Postagens relacionadas

Recent

sábado, 4 de maio de 2019

Como funcionam as linhas do tempo no Universo Marvel


Essa postagem contém spoilers de vários filmes da Marvel, em especial Vingadores: Ultimato!

Desde que começaram a sair os rumores de que Ultimato teria viagem no tempo eu fiquei preocupado, porque a maioria dos filmes que fazem isso acabam ficando confusos e gerando alguns pequenos furos de roteiro. Vamos ver se esse filme passou por isso.

Primeiro precisamos descobrir qual o tipo de viagem no tempo usado no Universo Marvel. Nos filmes em geral temos alguns tipos mais comuns. 
Existe a viagem na própria consciência do viajante, onde ele volta para uma versão mais jovem de si e pode controlar o próprio corpo para modificar as ações e as coisas a sua volta. Esse é o estilo usado em Efeito Borboleta, por exemplo.
E existe o retorno físico, onde o personagem volta para qualquer período e isso permite que ele interaja consigo mesmo, o que pode ser perigoso. Quem já assistiu à Ultimato sabe que esse é o estilo que eles usam, inclusive interagem com suas versões do passado várias vezes. O Capitão América até interage demais, diga-se de passagem.
Podem ter algumas pequenas variações, inclusive para viagens ao futuro, mas vou focar no que é mais próximo do filme.
O que nos leva a um segundo aspecto da viagem no tempo: as consequências. Existe um chamado Efeito Borboleta, que é um termo científico mas que as pessoas tomaram para usar nos cinemas, que descreve o seguinte: qualquer pequena ação que você fizer no passado pode causar uma mudança imensa no futuro. Filmes desse tipo seguem o conceito de linha do tempo única e mutável.
Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban temos outra variação, a linha do tempo única e imutável. Nela, tudo que o viajante faz quando volta ao passado tem um efeito no presente, mas esse efeito já existia mesmo antes dele viajar. Por exemplo, Harry e Hermione escapam do lobisomem porque um uivo vindo da floresta chama sua atenção, só depois os dois conseguem viajar no tempo. No passado, a Hermione viajante vê suas versões do passado em perigo, então ela uiva para afastar o lobisomem. Ou seja, o uivo dela estava lá desde o começo porque a linha do tempo já contava com o retorno da Hermione ao passado. Então não importa o que você faça quando viajar no tempo, o universo vai acabar do mesmo jeito.
O Universo Marvel segue outra direção e agora vou falar exclusivamente dele. Lá eles usam o estilo de múltiplas linhas do tempo. Quando alguém viaja ao passado e altera alguma coisa, tudo que acontece dali em diante é na verdade uma linha paralela à original. É como se, ao mudar algo, você criasse um desvio em um pedaço de um rio, gerando uma nova ramificação, como é explicado em Ultimato pela Anciã.
Ao que o filme deu a entender existe uma linha do tempo principal imutável, onde todos os 22 filmes aconteceram, já que até então ninguém viajou no tempo para alterá-las. A Joia do Tempo, aparentemente, tem o poder de mover as coisas no tempo, como quando o Doutor Estranho fez uma maçã avançar e retroagir em seu processo de decomposição, ou quando Thanos fez apenas o Visão retornar ao que era antes da destruição da sua joia. Então, mesmo que o Estranho tenha feito uma cidade inteira voltar no tempo no final de seu filme, isso não alterou a linha do tempo principal.
As maiores mudanças começaram quando os personagens começaram a viajar pelo Reino Quântico. Ao pegarem as joias eles criaram outras realidades onde as coisas se desenvolveram independentes da linha principal, tendo até mesmo versões alternativas dos personagens. Ao devolverem as joias, desfazendo a única mudança que fizeram, essa linha deixa de existir.

Então temos isso até então: existe uma linha do tempo principal, impossível de ser mudada, portanto qualquer alteração que um viajante faça no passado apenas cria uma nova linha temporal paralela e independente. Se alguém voltar no exato momento da alteração e desfazê-la, a linha do tempo paralela deixa de existir.

Todas as 14 bilhões de realidades que o Doutor Estranho viu em Guerra Infinita eram universos paralelos gerados por diferentes ações de cada pessoa. Somente em um deles, onde todas as ações levavam a um único ponto e, principalmente, onde o Homem de Ferro estivesse disposto a morrer usando as joias, seria onde eles venceriam.

Diante disso podemos explicar várias coisas do filme. Tudo que for da linha do tempo principal eu vou chamar de "original" daqui pra frente.

O Thanos original morreu no começo de Ultimato e isso é impossível de ser mudado. O Thanos que vemos na batalha final veio de um universo paralelo que foi gerado pelos Vingadores terem mudado o passado pegando as joias de seus lugares. A Nebulosa espiã também veio dessa realidade, assim como a atual Gamora (já que a Gamora original morreu). Também ficou subentendido que, mesmo que a mudança seja desfeita e o universo paralelo desapareça, as pessoas ou coisas que vieram dele permanecem intactas se estiverem em outro universo. Ou seja, quando o Capitão devolveu as joias aos seus lugares no final do filme tudo que era do universo paralelo sumiu, mas como a Gamora estava presente no universo principal nesse momento, ela sobreviveu.

O estalo de Thanos aconteceu e isso nunca mais poderá ser mudado. Só o que os Vingadores consertaram foi trazer todo mundo que sumiu para o período atual, cinco anos depois do estalo.

Existe uma linha do tempo paralela que não foi desfeita: a que foi criada quando Steve, Tony, Scott e Banner criaram quando mexeram com as joias do Espaço e Mente depois da Batalha de Nova York. Se vocês se lembram, eles perdem as joias lá e o Loki foge com o Tesseract, impossibilitando que ela seja rearrumada. Ou seja, essa linha ainda existe e o Loki está vivo nela!

Teve um canal famoso no YouTube apontando que Capitão América velho do final de Ultimato seria um furo de roteiro. Na verdade não é e os diretores explicaram isso. Steve voltou ao passado, devolveu as joias e mudou o passado de novo ao se reencontrar com Peggy e se casar com ela, gerando uma linha alternativa. Ele viveu e envelheceu nessa realidade alternativa, tendo uma vida normal, depois fez outra viagem no tempo para voltar à linha principal. Ou seja, nada de sua história (cair do avião, ficar congelado, se juntar aos Vingadores, etc.) foi alterado, até porque isso é impossível. Na linha original ele não viveu com Peggy, mas o Capitão original conseguiu isso vivendo numa linha alternativa, entenderam?

Bem, é isso. Espero ter coberto todas as dúvidas, mas se ficarem mais algumas podem perguntar que ou eu respondo nos comentários ou atualizo o post.

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Então o Capitão idoso viria de uma linha do tempo alternativa só para passar o legado para o Falcão deixando um escudo alternativo com ele?

    E depois? O Capitão idoso volta para sua linha do tempo alternativa e deixa a original?
    Ou decide viver o resto dos dias dele na linha do tempo original e deixa a alternativa?

    (Mais incrível ainda talvez seja o fato dele ter viajado no tempo pelo Reino Quântico com quase 200 anos de idade! kkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que parece o contrato do ator com a Marvel já acabou, então ele não deve aparecer mais. Se ficar na nossa realidade talvez ele vá viver seus últimos dias em um lugar afastado, mas eu aposto que ele só passou para entregar o escudo mesmo, quem sabe na linha alternativa a Peggy ainda está viva, então os dois poderiam ficar juntos até o final.

      Excluir