeão da cidade em uma missão de impedir a invasão de criaturas demoníacas. Essa missão foi o motivo da criação das Armas Imortais, portanto Quan Yaozu foi o primeiro Punho de Ferro da história. Pelo menos formalmente, pois depois é revelado que existiu uma Punho de Ferro, Fan Fei, antes dele, mais precisamente 1 milhão de anos atrás.
KWAI JUN FAN
Kwai Jun Fan foi o Punho de Ferro que sucedeu Bei Bang Wan. Assim que derrotou Shou Lao e recebeu o poder do Punho de Ferro ele saiu de K'un-Lun e começou a vagar pelas terras desérticas dos Estados Unidos, mais especificamente no Texas. Seu período de atividade no século 19 coincide com o Velho Oeste americano, então ele viveu no meio dessa cultura.

LI PARK
Li Park já nasceu um pacifista, mas como seu pai queria ter filhos guerreiros ele e o irmão foram enviados para treinar em K'un-Lun. Li Park era o pior aluno, porque preferia apenas ficar viajando na sua imaginação ao invés de treinar. Porém quando a época de enfrentar Shou Lao chegou, uma praga atingiu os habitantes da cidade, deixando apenas Li Park saudável. Assim, ele teve um treinamento intensivo e foi enfrentar o dragão, vencendo-o graças a uma técnica que desenvolveu. Ele consegue usar o chi para criar ilusões e hipnotizar os outros, habilidade que só aumentou depois que ele ganhou o Punho de Ferro (chegando a hipnotizar um exército inteiro). Sua técnica passou a ser ensinada para todos os Punhos de Ferro seguintes.

BEI-MING TIAN
Be-Ming Tian é nativo de uma aldeia próxima do Império Mongol no século 13. No ano de 1227 ele já tinha o poder do Punho de Ferro e pôde defender sua aldeia de uma invasão dos mongóis. Inclusive, foi o responsável por matar Gengis Khan perfurando seu peito com o punho brilhante.


WAH SING-RAND
Wah Sing-Rand é nativo da Terra-90221, que se passa no ano 3099, onde a China criou uma colônia no planeta Yaochi, muito longe da Terra. Porém um sujeito chamado Presidente Xing dominou a colônia com a ajuda de versões robóticas das Armas Imortais. Wah Sing-Rand, aos 9 anos, tornou-se Punho de Ferro em K'un-Lun e foi colocado em uma nave espacial para o planeta Yaochi, só que Xing ficou sabendo do plano e o sabotou. Isso fez com que Wah levasse mais de 20 anos para chegar, mas ainda assim ele conseguiu salvar a colônia do tirano.




_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Por favor, faça também um post sobre as Armas Imortais das outras Capitais. Soube desses personagens recentemente e achei muito interessantes.

    E alguns desses Punhos de Ferro coexistem não é? Como isso é possível? O dragão Shou-Lao revive tão rápido a ponto de dois ou três guerreiros conseguirem derrotá-lo sucessivamente e herdarem o poder do Punho de Ferro ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Armas Imortais já estavam planejadas, o problema é só conseguir fechar uma lista só com eles, porque são só sete e um deles é um Punho de Ferro. Vou ver quem mais pode estar relacionado.
      E sobre ter mais de um Punho de Ferro eu acho que é simplesmente bagunça na editora mesmo, como nos Lanternas Verdes. Cada um escreve o que quer sem respeitar a mitologia. Pelo que li enquanto fazia essa postagem a explicação que eles dão é essa mesma que você comentou, o Shou Lao ressuscita bem rápido, em tempo de outro Punho ainda estar vivo e ativo.

      Excluir
    2. Apenas sete complica mesmo kk. Mas poderia colocar duas ou mais versões dos guerreiros, como fez nesse post aqui (todos de épocas diferentes). A galeria de personagens do Punho de Ferro é extensa, ainda vai render muitos posts

      E poxa, essa bagunça editorial confunde muito. Acho que a Marvel apela bastante por colocar tantos heróis poderosos (Hulks, Thors, Wolverines, Aranhas, etc..) existindo ao mesmo tempo. As vezes acaba seno muito personagem pra pouca história.
      Mas fazer o que né? kk

      Obg pelo post!

      Excluir
    3. Acho que vou acabar colocando versões das Armas Imortais de outras épocas mesmo, mas contam muito pouco sobre eles. Espero que ninguém se incomode com biografias de uma ou duas linhas hahaha

      Excluir