terça-feira, 25 de maio de 2021

Explicando o One for All e todos os seus usuários

 Nessa postagem vamos ver tudo sobre o One for All: como ele surgiu, como funciona, quem foram seus usuários e mais!


Tudo começou com o All for One, que já nasceu com a individualidade de roubar a individualidade de outras pessoas (deixando-as sem), sendo que depois ele pode dar o poder roubado para outra pessoa. Enquanto ele tinha todo esse poder o seu irmão, Yoichi Shigaraki, parecia ter nenhum. Mas, na verdade, ele tinha uma individualidade que nunca se manifestava, já que o único poder dela era a capacidade de ser transferida para outra pessoa. 

Sem saber disso, o All for One deu ao seu irmão um poder que ele tinha roubado, uma individualidade que permitia o usuário acumular poder. De alguma forma misteriosa, essa individualidade e a que Yoichi já tinha se mesclaram e viraram uma só, o One for All, que basicamente tem os dois efeitos: ela pode ser transferida adiante e passa junto o poder acumulado que cada um dos usuários já teve.

Então se um usuário consegue usar o poder A e ele transfere o One for All para outra pessoa que já tinha o poder B, essa pessoa passa a conseguir usar os poderes A e B. Se ele passar adiante a alguém que tenha o poder C, esse terceiro usuário consegue usar os poderes A, B e C. E por aí vai. 

Para transmitir o poder é preciso apenas que o receptor ingira alguma amostra de DNA do usuário (pode ser um fio de cabelo, uma gota de sangue, saliva, etc.). Aqui surge uma particularidade: como esse é o único jeito de transferência, o One for All não pode ser roubado pelo poder do All for One. Por isso, quase que por uma grande coincidência e ironia, o One for All é a única técnica que pode combater o All for One.


Como o One for All acumulou poder por várias gerações, um novo usuário pode ter sérios problemas ao usá-lo se não treinar bastante. Vimos muito disso com Midoriya, que constantemente quebrava seus ossos em ação porque seu corpo não aguentava tanta liberação de poder. Talvez seja por esse motivo que o corpo do All Might passava por uma transformação, ficando bem maior e mais forte. Mas como ele é o único que se transforma quando usa o poder não dá para dizer que é coisa do One for All, resta confirmar ainda.

Yoichi tentou usar o One for All para derrotar o seu irmão, mas não deu certo, então a expectativa se tornou apostar nos próximos herdeiros daquela individualidade. E é isso que temos até hoje, o One for All está no seu nono usuário e todos travaram batalhas decisivas contra o All for One.


Existe mais uma coisa interessante. Qualquer detentor do One for All possui na sua cabeça um tipo de mundinho onde moram as consciências de todos os usuários anteriores, assim ele pode conversar e receber conselhos de todos que vieram antes dele. Ele parece até ser feito para isso, pois quando as sombras desse mundo foram removidas é revelado que o lugar se parece com uma sala de conferência.


Vamos agora ver o que sabemos sobre os nove usuários conhecidos e quais suas individualidades que foram assimiladas:


YOICHI SHIGARAKI

Como citado, Yoichi foi o primeiro, onde o poder surgiu. A sua contribuição foi a individualidade que já tinha antes da criação do One for All e é o que permite esse poder de ser passado adiante. Podemos dizer que o seu legado e seu senso de justiça foram as outras coisas mais importantes que ele passou aos demais usuários.

O segundo e o terceiro usuário possuem nome e aparência ainda desconhecidos, pois continuam aparecendo apenas como espectros na consciência de Midoriya. Isso pode ser porque os dois nunca o aceitaram como um herdeiro digno do poder, embora estejam mudando essa opinião ao serem convencidos por Yoichi. Eles foram parte de um grupo de resistência contra o All for One enquanto estavam vivos. Não sabemos quais individualidades eles assimilaram.

Atualização: recentemente, Deku conseguiu manifestar a individualidade do terceiro usuário (embora este ainda não tenha sido revelado). Essa individualidade se chama Fa Jin, que o permite acumular energia cinética no corpo para depois liberar na forma de mais velocidade ou força em combate.

Atualização (out/22): nas edições recentes vimos qual é a individualidade do segundo usuário. Ela se chama Gearshift e permite que o usuário consiga mudar a velocidade de objetos arremessados, podendo deixá-los mais rápidos ou mais lentos.

Se bem que nem o All Might foi capaz de conseguir informações sobre eles, então é provável que também não estejam em sua consciência. E eles não existem em registros, provavelmente porque o All for One fez questão de tirá-los da história.


HIKAGE SHINOMORI

O quarto usuário do One for All fez algo que nenhum dos anteriores ou sucessores fizeram: escolheu não enfrentar o All for One. Ele fez isso porque sabia que iria perder, já que havia uma diferença muito grande de poder entre eles. Então preferiu se isolar e treinar até não poder mais, assim ao menos o One for All estaria muito mais poderoso e aprimorado quando fosse transferido para seu sucessor. Sua individualidade que foi assimilada pelo One for All é chamada de Danger Sense (Sentido de Perigo), que emite um sinal na cabeça do usuário sempre que alguma ameaça está se aproximando (idêntico ao Sentido Aranha do Homem-Aranha da Marvel).

Sabemos ainda que ele ficou 18 anos em posso do One for All, pois morreu antes dos 40 anos assim que seu corpo não suportou mais o poder (daí que vem as cicatrizes que ele tem).


DAIGORO BANJO

O quinto usuário já foi um herói profissional, o famoso Lariat. Ele agiu na época em que o All for One estava mais na ativa caçando os heróis mais poderosos, por isso esteve sempre em batalhas contra o vilão. Em uma delas, ficou à beira da morte e não foi capaz de escolher direitinho seu sucessor, teve de fazer de tudo para passar o poder adiante antes de morrer e então o transferiu para En fazendo-o tomar um pouco do sangue que ele derramou da batalha. 

Tinha a individualidade chamada de Blackwhip (Chicote Negro), que o permite criar cordas escuras que funcionam como tentáculos.


EN

O sexto usuário foi En, sobre quem sabemos muito pouco também. Ele foi outro que morreu em combate contra o All for One e quase não teve a chance de passar o poder adiante, mas em seu último ato entregou um fio de cabelo para sua sucessora comer.

Sua individualidade se chama Smokescreen (Cortina de Fumaça), que o permite criar fumaça o suficiente para esconder a si próprio atrás dela.


NANA SHIMURA

A sétima usuário foi Nana Shimura, a mestra do All Might e uma grande heroína na sua época, junto com o próprio aprendiz e o lendário Gran Torino. Ela também morreu em batalha contra o All for One, não sem antes passar o poder para seu aluno.

Sua individualidade se chama Flutuar, que a permite levitar e voar como quiser.


TOSHINORI YAGI

O oitavo usuário é o tão conhecido All Might. Toshinori, seu nome verdadeiro, foi o primeiro usuário do One for All a não ter individualidade, então ele lutava usando apenas o que lhe foi passado por seus antecessores. Gran Torino o treinou também, notando que ele dominou rapidamente o poder a ponto de não ficar se quebrando toda vez que o usava.

Indo contra o que todos esperavam por ele ter nascido sem individualidade, Toshinori foi o usuário do One for All mais poderoso que já houve (e talvez o herói mais poderoso também), o que o levou a ser o primeiro bem sucedido na missão de derrotar o All for One. Isso veio com um preço e Toshinori saiu gravemente ferido, o que o obrigou a procurar um sucessor imediatamente, antes que o All for One retornasse.


IZUKU MIDORIYA

Midoriya é o nono e atual usuário do One for All, o escolhido para suceder o All Might. No início ele teve muita dificuldade em lidar com o poder e sempre que o forçava além de seus limites acabava saindo com um osso quebrado. Ele também nasceu sem individualidade.

Como o anime consiste em basicamente acompanhar o desenvolvimento de Midoriya com o One for All, acho que não preciso explicar muito, né?


Ah, e durante o filme Boku no Hero Academia: Heroes: Rising Midoriya transfere um pouco do One for All para o Bakugou, que fica absurdamente poderoso e controla o poder mesmo sem ter tido nenhum treinamento prévio. Porém é tudo temporário, então não dá para colocá-lo como usuário definitivo do One for All, mas vale a menção.
O fato de ser temporário em Bakugou é deixado sem qualquer explicação, por isso eu acredito que isso tenha sido aquele tipo de conteúdo criado unicamente para o filme, o que não necessariamente é usado na linha original. Isso porque o autor do mangá era só o supervisor da história, o roteiro e a produção foram feitos por outras pessoas. Então isso tem cara de ser algo imposto na obra por outra pessoa, não o autor, o que significa que devemos ficar sem explicação mesmo.


Eu listei alguns dos movimentos com o One for All usados pelo Midoriya e pelo All Might, vale a pena conferir apesar de estarem um pouco desatualizados (são de 2017), é só clicar nos nomes deles.

É isso por enquanto, quando novas informações forem saindo eu pretendo atualizar o que for possível!

Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Esse post foi um dos melhores, sério! É divertido discutir BNH kkk

    Uma dúvida: A consciência de cor dourada é do primeiro portador Yoichi? Ou é do próprio All Might? Não lembro de ter visto ela interagir com o Midoriya, por isso fico sempre na dúvida.

    E não existe uma explicação mais detalhada do por que o One for All ter funcionado pro Bakugou apenas de forma passageira? Eu não entendi a justificativa que o filme deu, até por isso que o final não pegou tão bem pra mim. Se puder explicar um pouco mais no post agradeço.

    E uma última: Será que um post com as árvores genealógicas de BNH rende? Acho que não tem informação pra tanto, mas saber que o Tomura é um possível descendente do Yoichi atiçou minha curiosidade kk Fica a sugestão tbm

    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o de cor dourada é o Yoichi mesmo, mas meu critério é por eliminação hahaha

      Não temos explicação para a situação do Baugou, então eu vou adicionar na postagem um pouco sobre isso. A minha opinião é que isso deve ter sido ideia de algum produtor ou do roteirista, porque o autor do mangá estava só como supervisor.

      E gostei bastante da ideia, posso começar a preparar essa postagem sobre árvores genealógicas. Obrigado por ler e pela sugestão!

      Excluir
    2. Só de saber que a culpa dessa confusão com o One for All no filme não foi culpa do autor já me deixa mais tranquilo kkk
      O filme é legal, mas esse final foi exagerado e depois ficou sem peso de consequência pelo poder adquirido, achei estranho terem feito assim
      Muito obrigado por esclarecer um pouco mais esse assunto rs

      Excluir
    3. É só saber interpretar! Os antecessores do One For All impediram que bakugo ficasse com o poder, e devolveu pro Izuku.

      Excluir