Recentemente eu fiz um post sobre inimigos antigos do Superman e me lembrei de uma postagem que eu considero muito boa lá da página no Instagram (@universoanimanga).
Como eu argumento lá, o Superman é um dos meus heróis favoritos, porém ele foi tão maltratado nas mídias mais populares (cinema e séries) que eu tenho visto cada vez mais pessoas desprezando (ou até odiando) o personagem.
Graças a alguns autores, a imagem moderna do Superman é de alguém superpoderoso que ninguém pode controlar e que é invencível. Logo as pessoas só veem duas possibilidades: ou ele se torna um personagem chato sem desafios, ou ele se torna o desafio. Basta ver como recentemente surgiram várias versões malignas Superman: seja o próprio no papel do vilão, como em Injustice ou no novo jogo do Esquadrão Suicida, ou "cópias" vilanescas do personagem, como o Capitão Pátria e o Omni-man,
Pois bem, nesse post eu trago cinco histórias que eu considero essenciais para quem quer conhecer o Superman e entender que ele é um personagem bastante complexo e que em suas histórias é possível trazer discussões incríveis!
Paz na Terra
Ao concluir que poderia estar usando seus poderes para algo bem maior para a humanidade, o Superman decide combater a fome no mundo. Só que ele percebe que isso não é tão simples.
Pra mim, essa história é o perfeito exemplo de que o Superman é mais que alguém superpoderoso. A lição da HQ é justamente sobre como ele ser um símbolo de esperança é mais valioso que qualquer poder.
Grande Astros Superman
Depois de se expor em excesso à radiação do Sol, o Superman descobre que possui apenas mais um ano de vida. A história se desenrola com esse clima de despedida, onde o herói precisa se dividir entre aproveitar seus últimos momentos com Lois e entre ajudar a humanidade.
É uma história tão profunda e tocante que eu recomendo até para quem não gosta de HQs e busca um primeiro contato com o gênero.
Superman: As Quatro Estações
Essa história é contado em quatro partes, cada uma do ponto de vista de uma pessoa importante na vida do Superman: Jonathan (o seu pai), Lois Lane, Lex Luthor e Lana Lang. Ela se desenvolve mostrando as visões dessas pessoas tanto sobre o herói quanto sobre Clark Kent.
É uma HQ bastante sensível e que passa várias lições diferentes sobre o herói, como sobre achar seu lugar no mundo.
Para o homem que já tem tudo
Após cair em uma armadilha de Mongul, o Superman é aprisionado em uma ilusão que o faz se imaginar tendo uma vida normal em Krypton, o que parece ser seu sonho mais profundo.
Essa história ajuda a entender o dilema do Superman como alguém de dois mundos e os debates sobre isso. Pra quem preferir, o segundo episódio da primeira temporada de Liga da Justiça: Sem Limites adapta muito bem essa história.
O que aconteceu ao Homem de Aço?
Essa história é uma homenagem a toda a carreira do Superman, dentro e fora dos quadrinhos. Por fora é uma homenagem de Alan Moore a toda a mitologia do maior herói de todos os tempos, por dentro mostra Lois Lane narrando a história do Superman naquele universo. O famoso quadro do Superman chorando (na imagem) me impactou como pouquíssimas páginas fizeram.
_ _ _ _ _
Até a próxima postagem!
pode fala dos dragões da casa do dragão de game of throne?
ResponderExcluirFico feliz de já ter lido 4 das 5 recomendações (falta só As Quatro Estações), e realmente, toda vez que leio Paz na Terra ou Para o Homem que já tem Tudo (as que mais gosto) me emociono com as mensagens tão inspiradoras. Ótimas recomendações.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo post!