Postagens relacionadas

Recent

sábado, 13 de junho de 2020

Bactérias, Vírus, Fungos e Parasitas - Personagens de Cells at Work


Hora de continuar aquela postagem de uns meses atrás sobre Personagens de Cells at Work. Na primeira parte falei sobre as células do corpo humano, agora é a vez dos organismos externos, que normalmente agem como vilões na história.

Como sempre faço comentários sobre a biologia do que vemos no anime, aqui vai logo uma observação: a biologia está sempre descobrindo novas espécies a cada dia, então suas regras para organização precisam ser repensadas constantemente. Por isso, quando eu der uma característica a um tipo de organismo, com certeza há exceções. Não quero ficar pontuando isso no texto inteiro porque ia ficar bem chato, assim estou avisando agora. Por exemplo: comentarei que vírus não possuem atividade fora de organismos, mas já foram descobertos alguns que possuem. E por aí vai.

BACTÉRIAS

Vamos começar pelas bactérias.
Bactérias são seres compostos apenas por uma única célula e nela tem todos os equipamentos e tudo que é preciso para "viver". Esses equipamentos são chamados de organelas, cada uma com uma função específica, como produzir energia, guardar o material genético, etc.
Veremos mais para frente que existem bactérias boas aos organismos onde estão, porém grande parte delas acaba fazendo mal enquanto se desenvolve. Isso pode acontecer de diversas formas: pode acontecer de, enquanto se multiplicam, as bactérias consumirem todos os recursos que iriam para as células operarem, pode acontecer de a bactéria liberar alguma substância que faça mal às células e até mesmo que a bactéria mate a célula para se "alimentar" dela.

Pneumonia coccus
É uma bactéria do tipo cocos, ou seja, com formato circular.
Aparece com bastante destaque em Cells at Work, o que faz bastante sentido já que essa é uma das bactérias mais problemáticas que a humanidade já enfrentou e continua a enfrentar, pois se trata da causadora da pneumonia, uma inflamação no pulmão que pode levar à morte.


Staphylococcus aureus
Outra bactéria muito problemática, porque é a causadora da maioria das infecções que conhecemos. Só para citar algumas: meningite, sepse (quando a infecção vai para o sangue), celulite, furúnculos, intoxicação alimentar, infecções de pele e pneumonia também.


Streptococcus pyogenes
Assim como a anterior, é uma bactéria muito presente por causar tipos variados de infecção, como escarlatina e faringite.


Neisseria gonorrhoea
É um diplococo, nome dado a bactérias com formato de dois círculos (dois cocos). É o causador da gonorreia, uma doença sexualmente transmissível.


Pseudomonas aeruginosa
Uma bactéria oportunista, ou seja, que só causa doenças quando há alguma coisa de errada com o sistema imunológico do alvo. Causas que podem baixar a imunidade incluem outras doenças, como a AIDS, ou remédios usados em cirurgias, e é nesses casos que a bactéria se manifesta (ela podia já estar no corpo há muito tempo, bem quieta). É conhecida também por ser muito resistente aos antibióticos que normalmente matariam todo tipo de bactéria.


Bacillus cereus
Essa bactéria é muito comum de ser achada no chão, mas também é comum estar em alimentos. Por isso é uma das causadoras da intoxicação alimentar.
Os efeitos dessa bactéria são bem comuns no Japão porque causam o que chamam de síndrome do arroz frito, pois se acumulam no arroz que é deixado de lado esfriando em temperatura ambiente por muito tempo.


Bacillus natto
É uma bactéria muito usada no Japão para preparar, por meio da fermentação de soja, um prato típico chamado Natto.
Em Cells at Work essa foi apenas uma personagem figurante.


Vibrio parahaemolyticus
Bactéria causadora da doença gastroenterite, uma inflamação no estômago. É transmitida por meio de peixes e frutos do mar que não foram bem cozidos, por isso é um problema sério no Japão (afinal muitas comidas típicas, como sushi, são feitas a base de peixe cru).


Escherichia coli
Uma bactéria que, quando no corpo animal, se encontra no estômago. Existem variações benéficas que ajudam nos nutrientes, porém também há tipos maléficos que costumam causar intoxicações alimentares.
Existem três versões nos mangás spin off. Em Bacteria at Work ela parece ter o lado inofensivo mostrado, em Cells at Work! BLACK é muito mais monstruosa e em Cells at Work! Friend é uma fantasma parecida com a Samara do filme O Chamado. Coloquei as três versões em ordem abaixo:


Propionibacterium acnes
Pouca gente sabe disso, mas a acne pode ser causada por uma bactéria que infecta as glândulas da pele responsáveis por liberar óleo, as glândulas sebáceas. E a bactéria é essa aqui.


Como já citei, nem todas as bactérias são prejudiciais aos organismos que infectam. Em Cells at Work tivemos um vislumbre de um desses tipos, as sempre fofas:

Bactérias ácido-láticas
São bactérias responsáveis por diversas funções no corpo, principalmente as que envolvem lidar com açúcares, como quebrar moléculas de doces para fornecer energia.


Essas bactérias estão também em alguns alimentos fermentados, podendo não só melhorar o gosto como também inserir mais delas no organismo, que é o caso, por exemplo, dos iogurtes. Um grupo de bactérias ácido-láticas é o dos lactobacilos. Conseguiram associar?
Também já vimos lactobacilos no mangá:



Vírus

Agora vamos aos vírus, que são sujeitos muito mais complexos que bactérias (apesar de, em características, serem mais simples). Os vírus são, na maioria das vezes, apenas um pequenino amontoado de material genético envelopado com uma membrana. Só isso. Não possuem qualquer atividade quando estão sozinhos, porém quando invadem e infectam um ser vivo (animais, plantas e pode até mesmo ser uma única bactéria) eles "sequestram" os equipamentos das células e os obrigam a trabalhar para eles.
As células precisam sempre checar o DNA para saber o que irão produzir e o que os vírus fazem é enfiar o próprio material genético (pode ser de dois tipos, o DNA ou RNA) no lugar, então as células acabam produzindo o que é útil a eles. É assim que vírus conseguem se reproduzir, por exemplo.
Existe um debate muito grande sobre se vírus são vivos ou não, porque eles só conseguem realizar suas atividades quando estão dentro de um outro ser vivo. Fora disso, são como coisas inanimadas.

Influenza
O influenza provavelmente é o vírus mais conhecido que existe. É o causador da gripe e possui tipos diferentes, alguns circulam apenas entre animais, outros em animais e humanos, esses últimos vivem em animais de convívio humano, como vacas e porcos. Se espalha com uma facilidade imensa pois pode ficar espalhado no ar, em cima de estruturas e, principalmente, pelo contato direto entre pessoas infectadas.



Vírus da dengue
Esse é bem conhecido por nós, brasileiros. Isso porque ele é transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, muito comum em países quentes como o nosso. A dengue tem vários sintomas, entre eles febre e dores musculares, tudo causado pelo efeito do vírus infectando o corpo.
No mangá de Cells at Work o vírus da dengue é representado como uma máscara de tengu, que é um espírito das lendas japoneses. Eu achava que isso vinha do fato dos tengu serem praticamente demônios alados, fazendo uma referência ao mosquito que transmite a doença. Mas na verdade parece que é apenas uma piada com os nomes, já que dengue em japonês é chamada de "dengu".
Abaixo tem a imagem do vírus e de uma célula infectada por ele no mangá:


Rinovírus
É um tipo de vírus bem comum (na verdade, o mais comum de infectar humanos) porque está em praticamente todo lugar e se prolifera em uma temperatura característica, no frio. É o causador do famoso resfriado, que muita gente confunde com gripe (mas, como vimos, gripe é causada por outro vírus e é bem mais agressiva).
Na imagem abaixo eu coloquei como Cells at Work representa os vírus e uma célula infectada pelo rinovírus.


Caxumba
A caxumba é causada por um vírus que se instala nas glândulas do corpo. Seu principal sintoma é o inchaço dolorido que surge. Como é mais comum de infectar a glândula salivar o inchaço é visto normalmente no pescoço, mas pode evoluir para infeccionar outras partes, podendo gerar até mesmo surdez permanente em infectados.
Em Cells at Work, a célula infectada é apresentada com dois inchaços.


Varicela-zoster
A varicela-zoster é um vírus que pode causar duas doenças: em crianças ele manifesta a famosa catapora, já em adultos (muito raramente em crianças também) causa um tipo de herpes, sendo esse vírus um dos oito tipos de causadores de herpes conhecido. Em ambas as doenças um sintoma comum são as pequenas feridas na pele.


FUNGOS
Os fungos formam um tipo de ser vivo diferente dos animais e vegetais, embora pareçam uma mistura de características desses dois. São micro-organismos, mas formam estruturas visíveis ao olho humano, como por exemplo os cogumelos.
Um tipo de fungo que não forma cogumelo é o chamado bolor, que aparece, entre outras situações, em alimentos velhos como pão e frutas. O ser humano aprendeu a dominar o crescimento desses bolores para o seu próprio uso, gerando alimentos especiais como tipos de queijo. Outro muito comum e que foi uma das maiores descobertas da medicina é o uso do fungo chamado de penicilina, que era capaz de destruir bactérias e por isso foi o primeiro antibiótico (remédio para combater infecção por bactérias).

O único fungo mostrado, dessa vez no spin off Bacteria at Work, foi esse:

Aspergillus oryzae
A cultura japonesa utiliza bastante há pelos menos dois mil anos esse tipo de bolor para produzir alimentos, pois a proliferação dele fermenta a comida. É usado, por exemplo, na soja, em batatas e no arroz para produzir certos pratos e o tão famoso saquê.


PARASITAS

Diferente dos três tipos anteriores, "parasita" não é o nome de uma divisão de seres vivos. Parasita é qualquer ser que, para viver e se desenvolver, se aproveita de outro indivíduo e causa mal a este como resultado. É o caso, por exemplo, dos carrapatos, das lombrigas e dos piolhos. Tecnicamente falando, todas bactérias, vírus e fungos que vimos até agora que fazem mal ao organismo que infectam podem ser consideradas parasitas também.
Coloquei aqui o único parasita que foi mostrado no mangá/anime:

Anisakis
O anisakis é um nematódeo, um tipo de animal comprido e fino, assim como também bem pequeno, parente das lombrigas. Ele não infecta diretamente os seres humanos, porém consegue entrar com facilidade em peixes e frutos do mar. Quando a pessoa come um peixe infectado aí sim vai acabar contraindo o parasita, o que vai lhe causar a doença conhecida como anisaquíase. Como vocês já devem ter imaginado esse é um problema sério no Japão também por causa do consumo de peixe cru (qualquer tipo de preparo, como assar ou cozinhar, já mataria o anisakis).



E assim terminamos mais uma parte. Digam nos comentários o que acharam!

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Perfeito, obrigado. Amo Cells at work e estava com curiosidade de ver todos personagens que apareceram

    ResponderExcluir