Já em relação ao post, talvez você já tenha visto um sinal, que não é comum na nossa língua portuguesa, aparecendo em alguns nomes japoneses. É difícil para nós quando escrevemos, afinal nosso teclado não possui esse sinal. O sinal é esse entre parenteses ( ¯ ) que geralmente aparece em cima de um "o" ou "u".
O nome desse sinal é mácron. Ele pertence a uma categoria de sinais chamada diacrítico, que tem funções específicas para algumas letras. O til (~) por exemplo é um sinal desse tipo. A função do mácron é indiciar que uma vogal é longa. Ele está presente em alguns alfabetos, e o japonês é um deles.
Vamos a um exemplo. Um exemplo dos animes, pra ficar mais prático. Em Naruto há um personagem cujo nome original em japonês é Chōji, porém se o autor optar por não usar o mácron o nome dele ficaria Chouji. O mácron alonga a vogal "o". Não pronunciamos "tiodi" e sim "tiouudi" ou "tioodi".
Ficou fácil de entender? Mais um exemplo, ainda em Naruto. Outro personagem, tem o nome de Mū, e sem o mácron fica como "Muu", com o "u" alongado. Não é "Mú" e sim "Múúú".
Foi meio complicado de explicar sem realizar a pronuncia, mas espero que tenham entendido!
Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário