Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

A ascensão dos animes de RPG


Animes com temática de RPG não são recentes, só que se tornaram tendência de uns tempos para cá e o número de produções do gênero cresceu absurdamente.

O gênero de fantasia já tinha destaque há algum tempo, porém o estilo do RPG acrescenta algumas características. Por exemplo, os protagonistas se organizam em grupos de aventureiros (uma party) onde cada um tem uma função específica (o guerreiro, o mago, o ladrão, etc.), o universo é povoado por várias raças clássicas dos mundos fantásticos como elfos, anões e goblins, entre outras coisas.

A que se deve esse aumento de produção nos últimos anos? Eu arrisco dois motivos:

Se você parar para analisar as obras com temática de RPG vai perceber a origem em comum da maioria delas: light novels. Goblin Slayer, Overlord, Tensei Shitara Suraimu Datta Ken (That Time I Got Reincarnated as a Slime), The Rising of the Shield Hero, todos esses começaram em light novels. Até mesmo o Sword Art Online, que tem mais a pegada de MMORPG, nasceu nesse tipo de publicação.

Aparentemente o que temos visto é a atenção das produtoras de animes aumentando para cima das light novels, tirando os holofotes de cima dos mangás comuns. Isso pode acontecer pela vontade da audiência em consumir um material mais sério, mais profundo e complexo, mas que ainda tem uma pitada de humor. Essas séries de RPG costumam desenvolver muito melhor seus personagens e possuem um mundo muito maior e conceituado, coisas que a maioria dos shonen nem chegam perto de fazer.

Mas por que exatamente light novels de RPG?

Acredito que a resposta para essa pergunta e um segundo motivo seria o fato de que o próprio RPG tem se tornado cada vez mais popular. O CEO da Hasbro, baseado nas vendas de seus produtos relacionados à Dungeons and Dragons, disse que este RPG teve o melhor ano de vendas em toda a sua história [1]. Há quem diga que essa popularidade tenha começado por causa da série da Netflix Stranger Things, afinal as crianças jogando D&D em seus episódios podem ter despertado a curiosidade de quem nunca conheceu o jogo. The Big Bang Theory também pode ter uma influencia nisso.
Na mesma matéria que está como referência acima outro ponto é levantado: o público quer jogos mais imersivos. E o RPG é o ápice disso, afinal você deve interpretar seu personagem e agir como ele agiria.

Independente dos motivos, temos essa ascensão dos animes desse tipo e eu, como fã de RPG, não vou perder a oportunidade. Começarei a postar aqui no blog sobre assuntos relacionados e quem sabe expandir um pouco mais a área sobre esses animes, afinal até agora só comentei mais sobre Goblin Slayer.

Espero que gostem dessas novas postagens e, se quiserem podem sugerir temas e o que vocês querem ler por aqui. Estou pensando em alguns posts sobre monstros de D&D, como adaptar personagens de animes nos jogos, coisas do tipo...

Ah, dêem indicações de quais animes vocês querem ver por aqui no blog!

Até a próxima postagem!

3 comentários: