sábado, 17 de julho de 2021

As Técnicas Hereditárias em Jujutsu Kaisen


 As Técnicas Hereditárias (ou Técnicas Herdadas, em algumas traduções) são poderes passados de geração em geração entre membros de uma mesma família, não por simples ensinamento, mas pela linhagem sanguínea. Vemos com mais frequência entre grandes famílias de feiticeiros, que ficaram grandes e famosas justamente por possuírem esses poderes correndo entre seus membros.

Existe uma grande vantagem e uma grande desvantagem nesse tipo de técnica. 

A vantagem é que o usuário nunca está "sozinho", como já houve várias pessoas antes dele e atualmente usando a técnica, é possível aprender com quem tem mais experiência, entender o que já foi estudado sobre a técnica (assim podendo evitar erros na sua execução) e muito mais.

Já a desvantagem é que, justamente por ter tanta gente usando há gerações, os inimigos podem ter aprendido e estudado a técnica também, desenvolvendo maneiras de combatê-la.

Até agora foram mostradas cinco dessas técnicas no mangá, e são essas:

Tokusa no Kage Bojutsu (Técnica das Dez Sombras)

 Os membros do Clã Zenin são capazes de usar essa técnica para invocar shikigami. Eles usam as sombras como intermediário, usando símbolos de mão para formar as tais sombras que representam a criatura que será invocada. São dez shikigami que podem ser invocados com essa técnica, cada um com habilidades únicas para situações diferentes, e eu já fiz uma lista com todos que foram mostrados, para vê-la basta clicar aqui.


Mukagen (Ilimitado)

Técnica hereditária do Clã Gojo. É uma das habilidades mais poderosas já mostradas, fazendo jus ao fato de Satoru Gojo ser o feiticeiro mais poderoso da geração. Ela permite a manipulação do espaço ao redor do usuário.

 Existe uma explicação mais complexa dada no mangá, que eu (como físico e, consequentemente, amante de matemática) gostei bastante. Na matemática existe o conceito de série infinita convergente, que é basicamente uma soma de uma quantidade infinita de termos que resulta em um número finito. E a lógica funciona ao contrário: um número finito pode ser dividido na soma de infinitos outros números.

E o Mukagen traz esse conceito matemático para a realidade. Ele pode fazer uma ação ser dividida em infinitas partes, assim é possível fazer com que tudo que se aproxime do alvo se mova em uma velocidade muito pequena, dando até a impressão de que o tempo parou. Satoru atingiu algumas variações, que ele nomeia por cores, mas não vou entrar em detalhes aqui porque pretendo fazer um post só para isso.


Sekketsu Sojutsu (Manipulação de Sangue)

Técnica hereditária do Clã Kamo que permite aos seus membros manipular o próprio sangue de diversas maneiras. É possível alterar desde as propriedades mais básicas no nível celular (como quantidade de glóbulos vermelhos, o nível de plasma, etc.) até o formato, modelando-o para criar lâminas, discos e muito mais. Tudo isso pode ser feito dentro ou fora do corpo.

É importante ressaltar que o usuário só manipula o próprio sangue e não pode criar mais usando essa técnica, apenas manipulá-lo, logo está limitado à quantidade de sangue que tem no corpo (ou, se for mais preparado, ele pode trazer bolsas com seu sangue armazenado). Noritoshi já usou essas bolsas e ele faz algo bem inteligente: cobre suas flechas com sangue, então, manipulando o sangue, ele consegue controlar por onde a flecha vai se mover.


Jugon (Palavra Amaldiçoada)

Os membros do Clã Inumaki que possuem essa técnica conseguem usar sua voz para controlar outras pessoas. Para fazer isso é preciso usar energia amaldiçoada, mas às vezes pode acabar saindo sem querer, o que faz seus usuários terem muito cuidado com as palavras. Pode acontecer também de alguém que não era o alvo ouvir a palavra de comando e ser enfeitiçado também, sendo obrigado a seguir a ordem.

Essa técnica também tem efeitos colaterais, seu uso contínuo pode prejudicar as cordas vocais do usuário a ponto de causar tosses, o que pode evoluir para deixar a pessoa completamente sem voz. É por isso que Toge está sempre carregando um frasco de xarope para tosse.


Tosha Juho (Projeção de Feitiçaria)

Técnica hereditária do Clã Zenin. Essa é complexa e eu tive que ler o capítulo mais de uma vez para entender. Com ela, o usuário divide 1 segundo em 24 frames (como um vídeo), e em seguida ele imagina um movimento para cada frame. Quando a técnica acaba, todo esse movimento que ele imaginou é feito em 1 segundo. Ficou confuso? Vou dar um exemplo que achei excelente: se ele quer correr de um ponto A para um ponto B que estão separados por 240 metros de distância, basta imaginar que em cada frame ele anda 10 metros, ao fim de 1 segundo ele fará toda a distância (logo, vai parecer um teleporte de tão rápido).

Essa técnica só funciona se o usuário tiver uma excelente noção de espaço e movimento, porque é preciso imaginar todos os 24 frames. Naobito Zenin é capaz de fazer esse efeito em outra pessoa, obrigando-a a seguir essas regras. Se a pessoa não conseguir visualizar os 24 frames, ela fica paralisada.

_ _ _ _ _

Confira também a postagem que fiz sobre as expansões de domínio!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário