Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Por que personagens de mangás e animes tem olhos grandes?

Eu sei que muita gente já deve ter se perguntando isso. "Por que personagens de mangás e animes tem os olhos grandes?".

Isso é verdade, alguns personagens tem até os olhos anormalmente grandes. Já vi e ouvi comentários como "Tem olhos grandes porque os japoneses querem compensar o fato de teremos olhos puxados", ou "É porque os japoneses tem inveja dos olhos grandes" e coisas assim. Saiba que isso é mentira!

O real motivo é bem simples. Serve para expressar melhor as emoções dos personagens! Há um ditado interessante que diz "Os olhos são as janelas da alma". Em algumas cenas de animes você pode até perceber como personagens falam com os outros, sobre os seus olhos. "Seus olhos mostram que você está preocupado", ou algo assim. O mesmo vale para aquelas expressões exageradas.

Isso começou em um período depois da Segunda Guerra Mundial. Após a derrota, o Japão recebeu forte influência dos países capitalistas, principalmente os Estados Unidos. Era também o auge da Disney. Um artista conhecido como Osamu Tezuka adorava os personagens da Disney, e um dos motivos eram os olhos grandes, que expressavam emoções facilmente.


Osamu Tezuka tornou-se mangaká e revolucionou este estilo. Antes dele o mangá representava as pessoas como elas são, era algo voltado para a realidade (na questão do desenho, as histórias tinham fantasias). Osamu Tezuka mais tarde seria conhecido como o criador de Astroboy e outros mangás de sucesso.


Depois dele todos os mangakás usaram a tática de olhos grandes. É claro que os olhos foram melhorados para ficarem mais realistas e expressarem melhor as emoções. Veja alguns exemplos de expressões com a mesma personagem (Nyuuuuu!):




Pra quem ainda tinha esta dúvida, espero ter resolvido ou talvez tirado aquela ideia comum de japoneses invejosos!

Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Gostei muito, mas gostaria de pedir: Sensei, pode continuar com as aulas de mangá? Estou acompanhando o blog :)

    ResponderExcluir
  2. Li em um livro que o criador do Astroboy aderiu essa concepção dos olhos grandes porque percebeu que teria rejeição pelo ocidente se fizesse um desenho com características de olhos orientais.

    ResponderExcluir