Postagens relacionadas

Recent

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Troca de Marchas (Gearshift) - Individualidades em Detalhes

 


Nome original: Gearshift

Tradução: Troca de Marchas, Câmbio de Marchas ou Caixa de Marchas

Usuário: Izuku Midoriya (Deku), antes era do segundo usuário do One for All

Tipo: Emissora

Alcance: Próximo


Descrição e usos

O Gearshift permite que o usuário altere a velocidade de objetos e pessoas nas proximidades, o que inclui a si mesmo.

É dito que ele "viola a inércia", vou explicar o que é isso: inércia é a tendência do objeto permanecer parado ou em movimento até que alguma força modifique seu movimento. Se o Gearshift viola isso, significa que ele pode fazer um objeto parado se mover sem exercer qualquer tipo de força sobre nele (como tocá-lo) e, é claro, acelerar qualquer coisa sem precisar adicionar uma força.

O usuário original usava duas manoplas que disparavam projéteis e usava esse poder para acelerá-los, o que não parecia ser muito impressionante.


Porém quando ele herdou o One for All o Gearshift se mesclou a essa individualidade, ganhando um aumento de poder bem grande. O alcance da habilidade foi ampliado e os usuários se tornavam capazes de aumentar ainda mais a velocidade dos objetos, podendo até criar níveis diferentes de aceleração.

Limitações e fraquezas

Essa individualidade por si só não era tão poderosa quanto pode parecer, na verdade era bem limitada porque o alcance de seu efeito era bem pequeno.


Depois da fusão com o One for All esse alcance foi ampliado, só que com um preço: o esforço no corpo do usuário é bem maior. Então o usuário só pode usar suas habilidades por um tempo limitado antes de sucumbir completamente, além de que as células ficam tão cansadas que o organismo mal consegue processar oxigênio, o que inevitavelmente leva à morte.

Técnicas

Transmissão

É o movimento mais básico que consiste em usar a individualidade em si mesmo e aumentar a velocidade de cada movimento em escalas que Deku chama de "marchas". Até o momento foram apresentadas 4 marchas, sendo que a primeira já é capaz de ultrapassar a velocidade do som.

Overdrive

Esse movimento usa o aumento de velocidade do Gearshift em combinação com a liberação de energia cinética do Fa Jin, ampliando a potência dos golpes.

Detroit Smash: Quintúplo

Após usar a individualidade em si mesmo, Deku aplica cinco Detroit Smash em sequência, causando uma vasta destruição.


Curiosidades

Muita gente notou uma semelhança bem grande entre essa individualidade e os Gears do Luffy em One Piece. Até os nomes são iguais. Ainda não existe qualquer pronunciamento do autor dizendo se houve ou não alguma inspiração ou homenagem. Se os Gears do Luffy não fossem tão famosos nos animes eu até poderia dizer que foi coincidência, afinal troca de marchas para aumentar potência e velocidade tem até em bicicleta.

_ _ _ _ _


Para ver todas as individualidades já analisadas clique aqui!

Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Teve um momento na luta contra o Shigaraki em que ele foi dar um golpe certeiro no Deku e errou. Entendi que ali o Deku usou o Gearshift nele mesmo pra desacelerar e impedir o soco do Shigaraki de acertá-lo, é isso mesmo?
    Aliás, ele pode usar esse quirk em si mesmo e em algum objeto ao mesmo tempo? Ou só um de cada vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue lembrar em que capítulo acontece isso da luta? Porque eu realmente não lembro se o Deku já desacelerou usando o Gearshift, é algo que vale a pena pensar mesmo.
      E sobre usar em si mesmo e em algum objeto até agora não ficou claro, talvez daqui alguns capítulos e com mais usos a gente descubra.

      Excluir
  2. Capítulo 369, página 7
    Outra dúvida: Já chegou a comentar sobre os personagens e quirks de MHA Vigilantes? Pretende fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vamos precisar de mais informações mesmo, porque não parece muito claro. Só que acho perfeitamente possível desacelerar coisas também.

      Sobre os vigilantes, não abordei muito sobre eles, mas obrigado por me lembrar, vou começar a pensar em posts assim.

      Excluir