terça-feira, 14 de abril de 2020

Esse Crocodilo vai morrer em 100 dias e yonkomas

Essa postagem é um pouco diferente do que costumo fazer aqui no blog de uns tempos para cá. Faz bastante tempo que eu trouxe uma recomendação pela última vez, né?
Hoje quero falar sobre um quadrinho curto que me chamou muita atenção só pelo título: Esse Crocodilo vai morrer em 100 dias, ou no original, 100 Nichi Go ni Shinu Wani.


O mangaká Yuuki Kikuchi foi publicando cada novo capítulo em seu Instagram começando em 14 de dezembro de 2019 e com o último capítulo lançado em 20 de março de 2020. Ele conta a história de um crocodilo que não sabe que morrerá dentro de 100 dias, onde cada capítulo é um dia a mais (ou a menos?).
Esse crocodilo é um sujeito bondoso, que ajuda os outros, dá conselhos, joga o lixo no lixo... porém a sua vida parece infeliz. Ele tem um trabalho comum, os amigos costumam deixá-lo de lado para fazer suas próprias coisas e possui muitos sonhos, entre eles o de se tornar um jogador profissional. No meio disso ele fica hesitante e pensativo sobre chamar para sair uma crocodilo fêmea que ele gosta bastante.
Vê-lo cultivar todos esses sonhos enquanto sabemos o destino dele é uma sensação bem angustiante. É muito triste ver suas ambições e pensar que aquilo nunca irá se resolver, que ele talvez nunca irá ficar feliz. Acredito que gerar essa angústia seja o objetivo, apesar de em vários momentos a história ter pontos engraçados. Mesmo assim, em todo final de capítulo somos relembrados da contagem regressiva de dias que o crocodilo tem.

Fiquei curioso com o formato da história e descobri que se trata de um yonkoma (que também pode ser escrita como 4-koma), que é basicamente um mangá com história contada apenas em quatro quadros. Me lembrou bastante aquelas histórias curtas contadas no final de toda revista da Turma da Mônica, porém estas eram com três quadros.
Enfim, no layout de um yonkoma é obrigatório ter quatro quadros de mesmo tamanho em uma única página. Como eles estarão dispostos depende da vontade do autor, embora o mais comum seja um quadro em cima do outro, formando quatro linhas.

Estive pensando em como esse formato é muito prático para quem quer começar a publicar um mangá, mas acha muito trabalhoso fazer vários quadrinhos no formato tradicional com 15 a 20 páginas por capítulo semanal ou umas 100 páginas nos capítulos mensais. Com isso é possível fazer quatro quadros simples e já publicar o primeiro capítulo!

Então, essa postagem acabou ficando como uma dica de duas coisas,  o Esse Crocodilo vai morrer em 100 dias e também (para quem não conhecia) essa modalidade de quadrinhos, para quem quer começar a ler ou até mesmo escrever yonkomas!

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Nunca fui de dar bola pro 4-koma por nunca ter chamado minha atenção devido ao nome (isso fez com que eu sequer pesquisasse a respeito), mas realmente, parece muito legal.

    ResponderExcluir