Em Shuumatsu no Valkyrie somos introduzidos ao conceito dos Quatro Sábios. Eles não são exatamente um conceito original do mangá, então vamos entender exatamente do que se trata!
Em 1885, o japonês Inoue Enryo estava para se formar no curso de filosofia quando criou um evento chamado Cerimônia da Filosofia, onde apresentou o conceito dos Quatro Sábios. Tratava-se de um título para aqueles que ele considerava os quatro maiores filósofos de todos os tempos: Sócrates, Buda, Confúcio e Kant.
Em um livro de 1957, outro filósofo, Karl Jaspers, apresentou uma lista muito semelhante de grandes filósofos: Sócrates, Buda, Confúcio e Jesus (esse inclusive é o nome do livro). Ou seja, ele trocou Immanuel Kant por Jesus.
Assim, em Shuumatsu no Valkyrie o conceito é apresentado com os quatro selecionados por Jaspers, mas muito na ótica do que Enryo descreveu. Nunca foi explicado em algum conteúdo extra, mas provavelmente os autores do mangá devem ter entrado em contato com trabalho de Enryo e tirado inspiração daí. Vamos conhecê-los:
Sócrates:
Sócrates foi um filósofo grego (ateniense) que nasceu por volta de 470 a.C.. O que se sabe sobre ele vem dos registros de seus alunos notórios, com Platão, o que não cobre toda sua vida e por isso ele ainda é uma figura bem misteriosa. É considerado um dos fundadores da filosofia ocidental antiga, que é justamente o que Sócrates representa dentro dos Quatro Sábios.
Buda:
Sidarta Gautama foi um príncipe de onde hoje é o Nepal, mas ele renunciou à essa posição e à todas as suas riquezas para peregrinar pelo mundo espalhando seus ensinamentos em busca de acabar com o sofrimento das pessoas, o que teria o levado à uma condição de iluminado (Buda). Seus ensinamentos são a base do budismo, que se espalhou principalmente por vários impérios e reinos na região da Índia, o que torna Buda um dos maiores expoentes da filosofia indiana.
Confúcio:
Confúcio foi um filósofo chinês que nasceu por volta de 551 a.C., em um período em que a China passou por um grande florescimento de ideias. Os trabalhos de Confúcio abrangiam várias áreas (valores pessoais, moralidade, justiça, política, etc.), tanto que suas ideias deram origem ao confucionismo, que é um sistema de pensamento tão amplo que é muito difícil classificar como uma coisa só: é uma religião, uma tradição, um guia de como governar, de como tratar as pessoas, de como viver e filosofar, e por aí vai. Dentro dos quatro sábios, representa a filosofia chinesa.
Jesus:
Jesus foi um pregador que nasceu por volta do ano 2 a.C., onde hoje fica Israel. Considerado o filho de Deus, um profeta e salvador há muito aguardado, ele se tornou um líder religioso com seus ensinamentos que muitas vezes quebravam as tradições antigas, gerando um novo movimento com ideias que viriam, depois da sua morte, a servirem de base para o cristianismo, a religião com mais adeptos no mundo atual. Nos quatro sábios ele representa a filosofia ocidental moderna.
Para quem ficou curioso, Immanuel Kant foi um filósofo prussiano nascido em 1724 que se tornou um dos maiores nomes do iluminismo, uma filosofia centrada na razão como base para discutir outros problemas. Ele seria o representante da filosofia ocidental moderna, sendo substituído por Jesus.
No mangá, Sócrates, Confúcio e Jesus aparecem como torcedores na luta de Buda. Como vocês devem ter visto na descrição acima, além de filósofos alguns deles são grandes figuras religiosas e foi para evitar polêmicas que Sócrates, Confúcio e Jesus não apareceram no anime! Eles só existe no mangá mesmo. Já com Buda, como ele era um dos lutadores, não teve jeito e foi preciso colocá-lo no anime, o que, é claro, gerou BASTANTE polêmica e críticas.
É isso, espero que tenham gostado desse post mais diferenciado!
Até a próxima postagem!
E no mangá todos eles torcem a favor do Buda?
ResponderExcluirIsso, apesar de alguns deles terem uma interpretação divina, eles torcem pelo lado da humanidade.
ExcluirSim man, esses aí são "deuses" faz até sentido pq só tem um único Deus, ent Jesus estar torcendo pela humanidade contra esses falsos deuses deixa bem claro aí. N posso dizer q todos sabem mas respeitando as religiões dos outros, se acredita em outros deuses, blz, mas o Deus de verdade é aquele q tem seu nome escrito com "d" maiusculo e n minúsculo igual dos outros
Excluir