Yoriichi Zeroshiki: o boneco secreto de Kimetsu no Yaiba

Por Phos em domingo, 16 de abril de 2023


 O próximo arco a ser adaptado para anime em Kimetsu no Yaiba: Demon Slayer é o arco da Vila dos Ferreiros e ele traz uma figura um tanto curiosa que quero explicar por aqui em um post, já que na época que li eu achei a ideia bem doida.

Obviamente teremos spoilers desse arco.

O Yoriichi Zeroshiki (que pode ser traduzido como Yoriichi Modelo Zero) foi criado na Vila dos Ferreiros durante o Período Sengoku (entre 1467 e 1573). Ele é um boneco de treino modelado com base em Yoriichi Tsugikuni, o lendário caçador de demônios. O boneco lembra Yoriichi em tudo, nas roupas (com o quimono nagagi, o haori vermelho e o hakama dividido), no cabelo e até nos brincos. Porém, como Yoriichi era muito habilidoso e tão rápido que seus movimentos eram difíceis de acompanhar, o boneco foi feito com seis braços como uma forma de simular essa velocidade.


Originalmente ele era bem mais poderoso, imagina-se que logo após sua criação nenhum caçador de demônios fosse capaz de derrotá-lo (com exceção, é claro, do próprio Yoriichi). Até os dias atuais ele mantém um status bem alto e é bastante difícil de ser derrotado, por isso funciona muito bem para treinar novos caçadores. No entanto, o tempo prejudicou seus mecanismos e ele é um pouco mais fraco agora (afinal se passaram quase 500 anos desde sua criação). A sua manutenção fica ao encargo dos descendentes de seus criadores, passando a função de geração em geração e atualmente está nas mãos de Kotetsu.

É estabelecido que o boneco possui 108 movimentos, não sabemos se são todos originais e se eles ainda estão disponíveis depois de tanto tempo. De toda forma, já é uma quantidade impressionante e que não vimos nenhum outro caçador chegar perto. Talvez por isso ele seja tão bom em treinamentos, afinal pode apresentar um movimento novo a todo momento, preparando bem quem aprender com ele.


Assim como muitos elementos em Demon Slayer, é provável que o Yoriichi Zeroshiki tenha inspiração no budismo e nas tradições antigas orientais. Nesse caso, ele lembra bastante os asuras, que eram criaturas de seis braços inimigas dos deuses.


_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!