Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 21 de maio de 2019

Os mistérios em aberto de One Piece

One Piece está caminhando para os arcos finais (talvez tenhamos mais dois ou três anos de publicação), só que ainda falta MUITA coisa para resolver. Listei aqui os maiores mistérios em aberto que temos até então. Minha ideia aqui era mais expor os mistérios, não criar teorias sobre eles, só que eu acabei fazendo isso em alguns...

Vamos começar com os mistérios históricos:

O Século Perdido
Vamos começar com o meu mistério favorito, o que mais me intriga. Já parou para pensar que tudo que temos hoje pode ter começado nesse século perdido? O Governo Mundial, os Gorosei, a Marinha, a ascensão da pirataria e tudo mais.
O Século Perdido é um período que sumiu de todos os registros históricos do mundo. "Sumiu" não, né, foi apagado de propósito. Absolutamente nada que aconteceu nele é conhecido pelo grande público e o Governo Mundial, junto com a Marinha, fazem de tudo para apagar essas informações e matar qualquer um que possa descobri-la, mesmo que seja apenas uma criança inocente. Tudo que sabemos é que existia um mundo normal, aí vem o século perdido, depois esse mundo tem Governo Mundial e o que vemos hoje em dia.
Como era o governo antes? Eu aposto em algo descentralizado, com várias ilhas e territórios e cada um com um rei diferente. Qual o papel dos Tenryuubito nisso tudo? Será que eles foram conspiradores? O que eles eram de fato, se é que eram humanos?
Esse tópico me intriga tanto que só tenho dúvidas, mal consigo explicar. Provavelmente descobriremos tudo quando (e se) os poneglyphs forem unidos e traduzidos, já que eles são a única fonte de informação dessa época.
Outra coisa me deixa bem intrigado. Roger e sua tripulação traduziram os poneglyphs e ficaram de boa com isso. Por que? Eles não divulgaram porque não poderiam fazer nada a respeito? O Rayleigh estava tranquilo demais, sorridente inclusive, ao comentar da descoberta e não hesitou em se propor a contá-las para os Piratas do Chapéu de Palha. Será que os poneglyphs escondem a maior trollada da história?


O Grande Reino e as Vinte Famílias
Antes do Século Perdido existia o Grande Reino, o maior que já houve na Terra. O que sabemos até então é que uma aliança entre 20 famílias foi a responsável pela queda desse reino, e isso há 800 anos atrás.
Ainda não sabemos se essas 20 famílias realmente governavam outros reinos ou apenas pertenciam a alguma nobreza do Grande Reino. Ou ainda se os teryuubito eram, de fato, os membros dessas famílias. Mas sabemos alguns dos envolvidos: os Donquixote e os Nefertari. E, com quase certeza, foram dessas famílias que saiu o Governo Mundial.
Quando estava prestes a ruir, isso já no século perdido, algumas pessoas do Grande Reino escreveram nos poneglyphs em uma língua que só eles conheciam as informações e registros históricos que hoje o Governo Mundial quer destruir.
Só que há muitos buracos. O que as famílias queriam? O que o reino pode ter feito?
Recentemente tivemos a informação de que essas 20 famílias abdicaram o direito de governar, já que agora não existiria um reinado, apenas um Governo mais amplo. Para selar esse pacto eles fizeram um trono que deveria ficar sempre vazio e, abaixo deles, foram colocadas 20 espadas simbolizando que eles nunca mais guerreariam entre si. Isso me faz pensar que as famílias fizeram esse golpe todo para evitar mais guerras, numa tentativa de paz.

