Postagens relacionadas

Recent

sábado, 14 de março de 2020

Tudo sobre a Formação Ino-Shika-Cho

Enquanto fazia a postagem sobre os clãs de Naruto fiquei muito interessado em comentar sobre a Formação Ino-Shika-Cho, ainda mais porque o Time Asuma se tornou o meu favorito depois do arco de Kakuzu e Hidan.


Para quem ainda não sabe, a formação Ino-Shika-Cho é uma tradição que une três clãs da aldeia da folha: os clãs Yamanaka, Nara e Akimichi. A cada geração é formado um time com um membro de cada clã.

A história desse grupo parece remeter desde a criação da Aldeia da Folha. Existe um monumento inteiramente dedicado à união dos clãs no formato de um memorial com os símbolos das três famílias.

 
Atualmente a formação encontra-se na 17ª geração. As conhecidas são as seguintes:
A 15ª geração é a prova de que o Ino-Shika-Cho dura para sempre. É composta por Inoichi Yamanak, Shikaku Nara e Chouza Akimichi. Eles parecem ter se unido após saírem da Academia Ninja, como sempre, e estão juntos até hoje. Participaram até da Terceira Grande Guerra Shinobi, com uma importante missão de entregar o tratado de paz da Aldeia da Folha com a Aldeia da Pedra.


A 16ª geração é a mais conhecida por nós. Formada por Ino Yamanaka, Shikamaru Nara e Chouji Akimichi. O time sempre pareceu muito unido e, após a morte de seu sensei, eles se tornaram tão ligados que lutavam como um só, com toda certeza o melhor time já visto no mangá no quesito trabalho em equipe.


E a 17ª geração é a atual de Boruto, composta por Inojin Yamanaka, Shikadai Nara e Chouchou Akimichi.


Não foi só tradição que manteve o clã unido durante tantos anos. Os Nara são reconhecidos por suas pesquisas medicinais, eles até possuem um livro repleto de receitas de remédios, técnicas de cura e ingredientes de poções. É um livro tão completo que até mesmo Tsunade (a maior ninja médica da história, lembre-se) o usa como consulta de vez em quando.


Foi dessas pesquisas do clã Nara que surgiram as pílulas que o Clã Akimichi usam em combate. Como as pílulas são quase letais após o uso, um Akimichi ter um Nara e seus conhecimentos médicos por perto é muito importante. Quando Chouji comeu as três pílulas para enfrentar Jiroubo ele quase morreu e só foi salvo graças ao livro.

Existe uma curiosidade muito legal sobre os nomes.
Os membros da formação que pertencem aos Yamanaka sempre começam o nome com "ino", que significa "porco" em japonês. As referências a isso acontecem várias vezes, como a Sakura sempre chamar Ino de porca.
Já os Nara sempre começam com "shika", que é traduzido como "veado", mais especificamente os veados machos. O Clã Nara controla uma área florestal onde cuidam de vários veados e parecem possuir uma boa relação com eles, pois é dito que qualquer um que não seja do clã é atacado pelos veados se entrarem na zona.


E os Akimichi da formação sempre começam com "cho", que significa "borboleta". Acho que esse é o mais evidente, porque a transformação de Chouji com asas de borboleta foi bem marcante.

A inspiração para essa união específica de animais pode ter vindo de um baralho de cartas japonês chamado hanafuda. Algumas dessas cartas possuem imagens de animais e em um certo tipo de jogo chamado koi-koi existe uma combinação entre o porco, o veado e a borboleta que rende bons pontos.


Esse jogo foi uma referência usada até em Dragon Ball. Lá no clássico, onde as aventuras eram mais simples, existia um bicho chamado no original de Inoshikacho (no Brasil foi chamado de Javaleta) que aterrorizava vilarejos. Ele era um tipo de javali com chifres de veado e asas de borboleta.


O javaleta de Dragon Ball

Aparentemente existe um quarto clã envolvido na tradição. É o clã Sarutobi, com um membro que parece servir como sensei do time na época em que todos ainda são genins. Foi o caso de Asuma para Ino, Shikamaru e Chouji, onde foi citado essa parte dos Sarutobi. A geração atual, porém, não tem um sensei Sarutobi.
Asuma cita que, na tradição, ele deve entregar brincos aos três aprendizes assim que eles se formam como chuunin.


Para finalizar, é importante ressaltar que o time está junto pela combinação perfeita de seus jutsus familiares, afinal são gerações aperfeiçoando. O nome Formação Ino-Shika-Cho é muito mais aplicado a esses movimentos de batalha, não só ao time. Existem cinco formações de combate conhecidas:
A primeira formação é a mais básica: começa com o Yamanaka usando seu jutsu de troca de mente, seguido pelo possessão das sombras do Nara e, por fim, o jutsu de expansão do Akimichi. Como o Yamanaka fica incapacitado com esse jutsu, cabe aos companheiros protegê-lo.


A segunda formação começa com o Yamanaka usando o jutsu de perturbação da mente. Como com o ele o usuário permanece no próprio corpo, é possível o uso de jutsus mais agressivos sem ferir alguém do time. Por isso ele é seguido pelo jutsu de sufocamento com a sombra do Nara. E é finalizada com o jutsu de expansão parcial do Akimichi, que é desbloqueado após comer a primeira pílula.
A terceira formação é para quando o time está enfrentando muitos inimigos de uma vez só, pois envolve o Yamanaka usando a versão do jutsu de perturbação para vários alvos, o mesmo para o Nara com seu jutsu de possessão que se expande em várias direções e com o Akimichi ficando gigante após comer a segunda pílula.
A quarta exige muito mais habilidade dos usuários. O Yamanaka usa o jutsu que clona sua consciência para possuir mais de uma pessoa, enquanto o Nara imobiliza o alvo com tentáculos de sombra. E o Akimichi, após comer a terceira pílula, aplica seus golpes usando o chakra extra.

A quinta formação é menos tradicional, aparece ser única da 16ª geração e é chamada de Formação E. Começa com Ino detectando todos os inimigos nas proximidades. Então Chouji fica gigante e usa seu jutsu de bola de carne, enquanto Shikamaru prende sua sombra na dele. A partir daí Ino vai rastreando os alvos e contando a Shikamaru que, de longe, controla o movimento de Chouji para que ele acerte com precisão quem precisa ser acertado. Costumam chamar a combinação de "ioiô humano".



É isso! Se esqueci de alguma coisa basta comentar!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário