terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Resumindo One Piece: Arco da Vila Syrup


O Bando do Chapéu de Palha (agora composto por Luffy, Zoro e Nami) estava navegando quando encontra uma ilha habitada por animais híbridos e nunca vistos em nenhum outro lugar do mundo. Logo eles conhecem o guardião da ilha, um homem chamado Gaimon preso dentro de um baú, que fora abandonado pelos seus companheiros tempos antes. Luffy se oferece para tirá-lo da ilha, mas Gaimon prefere permanecer para tomar conta dos bichos.


De volta a navegar, após um tempo eles chega à Vila Syrup. Lá eles conhecem Usopp, um jovem mentiroso que se diz um grande pirata, seguido fielmente pelos meninos Tamanegi, Piiman e Ninjin (Os Piratinhas do Usopp). Os quatro costumam irritar os moradores dando alarmes falsos sobre a chegada de piratas reais. Usopp é amigo de uma menina rica e órfã chamada Kaya, que não pode sair de casa por conta de uma doença, então ele a entretém contanto histórias inventadas sobre suas aventuras nos mares. Mas o mordomo de Kaya, Kurahadol (que na verdade é o capitão Kuro, líder do Bando do Gato Negro) faz de tudo para afastá-lo.




Kuro planeja colocar em ação seu plano para tomar a fortuna de Kaya e assim poder se aposentar. Jango, seu parceiro com habilidades de hipnotizador, chega à vila também e logo hipnotiza Luffy, controlando-o para cair de um penhasco, só que ele sobrevive porque é feito de borracha. Mesmo que Usopp tenha descoberto o plano, ninguém acredita nele, nem mesmo Kaya. Esta só descobre a verdade quando encontra seu outro mordomo, Merry, mortalmente ferido por Kuro. Ele lhe conta o que aconteceu, mas mesmo assim já é tarde demais.

O navio de Kuro chega à vila, e o bando do Chapéu de Palha decide ajudar Usopp a salvar Kaya. Por conta de um erro de Usopp, eles esperam o navio de Kuro na praia errada. Luffy se perde, Zoro fica preso em sua própria armadilha, e assim Usopp e Nami têm que enfrentar os piratas sozinhos.


Entretanto, logo em seguida, todos conseguem se reunir para enfrentar a ameaça. Jango tenta hipnotizar a própria tripulação para eles se tornarem mais fortes, porém acaba hipnotizando Luffy por engano, deixando-o mais poderoso. Para consertar seu erro, Jango faz Luffy dormir.
Buchi e Sham, apelidados em conjunto de irmãos Nyaban do bando de Kuro, entram em ação.  Zoro recupera suas espadas e começa a lutar com os dois, ajudado por Usopp.



Nami consegue acordar Luffy e Kaya aparece tentando atacar Kuro. Ela ainda tenta atingir os sentimentos de Kuro lembrando-o dos bons momentos que passaram juntos, porém o pirata diz que a todo o tempo nunca se importou, só pensava no dinheiro. Usopp tenta defender Kaya e é ferido gravemente, entretanto conseguar ordenar aos Piratinhas do Usopp para fugirem com Kaya. E eles correm para a floresta com a menina.  Kuro pede para ninguém matar Kaya, pois ele quer obter o dinheiro sem ter que ser caçado depois, por isso precisa obter de forma legal, através de um testamento que forçaria a menina a escrever.



Então Kuro usa seu ataque mais poderoso e atinge quase todos, inclusive seus aliados. Na verdade, esse era o seu plano desde o começo: matar qualquer um que fosse testemunha de que ele era um pirata. Assim poderia desfrutar o dinheiro sem problemas com o passado. Luffy fica irritado por ver que ele não preza por seus companheiros e o derrota rapidamente com o Gomu Gomu no Kane.



Quando a paz volta, Usopp concorda em manter tudo em segredo para não atormentar os habitantes da vila. Como agradecimento, Kaya dá a Luffy um navio que ela possuía e era uma lembrança do mordomo Merry, o Going Merry, que se torna o primeiro navio de verdade da tripulação. Usopp desbanda os piratinhas, diz que vai começar sua própria carreira como pirata de verdade e se surpreende quando Luffy o chama para fazer parte de sua tripulação. 



Agora os Piratas do Chapéu de Palha são quatro. E eles partem para a Grand Line.

Análise geral e consequências
Lembrando que essa sessão contém spoilers de partes que vão além do arco apresentado nessa postagem! Ela é recomendada para quem está mais avançado na história.

É claro que a maior consequência desse arco é adicionar o quarto membro ao bando: Usopp. Também vemos suas duas maiores habilidades, que são o uso do estilingue e o talento para inventar histórias. Curiosamente, várias das histórias que Usopp conta para Kaya acabam por se tornar verdadeiras. Esse é um dos easter-eggs mais divertidos de One Piece. Ele encontrou dragões, gigantes, a ilha dos anões, um peixe grande como uma ilha e tem uns bem mais sutis, como quando diz ter encontrado uma linda espadachim obcecada por carne (em Dressrosa ele encontra Rebecca que bate com a descrição) e a de que ele possui vários seguidores, o que se concretiza também em Dressrosa quando ele salva milhares de pessoas ao derrotar Sugar e é considerado o Deus Usopp.

Outra adição importante ao bando é o navio. Going Merry tornou-se mais que um meio de transporte, virou um verdadeiro membro, um nakama dos demais. Por ser um presente de Kaya, Usopp é extremamente apegado ao navio e isso irá gerar um dos momentos mais tristes de One Piece que é a luta entre ele e Luffy, e posteriormente o funeral mais triste da história.

Uma descoberta importante é a de que Usopp é filho de um membro do bando de Shanks, Yasopp. Isso ainda não foi explorado no mangá e o encontro entre os dois não aconteceu.

Depois da confusão na Vila Syrup, Jango conseguiu se tornar um marinheiro e irá encontrar Luffy novamente um tempo depois, no Arco de Alabasta.

Existe uma história paralela, contada na contracapa dos mangás, onde Gaimon se encontra com a versão miniatura de Buggy (depois de sua luta com Luffy).

Vale comentar algumas diferenças entre o anime e o mangá. A versão que escrevi aqui é a do mangá, no anime o encontro com Gaimon na ilha dos animais raros acontece depois da Vila Syrup, então o bando já chega lá com Usopp e à bordo do Going Merry.
Existem outras diferenças mais sutis, como a localização do quarto de Kaya (no anime fica no segundo andar, não no primeiro como no mangá), o jeito que Luffy descobre que Usopp é filho de Yasopp, a ordem de alguns encontros e a duração deles. São detalhes pequenos que não afetam tanto o desenrolar da história.

Parte técnica
Saga: East Blue
Capítulos: 20 capítulos, do 22 ao 41
Episódios: 10 episódios, do 9 ao 18

_ _ _ _ _

<< Arco de Orange Town - Arco do Baratie >>
Guia de arcos e sagas

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Vale lembrar um pequeno detalhe nessa saga que é o Rokushiki Soru usado pelo Kuro. Embora ele não controle como os membros da CP9, é um poder que só é explorado lá na frente na saga enies lobby.
    Essas inserções de coisas no começo do anime que vai fazer sentido lá na frente, é algo muuuito legal que o Oda faz!
    Parabéns pelas postagens! Eu tenho acompanhado e aguardando os próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha reparado nisso do Kuro, só mostra que o planejamento do Oda é ainda mais incrível!

      Excluir