Uma ilustração do Grande Reino

Vontade do D.
Também pode ser chamada de Determinação do D. Todos os personagens que carregam o D. no nome possuem um papel fundamental e potencial para mudar o mundo:
Monkey D. Luffy está causando o maior reboliço e provavelmente será o novo rei dos piratas;
Monkey D. Dragon é o líder dos revolucionários e o maior inimigo do Governo Mundial;
Monkey D. Garp teve um papel fundamental no passado (veja no próximo tópico) e é o maior herói da Marinha;
Marshall D. Teach está virando o mundo de cabeça para baixo e crescendo em poder mais rápido até que Luffy;
É claro, Gol D. Roger também, e que foi o rei dos piratas. Inclusive o Governo Mundial tentou esconder esse D., chamando-o de Gold Roger. Suspeito demais, não?
E por aí vai, sem podermos esquecer de Portgas D. Ace e Trafalgar D. Law. Será que isso é realmente um poder herdado? Ressalto o "herdado" porque isso me cheira muito a algo de famílias.
Minha hipótese: no século perdido deve ter havido um grupo de famílias poderosas que governavam o mundo (ou talvez no Grande Reino) antes do Governo Mundial, e essas famílias foram dizimadas para a instalação do novo comando, só que seus desejos (sejam de liberdade, poder, etc), e daí que vem a "vontade" ou "determinação" no título desse conceito, permaneceram vivos nos descendentes. Quem sabe esse D. seja uma forma secreta de as gerações futuras identificarem os herdeiros das famílias depois que os poneglyphs forem traduzidos e a verdade for revelada ao mundo. Se for assim, o Governo Mundial já deve ter descoberto esse código, se não qual o outro motivo para esconderem ele no nome do Roger?

Tripulação ROCKS
Quarenta anos atrás, pouco antes de Roger se tornar o Rei dos Piratas, os oceanos eram tomados por uma tripulação muito poderosa que ficou conhecida como Rocks. Nenhum membro da tripulação foi confirmado até agora, mas acredita-se que Kaidou e Big Mom são alguns deles. Se esses dois eram apenas parte da tripulação, imagine quem era o capitão. Quem era o capitão é outro grande mistério, imaginamos que seja alguém incrivelmente poderoso em sua época. E aparentemente foi Garp quem deu um jeito nessa tripulação, pois foi dito que ele ganhou o apelido de "Herói da Marinha" por conta do caso dessa tripulação. A tripulação já tinha sido mencionada antes, pela primeira vez, em Sabaody em um diálogo envolvendo Rayleigh e Shakky, então é possível que eles estejam envolvidos.
Nos scans em português que li na internet a tripulação é chamada de Rox, e como não saiu material oficial ainda vou usar o nome original em inglês, "Rocks", porque existe uma teoria bem legal dizendo que é um acrônimo para os maiores membros: R de Roger ou Rayleigh, o O ainda é uma dúvida, C de Charlotte Linlin, K de Kaidou e S de Shakky.
O mais estranho nisso tudo é que a tripulação parece ser bem famosa, mas ela mal é mencionada. Será que Luffy nunca ouviu falar dela? 40 anos atrás não parece tanto tempo assim. A menos que alguém queira esconder até as lendas sobre isso.
Os ROCKS devem ter sido o maior problema que essa geração da Marinha enfrentou

Armas ancestrais
Poseidon, Uranus e Pluton foram apresentadas como três armas capazes de virar o jogo para qualquer um que as possuísse. Depois vimos que não são necessariamente armas. Poseidon, por exemplo, é uma pessoa: a princesa sereia Shirahoshi, que possui o poder de controlar criaturas marinhas, o que a torna bem poderosa. Pluton, ao que parece, é um navio de guerra. Já sobre Uranus ainda não temos informações. As lendas dizem que essas armas foram usadas no Século Perdido, então é provável que Poseidon seja algum tipo de legado, um poder transmitido com o passar do tempo. Isso serve para mostrar que essas armas não são necessariamente equipamentos e, por isso, podem estar permeando a história há muito mais tempo. Quem sabe elas se revelem como algo que possa mudar drasticamente o fim de One Piece.


Tesouro nacional de Mariejois (Mary Geoise)
Por que diabos tem um chapéu de palha gigante em Meriejois? Qual o significado dele e o que o torna um tesouro nacional?
Se durante toda a série vimos o chapéu do Luffy com grande simbolismo somente por ser a passagem de um legado - afinal ele foi do rei dos piratas Roger para Shanks, e de Shanks para Luffy - agora temos motivos para especular que ele é mais especial ainda.
O que eu acredito é que esses dois chapéus tenham alguma ligação. O chapéu grandão deve ter pertencido a um personagem gigante, talvez de algum bando onde seus membros usassem chapéus de palha ou que fazia parceria com um ser menor. Algo assim. Agora, o que ele simboliza pode estar ligado ao Século Perdido, talvez tenham sido pessoas importantes por lá. Quem sabe sejam um símbolo de revolução ou até mesmo da fundação do Governo Mundial, afinal nunca se sabe de que lado ele pode ter servido.
Guardem essa ideia maluca que tive: e se as fibras trançadas do chapéu escondessem um tipo de código ou informação secreta?

Origem das akuma no mi
A explicação que nos deram até agora sobre as akuma no mi é que são frutas possuídas por demônios do mar, mas isso parece muito mais uma lenda do que um fato. Ainda mais porque vimos que é possível criar essas frutas artificialmente, sem diferença das naturais, e o homem por trás do procedimento é o Dr. Vegapunk.
Pra falar a verdade esse é um mistério que eu não me importaria se nunca fosse revelado. Não acho que seja necessário explicar de onde vêm esses poderes, posso perfeitamente aceitar que é um mistério da natureza e que Vegapunk morrerá sem revelar a verdade. Também acho que não precisa revelar como ele faz para coisas inanimadas, como espadas e pistolas, comerem essas frutas.


Agora vamos aos mistérios envolvendo pessoas em específico:

Quem é o Im?
Im é, agora, a pessoa mais misteriosa já mostrada. Ele é o topo do topo, o indivíduo hierarquicamente mais elevado dentro do Governo Mundial, já que todos os Gorosei se curvam para ele e Im se senta no Trono Vazio como se fosse seu, violando tudo que os fundadores do Governo estabeleceram. Ao que tudo indica ele é a conexão entre a maioria dos mistérios dessa lista, abrangendo o Governo Mundial, o Século Perdido, o Tesouro e por aí vai. Ele tem cara de ser aquela peça na base do castelo que, se for removida, tudo desaba. Quando descobrirmos sobre ele provavelmente resolveremos os maiores mistérios de uma vez só.
Queria confessar uma coisa engraçada. Na primeira vez que vi sua aparição achei que essa parte superior fininha era o pescoço e a cabeça dele, o que o deixava bem parecido com um personagem de Alice no País das Maravilhas.


Vegapunk
Esse personagem é citado há muito tempo mesmo, desde o começo do mangá. Ele é o maior cientista do mundo, responsável pela criação das tecnologias mais avançadas e malucas de One Piece, como os robôs Pacifistas e a técnica que permite objetos inanimados receberem o poder de akumas no mi.
A essa altura fico em dúvida o que ele pode trazer para a história, se sua revelação poderia vir acompanhada de sua participação como um vilão ou coisa do tipo. Ou se ele só vai aparecer e morrer no mesmo arco, fazendo todo esse mistério servir para nada. 
Ah, é importante citar que Vegapunk esteve envolvido em projetos secretos e esses sim podem surgir como verdadeiras reviravoltas no final.


Segredo do Crocodile
Durante a batalha de Marineford, Emporio Ivankov disse que guarda um segredo de Crocodile. Por se tratar de Ivankov, os fãs já criaram a teoria de que, na verdade, Crocodile é uma mulher que foi transformada em homem pelo poder do revolucionário okama. Eu tenho minhas dúvidas se isso ainda vai ser revelado dentro da história, se um dia se lembrarem disso deve sair em algum daqueles comunicados do Oda. Ah, por falar nisso, em um desses Oda publicou desenhos dos Shichibukai quando crianças, e o Crocodile era um menino, então sabe-se lá se a teoria dos fãs está correta.

Esse é um desenho que Oda fez imaginando os Shichibukai de sexo oposto

Mãe e avó do Luffy
Existem várias teorias de que já vimos a mãe de Luffy. Várias personagens que passaram pela história são apontadas como antiga amante de Monkey D. Dragon, porém eu pertenço ao grupo dos que acham que ela ainda é completamente um segredo. Não imagino que ela vá ter muita importância no futuro, caso contrário já teriam ao menos mencionado ela alguma vez. Ela pode até ser mostrada, só que é difícil pensar nela como uma pirata poderosa ou coisa do tipo. Talvez seja uma nobre ou uma simples aldeã.
O mesmo vale para a avó do Luffy, esposa do Garp. As pessoas querem saber quem é, mesmo que isso seja bem irrelevante a essa altura. Ela pode até já ter morrido. Eu só queria vê-la porque fico imaginando ela como um Luffy versão feminina e rabugenta, e isso seria muito engraçado.

Por fim, os mistérios sobre lugares:

All Blue
Seria o All Blue apenas uma lenda? Se for, então Sanji acabou passando a maior parte de sua vida atrás de uma ilusão. A lenda diz que o All Blue é um mar muito especial, pois é formado pela união dos quatro grandes mares (North Blue, South Blue, West Blue e East Blue), o único lugar no mundo onde os quatro se encontram, o que o torna uma fonte única de tudo que os mares têm a oferecer. Sanji busca esse All Blue porque acredita que todos os peixes e frutos do mar do mundo podem ser encontrados nele.


Elbaf
A lendária terra dos gigantes existe, de fato. Pelos flashbacks da Big Mom vimos que é um lugar fortemente inspirado na mitologia nórdica, especialmente nas construções. O mistério aqui gira em torno do lugar para o mundo. Por que ele é tratado como uma lenda em alguns lugares? Por que parece tão impossível chegar até ele?
Provavelmente a história está caminhando para o final, mas seria bem legal que ainda tivesse um arco em Elbaf.


Raftel
Raftel é a ilha que fica no fim do mundo e, supostamente, onde se encontra o One Piece. Ela levanta muitas perguntas como "Por que é difícil chegar lá?", afinal o mundo é redondo, existem muitos outros caminhos possíveis. E quem mora do lado dela? Por que não chegou lá primeiro? Tudo isso me faz pensar que Raftel está inicialmente inalcançável, talvez como uma ilha flutuante como Skypiea, ou submersa no fundo do oceano. Ou ainda guardada por uma força mais poderosa.
Mas, antes de supor isso, devemos pensar se Raftel realmente existe, se realmente é uma ilha, se as lendas não nos enganaram esse tempo todo.



Esse último nos leva àquele mistério que permeou a série inteira e que muitas vezes esquecemos de nos perguntar, porque já nos acostumamos com a dúvida:

O que é o One Piece?
A essa altura do jogo eu não acredito mais que seja apenas ouro e pedras preciosas. Zero chance de ser isso. Temos alguns candidatos:
Um conceito: esse pode decepcionar um pouco se não for bem feito. O One Piece seria apenas a concretização de uma vitória, ou seja, é como uma linha de chegada e quem chegar até ele tem o direito de se chamar Rei dos Piratas. Pode também ser outro tipo de conceito, como a amizade conquistada na jornada, o espírito de aventuras passadas, coisas assim.
Um item raro: a última das armas antigas? Um objeto que dê o poder ao usuário sobre todos os oceanos e mares do mundo? Algo que, de fato, transforme quem o tiver no Rei dos Piratas pela força e poder?
Uma peça chave: acredito que esse seja o mais provável. Essa peça chave seria algo para completar o que foi construído durante toda a jornada. Pode ser um poneglyph final que completa toda a história antiga que foi escondida, uma revelação sobre os poderes, o trono ou até sobre Im.
São muitas possibilidades e praticamente nenhuma pista.

Será que eu esqueci algum?

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Legal esse compilado de segredos de One Piece
    Alguns eu nem conhecia!

    Um dos segredos que queria saber se haverá resolução tbm envolve o suposto filho do Barba Branca, que apareceu umas duas vezes e só
    Será que voltarão a mencionar esse personagem futuramente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve aparecer de novo nem que seja para uma batalha, mas não faço ideia se ainda pode ser relevante. Se ele realmente for filho do Barba Branca ainda pode ser bem importante para a história!

      Excluir