Postagens relacionadas

Recent

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Aprendendo a criar mangás - Capítulo 3: Desenhando a cabeça dos personagens

Finalmente chegou a hora de colocar a mão na massa! Agora vamos desenhar os personagens. É a parte que eu mais gosto com certeza. Vamos dividir o desenho em duas partes principais: cabeça e corpo. Primeiro, vamos fazer a cabeça.


Primeiro, selecione seu material. Depois escolha um dos personagens que você pensou na aula passada (http://universoanimanga.blogspot.com.br/2012/06/aprendendo-criar-mangas-capitulo-2.html), de preferência, o protagonista.


A Cabeça:


A parte que mais identifica o personagem é definitivamente a cabeça. É nela que praticamente toda a personalidade do personagem está localizada. Seu cabelo, expressões faciais, rosto, tudo isso o identifica. Então é muito importante que o rosto saia de acordo como você pensou o personagem. Vamos começar.

  • O primeiro passo é desenhar um círculo ovalado. Procure deixá-lo simétrico, senão não vai dar certo, e também não risque muito forte. Algumas pessoas preferem fazer um círculo e depois fazer a parte de queixo, mas eu acho um oval bem mais fácil.

  • Após fazer o oval, passe um traço reto na vertical, dividindo a forma exatamente ao meio. Depois passe mais dois traços horizontais paralelos. Se você quiser pode ser apenas um traço horizontal, mas vai por mim, com dois é melhor. Também faça os traços bem fraquinhos, pra não darem trabalho mais tarde.

  • Agora faça as linhas dos olhos dentro dos traços. Cuidado para deixá-los do mesmo tamanho, e o espaço entre eles é equivalente ao tamanho que você usou para um olho. Baseando-se também nos traços horizontais faça as orelhas, tomando cuidado também com o tamanho, para deixá-las iguais.

  • Agora faça o traço do boca, que pode ser um simples risco para começar, um pouco acima do queixo. Partindo da boca ou dos olhos, como preferir, faça o nariz. Desenhe também com um traço curvo bem fraco a linha que vai servir de base para o cabelo.

  • Faça as sobrancelhas, cílios e as linhas da íris. Se quiser pode começar a fazer o cabelo com traços bem finos e leves. Comece a fazer os demais acessórios se precisar, como brincos, faixas.

  • Depois apague os esboços e contorne as linhas fixas primeiro com um lápis mais forte. Faça as sombras se quiser e se ficar legal, já dá para contornar com a caneta cartográfica.






Nas próximas postagens eu vou colocar outros modos de desenhar rostos, como epressões faciais, ângulos de visão, etc... Também vou colocar tipos de nariz, orelhas, olhos. 
Eu sinto muito pela não-perfeição dos meus desenhos, sei que tem gente que faz bem melhor. Mas eu estou apenas mostrando do meu modo, para ensinar aqueles que ainda não sabem.

Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. po faz a parte 4 ai ...
    obs.: muitoo show o trabalho que você vem fazendo...
    pena que não eh conhecido o site !
    mas deveria ser, pelo conteúdo ... !!

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho com esse blog vai indo bem mano!!!
    Todos tinham que conhecê-lo, ótimo blog... Flws

    ResponderExcluir
  3. Bom, mas ainda tem muito o que desenhar mangá! eu já o superei! mas isso é o de menos queria uma parte que falasse sobre como fazer o mangá mesmo, desde o esboço até a arte final com nankin, caneta com nankin ou caneta esferiografica!

    ResponderExcluir