sábado, 18 de agosto de 2018

Tobirama Senju, o gênio dos jutsus e seu legado no mundo shinobi

Esses dias, confesso que não faço ideia do porquê, me peguei tentando imaginar um pouco mais do universo de Naruto, olhando pelos aspectos da cultura e história. E então fiquei me perguntando quem seriam as figuras importantes naquele mundo, como temos Albert Einstein, Napoleão, Shakespeare e tantos outros no nosso. Sabe quem eu imaginei como o mais importante de todos? Tobirama, o Segundo Hokage. E ele é tão subestimado e esquecido nesses quesitos que resolvi fazer esse post para pensarmos sobre tudo isso.


É claro que Hashirama e Madara foram revolucionários ao criarem o sistema de aldeias que seria copiado em todo o mundo ninja, mas pensem no que vem logo depois. Nesse post quero mostrar que esse gênio dos jutsus chamado Tobirama Senju causou tanto impacto quanto aqueles dois.


Foi Tobirama quem criou a maior parte das instituições que formam a Aldeia da Folha. Algumas delas são a ANBU, a Academia Ninja e a Polícia Militar (dada para o Clã Uchiha para apaziguar uma possível guerra). Ele também era bem habilidoso, era ninja médico, sensor, especialista em técnicas com papéis-bomba e criador de jutsus.

Vamos falar dos jutsus. Na primeira vez que o vimos em ação (quando foi ressuscitado por Orochimaru) a única coisa que ele fez foi se mostrar um excelente usuário do estilo água, provavelmente o melhor já mostrado (veja a lista que fiz aqui). Ele era capaz de criar água do nada, enquanto alguns apenas manipulam a já existente, e fazia isso em quantidades suficientes para formar tsunamis. Uma coisa que pensei enquanto escrevia o texto é que os jutsus de Tobirama foram feitos para combater seus inimigos de longa data: os Uchiha. As técnicas de água são perfeitas contra as de fogo dos Uchiha.

Meu eu quero mesmo é falar dos jutsus que ele criou. Começando pelo famosíssimo Clones das Sombras (Kage Bunshin no Jutsu), que nem preciso descrever, né? Esse seria o jutsu que transformaria o Naruto no Hokage que conhecemos, afinal foi sua primeira técnica e aquela que o permitiu atingir o Modo Sannin, dominar o Rasengan e muito mais. Sem isso, Naruto jamais chegaria onde chegou. Aliás, se não fosse por esse jutsu talvez ele teria morrido pelo Mizuki lá no primeiro capítulo.

Apesar de ficar famoso com o Quarto Hokage, o Jutsu do Deus do Trovão (Hiraishin no Jutsu) também é criação de Tobirama. É aquele onde o usuário consegue se mover com velocidade fora do normal, praticamente um teleporte. Com essa técnica Minato ficou conhecido como O Relâmpago Amarelo de Konoha e sabemos que ele foi fundamental na Terceira Grande Guerra Shinobi (o principal motivo que o levaria a se tornar o Quarto Hokage). Imagine o que seria dessa guerra sem o Hiraishin, ou seja, sem o Minato como o conhecemos. Os adversários da Aldeia da Folha poderiam ter vencido a guerra e hoje as coisas seriam bem diferentes.

O último dos três grandes jutsus de Tobirama é aquele que mudou para sempre o mundo, em especial na Quarta Grande Guerra Shinobi: o Edo Tensei, ou Reencarnação do Mundo Impuro. Um dos jutsus com maior poder, afinal ressuscitar os mortos não é algo fácil, e é difícil imaginar como alguém foi capaz de criar um jutsu desse tipo. É realmente um dos que mais me impressiona. Futuramente poucos iriam ser capazes de usar essa técnica, além de Tobirama apenas o também talentosíssimo Orochimaru a dominou, e depois Kabuto a usou em uma escala jamais vista, ressuscitando ninjas tão lendários e poderosos que equilibraram a força contra os exércitos gigantescos da Aliança Shinobi.

O Clone das Sombras é ótimo para combater o taijutsu dos Uchiha, o Hiraishin conseguiria ser rápido o suficiente para driblar o Sharingan (pelo menos nos níveis iniciais) e o Edo Tensei pode ter sido criado para trazer de volta seu irmão que morreu no confronto com o clã rival.

E é possível que ele tenha criado outras centenas de técnicas. Entendeu porque eu o chamei de "gênio dos jutsus"?

Ele também foi um grande sensei. Seu time oficial era composto por Koharu Utatane, Homura Mitokado e Hiruzen Sarutobi. Os dois primeiros se tornariam conselheiros da aldeia, e Hiruzen viria a ser ninguém menos que o Terceiro Hokage.
Por fim, sabemos que Tobirama morreu na Primeira Grande Guerra, enfrentando sozinho toda a unidade militar dos irmãos Kinkaku e Ginkaku da Aldeia da Nuvem, enquanto dava a chance do seu time escapar ileso.


Perceberam como Tobirama teve muitos feitos e a maioria das vezes nunca notamos isso?

Gostei de fazer textos desse tipo, analisando outros aspectos do mundo de Naruto, talvez eu faça mais daqui pra frente.

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Acho massa esses textos e análises de personagens que acabam sendo esquecidos ou subestimados por conta do protagonismo de outros... Faz um só recebi a Tenten e sobre a Kurenai

    ResponderExcluir