Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Inimigos do Capitão Átomo - Personagens da DC Comics - Parte 60

Lista de inimigos de Nathaniel Adam, o Capitão Átomo!

Vale citar que o Capitão Átomo nem sempre foi da DC Comics. Ele foi criado e pertencia à Charlton Comics, que foi comprada pela DC, e assim o Capitão e os demais personagens das suas histórias foram incorporados à linha do tempo original da editora na Crise das Infinitas Terras. Por isso muitos personagens dessa lista possuem versões diferentes se você olhar só para a parte da editora Charlton. Para evitar confusões todas as versões aqui são as pós-Crise, já na DC. Entretanto, personagens como Arlequim e Columbina eram muito mais presentes como inimigos do Capitão no pré-Crise, mesmo assim vou colocar eles aqui.


MAJOR FORÇA
Clifford Zmeck era sargento do exército até ser diagnosticado com psicopatia. Foi considerado culpado em vários casos de assassinato e estupro, o que o levaram a uma condenação de prisão perpétua. Como alternativa a essa pena lhe foi oferecida a oportunidade de ser cobaia no mesmo projeto que criou o Capitão Átomo. Para evitar a falha que supostamente tinha matado Nathaniel, os cientistas do projeto triplicaram a camada de metal alienígena que foi depositada sobre o corpo de Clifford, o que o tornou também muito mais poderoso que o herói, até na manipulação de energia. Uma diferença mais significativa entre Clifford e Nathaniel é que o vilão consegue manipular melhor matéria, podendo até mesmo controlar matéria escura. General Eiling transformou o agora chamado Major Força na arma mais poderosa do governo.

GENERAL EILING
Wade Eiling era um dos mais experientes generais do exército americano. Ele gerenciava o projeto de experimentos para a criação de super-humanos, tornando-se também o responsável por atrair e transformar Nathaniel no Capitão Átomo. Quando este foi submetido ao experimento e acabou desaparecendo (na verdade, além de ganhar os poderes, ele foi enviado para anos no futuro), Eiling o deu como morto e se casou com a esposa de Nathaniel. Anos depois, o general desenvolveu um tumor no cérebro e iniciou uma busca para se manter vivo. Ele resgatou o corpo indestrutível do vilão Shaggy Man e transferiu sua mente para ele, porém houve uma incompatibilidade. Apesar de poder desfrutar de toda a resistência, invulnerabilidade e força física do novo corpo, Eiling tem sérios problemas em manter sua própria consciência, tornando-se um monstro descontrolado na maioria das vezes.

DOUTOR ESPECTRO
Thomas "Tom" Emery trabalhava como assistente de laboratório de um cientista que era pai do Ladrão do Arco-Íris, um inimigo do Flash. Tom desejou seguir o mesmo caminho do Ladrão do Arco-Íris, só que de forma mais discreta, pois percebeu que o outro havia chamado muito a atenção dos super-heróis. Para cometer seus crimes ele roubou um item do seu assistente, um prisma capaz de disparar feixes de luzes coloridas com vários efeitos diferentes, desde criação de ilusões até controle mental. Em um de seus crimes ele descobriu que o General Eiling estava testando os poderes do projeto Capitão Átomo e havia criado um vilão falso chamado Doutor Espectro para esconder quem realmente estava causando os efeitos dos testes. Então Tom passou a chamar a si mesmo de Doutor Espectro, ameaçando Eiling de contar a verdade ao mundo sobre o projeto secreto caso não ganhasse um pagamento especial do governo. No fim, Tom acabou sendo contratado por Eiling como mais um capanga.

ULTRAMAX
Max Thrane era um criminoso que foi condenado à morte pelos assassinatos que cometeu. Foi colocado na cadeira elétrica e no exato momento de sua execução o Capitão Átomo foi sugado para o campo quântico, o mesmo "lugar" (na verdade é mais um conceito físico) que o herói controla para gerar sua energia. O Capitão só saiu de lá anos depois, sem perceber que liberou Max também. O criminoso agora tinha recebido os mesmos poderes de controle de energia e matéria, porém estava furioso com o herói por todos esses anos aprisionado. Decidiu, então, usar suas novas habilidades em busca de vingança.

ARLEQUIM
Clyde Phillips sempre teve uma vida pobre trabalhando como manipulador de marionetes. Ainda na juventude ele conheceu Columbina e os dois se tornaram amantes e parceiros de crime. No começo eles eram motivo de piada entre os criminosos que não os levavam a sério, principalmente pelos uniformes circenses, até que encontraram um carregamento de armamento alienígenas. Clyde roubou botas que o permitiam voar, uma gema que hipnotiza quem ele quiser e um dispositivo que controla outras pessoas com linhas de luz (similar a uma marionete). Só depois disso ele tornou-se um criminoso mais notório. Também foi chamado de Pierrô.
COLUMBINA
Columbina cresceu nas ruas com Clyde, o Arlequim. Seu nome verdadeiro nunca foi revelado. Ela e Clyde viraram uma dupla de criminosos nacionalmente conhecidos após encontrarem vários itens alienígenas, sendo um deles o mais usado por Columbina: um dispositivo capaz de roubar memórias. Originalmente ele tinha instruções de como usar os outros itens, por isso a dupla conseguiu manipulá-los, mas também conseguia roubar memórias e eles usaram isso para pegar segredos e informações de pessoas como políticos e cientistas responsáveis por projetos de tecnologia nuclear, com o objetivo de vender tudo isso no mercado negro. Columbina também usa itens parecidos com o de Clyde, como botas anti-gravidade.

INCONTEMPLÁVEL
Alec Rois foi, por muitos anos, um agente da CIA que supervisionava várias operações ilegais ao redor do mundo, principalmente as que envolviam tráfico de armas e drogas. Quando houve a Guerra do Vietnã ele se meteu em vários planos sob comando do General Eiling, em um deles foi um dos responsáveis pelo crime cuja culpa acabou caindo sobre o capitão Nathaniel Adam. Anos mais tarde Alec se aposentou da CIA e foi trabalhar desenvolvendo novas tecnologias. Ele criou um aparelho que acabou sugando-o para o campo quântico. Quando saiu de lá ele era apenas uma forma viva de energia, como o Capitão, mas sem a pele de metal para contê-lo e lhe dar uma forma. Tornou-se então um criminoso agora que era impossível capturá-lo. Além dos poderes ele ainda têm vários itens que criou ou roubou, como um dispositivo de teletransporte e uma capa que reflete raios de energia.

CAMBOJANO
Rako é nativo do Camboja. Na época da Guerra do Vietnã ele foi contratado como o principal mercenário e guarda-costas de um cartel de drogas composto por militares americanos, entre eles General Eiling e Alec Rois (que foi quem o contratou). A mando de Alec, Rako matou um general que poderia comprometer as operações do cartel, e armou tudo para a culpa cair em Nathaniel. Quando o Capitão Átomo surgiu, ele, agora se chamando de Cambojano, voltou à ação como um inimigo ferrenho. Foi armado por seus aliados com uma armadura, escudo e espada melhorados graças a um equipamento chamado ionizador-X que endurece qualquer metal. Por isso seus equipamentos são invulneráveis aos raios de energia do Capitão e sua espada pode cortar a pele metálica do herói.

MIRABAI
Mirabai era a governante tirana de um reino em Zerox, o Mundo dos Feiticeiros, um ponto no universo de onde vem toda a fonte de poder mágico e que conecta vários mundos místicos. Foi uma inimiga de longa data do Superman e da Supergirl. Ela fez uma aliança com o General Lane (pai de Lois Lane), pois supostamente seus poderes mágicos seriam úteis contra kryptonianos. Lane tinha, na época, o Capitão Átomo como prisioneiro e ele foi dado como parte do acordo entre os dois. Mirabai conseguiu usar sua magia para controlar a mente do herói e isso provou o alto nível de seus poderes, já que a pele do Capitão o protege de magias também (até agora). Embora seu objetivo fosse enfrentar kryptonianos, acabou tornando-se muito mais uma inimiga do Capitão Átomo justamente por enfrentar as tentativas dele de escapar se seu domínio.

RAIO
Lawrence "Larry" Bolatinski trabalhava como técnico de efeitos especiais até que outra pessoa bem mais capacitada que ele apareceu e tomou seu emprego. Furioso, Larry criou para si uma roupa capaz de gerar eletricidade e até de teletransportá-lo, o que ele usou para cometer crimes. Logo começou a ser contratado por várias pessoas como um mercenário. Seus clientes eram políticos, governos e muito mais, além de entrar para várias equipes, como Liga da Injustiça e Esquadrão Suicida. Seus confrontos com o Capitão Átomo aconteciam principalmente porque ele era contratado pelo General Eiling para lidar com o herói. Foi assassinado e teve seu traje roubado pelo próprio filho, Terry Bolatinski, que viria a se tornar o vilão Raio Mortal.

_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Não sabia que o Capitão Átomo tinha mais que uns 2 ou 3 inimigos, nem que Pierrô e Columbina faziam parte da sua galeria de vilões (pra mim o casal rivalizava mais com o Batman), mas curti
    Ansioso pra ver qual vai ser a contraparte Marvel

    ResponderExcluir
  2. Qual a cidade que o capitão átomo protege

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro dele proteger uma única cidade, como "ferramenta" dos militares ele age onde for enviado.

      Excluir