Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 12 de março de 2024

A subestimada construção de mundo em Dragon Ball

 Infelizmente há poucos dias tivemos a triste notícia do falecimento de Akira Toriyama, o lendário mangaká criador de Dragon Ball.


Por se tratar de alguém que teve uma grande influência na minha vida, não só em me fazer gostar de mangás, eu queria trazer algo especial, mas infelizmente estou com pouquíssimo tempo nos últimos meses (você devem ter reparado pela quantidade menor de posts). Então eu resolvi trazer um dos meus posts favoritos na nossa página @universoanimanga e vou falar sobre a subestimada construção de mundo em Dragon Ball!

Primeiro, Toriyama fez muito bem algo que é raríssimo e bem difícil: ele misturou  elementos de ficção científica com elementos fantasia sem prejudicar um ou outro. A Corporação Cápsula é o melhor exemplo das tecnologias avançadas do scifi, tem até controle da gravidade! E tem ainda os androides e robôs da Red Ribbon. E na parte da fantasia podemos ressaltar todas as referências à Jornada ao Oeste, a lenda que baseou o mangá. Há dragões, esferas mágicas, deuses e por aí vai.


Tem ainda a mistura com elementos incríveis do mundo real. Uma hora estamos vendo dinossauros ou um urso humanoide segurando uma espada, e de repente temos ciborgues e androides altamente avançados! Ao mesmo tempo, um personagem corre de moto enquanto outro a segue em uma nuvem voadora!


Os terrestres trazem uma diversidade imensa. Não estamos falando apenas de humanos de etnias diferentes, há ainda outras espécies humanoides convivendo pacificamente. 


Em um dos mapas podemos ver uma diversidade de biomas e climas, o que implica também numa diversidade de animais e plantas.



Em um arranhãozinho sobre política, temos a revelação de que o mundo todo possui um rei e ele é um cachorro humanoide. E a lista de figuras excêntricas misturando culturas e temas se estende para samurais, bruxas, espíritos, demônios, animais falantes, e por aí vai.


A melhor parte disso tudo é que não é preciso de explicação. A construção e apresentação do mundo é tão bem feita que nunca questionamos suas peculiaridades (a famosa suspensão da descrença). Esse porco fala e se transforma em quem quiser? Esse gato sábio mora no topo de uma torre? Tudo bem!


Além da Terra, existe toda uma construção de outros mundos. Ainda não estou falando dos planetas e sim do Outro Mundo (com letras maiúsculas). Além de localizações, foram apresentadas várias estruturas de burocracia, papéis bem definidos de cada entidade e muito mais. Digo "muito mais" porque cada vez que penso eu lembro de algo novo, então seria impossível cobrir tudo aqui. Temos por exemplo Enma Daioh e a Princesa Serpente, cada um com seu papel.


A discussão se estende para outros planetas, cada um com suas próprias culturas e peculiaridades.

O melhor exemplo são os nameks: Toriyama criou castas, poderes, religiões, estruturas e toda uma biodiversidade própria para o planeta e seus habitantes!


Infelizmente várias dessas ideias foram deixadas de lado quando o autor resolveu priorizar mais e mais as lutas.

O Dragon Ball Super é a maior prova do que quero dizer. Reparem como, de repente, temos a apresentação de uma dezena de universos paralelos. Tudo que vimos até aqui foi apenas um universo, então em teoria poderíamos multiplicar várias vezes a experiência. Só que não foi o que aconteceu. Os novos universos servem unicamente ao propósito de fornecer lutadores para um torneio. Até mesmo os pontos interessantes (como novos saiyajins) fica meio de lado em prol do combate por si só. Uma pena mesmo. Só que nada disso exclui o trabalho excepcional e marcante que Toriyama deixou no mundo dos animes!

O post original muito mais ilustrado e em um formato de fácil leitura está disponível clicando aqui.


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário