Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 21 de março de 2019

The Promised Neverland: Teoria sobre a numeração dos personagens


Hora de falar sobre um dos maiores mistérios de The Promised Neverland (ou Yakusoku no Neverland).

Todos já devem ter percebido que todo mundo do orfanato, incluindo as funcionárias, possuem uma numeração no pescoço. A primeira vista esses números não seguem uma ordem específica, porém os fãs já começaram a teorizar desde o lançamento do primeiro capítulo.

Kaiu Shirai, o mangaká autor de The Promised Neverland, fez um comentário publicado na Shonen Jump que dizia:
"Ainda estamos no volume 2 e as pessoas já decifraram a regra por trás da numeração e descobriram a identificação da fazenda de humanos! Fantástico!"

Ou seja, há sim uma regra por trás da numeração. Vamos à algumas teorias, porque provavelmente uma delas está certa.

Antes de continuar, vamos nos localizar da linha do tempo da história. Os capítulos possuem nomes normais, mas os episódios dos animes possuem números como título e isso já foi desvendado: representam datas. O episódio 1 se chama "121045", ou seja, 12 de outubro de 2045, que é o dia em que Norman e Emma descobrem sobre os monstros. O episódio 2 se chama "131045", que é o dia seguinte, onde eles começam a fazer o plano de fuga. E por aí vai.
Já ficou estabelecido também que Emma, Norman e Ray têm 11 anos, então eles nasceram em 2034.  Vamos guardar essas informações.

Primeiro, analisando todos os números, vamos procurar padrões. O que fica mais claro à primeira vista é que todas as crianças têm um número que termina em 94, enquanto a Mama e a Irmã Krone terminam com 84.

Uma coisa que os fãs notaram é que os números fazem mais sentido quando lidos de trás para frente. Com a consistência dos primeiros números a lista de códigos se parece muito mais com uma sequência numérica que segue perfeitamente a ordem de nascimento. Um quadrinho do capítulo 28 praticamente confirma que os números representam a ordem de nascimento, veja na imagem ao lado.
É como se cada um tivesse um número que segue a ordem de produção, o que faz sentido com o que eles são no orfanato, apenas mercadorias.

Se organizarmos os números de trás pra frente em ordem crescente veja só, temos exatamente a ordem de idades. Eu acho esse ponto muito forte e tenho quase certeza que está certo: os números são aplicados em ordem, como uma contagem, conforme as crianças nascem.

Agora vamos a informações com spoilers caso você esteja vendo apenas o anime.

Vamos brincar com contagens agora. Sabemos que a Mama Isabella nasceu em 2014 e seu número é o mais "antigo" já revelado, 73584 (ou 48537 de trás pra frente). Se o compararmos com o de Emma, que nasceu perto do fim de 2034, vamos ver que em 20 anos foram 599 crianças numeradas. Isso dá uma média de 30 crianças por ano.
Agora, entre Isabella e a criança mais nova já registrada, Carol (número de trás pra frente 49435, nascida em 2044) teremos 898 crianças em 30 anos. Novamente a média dá muito perto de 30 crianças por ano.
Só para confirmar, nos 10 anos que separam Emma e Carol há 299 crianças. Adivinhem? Média de 30 por ano.

Essa consistência é impossível de ser ignorada. Aparentemente o orfanato cataloga 30 crianças todo ano, o que indica ainda mais um regime de produção com alto controle, o que justificaria o "número de série" que cada criança possui.

No capítulo 56 ganhamos várias revelações. Ray descobre nos registros que existem quatro fazendas de crianças no nível "premium", que as produzem com melhor qualidade. O orfanato, que se chama Grace Field é uma delas e usa a identificação de números no pescoço. Outra fazenda, a Glory Bell, usa um código de letras na barriga. Se esse sistema está restrito apenas à Grace Field então podemos afirmar que esse número todo de crianças vem apenas do orfanato.

Mas será que há mais de 49 mil crianças produzias esse tempo todo, como indicam a numeração? Se a resposta for sim podemos fazer uma projeção, seguindo a média de 30 por ano. Com essa taxa seria preciso 1648 anos, ou seja, os demônios começaram essa produção por volta do ano 396. E isso é inconsistente com algumas datas apresentadas no mangá, pois os livros mais recentes encontrados datam de 2015 e nenhum deles menciona os demônios, algo que com certeza deveria ter sido citado pelo menos indiretamente.

Eu acredito que em algum momento o registro de humanos ficou fora de controle, produzindo muito mais que 30 por ano. Só depois que tudo ficou mais organizado é que essa média foi estabelecida.

Resta ainda saber o motivo dessa numeração. Pode ter sido apenas um detalhe colocado no mangá para indicar a organização na produção, evidenciar que as crianças são apenas mercadoria. Só que os fãs acabaram fazendo muito alarde sobre isso, o que pode ter criado uma grande expectativa sobre algo que nem é tão grandioso assim. Porém ainda existe aquela possibilidade dos números representarem algo muito maior e que vai além de um código comum. Resta esperar pra saber.

Apesar da ideia inicial da numeração parecer estar confirmada, ainda tem muitos buracos no que isso implica, então vamos discutir sobre o que vocês acham!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário