Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 7 de maio de 2019

A fundação das aldeias shinobi (História de Naruto - Capítulo 5)

No capítulo anterior vimos como a aliança entre Senju e Uchiha deu início à fundação da Vila da Folha. Agora veremos como foi esse começo da Aldeia da Folha e como as outras grandes vilas se formaram.

Danzou e Hiruzen ainda eram crianças quando a Aldeia da Folha começou
Tudo estava indo bem no começo. Hashirama era um sujeito simpático e usava sua manipulação de madeira para erguer todas as estruturas da aldeia, como as casas, por isso ganhava muito carinho dos novos moradores. Isso o fez ser escolhido como o líder da vila, o Primeiro Hokage. Essa era uma posição que Madara almejava, então os atritos recomeçaram e a rivalidade reacendeu, porém ainda bem fraca. Depois os dois ainda começaram a divergir sobre como lidar com as outras aldeias que estavam surgindo. Madara queria mostrar poder e até mesmo controlá-las, assim teria paz, mas Hashirama preferia o seguir com cooperação para evitar guerras.
Sentindo que Madara estava incomodado, Hashirama criou um posto de conselheiro, que era um cargo que com certeza levaria seu possuidor a se tornar o Segundo Hokage. Porém Tobirama ganhou muito mais destaque nesse cargo.

A divergência entre os dois ficou ainda mais clara quando estourou a Primeira Grade Guerra Shinobi, mas como vou comentar isso no próximo post dessa série, vamos guardar esse assunto. Antes, queria fugir dessa centralização que a Aldeia da Folha tem e mostrar um pouco mais dos outros vilarejos.

A ideia de uma aldeia controlada por ninjas que poderia fornecer apoio militar e estratégico a um país foi tão boa que todos começaram a copiar logo depois que o País do Fogo e a Aldeia da Folha surgiram com isso.

No País do Vento, um sujeito chamado Reto conseguiu um feito inacreditável: juntou todos os povos do deserto para formar uma aldeia única onde todos eles cooperariam. Ele formou a Aldeia da Areia e se tornou o seu primeiro líder, o primeiro Kazekage.
Nessa época, o deserto abrigava um templo onde vivia Shukaku, o bijuu de uma cauda. Ele havia sido mandado para lá pelo Eremita dos Seis Caminhos (quando ainda estava vivo), pois seria protegido pelos habitantes do templo. Mas quando o Kazekage viu uma imensa vantagem em ter aquela criatura sob seu domínio ele conseguiu que as pessoas do templo e seus soldados capturassem Shukaku.
Como era impossível manter o bijuu preso, ele precisou ser selado em um sujeito chamado Bunpuku, que futuramente se tornaria um sacerdote, tornando-o o primeiro jinchuuriki da história.
Por muito tempo os habitantes da vila viram o Shukaku como um espírito maligno e o temiam muito, mas o Kazekage sabia do seu real poder e o usou para forçar as relações com outras aldeias, o que viria a se tornar um dos motivos da guerra.
Por conta dos constantes furacões e tempestades de areia as construções são em formato esférico (eu acho que é porque assim não acumula areia no telhado, e o vento "desvia" mais fácil). Há também muitos túneis conectando as construções, evitando contato direto com o lado de fora, e muitas estruturas subterrâneas.

A Aldeia da Nuvem foi criada no País do Raio por um sujeito chamado de A. Suas bases ficavam entre as altas montanhas e vales do país. Sabemos muito pouco sobre como foi esse processo, mas uma história é conhecida e isso pode indicar como foi o resto. A, agora Primeiro Raikage, teve de fazer alguns acordos de paz com o Clã Yotsuki dando-lhe terras, as que hoje são conhecidas como Vale das Nuvens e Relâmpagos. Isso nos faz levantar a possibilidade de que a Aldeia da Nuvem foi formada com base nessas trocas de lealdade por terras, convocando clãs para se unirem.
As construções nessa aldeia são quase todas anexadas às montanhas, então todo mundo vive nas nuvens, literalmente.

No meio das montanhas rochosas do País da Terra surgiu a Aldeia da Pedra, fundada por Ishikawa, o Primeito Tsuchikage. Ele era uma pessoa bem sábia e muito poderoso, conhecedor de várias técnicas, tanto que escreveu um lendário pergaminho de jutsus. Presume-se que ele foi o criador da Vontade da Pedra, um tipo de caminho espiritual de determinação que inspira os moradores de sua vila.
Mas a Aldeia da Pedra parece ser bem complicada. As relações até mesmo dentro dela não pareciam muito bem estabelecidas, tanto que o país entrava em tudo quanto era guerra e não hesitava em contratar mercenários de todos os tipos (futuramente eles seriam os maiores financiadores da Akatsuki). Quando Ishikawa morreu seu clã foi quase extinto e os restantes viveram em desgraça, fazendo de tudo para achar o tal pergaminho e recuperar poder. Somente quando seu neto, Oonoki, virou o Terceiro Tsuchikage que isso melhorou. Inclusive, nessa época, Oonoki era jovem, mas já tinha muita influência. Veremos mais sobre ele no próximo capítulo.
Os edifícios da Aldeia da Pedra são todos feitos na rocha, o que dá um tom bem monótono de cinza à tudo, com pouca vegetação.

Por fim, mas não exatamente a última a surgir, um veterano chamado Byakuren ergueu a Aldeia da Névoa no meio dos pântanos e montanhas enevoadas do País da Água. A localização foi estratégica, já que a névoa impedia seus inimigos de encontrarem a vila. Deixei essa por último porque ela tem um aspecto social bem interessante devido a sua formação.
A Aldeia da Névoa foi formada por meio de muita guerra. Os clãs vencedores se estabeleceram no topo de todas as atividades da vila, se tornando os mais ricos e poderosos. Isso gerou um sistema de castas que dominou tudo. O nível mais alto era desses clãs vencedores e de seus herdeiros, abaixo deles vinham os clãs que se aliaram aos vencedores. E, em terceiro e na mais baixa casta, os clãs perdedores que foram forçados a se juntar à vila.
Com uma sociedade tão dividida era de se esperar pelo menos um pouco de caos. E ainda iremos ver como a Aldeia da Névoa foi uma das mais bagunçadas e caóticas de todas.
A arquitetura é bem peculiar, com várias construções cilíndricas e arborizadas. Há plantas por quase toda a vila, inclusive no topo de todos os prédios, provavelmente para disfarçar ainda mais no meio da névoa.


Muitas outras aldeias iriam surgir com o tempo, mas essas cinco se tornaram rapidamente as maiores de todas e as grandes protagonistas dessa história. A fundação de algumas outras aldeias fica para mais tarde.

Você deve ter percebido que nesse capítulo eu prometi muita coisa para o próximo, ou seja, pode esperar um dos capítulos mais complexos no próximo mês! Veremos principalmente como foi o confronto final entre Madara e Hashirama, como as brigas começaram entre as vilas e como foi a Primeira Grande Guerra Shinobi!

CAPÍTULOS:

_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário