Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 28 de março de 2024

A misteriosa kekkei genkai do Clã do Juugo e selos amaldiçoados

 O selo amaldiçoado foi um dos conceitos mais misteriosos na primeira parte de Naruto, e foi só 300 capítulos depois é que acabou sendo explicado.


Esse post era para ter sido lançado meses atrás, mas antes eu resolvi escrever sobre os lugares lendários do senjutsu: o Monte Myoboku, a Caverna Ryuuchi e a Floresta Shikkotsu. Esses lugares são conhecidos por serem grandes fontes da energia natural, que pode ser combinada com o chakra para gerar e usar o senjutsu.

Interessado em conseguir usar senjutsu, Orochimaru encontrou a Caverna Ryuuchi e teve acesso à energia natural, porém lhe faltava algo para conseguir manipulá-la por completo. Ao mesmo tempo, ele já estudava as habilidades Juugo, que acreditava terem vindo desse lugar.

O clã inteiro de do Juugo tinha alguma modificação corporal misteriosa e desconhecida que os permitia absorver energia natural dos seus arredores sem precisar de treinamento especial. Com isso eles viravam máquinas de gerar senjutsu, porém os efeitos colaterais eram severos: seus corpos sofriam com modificações variadas e eles acabavam ficando insanos e extremamente violentos. Esses surtos de loucura, inclusive, viraram marca registrada do clã, que entrou para a história como malucos violentos.

Juugo procurou Orochimaru voluntariamente para se tratar e acabar com os efeitos colaterais, só que acabou virando cobaia de experimentos. Foi a partir da fisiologia de Juugo que Orochimaru criou o selo amaldiçoado, como uma tentativa de copiar os poderes de absorção da energia natural. Obviamente as mutações corporais e insanidade vinham junto.

Eu ainda quero fazer um post inteiro para falar sobre energia natural e senjutsu, então vamos finalizar  essa parte falando sobre os tipos de selo amaldiçoado desenvolvidos a partir do Juugo.


Os mais próximos do que Juugo demonstrou foram os prisioneiros de um dos esconderijos de Orochimaru. Eles tinham grandes deformações físicas de cor escura nas mais variadas formas, de espetos até asas, alguns até emanando chakra.

O clã Iburi do País do Fogo tinha uma kekkei genkai única que os permitia se transformarem em fumaça, porém às vezes ela era incontrolável e eles se transformavam ao acaso. Orochimaru criou um selo amaldiçoado que controlava a transformação, em troca ele usou vários membros do clã como cobaias.

Em um filler do anime, há um "selo amaldiçoado animal" que é descrito como único e foi usado somente em Mizuki. A transformação envolve deformações corporais como pelos que dão uma aparência de híbrido com tigre.


Também só no anime, o time de Guren recebeu selos de Orochimaru, mas no que apareceu eles apenas desenvolviam marcas no corpo e um aumento considerável de poder.

Foi diferente do Quarteto do Som, que recebeu selos, ficaram mais poderosos com eles, mas também se transformavam em algo mais monstruoso. Essas novas formas concediam poderes únicos:

  • Jirobo se torna mais forte e fisicamente resistente;
  • Kidoumaro ganha um par de braços extras, produz uma cera para criar o arco e flechas e abre um terceiro olho que ajuda na sua mira;
  • Sakon e Ukon expandem a capacidade de entrar no corpo um do outro para entrar no corpo de qualquer um, podendo danificá-los em nível celular;
  • Tayuya parece ter ficado mais poderosa em geral, com jutsus mais fortes e resistência a técnicas que antes a atingiam com eficiência.

Acima dos demais estava o selo amaldiçoado da terra, que (até onde se sabe) somente Kimimaro recebeu. Pode ser que tenha sido um dos últimos trabalhos bem sucedidos de Orochimaru, uma finalização de tudo que ele já vinha conseguido, e é claro que ele colocou no corpo daquele que seria seu hospedeiro se tudo tivesse dado certo. Seria o caminho mais perfeito de atingir o senjutsu.


Uma contraparte dele é o selo amaldiçoado do céu, que foi dito ter sido o primeiro que Orochimaru aplicou. Isso parece um pouco contraditório se pensarmos em todos os experimentos que iriam aparecer depois e que listei até aqui, eu acredito que esteja mais para um furo de roteiro (antes do autor extrapolar o conceito do selo amaldiçoado para o que é hoje ele não deve ter pensando muito nesses outros casos). Foram dez os primeiros a receberem esse selo, sendo que somente Anko sobreviveu, porém ela não se mostrou determinada o suficiente. Posteriormente Orochimaru o aplicou também em Sasuke, talvez na mesma ideia de reservar o melhor para o seu futuro hospedeiro.


É isso por enquanto!


Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Teorizo que o clã do Juugo descende do Ashura, pra conseguir sugar chakra natural com tanta facilidade. Mas o chakra da caverna Ryuuchi deve permitir modificações corporais diferentes dos outros locais sagrados, por isso deve causar loucura ao longo de tantas gerações fazendo uso dele.

    Tbm acho que todos os selos criados (fora fillers) são do céu e da terra, apenas com variações diferentes ao longo do tempo (já que o Kishimoto nunca voltou pra explicar nada a respeito, então na dúvida melhor simplificar)

    A parte sobre o selo amaldiçoado realmente é difícil de entender, ficam muitos furos e dúvidas. No geral, Orochimaru cria eles como barganha para fortalecer ninjas aliados enquanto testa novas maneiras de acessar chakra senjutsu e cria salvaguardas pro caso do corpo dele morrer, correto?

    Então é certo supor que o Sexteto do Som (junto do Sasuke) acessam uma parcela corrompida/modificada e ínfima do chakra senjutsu?

    Se Orochimaru voltasse por um dos selos, ele usaria o corpo do usuário pra se formar? E nisso, ele possívelmente teria acesso à kekkei genkai do usuário e ao uso de chakra senjutsu com mais facilidade?

    E outra, se o Juugo tivesse total controle sobre a transformação, ele conseguiria criar membros extras como asas, olhos, chifres e cauda, como ocorre com outros usuários?

    Só levantando dúvidas pra discussão rs. Mas o que acha?

    E só um possível engano: Ali diz que o Kidomaru ganha um par extra de braços, mas ele continua com 6 braços na transformação.

    ResponderExcluir