Postagens relacionadas

Recent

sábado, 24 de outubro de 2020

Lugares de One Piece inspirados no mundo real

 

 Nessa postagem trago as possíveis inspirações para alguns lugares no imenso mundo de One Piece!



ALABASTA: EGITO

Alabasta tem uma das referências mais óbvias: o Egito. Isso fica claro pelas pirâmides, pelo deserto, as roupas, os animais, as plantas e por aí vai. Algumas das construções (e também os elementos que já citei), parecem lembrar também um pouco da Arábia antiga, das civilizações no Oriente Médio. 


SKYPIEA: AMÉRICAS

Skypiea tem muitos elementos que lembram El Dorado, a mística cidade das lendas. Desde a época das navegações, quando os europeus chegavam às Américas, eles encontraram tantos tesouros que começaram a acreditar que havia muito mais em lugares maiores ainda, sendo que El Dorado era a principal delas, com as histórias dizendo que era uma cidade inteira feita de ouro. Podemos ver em Skypiea traços das arquiteturas típicas das Américas, como dos povos astecas e maias, e, é claro, a grande quantidade de ouro.


WATER 7: VENEZA

Water 7 como uma cidade no nível do mar, quase submersa, cheia de túneis e pontes pode ter uma inspiração direta em Veneza, na Itália, que é exatamente assim. Veneza precisa lidar com a subida e descida da água também, quase como Water 7 (em escalas diferentes, mas vale a comparação).


DRESSROSA: ESPANHA

Dressrosa possui vários elementos que lembram bastante a Espanha.

Os personagens de lá também são totalmente inspirados na cultura espanhola. O nome da família que reinava, Donquixote, vem de Dom Quixote, que é o personagem mais famoso da literatura espanhola. O cavalo de Donquixote, Rocinante, é a base do nome de Donquixote Rosinante, inclusive seu apelido, Corazón", é "coração" em espanhol. Temos ainda outros nomes vindos da mesma língua: Pica (espada), Diamante, Trebol (trevo, que também o nome para o naipe de paus do baralho), Señor Pink (Senhor Pink) e Viola. Aliás, a da dança da Viola lembra bastante a tradicional dança flamenca.

A arquitetura de determinados lugares lembra a do Parque Guell, que fica em Barcelona. A imagem que ilustra esse tópico é de lá.


Porém existe um ponto em Dressrosa que é de outro lugar:

COLISEU CORRIDA: COLISEU ROMANO

Uma das referências mais óbvias é essa, a ponto do nome ser muito parecido. O Coliseu Corrida é completamente baseado no Anfiteatro Flaviano, conhecido simplesmente como Coliseu (ou Coliseu Romano), que fica em Roma, na Itália. O era um anfiteatro onde eram feitas várias apresentações, incluindo as famosas batalhas de gladiadores.

Uma curiosidade aqui é que até mesmo o nome original do coliseu em One Piece é "Corrida", que tem o mesmo significado em espanhol que tem para o português, deixando claro a influência hispânica em Dressrosa.


ILHA ZOU 

Existem no mundo muitas rochas que se parecem com animais, muitas delas lembram elefantes, mas tem uma em específico que se parece muito com o rosto de Zunisha, o elefante gigante que sustenta Zou nas costas. Ela fica na Islância e foi criada por atividade de vulcões. 


MARY GEOISE: FRANÇA

Mary Geoise pode lembrar muitos lugares que são sedes de governo por conta dos jardins, pavilhões e tudo mais, mas eu queria destacar algo em especial aqui. O Castelo Pangeia, sede do Governo Mundial, lembra bastante o Chateau de Chambord, um dos mais famosos castelos da França.


WANO - JAPÃO

Eu até fiz um post sobre as influências da cultura japonesa em Wano (atualmente está desatualizado, tem muito mais coisas novas para adicionar, mas ainda vale dar uma olhada). Então eu nem sei bem o que colocar aqui de exemplos!

Todo o jeito que o arco de Wano é contado é feito com base no kabuki, o teatro típico japonês, toda a cultura do país é baseada no Japão Feudal (como os samurais, o líder como um xogum, etc.). Roupas, arquitetura e comida são apenas mais alguns exemplos. 


IMPEL DOWN: ALCATRAZ

Existe a possibilidade de Impel Down ter sido inspirada em Alcatraz, com a ideia de uma prisão no meio do mar, o que dificultaria qualquer tipo de fuga. Porém esse conceito de prisão no meio do mar não é único de Alcatraz, mas bem, fica aí a possível referência. 


AMAZON LILY: CHINA

Era de se esperar que Amazon Lily, a ilha das amazonas, tivessem alguma inspiração na Grécia Antiga, que é de onde vem o conceito original de uma ilha composta apenas por mulheres guerreiras. Mas, como vemos pela maioria das construções, parece que Amazon Lily foi inspirada (ao menos na arquitetura) na China ou no Japão.


REINO ROMMEL: LONDRES

O Reino de Rommel foi mostrado como o lugar onde Hakuba, a outra personalidade do Cavendish, aterrorizava anos atrás. Ele lembra bastante Londres, principalmente por causa da grande torre de relógio que remete ao Big Ben.

TERMINAL CINZA - SMOKEY MOUNTAIN, MANILA

O Terminal Cinza pode ter sido inspirado em muitos lugares, afinal de contas pobreza está presente no mundo todo. Porém há quem viu muita semelhança especificamente com Smokey Mountain, em Manila, nas Filipinas, que é uma grande favela coberta por lixões e que (e aí vem a característica mais em comum) está constantemente coberta por neblina.


ELBAF: ESCANDINÁVIA

Elbaf, a terra dos gigantes, foi mencionada muitas vezes durante a história e só fomos ter um vislumbre de como é por lá nos flashbacks da Big Mom. Do pouco que vimos foi possível perceber que o lugar tem, pelo menos na arquitetura, um pouco dos países da Escandinávia (Dinamarca, Suécia, Finlândia,...) na época dos famosos vikings.

Essa temática viking/nórdica fica bem clara não só pelo estilo das construções como também pelo nome do único príncipe citado do lugar: Loki, que é o nome do deus nórdico das trapaças. As próprias pessoas do lugar já parecem ter uma forte cultura de guerra, como os vikings tinham, e gigantes são muito comuns na mitologia nórdica.

Esses foram os lugares que pensei por enquanto, se lembrarem de mais comentem!


Até a próxima postagem!

 

3 comentários:

  1. Goa tem referência em portugual, era colônia portuguesa na india se não me engano

    ResponderExcluir
  2. Goa tem referência em portugual era colônia portuguesa na india se não me engano

    ResponderExcluir
  3. A ilha de onde Chopper vem tem semelhanças com a Sibéria e a Russia, Em Zoo as cidades Minks lembram a América central e Também o México e o território da Big Mon possuiilhas que lembram a Suíça, principalmente as que possuem casas de chocolate.

    ResponderExcluir