Olá, pessoal. É, eu ainda estou por aqui.
Eu sei que sumi faz mais ou menos um ano sem dar nenhum sinal. Deixei de moderar os comentários e atualizar as postagens e por isso pode ter parecido que eu simplesmente desapareci. Já vou explicar o que houve.
Antes quero dizer que todos os comentários feitos foram lidos e aprovados, inclusive me motivaram a escrever esse texto. Fiquei bastante feliz em saber que vocês também ainda estavam por aqui, acabou se tornando um ótimo motivador.
Pois bem, vamos lá.
Em resumo e adiantando as coisas: por volta de agosto do ano passado minha vida deu uma grande modificada que me fez abandonar o blog. Mas antes de comentar isso, vamos ter uma breve reflexão.
A ideia do blog existe há mais de uma década. Eu sempre gostei de escrever e na minha infância eu gostava muito de animes, então usava a maior parte do tempo na internet para escrever sobre eles. A princípio eu fazia isso na Wikipédia e, ao mesmo tempo, em uma comunidade do orkut. Estamos falando de antes de 2010.
No final de 2011 eu decidi fazer o blog com alguns posts bem bobinhos, coisas como dobraduras de papel e artes que eu fazia usando o antiguíssimo PhotoScape. O tempo foi passando e eu continuei escrevendo enquanto levava minha vida. Nessa época eu postava o que dava na telha. Às vezes fazia mais de um post por dia, depois ficava vários dias sem postar nada e voltava como se nada tivesse acontecido.
Uma coisa que eu sempre tive em mente é que eu não queria profissionalizar o blog. Esse era para ser meu hobby, não trabalho. Perdi a conta de quantas pessoas se candidataram para me ajudar e eu tive que recusar. Ao mesmo tempo, vi vários conhecidos das comunidades de blogs crescerem com parcerias e profissionalizações, mas nada disso me seduziu para abandonar o que eu fazia, tudo sem pretensão alguma de grandiosidade. Vi o Blogger mudar tanta coisa que vocês não têm ideia.
Outra coisa grande que eu vi com o tempo foi a mudança de mídia. Os blogs tiveram seu auge uma década atrás e foram decaindo rapidamente. Logo veio o YouTube e depois dele as mídias mais rápidas, como TikTok e Instagram. Quem acompanha o blog desde o começo deve lembrar que eu lancei um canal no YouTube em 2014, cheguei até a mostrar meu rosto em um vídeo de apresentação. Porém abandonei essa ideia rapidamente e tirei tudo do ar. Eu fiquei então como aquele velho teimoso que continuou usando um blog quando todo mundo tinha mudado de mídia. As pessoas sequer gostavam de ler!
Bem, em 2019 eu me rendi e coloquei anúncios no blog. Nessa época eu tinha saído da casa dos meus pais para fazer faculdade e precisava de todo dinheiro possível para me sustentar sozinho. O dinheiro era pouco, mas ajudava. Para entrar nas regras de monetização do Google eu resolvi me profissionalizar um pouco. Reparem como a partir dessa época a quantidade de posts por mês é fixa, como eu raramente repito os temas (era um post de cada anime por mês) e com datas fixas (terças, quintas e sábados, se bem me lembro). Pois bem, foi aí que eu comecei a me cansar.
Fazer posts com ritmo certo é bom porque fica fácil fazer um planejamento, porém a organização dá bastante trabalho. Além disso, depois de 2019 um monte de coisas foram acontecendo. Enfrentamos uma pandemia que levou pessoas queridas, eu fiz meu mestrado e entrei no doutorado. Ah, para quem não sabe, eu sou físico. Por volta de 2020 eu resolvi dar um gás na página do Instagram do blog, fazendo posts todos os dias com os temas mais variados, de notícias a curiosidades. Na época era algo que fazia sucesso.
E então veio a queda. O blog vinha perdendo visualizações com o crescimento de outras mídias, mas nos últimos anos isso ficou ainda maior. Eu estava tendo cada vez mais trabalho e menos retorno. Além disso, ter que trabalhar no meu doutorado me tirava o tempo de ver animes. Hoje eu praticamente só leio One Piece, que é meu anime querido que já acompanho há mais de 20 anos. Como eu poderia continuar escrevendo 10 postagens grandes por mês se eu mal vejo animes e mangás?
E eu fui teimoso. Gosto de escrever até hoje e gosto de produzir as coisas. Não consegui me render às mídias rápidas, TikTok realmente não é para mim. E jamais me rendi às inteligências artificiais para escrever qualquer coisa e nem vou. É tão legal criar, pra quê vou deixar uma máquina fazer isso por mim?
Enfim, em agosto do ano passado eu comecei a passar pelos exames finais do meu doutorado, comecei a fazer concursos, a dar aulas em escolas e comecei a namorar, tudo ao mesmo tempo. Foi quando eu percebi que algumas coisas menos importantes precisavam ser deixadas para trás, porque eu precisava priorizar o que era importante naquele momento para minha vida pessoal e carreira. Fiquei bastante triste e mal consegui escrever um post de despedida, na minha cabeça eu voltaria em algum momento (como eu fazia antes) e continuaria produzindo. Era muito difícil colocar um fim em algo que eu tinha desde a minha infância, uma memória de tempos mais simples. Não pensei que eu deveria uma justificativa para vocês.
Bom, eu não voltei em definitivo. Estou pensando em atualizar alguns posts, talvez escrever alguns novos, mas não sei bem como fazer isso ainda. O que importa é que eu quero voltar a produzir algo. Não sei bem como vai ser o ritmo, mas fico bem feliz em saber que possivelmente vocês estarão aí.
Se, ou quando, eu fizer algo novo por aqui, tentarei avisá-los da melhor forma possível.
Obrigado por tudo por todos esses anos. Sempre pensei que estava escrevendo para mim, mas no fim parece que era para vocês. Nos veremos novamente.
E antes que eu me esqueça...
Até a próxima postagem!