Postagens relacionadas

Recent

domingo, 28 de janeiro de 2018

A Ciência de Fullmetal Alchemist: Os poderes do Ganância

Quem acompanha o blog a muito tempo ou me conhece pessoalmente sabe que sempre que falo sobre Fullmetal Alchemist eu elogio não só a história como também o compromisso com os fenômenos científicos. E é sobre a ciência de Fullmetal Alchemist que vou falar no que pretendo que se torne uma série nova de postagens. Ah, e você não precisa ser fascinado por ciência para ler, pode deixar que vou tentar tornar o texto bem agradável até pra quem não curte tanto assim.


Começando com os poderes do Ganância, um dos Homúnculos. Isso vale tanto para o Ganância original quanto para o Ling Yao, que assume os poderes logo depois.
Pra quem não se lembra, o Ganância (ou Greed, se preferir) era capaz de controlar a estrutura dos átomos de carbono de seu corpo.

O carbono é um dos elementos mais interessantes que existem. Para começar, ele é capaz de fazer até quatro ligações químicas ao mesmo tempo e isso permite uma vasta possibilidade de formações, moléculas gigantescas e estruturas variadas.


São essas possibilidades que tornam o carbono o elemento essencial para a vida na Terra. Tudo que é orgânico tem carbono, por isso a Química Orgânica lida com moléculas baseadas em carbono.
O corpo humano é composto de aproximadamente 19% de carbono. Ele forma, por exemplo, as proteínas e carboidratos, além de outros componentes das nossas células. Também está nos nossos cabelos, na gordura e outros compostos dissolvidos.

O que o Ganância faz é rearranjar essas moléculas de carbono e já vamos entender o que isso é. Primeiro eu preciso explicar que o arranjo do carbono é importante para definir o material que ele forma.
Isso é chamado de alotropia: o mesmo elemento, sem se misturar com outra coisa, pode formar substâncias completamente diferentes somente pelo jeito que seus átomos estão arranjados.

Quando os átomos de carbono estão alinhados em uma estrutura plana a substância que formam é o tão conhecido grafite. Isso mesmo, o grafite que você tem no lápis. Essa é a forma que ele aparece quando estamos nas condições normais, com temperatura e pressão as quais estamos acostumados.
Quando a pressão é muito maior e as temperaturas altíssimas (como perto do centro da Terra) os átomos se arranjam em uma estrutura tridimensional e isso confere uma dureza imensa ao material. Conseguiu imaginar o que isso forma? É o diamante!
Sim, isso mesmo. Diamante e grafite são feitos da mesma coisa, a única diferença é o jeito que os átomos estão posicionados.
Então daria pra reposicionar os átomos do grafite e transformar ele em carbono? Sim, isso é possível, mas é um processo caro e que gera um diamante não tão bom quanto os encontrados na natureza. 

Agora que sabemos dessas informações vamos voltar ao Ganância, já que o que ele faz é isso que descrevi nos parágrafos anteriores. Ele pega todo o carbono de seu corpo e decide que eles devem se alinhar em estruturas tridimensionais complexas, deixando seu corpo tão duro quanto diamante. Lembrando que o diamante é o material mais duro encontrado na natureza. Se o corpo dele é duro como diamante nada pode perfurá-lo, tornando-o indestrutível.

E tem mais, o diamante é capaz de cortar qualquer coisa com precisão fantástica. Por isso é usado para cortar vidro (já que outras coisas poderiam estilhaçar ele) e está na ponta das brocas que perfuram o solo em busca de petróleo. Isso explica porque as garras do Ganância cortam qualquer coisa.

Outra possibilidade mais complexa é que ele transforme na verdade em grafeno e não diamante. No grafeno os átomos de carbono estão estruturados em uma fina folha plana, ligados em hexágonos. Ele é extremamente duro e possui dezenas de qualidades que o tornam um material fantástico para várias aplicações. Mas como é um material ainda sendo pesquisado, imagino que na época do mangá a autora não estava pensando especificamente nele. Ficamos com o diamante então.

A armadura, agora de grafite, se esfarela facilmente
Edward entendeu esse processo que Ganância fazia e usou-o para derrotá-lo. Ele tocava o corpo transformado de Ganância e fazia transmutação para deixá-lo na forma de grafite. Por isso depois bastava um ataque de impacto para a armadura de carbono se esfarelar completamente.



   
Ainda bem que Ed entendia a química da coisa!




Gostou da postagem? Sugira um tema para a próxima, um poder que sempre quis entender (e nem precisa ser de Fullmetal, posso fazer de outros lugares!).

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário