Uma das melhores coisas em Dragon Ball, em especial o começo, é sobre como o mundo é repleto de criaturas variadas. Com o passar do tempo já tínhamos uma mistura maluca de seres artificiais, criaturas sobrenaturais, alienígenas, divindades e muito mais. E é sobre esses tipos de seres que irei comentar hoje.
Vamos começar, claro, pelos humanos. Ou terráqueos, como alguns chamariam. Os humanos são capazes de usar ki, porém com muito mais dificuldade que outras raças alienígenas, tanto que apenas alguns (como Mestre Kame e Videl) que conseguem se tornar guerreiros razoáveis.
Desde o princípio o Tenshinhan me intrigava. Por que ele tinha três olhos? Hoje chamam de tribo dos três olhos o lugar de onde ele veio, e podemos dizer que isso é uma sub-raça de humanos.
Vindos do planeta Vegeta, os saiyajins são guerreiros naturais. Eles vivem para o combate e por isso são os que mais mostraram habilidades de combate. Conseguem se adaptar para outras formas de poder, como ki divino. Os níveis de transformação são denotados pela cor ou formato dos cabelos. Eles nascem com caudas, o que lhes permitem se transformarem em grandes macacos.
Já fiz um post exclusivo para falar sobre as formas, poderes e transformações dos Saiyajins.
Existem também híbridos de humanos com saiyajins que parecem desenvolver muito mais poder do que as raças puras, como é o caso do Gohan, do Goten, Trunks e Pan. Alguns desses híbridos, como Bra, parecem não possuir as mesmas habilidades. Então não dá pra saber bem o que exatamente dá origem a esse poder.
Depois de humanos de saiyajins, os namekuseijin são a raça mais conhecida de Dragon Ball. Naturais do planeta Namek, possuem uma cultura muito rica e bem desenvolvida, são capazes de criar suas próprias Dragon Balls e têm uma estrutura religiosa bem definida. Entre as habilidades da raça estão a capacidade de mudar de tamanho, se regenerar até de membros perdidos, podem se fundir naturalmente ou se separar em mais seres, entre muitas outras.
Visualmente, os tsufurujin são muito parecidos com os humanos. Só que eles são muito mais desenvolvidos tecnologicamente e cientificamente. Dominam engenharia genética e são especialistas em robótica.
No Universo 7 a raça foi extinta pelos saiyajins, restando apenas alguns indivíduos que se tornaram vilões (e depois foram exterminados pelos heróis), como Baby. Já no Universo 2 há a possibilidade deles ainda existirem, pois especula-se que Zarbuto e Ziloin são tsufurujin.
A raça do Freeza é um mistério. Eu lembro que anos atrás lia na internet que a raça se chamava "changeling", mas parece que isso foi apagado da existência. Deve ter sido alguém que inventou e acabou sendo aceito.
Não sabemos o planeta natal e muitas outras informações relevantes. Sabemos apenas que algo nessa raça torna seus espécimes muito poderosos, como já vimos, por exemplo, no Freeza e no Frost. Há ainda a possibilidade de transformações para aumentar o nível de poder como os saiyajins, altos níveis de regeneração como os namekuseijins, é como o melhor de cada raça.
Os majin são alvo de uma grande confusão. Em DBZ, logo no começo, foi dito que Kid Buu, o primeiro (e único, até então) majin, havia sido criado por Bibidi. Na verdade, Kid Buu existe há bilhões de anos, ele apenas foi invocado por Bibidi. Então não dá pra dizer que os majins são seres artificiais criados com magia, eles apenas podem ser invocados.
Existe a história de que os majins possuem uma terra natal, porém diverge o que aconteceu com um lugar. Nos jogos é dito que esse lugar já foi destruído há muitos anos.
Os majins são praticamente imortais, já que podem se regenerar e se clonar ilimitadamente, conseguem manipular o próprio corpo da forma que querem, sabem realizar magias (como transformar em chocolate) e podem absorver outros seres para ficarem mais fortes. Já vimos que é uma das raças mais poderosas do universo.
Os yardratianos, do Planeta Yardrat, teriam de tudo para passarem despercebidos no universo. São fracotes e simplórios, porém muito inteligentes. São mais conhecidos por serem os inventores da técnica de teletransporte instantâneo.
Exemplos de indivíduos dessa raça estão os sujeitos que ensinaram o teletransporte à Goku após este aparecer no planeta deles em uma nave. Jimizu, do Universo 2, também é yardratiano.
Não poderia esquecer dos saibaman, aquela raça de seres pequeninos que possuem como principal característica nascerem a partir de sementes plantadas no solo. São praticamente ferramentas dos saiyajins.
Os zunseijin, do Planeta Zun, é a raça do Pui Pui, aquele capanga do Babidi. Essa raça só ganhou atenção mesmo recentemente no mangá de Dragon Ball Super, quando Moro destruiu e drenou toda a energia do planeta. Foi dito que os os zunseijin morreram, uma extinção da espécie, mas será que não havia nenhum fora do planeta naquele momento?
Duas raças merecem muita atenção:
Os shinjin parecem nascer para uma função específica: serem Kaios ou Supremos Senhores Kaio. Eles já nascem muito habilidosos com magia, apesar de não serem tão bons assim em combate físico direto. As cores de pele também variam bastante, como rosa e amarelo. Os assistentes dessas entidade, como Kibito, também são da mesma raça. Shinjin estão presentes em todos os universos e exercem a mesma função.
Outra raça que existe em todos os universos e sempre com a mesma função é a dos anjos. Possuem ki divino, então um anjo já nasce mais poderoso que qualquer outra raça. Não sabemos exatamente se existe algo natural, alguma força por trás da seleção deles, ou se há outros anjos que não estejam na posição de assistentes dos deuses da destruição (como todos que já vimos até agora).
Os demônios também merecem atenção. Inicialmente eram seres genéricos que habitavam o Inferno, mas depois surgiu a dimensão do Reino dos Demônios e eles ganharam novas habilidades. Eles também são capazes de virarem híbridos com humanos ou saiyajins e podem assumir uma forma especial de escuridão. Suas principais habilidades vêm de magias, como a de seu maior exemplar, Dabura, que podia transformar pessoas em pedra com seu cuspe. Essa raça ganha mais atenção nos jogos que nos animes.
Agora vêm as raças sintéticas, criadas artificialmente. Podemos dividi-las em dois:
Os androides são os que foram construídos como máquinas. A mente por trás disso na Terra era o Dr. Maki Gero que demorou um bom tempo evoluindo suas técnicas até criar seres perfeitos. Como não possuem partes orgânicas eles não se cansam, possuem energia infinita, podem ser reconstruídos depois que são destruídos e são mais resistentes que humanos normais. Ainda podem esconder armamentos especiais, dependendo da construção.
E temos os seres artificias biológicos, que são feitos de material orgânico como pessoas normais. Existem nos filmes da época do primeiro anime de Dragon Ball, na fase em que Goku ainda era uma criança, ou seja, bem no comecinho mesmo. O mais conhecido desses seres é o Bio-Broly, que também era o mais poderoso já feito.
Quero comentar agora sobre algumas raças que apareceram mais no começo do mangá, ou no anime Dragon Ball, que eram reflexos de uma história mais simples, antes de pintarem alienígenas para todos os lados. Não vou explicar muito porque são seres bem conhecidos.
Temos os vampiros, seres que se alimentam de sangue. Um dos lutadores da Vovó Uranai era um vampiro e depois vimos mais deles em filmes e especiais, como o Conde Drac e Lúcifer.
Tem também zumbis, muito mais presentes nos filmes.
E fadas:
E fantasmas (junto com um monstro de Frankenstein e outras criaturas):
No Outro Mundo vemos mais raças, como os ogros. Eles são os funcionários que fazem o Outro Mundo funcionar, exercendo diversas funções por lá. São como os humanos, mas com chifres e pele de cor diferente, indo do vermelho até alguns tons de azul. O líder dos ogros, e mais conhecido, é Enma Daioh.
No começo a quantidade de pessoas-animais era imensa e tinha de tudo. Diferente dos lobos humanoides que já citei, esses pareciam seres normais, sem poderes. São misturas com cachorros, lobos, ursos, bodes, etc.
No Universo 9 vimos exemplares de lobos humanoides, como Bergamo, que possuem um nível de ki bem alto e são ótimos lutadores.
No Universo 9 vimos exemplares de lobos humanoides, como Bergamo, que possuem um nível de ki bem alto e são ótimos lutadores.
Existem vários outros personagens que são de raças bem específicas, mas como não tem muita informação sobre eles fica difícil dizer algo. É o que acontece com as raças do Zarbon, do Ginyu, do Beerus, de vários soldados do Freeza, do Moro e de tantos outros.
Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário